Desparasitar Discus


Recommended Posts

Depois de ler os vários tópicos sobre este assunto, fiquei com a seguinte ideia, que agradeço confirmação da vossa parte.

 

Preventivamente:

 

- Flagyl - 1 comprimido para 50 g de comida, 1 vez por mês, durante 2/3 dias dar sómente esta mistura.

 

-Praziquantel - 1 comprimido para 25l de água, dia 1 e dia 8, mensalmente.

 

Será que entendi Bem?

 

Já agora o medicamento com Praziquantel, é o TENILVET?

E existe nas Farmácias?

 

Pretendo estas confirmações, em virtude de só agora estar a começar com Discus e querer evitar fazer muitas asneiras.

 

Obrigado

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- Flagyl - 1 comprimido para 50 g de comida, 1 vez por mês, durante 2/3 dias dar sómente esta mistura.  

 

Se o peixes estiverem mal o melhor é 1comprimido para 40Litros de água. Como o composto activo do medicamento deixa de fazer efeito passadas 8 horas, deves ir mudando água e adicionando mais medicameto (por exemplo de 12 em 12 horas)

Na minha opinião só devemos fazer esse tratamento kd é preciso (peixes visivelmente doentes), com peixes novos, ou quando abusamos em comida congelada. Não todos os meses.

 

-Já agora o medicamento com Praziquantel, é o TENILVET?  

E existe nas Farmácias?

 

Sim, existe! Mas tb podes optar por Droncit.

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Na minha opinião, se os peixes comem deves administrá-lo na comida, caso contrário deves adicionar na àgua:

- 2,5 Comp./100 LT - Dias 1, 2 e 3

Um abraço e sorte com os discus.

João Paulo Machado

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Saudações

 

O Flagyl não é o melhor medicamento para ser ingerido. O mais indicado é o FLUVERMAL. Empapar a comida nele durante 5 dias e ver o resultado durante os 4 ou 5 dias a seguir, se nada, insistir. Costuma ser muito eficaz, é tambem bastante forte e não se deve abusar, a flora intestinal não aprecia muito.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

A dose de metronidazol na comida é 1 % ou seja 1 grama por 100 gr de comida . Como cada comprimido de Flagyl contém 250 mg de metronidazol,a dose seria 1 comp por 250 gr de comida ( cerca de 1/4 de um blister de 100 gr de cubos congelados ).

Deve-se diluir o comp. num pouco de água, descongelar a comida no frigorifico, juntar o comp dissolvido, mexer e voltar a congelar ou guardar no frigorifico no maximo 3 dias.

como disse o Nuno não se justifica desparasitar todos os meses a não ser que estejamos a fazer criação e tenhamos muitos discus juntos ou se fizermos novas introduções mensalmente. Nos outros casos de 3 em 3 meses ou de 4 em 4 meses seria suficiente .

O fluvermal ( flubendazol )tem um espectro de acção completamente diferente do Flagyl . O fluvermal admnistrado por via oral mata vermes redondo como Capillaria e Calammanus. O Flagyl ( metronidazol ) mata Hexamita , Spironucleus e Cryptobia. Eles são complementares na sua acção e ambos são eficazes par os respectivos espectros de acção quando admnistrados por via Oral .

a dose de flubenol é 0,5 % ou seja 500 mg por 100 gr de comida ou seja 1 ml de fluvermal( 20 mg ) por 40 gr de comida .

Cump.

Rui

 

PS : Pedia ao Moderador que movesse os topicos de doenças e parasitas para a secção de Doenças . Pedia aos participantes que procurassem colocar as questões sobre doenças e medicamentos no respectivo subforum - Doenças ( água doce)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

peço desculpa por estar a utilizar este topico para tirar a minha duvida

 

mas ai vai: o praziquantel tb faz alguma acçao sobre parazitas intestinais?

 

ou apenas o metronidazol e o flubendazol matam a bicharados dos intestinos?

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim mas sobre as ténias apenas .

 

Resumindo :

Trematodos ou vermes lanceolados ( em forma de lança ) - Tipo Gyrodactylus e Dactylogyrus .- praziquantel na água

 

Tenias ou vermes achatados- praziquantel na água ou na comida

 

Nematodos ou vermes redondos - tipo Capillaria e Calammanus- febendazol ou flubendazol

 

Protozoários ( seres umicelulares com flagelos ou cilios ) - com flafelos tipo Hexamita - metronidazol

 

Mais uma vez se alerta :

Não desatem a colocar medicamentos.

Façam análises à água.

Verifiquem a temperatura e a oxigenação.

Verifiquem o caudal do filtro . Limpem as massas filtrantes mecanicas.

Variem a alimentação.

Evitem a sobrepopulação .

Verifiquem a compatibilidade entre as espécies.

 

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há um facto esquecido muita vez sobre o Flagyl, é que ele actua bem é às escuras, deve-se tapar o aquario aquando da medicação. Em geral o Flagyl é ministrado na agua pelos ciclidofilos, não ingerido, embora a sua eficacia ingerido seja muito maior.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Paulo

Eu não tenho conhecimento de que o metronidazol seja fotosensível ( que seja inactivado pela luz ) . A tetraciclina sim.

Eu uso sempre sem apagar as luzes e nunca vi essa indicação em nenhum livro de doenças de peixes ou de farmacologia sobre o metronidazol . Onde colheste essa informação ?

Concordo contigo e tenho vindo a defender que a admnistração via oral na comida é muito mais eficaz. Por isso as desparasitações de rotina são importantes ou um diagnostico precoce para evitar que o peixe deixe de comer e nesse caso tenhamos que recorrer á admnistração na água. Mesmo que começemos a admnistração na água , assim que o peixe volta a comer devemos continuar mais 5 a 7 dias mas por via oral . Um peixe com Hexamita ou spironucleus que já deixou de comer não é fácil de tratar e o tratamento tem de ser prolongado.

cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui

 

A informação sobre a necessidade de aquando da admnistração do Flagyl haver pouca ou nenhuma luz veio-me de varios franceses da AFC há bastantes anos, e eles costumam estar muito bem informados . Eu uso esse metodo com êxito, só na agua, embora ter o aquario tapado 3 ou 5 dias não dê jeito nenhum. Baseado no que vi, portanto apenas impiricamente, o medicamento parece ter o triplo do efeito quando às escuras, do que às claras . Uma vez observei um efeito dramatico, tinha um aquario de 100 litros com uns 20 Apistogrammas nijsseni jovens, todos doentes, escuros, sem comer. Administro-lhes na agua o Falgyl, cubro o aquario, e vou para uma convenção de Killis durante uns dias. Quando volto, descubro e aquario e tenho um espectaculo impressionante, os machos em cores de reprodução, lindos, e as fêmeas com o seu muito bonito padrão amarelo e negro. É por isto que temos peixes de aquario, mesmo que às vezes estejam doentes.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, então se o metronidazol não é fotosensível só poderemos atribuir esse maior sucesso a uma redução do stress nos peixes ( devido a estarem "escondidos ") e não ao aumento da eficácia do medicamento. A diminuição do stress favorece a actuação do sistema imunitário. Mas por esta ordem de razão deveriamos tapar sempre os aquários. É certo que na fase de aclimatação ao aquário os esconderijos para o peixe se ambientar são muito importantes par diminuir o stress.

É claro que nos casos de certos protozoários como o Ictio e o Oodinium o facto de tapar o aquário acelera o cilclo do parasita permitindo matar mais rapidamente as formas livres com os medicamentos usados . Mas no caso do Hexamita ou do spironucleus a ausençia de luz não afecta o ciclo de vida do parasita .

Curioso seria fazer num lote de peixes com os mesmos sintomas um tratamento com metronidazol ( flagyl ) com o aquario tapado em metade deles e com o aquário destapado na outra metade par aferirmos os resultados.

Enfim mais uma vez, como é comum na aquariofilia , o problema é quantificar o sucesso e establecer uma relação causa efeito . As vezes as coisas funcionam melhor de certa maneira sem sabermos exactamente porquê. Mas eu gosto sempre de tentar perceber a razão . Claro que muitas vezes não consigo. Mas por outro lado é por isso que este hobby é tão apaixonante.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há outra vantagem em apagar as luzes, segundo li num artigo no site "The Skeptical aquarist". Certos parasitas da pele sobrevivem em certos estágios evolutivos através da fotossíntese, pelo que, ao eliminar a luz, estás a retirar-lhes uma fonte de alimentação. Estou a tentar essa técnica num tratamento aõ "velvet", em complemento do Protozin".

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva PST

Tens razão mas só no caso especial da" doença do veludo" provocada pelo Amyloodinium é que isso é verdade pois é um dinoglagelado que contém pigmentos fotossointéticos.

 

No entanto, quando estava a escrever o ultimo artigo para a Aquarium Magazine sobre Spironucleose e Metronidazol descobri a razão em 2 artigos que consultei sobre a fotosensibilidade do metronidazol. Este mito provém de o metronidazol injéctável usado na medicina humana devido aos excepientes ser instável á luz e a baixas temperaturas. E isso foi extrapolado para o uso do metronidazol na aquariofilia. Mas a diferença é que nós usamos os comprimidos e não a solução injectável, e estes não saõ fotosensíveis mesmo quando dissolvidos na água. A semivida do metronidazol na água é cerca de 8 horas por isso o ideal seria fazer tratamentos 2x por dia com intervalo de 8 horas e após mudança de 25% da água.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Durante quanto tempo se deve aplicar o tratamento com flagyl (dissolvido na comida)? É que a dose referida tem dado (no meu caso) para mais do que uma semana.. devo continuar a dar? E devo dar apenas essa comida ou posso variar com outras?

 

Abraços,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

hi,

o meu peixe tem uma doenca intestinal.... e comprei o flagyl... ele nao come logo tem que colocar um comprimido... mas nao percebi se tenho que fazer TPA... tenho?? e dou o comprimido 12 em 12 horas durate 3 dias? é isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ppl eu preciso mesmo de saber ao certo o que fazer.... antes que o disco bata as botas... pff digam me se tenho que fazer de 12 em 12 h o medicamento, se tenho que fazer mudanca de agua quando e quanto e se tenho que alterar alguma coisa no filtro... pff resp o mais rapido possivel

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Chico.

 

O que fiz com os meus e deu resultado foi 2 comp. de flagyl dissolvidos em 50 litros de água.

TPA de 30% de 8 em 8h com renovação da dose de medicamento.

Duração: três dias, ou seja 6 aplicações de flagyl (fazendo duas tpas por dia).

 

Também há quem use apenas 1 comp. por 50 litros. Podes começar com 1 e depois subir a dose.

 

Certifica-te que a nova água se encontra nas mesmas condições que a do aquário (pelo menos temperatura e pH).

 

Depois conta se deu resultado.

 

Boa sorte.

 

Abraço,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não. Dissolve-os antes, por exemplo dentro duma chávena de café. juntas umas gotas de água e comprimes os comprimidos com uma colher até obteres uma pasta espessa e os comprimidos bem desfeitos. vais juntanto água até teres um liquido mais homogéneo.

Depois é só ires deitando para o aqua, junto da saída de água de preferência, para se espalhar melhor.

 

Podes também usar um saco de plástico com água e os comps. lá para dentro, chocalhando-o bem até estar tudo desfeito.

 

 

Abraço,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais