A montar aquário de 90 litros


crush

Recommended Posts

Boa noite.

 

Depois da montagem de 2 aquários pequenos (20 litros), vou ajudar a minha namorada a montar um aquário um pouco maiorzito, entre 60 e 80 litros.

 

Hoje já andámos a ver uns preços de uns kits e ficámos de olho num na Ornimundo de 54 litros, termostato de 50 watts, filtro interno de 280 L/h, lâmpada de 15 watts - 119€ com vale de 25€ na compra de peixes e plantas. Bem sabemos que o termostato é um pouco curto e a iluminação também é curta. Mas a divisão é relativamente quente (no Inverno até costuma estar sempre ligado o ar condicionado) e também não pensamos meter plantas muito exigentes. No entanto, ainda vamos procurar mais lojas e mais opções (se alguém souber indicar lojas onde se possa comprar um aquário barato na zona de Lisboa, desde que sejam dos que já tenham calha porque não tenho muito jeito para DIY, agradeço).

 

Mas tenho algumas dúvidas, nomeadamente no substrato e areão.

 

Primeiro: a quantidade a comprar. Eu tenho ideia de uma vez tir visto uma fórmula de cálculo própria para isso, mas não a consigo encontrar agora. Vi que os Kgs de areão deve ser cerca do dobro do valor de litros a ocupar. É correcto?

 

Segundo: pretendo meter uma camada de 2 cm de substrato fértil e uma camada de 3 cm de areão. Têm alguma sugestão de substrato fértil barata? Novamente, não é pretendido um aqua densamente plantado ou com plantas de grande exigência (porque a experiência em plantas é muito pouca mesmo). As proporções parecem correctas?

 

E agora suegestões para plantas:

 

pretendíamos umas plantas fáceis, mas altas densas (até porque temos peixinhos pequeninos e são para terem alguns esconderijos) e outras mais pequenas, tipo rasteirinhas.

 

Irei colocando cá a evolução da montagem. Desde já agradecemos a vossa ajuda, sei que não nos deixarão ficar mal.

Editado por crush
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

O areão deves fazer a conta, C X L X altura do areão pretendido.

 

Substrato fértil barato, não faço ideia dos preços mas JBL, SERA.

 

Plantas, elódeas, fetos, anúbias.

 

Quanto a aquários, vai vendo os classificados por vezes aparecem coisas bem em conta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas isso dá um valor em litros, não em Kg, como normalmente aparece nas embalagens...

 

Quanto ao substrato, já vi também quem compre em floristas. Recomendam? Sai mais barato e é eficaz na mesma?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Queres ter 3 cm de substrato a frente e a trás quantos ?

Quanto a contas a formula de achares a quantidade substrato a usar acho que é esta falando num aquario de 54L

 

 

60x30x3 = 5.400/1.000 = 5,4L Subs. Inerte

 

60x30x2 = 3.600/1.000 = 3.6L Subs. Fértil

 

Penso que seja assim

Abraço

Mesmo que não tenhas tempo, pensa o que tens a fazer,

mede bem a importância de um pequeno pormenor ...

 

O meu aquário "Pinni"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a pensar ser 5 cm igual por todo o lado, pois já vi que não há grandes vantagens (a não ser a nível de perspectiva) de ter um declive no areão.

 

Pois os litros que ocupam eu sei. Eu queria era saber os Kilos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

 

Depois da montagem de 2 aquários pequenos (20 litros), vou ajudar a minha namorada a montar um aquário um pouco maiorzito, entre 60 e 80 litros.

 

Hoje já andámos a ver uns preços de uns kits e ficámos de olho num na Ornimundo de 54 litros, termostato de 50 watts, filtro interno de 280 L/h, lâmpada de 15 watts - 119€ com vale de 25€ na compra de peixes e plantas. Bem sabemos que o termostato é um pouco curto e a iluminação também é curta. Mas a divisão é relativamente quente (no Inverno até costuma estar sempre ligado o ar condicionado) e também não pensamos meter plantas muito exigentes. No entanto, ainda vamos procurar mais lojas e mais opções (se alguém souber indicar lojas onde se possa comprar um aquário barato na zona de Lisboa, desde que sejam dos que já tenham calha porque não tenho muito jeito para DIY, agradeço).

 

Mas tenho algumas dúvidas, nomeadamente no substrato e areão.

 

Primeiro: a quantidade a comprar. Eu tenho ideia de uma vez tir visto uma fórmula de cálculo própria para isso, mas não a consigo encontrar agora. Vi que os Kgs de areão deve ser cerca do dobro do valor de litros a ocupar. É correcto?

 

Segundo: pretendo meter uma camada de 2 cm de substrato fértil e uma camada de 3 cm de areão. Têm alguma sugestão de substrato fértil barata? Novamente, não é pretendido um aqua densamente plantado ou com plantas de grande exigência (porque a experiência em plantas é muito pouca mesmo). As proporções parecem correctas?

 

E agora suegestões para plantas:

 

pretendíamos umas plantas fáceis, mas altas densas (até porque temos peixinhos pequeninos e são para terem alguns esconderijos) e outras mais pequenas, tipo rasteirinhas.

 

Irei colocando cá a evolução da montagem. Desde já agradecemos a vossa ajuda, sei que não nos deixarão ficar mal.

 

 

Boas. Apesar de me ter iniciado com um kit, hoje nunca o faria. Normalmente os kits vem equipados com termo, filtro e lampada que deixam muito a desejar. Procura aqui nos sponsors do fórum e encontras preços mais baratos com produtos de qualidade superior aos que vem nesse kit que falas. Então aí em Lx não terás dificuldade de escolha; só gostava de morar aí por ser um dos locais do país com mais oferta e melhores preços em quase tudo. Recentemente comprei um aqua desse tamanho por 35.00 novo, termo 150w 7.00 segunda mão, filtro cascata (o interior desse kit é pior para fazer a manutenção) Eheim 300l/h 21.58€ novo, calha 2x14watts nova 45.00; total 108.58 com uma qualidade infinitamente superior e a sobrarem 10.42€ para gastares noutras coisas que necessitares. Outro conselho compra flora e fauna a membros do fórum, sai-te muito mais barato. Eu próprio vendo, se quiseres algo manda MP.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu até preferia comprar o aquário e o resto tudo à parte. O problema é mesmo encontrar um aquário sem ser de kit. Os únicos que vejo são os ditos pequeninos de 20 litros...Por isso vou continuar a trabalhar.

 

A única coisa que não queria mesmo comprar à parte, é a calha. É cara, mais difícil de comprar o tamanho certo, mais inestético...Quero um aquário que já tenha sistema de iluminação integrado. Eventualmente adiciono uma outra lâmpada lá dentro, mas a tampinha com uma lâmpada, já tem de vir.

 

Um amigo indicou-me uma loja (Aquachile) que diz terem vários aquários a preços jeitosos. Amanhã vou lá dar uma vista de olhos.

 

Nesta minha pesquisa de aquários deparei-me que estes aquários indicados para iniciantes (60 a 80 litros), são mais raros de se encontrarem nas lojas. Passa-se dos de 20/30 litros para os de 120 litros, com móveis e tudo incluído...

 

André Gomes, obrigado pela dica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

em resposta às questões:

-primeira: não sei qual a fórmula para o cálculo, mas estou certo de que não é essa :(

 

- segunda: se só queres meter umas "plantitas" de fácil manutenção, pergunto-me: para que é que queres pôr substracto fértil? É um gasto desnecessário :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas mesmo as mais fáceis exigem um pouco de fertilizante. Se não vier do substrato, terá de vir de líquido. O que sai mais barato a longo prazo? O substrato, penso eu...E depois estar a trocar de plantas de pouco em pouco tempo (como acontece comigo), não é barato também...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se for só uma plantita aqui e ali, de fácil manutenção, nem de fertilizante necessitas...

quanto ao trocares de plantas regularmente, bem, aí já não digo nada, depende das plantas que irás depois lá meter, claro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aqui bom preço para material de grande qualidade que não tem qualqer tipo de comparação com o que vem nos kits.

Atenção que não sou eu que estou a vender nem tenho comissão :shock4: :D :):P

 

Cumps

 

José Ferreira

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas ajudas. A minha namorada acabou mesmo por comprar um kit completo de 80 cm. Honestamente, gostei, pareceu-me tudo boa qualidade. O filtro tem todos os tipos de filtração e um caudal mais que suficiente (600 litros por hora) para o aquário (cerca de 90 litros).

 

Vou esperar que cheguem umas plantas e pedras de um amigo para começarmos a montar o aquário. Falta comprar o areão e o substrato. Na loja onde comprámos o aquário, vi que 20 ou 25 kilos de areão normal custa 0,90€ por kilo e o substrato para um aquário de 80 cm (da Flora, se não estou engano) custava 22 euros. Ou seja, no total ficaria 40 euros. Alguém tem conhecimento de onde possa arranjar mais barato, na zona de Lisboa?

 

Como nunca coloquei substrato, tenho algumas dúvidas. Primeiro coloco o substrato, depois coloco as plantas, ponho o areão por cima e por fim encho o aquário. É assim?

 

Alguém sabe algum site onde possa ver layouts para este tipo de aquário, com sugestões de plantas, posicionamento, etc.?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois.

 

Dá uma vista de olhos em Benfica, na Gare do Oriente ou na Portela. Existe substrato um pouco mais barato e para esse aqua precisarás de "pouco". O humus de minhoca é baratissimo na proporção que te dará mais trabalho a preparar. Se fores passear ao fim-de-semana, passa pelo Forum Montijo e pode ser que encontres por lá alguma coisa mais barata.

 

Substrato - Areão e depois plantas. Se colocasses o areão em cima das plantas para além de danificar os caules poderias "asfixiar" as mesmas. Vê em www.tropica.com os videos. No youtube também existem n videos que ensinam a plantar. Há quem borrife o areão e depois encha o aqua. Vê os videos que valem a pena.

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já vi em muito lado e em lado nenhum tenho visto areão mais barato que 0,90€ por kilo. É quase metade dos mais baratos que vi...

 

Andei pelo fórum a ver ideias baratas para substrato. Encontrei a terra comum, à venda em supermercados e floristas, que depois de tratada, também serve. Só que vi que tinha que ser 100% orgânico. Aqui surge a minha dúvida. O que se entende por 100% orgânico? É que na descrição nos pacotes aparece, por exemplo, "70% de matéria orgânica". É isto que deve ser 100% orgânico? Ou por ogânico entende-se ecológico ou biológico? É que vi um saco de 10kg no Aki que dizia 100% ecológico, mas também nesse havia 70% de matéria orgânica. No Continente, não encontrei nenhum que dissesse 100% qualquer coisa. Mas havia um que era específico para Bonsais e acho que vi algures que também era bom.

 

Alguém sabe elucidar-me? Já agora, quais os riscos de usar esta terra comum? Vi que pode haver um boom de algas e também de aparecimento de minhocas, caso não fizesse o tratamento (o tratamento consiste apenas em ferver e passar por água novamente?).

 

Peço desculpa por tantas perguntas, mas as dúvidas são realmente muitas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já vi em muito lado e em lado nenhum tenho visto areão mais barato que 0,90€ por kilo. É quase metade dos mais baratos que vi...

 

Andei pelo fórum a ver ideias baratas para substrato. Encontrei a terra comum, à venda em supermercados e floristas, que depois de tratada, também serve. Só que vi que tinha que ser 100% orgânico. Aqui surge a minha dúvida. O que se entende por 100% orgânico? É que na descrição nos pacotes aparece, por exemplo, "70% de matéria orgânica". É isto que deve ser 100% orgânico? Ou por ogânico entende-se ecológico ou biológico? É que vi um saco de 10kg no Aki que dizia 100% ecológico, mas também nesse havia 70% de matéria orgânica. No Continente, não encontrei nenhum que dissesse 100% qualquer coisa. Mas havia um que era específico para Bonsais e acho que vi algures que também era bom.

 

Alguém sabe elucidar-me? Já agora, quais os riscos de usar esta terra comum? Vi que pode haver um boom de algas e também de aparecimento de minhocas, caso não fizesse o tratamento (o tratamento consiste apenas em ferver e passar por água novamente?).

 

Peço desculpa por tantas perguntas, mas as dúvidas são realmente muitas.

 

 

Terá que ser 100% orgânico uma vez que não terá outros produtos que ajudam à fertilização das plantas. Terás que colocar uma boa dose de areão, pois a terra não tem a preparação que o areão para aqua que liberta os nutrientes gradualmente para a coluna de água.

O truque?

Muitas TPA's no inicio para reduzir a carga nutritiva que entra na água.

 

Tratamento: ferver e lavar, lavar, lavar até que esteja quase a desaparecer o material... é o que tenho lido por aqui.

Se fores pela terra/humus de minhoca avisa e diz a marca... é sempre bom ler quem vai por este processo de montagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, o meu problema que surge é: o que é 100% orgânico? É ter matéria orgânica 100%? É isso? É que no tal que eu vi no Aki, dizia 100% ecológico, mas não tinha 100% de matéria orgânica...

 

Eu até percebo que dê mais trabalho, mas a diferença de preços é de quase 1000%. É um luxo a que não nos podemos dar...

 

Sim, farei esse tratamento e claro, irei meter aqui os procedimentos, passo a passo. Até porque irei precisar de muita ajuda vossa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E então? Mais alguma dica por favor? Meti o tópico também no subfórum das plantas, mas aquilo é meio parado...lol.

 

Já agora, alguém da zona oriental de Lisboa que me queira dar um pouco de musgo de Java? É que vou tentar fazer criação de Barbos cerejas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás a ver , terra de vaso, normal, que diga mesmo terra de vaso.

 

Eu peguei, fiz uma montagem com isso.

 

Está a correr bem.

 

se bem que tal como qualquer substrato este tambem se esgota.

 

Resultado, fertilização liquida.

 

Isto para que, para que saibas, que qualquer que seja a escolha, a medio/longo prazo, teras de fertilizar.

 

Se for para anubias e musgo, nem metas substrato.

 

Uma camada fina de areao, e está bom :)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ter atenção a isso.

 

Hoje iremos à hortocampogrande comprar humus de minhoca a 100%.

 

Segunda-feira começaremos a montar o aquário. Irei tirar fotos para depois meter aqui, para verem como vai avançando...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem começámos a preparar as coisas:

 

Fervemos o areão, as pedras e o substrato. O substrato é um húmus de minhoca, com turfa, 100% ecológico, da Siro. Depois colocarei as especificações, que não tenho à mão.

 

Quanto ao tratamento do substrato, fizémos assim: ferver tudo muito bem para eliminar bactérias e matar possíveis bichos (minhocas, caracóis, etc.). Depois passar por água várias vezes, de forma a retirar os detritos não necessários. Para fazer isto, enchemos o recipiente com o substrato, enchemos de água, mexeu-se um pouco, deixou-se a terra pousar e escorreu-se a água. Vai sair com alguns materiais que não fazem parte da terra, o que é bom. Quando já só tinhamos a terra no fundo, esmagámos a terra, de forma a sair toda a água que ainda estivesse por lá. Metemos para outro local e pronto.

 

O aquário está desde ontem cheio, para verificar se não há fugas (90 litros espalhados na sala não seriam nada agradáveis). Para já, tudo impecável.

 

Amanhã virá um possível tronco e plantas e finalmente começaremos a montar o aquário.

 

Usaremos alguma água dos nossos aquários, para criar bactérias mais rapidamente. Iremos também passar algumas matérias dos nossos filtros, para ser ainda mais rápido. No entanto, faremos o ciclo normalmente. 3/4 semanas, colocando restos de comida diariamente e depois com a introdução de peixes, a pouco e pouco.

 

Amanhã iremos começar por colocar o substrato, de seguida o areão, depois colocaremos as plantas. Depois as pedras (o tronco ainda terá que ser feito o tratamento) e por fim, começaremos a encher o aquário.

 

Mas depois colocarei aqui, tipo diário, com fotos e tudo, pois precisarei da vossa ajuda e das vossas opiniões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pareces ter tudo bem programado :)

 

Apenas um conselho: lava MUITO bem esse húmus de minhoca. Acredita que uma passagem de água não é suficiente. tens de lavar mesmo muito bem, senão depois quando montares o aquário, vais ficar com a água mesmo muito turva, tipo água de esgotos. E falo por experiência própria :/ É preferível terem um bocado mais trabalho e passar o húmus mais vezes por agua até ficar bem lavado, do que depois se vires a água castanha teres logo um desgosto xD

 

E boa sorte com isso biggrin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já está montado!

 

Então vou deixar aqui os processos, com fotos:

 

Aquário

Tamanho: 80 x 30 x 45 = 108 litros brutos (serão cerca de 90 e tal líquidos)

 

Depois do aquário cheio para ver se não havia fugas, despejar a água toda, dar uma mangueirada para retirar alguns detritos que por lá andavam ainda. Secar muito bem. Colocámos umas cartolinas pretas por trás, de forma a que os fios não se vejam e permitindo um melhor contraste das cores das plantas e dos peixes. Por baixo do aquário, tem uma placa de esferovite e um daqueles tapetes anti-deslizantes com meio centímetro de espessura.

 

Aqui fica uma foto do aquário vazio, já no sítio. Podem ver que colocámos jornais (e depois cartões), à volta, para não sujar nem estragar o móvel.

05042010276.th.jpg

 

Filtro

Biobox, com 650 litros/hora. Vem já com as matérias filtrantes.

 

Tem 4 camadas: uma esponja branca, servirá para pré-filtragem (filtragem mecânica).

Uma esponja preta. Julgo ser carvão activado, que servirá para retirar agentes químicos da água (filtragem química). Depois esponja azul, para pós-filtragem (filtragem mecânica). Umas bolinhas de turfa (julgo eu), que servirá para alojar as boas bactérias (filtragem biológica). Na foto as matérias não estavam pela ordem certa.

 

05042010277.th.jpg

 

Termostato

100watts.

 

iluminação

1 t5 x 24 watts, com reflector (supostamente, duplica a iluminação). Dependendo de como reagirem as plantas, é possível que acrescentemos outra lâmpada.

 

Substrato fértil

Substrato 100% ecológico da Siro, cerca de 2 cm de altura

 

É um substrato de plantas normal, composta por húmus de minhoca e turfa. Depois de fervido, passou-se várias vezes por água. Começou-se por colocar o substrato no aquário, deixando os bordos junto aos vidros sem nada, de forma a não ficar visível a terra. Para isso começámos por usar cartão, para a terra não passar, mas depois vimos que bastava ter jeitinho com as mãos. Quando colocámos, cálcamos bem, de forma a ficar compactado, para evitar que se possa começar a ver terra pelo aquário. Não colocámos por debaixo do filtro, nem perto, porque não teria camada de areão suficiente para impedir que o substrato fosse puxado pelo filtro. Ficou com este aspecto:

05042010280.th.jpg

 

Areão

Areão de Rio: Cerca de 15 kg, com desnível (cerca de 4/5 cm à frente e 8cm atrás).

 

Depois de fervido e passado por água, era só colocar. Primeiro nos espaços deixados vazios pelo substrato fértil. Tal como o substrato, teve que se calcar muito bem.

 

Aqui ficam umas fotos:

 

A colocar à volta:

05042010281.th.jpg

 

O desnível:

05042010283.th.jpg

 

O efeito final:

05042010282.th.jpg

 

As plantas:

 

Peço desculpa, mas não vos sei dizer os nomes, que eu sou terrível para fixar os nomes tão "fáceis" das plantas. Se me as puderem identificar, eu agradeço.

 

Colocámos as maiores no fundo, as médias, nas laterais, as mais pequenas à frente. Retirámos todas as folhas amarelas, roídas, castanhas, podres, etc. Passámos todas por água, cortámos aluns excessos de raízes.

 

Aqui ficam as fotos das plantas:

 

Planta 1 (frente lado direito):

05042010289.th.jpg

 

Planta 2 (frente centro)

05042010290a.th.jpg

 

Planta 3 (cambombas, fundo direita)

 

Planta 4 (umas muito parecidas com cambombas, mas mais densas, mais finas e são também flutuantes, fundo esquerda)

 

Plantas 5 e 6 (dois tipos de flutuantes - uma delas parece que tem uns frutos)

05042010297.th.jpg

 

Cladophora aegagrophila (planta 7)

 

08042010314.th.jpg~

 

Musgo de Java (planta 8 ):

08042010318.th.jpg

 

Cryptocoryne wendtii ''verde'' (planta 9)

08042010315.th.jpg

 

Hygrophila corymbosa(planta 10)

08042010317.th.jpg

 

Decoração

Algumas pedras apanhadas em Vila-Nova-de-Mil-Fontes. Não sei o seu nome.

Tronco:

 

08042010322.th.jpg

 

 

Colocadas as plantas no devido local, começámos a enchar. Primeiro a água dos nossos aquários, de forma a acelerar um pouco o ciclo. De seguida, a bela da mangueira do jardim deu uma grande ajuda (carregar com tantos garrafões seria demorado e cansativo). Colocámos um prato no fundo, de forma a não levantar o areão.

 

05042010293.th.jpg

 

E por fim, tudo ligado, tudo montado e voilá!

 

(Foto do primeiro dia)

 

08042010313.jpg

 

Aceitamos sugestões, dicas, críticas...E também se pudessem dizer os nomes das plantas, então é que eu agradecia!

 

 

Queremos agradecer ao André, pelas dicas e pelas plantas, ao Fernando Rui (ferdimar) pelas dicas, plantas, a todos os que aqui no fórum nos foram dando dicas e aos que noutros tópicos deixaram as suas experiências, com as quais temos aprendido imenso. Quisémos contar as nossas experiências, para que também outras pessoas possam tirar algo daqui.

[edit: actualização de fotos]

Editado por crush
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais pedras, tipo essa da frente esquerda, nas laterais, mais pequenas e maiores , para dar contraste, era boa idea :tongue:

 

A planta da foto 4 parece-me que não é aquática, a foto é que não ajuda.

 

Mas daqui a uns dias/semanas, quando tiver podre puderás confirmar que não era :roflroll2:

 

Se for, estará boa, mas duvido.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi-me vendida como tal...Se não me engano, é uma Alternanthera reineckii 'Purple' (lilacina). Eu tinha uma muito parecida, uma Alternanthera reineckii 'Pink' (roseafolia).

 

Pedras iguais àquela é que já não há mais...Só umas pretas, como as do fundo...

 

Depois de colocar o tronco, talvez coloquemos mais pedras, mas o tronco é grandito ainda e não conseguimos ver bem o espaço que vai ocupar.

 

Obrigado pela dica. Vamos tê-la em consideração :roflroll2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.