Plantados á maneira de Diana Walstad


gervas

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Enquanto navegava pela net deparei-me com um interessante artigo acerca dos não menos interessantes aquários construídos de acordo com Diana Walstad e o seu livro "Ecology of the Planted Aquarium: A Practical Manual and Scientific Treatise for the Home Aquarist", que para os que desconhecem é uma das biblias dos amantes de plantas e tanque plantados. Nesse livro ela fala de um método de fertilização e planeamento de plantados algo diferente do que consideramos habitualmente como válidos ou correctos no mainstream após o advento do Método de Estimativa de Tom Barr, e dos trabalhos de Takashi Amano.

 

A máxima de Walstad não é meramente criar uma paisagem subaquática vibrante e linda aos olhos do observador, mas também a criação de um sistema ecológico mais ou menos completo no tanque de forma a integrar os peixes e plantas num sistema químico e biológico de forma a que possam viver em conjunto sendo os peixes e restante fauna a alimentar as plantas, ao invés de ser o aquariófilo o agente fertilizador e cuidador omnipresente do universo aquático que é o seu aquário.

 

Os tanques construídos de acordo com os seus métodos não utilizam injecção de dióxido de Carbono, e as fontes de nutrientes e gás das plantas provêm maioritariamente dos peixes e seus dejectos e desperdícios ao invés da intervenção externa humana. Visto requerem tão pouca manutenção, e tão pouca infraestrutura logística, há quem se refira a este tipo de plantados como low upkeep e low tech.

 

O artigo encontra-se em:

http://thegab.org/Plants/setting-up-a-wals...anted-tank.html

 

E considero uma leitura obrigatória para todos os amantes de plantas e plantados.

 

Para os que não dominam a Língua britânica, passo a traduzir o artigo dentro das fronteiras do meu inglês:

 

"Montando um Tanque Plantado Natural de acordo com Walstad"

 

"No seu Livro, "Ecology of the Planted Aquarium: A Practical Manual and Scientific Treatise for the Home Aquarist", Diana Walstad diz que o objectivo é construir um ecosistema onde "plantas e peixes contrabalancem as necessidades uns dos outros". Neste tipo de tanques, as plantas são as purificadoras da água em lugar dos filtros. Em vez de converter amonia em nitratos, as plantas convertem a amónia em massa vegetal, e assim não há uma acumulação de nitratos e desta forma o pH não baixa ao longo do tempo. As plantas também removem metais pesados da água. Alimentação dos peixes, lodo, e os micronutrientes do solo alimentam as plantas. Peixes e microorganismos produzem Dióxido de Carbono para as plantas e as plantas ajudam a produzir oxigénio para os peixes. Apenas é necessária uma iluminação moderada juntamente com luz do sol. Um tanque do tipo Plantado Natural de Walstad é um aquário de baixa manutenção, apenas necessitando de podas ocasionais, e trocas parciais de água pouco frequentes."

 

TankBowfront050904a.jpg

 

"O meu aquario de 110litros (29 gallon) com frente abaolada, mostrado em cima, foi montado como um tanque plantado em janeiro de 2005, e isto é como ele está 8 meses mais tarde. O substrato é composto por cerca de 2.5cm (1inch) de humus de minhoca (terra vegetal, ou o que queiram chamar-lhe), corrigido com concha esmagada, e coberto com cerca de outros 2.5cm de areão fino. As plantas incluem, Echinodorus tenelus, Sagitaria subulata, Hygrophila difformis. Os habitantes incluem Espadas, Endlers, pleco palhaço, Planorbis corneus e outros caracois aquáticos. A iluminação é luz do sol de uma janela a sul, e 40 watts de 6500K de luz fluorescente compacta.

 

Como montar um Plantado do tipo de Walstad:

 

Substrato:

 

Dois e meio a 4cm de solo de jardim não esterelizado, solo de vaso, ou terra vegetal, com 2.5 a 4 cm de areão de 2-4mm por cima. Não use solos profundos, ou solos barrentos de zonas de água salobra. Se o solo base tiver características ácidas, usem calcários em pó misturados com a solo fértil. Se a água da sua área for macia, adicionem pedaços pequenos de calcário ou conchas moídas para gradualmente aumentarem o valor da dureza da água ao longo do tempo. Ela recomenda não adicionar turfa ou fertilizantes orgânicos como por exemplo esterco. Adicionar uma pequena quantidade de matéria orgânica bem decomposta é correcto. Para sua segurança deve querer fazer um teste numa garrafa para avaliar o quanto o solo turva a água. Adicione uma camada de solo e cubra com uma camada de areão e depois encha o tanque lentamente e com cuidado para não perturbar o solo (e turvar a água). Após isso deixe repousar durante algumas semanas. Alguns solos lixiviam mais que outros. Quando se usa solo embalado, será boa ideia espalha-lo numa camada fina e deixa-lo arejar durante a noite (24h) para que a amónia se liberte para a atmosfera.

 

Plantas:

Use vários tipos de plantas, algumas das quais irão eventualmente ficar emersas. Use também plantas flutuantes. Geralmente as plantas mais baratas são as que são mais fáceis de manter.

 

Peixes:

Diana refere que podemos povoar moderadamente o tanque de imediato. (Mantenha um olho na Amónia, porque já tive solos que ciclaram um tanque de imediato e outros solos que levaram um mês a ficar habitáveis) Evite peixes herbívoros, ou peixes que revolvam ou escavem o fundo.

 

Iluminação:

Diana prefer uma mistura de luz solar e luz fluorescente - 1 a 2W por cada 3.8litros(1gallon) aprox.(0.25 a 0.5W/litro) se o tanque não receber luz solar, menos se o tanque receber luz solar directa. Ela prefere uma combinação de lâmpadas de luz branca ou luz promotora de crescimento vegetal. A autora recomenda também um fotoperiodo de 10 a 14 horas diárias.

 

Filtração:

No seu livro a autora refere que tudo o que necessitamos é de movimento da água, embora actualmente, Walstad acresça a recomendação de uma filtragem mecânica. Uma bomba com um pré filtro serve perfeitamente.

 

Fertilização:

Alimente a fauna generosamente.

 

Trocas Parciais de água:

50% a a cada 6 meses, ou caso os peixes ou plantas evidenciem sinais de stress. O lodo e dejectos dos peixes alimentam as plantas.

 

Oxigenação:

Apenas se os peixes evidenciarem sinais de hipóxia durante as primeiras horas do dia.

 

Vários:

Caracóis são bons para limpar as folhas das plantas e acelerar o processo de decomposição (fornecendo nutrientes de CO2 para as plantas) É recomendável uma dureza total superior a 7º gH.

 

Construção:

Adicione 2.5cm(1inch) de solo vegetal/solo de jardim/humus de minhoca, e corrija com conchas esmagadas, misture bem. Adicione água para humedecer o solo. Adicione então a camada de areão em volta das margens do tanque. Plante cada planta e adicione areão em volta dela. Após ter todas as plantas plantadas, encha com areão até ter uma camada de cerca de 4cm de areão. Coloque um prato ou um recipiente raso no fundo do aquário e adicione água cuidadosamente. Se a água ficar turva após ter introduzido cerca de metade de um palmo de água, retire a água turva na totalidade, e reinicie o processo de enchimento. A autora normalmente adiciona peixes de imediato, mas eu espero e verifico os parametros no dia seguinte para ter a certeza que o solo não está a lixiviar amónia para a água. Aqui fica um guia de imagens de como montar um tanque plantado de acordo com Walstad:Aqui

 

Diana Walstad é moderadora no The Enatural forum on Aquatic Plant Central.

 

Aqui deixo um artigo escrito por Walstad acerca das Plantas enquanto filtros biológicos, que indica que as plantas têm preferencia por amónia em relação ao nitrato. e Algumas imagens dos seus tanques. Artigo Imagens de alguns dos seus tanques "

 

Artigo original escrito por Betty do site http://thegab.org/Plants/ a 16/Agosto/2009

Artigo Traduzido por Gervas membro do Forúm http://www.aquariofilia.net a 13/Fevereiro/2009

 

Peço desculpa se falhei em alguns termos e não me apercebi.

 

Estes tanques não são exactamente o que lemos habitualmente pela net, direi que são o contrário do que outros autores professam, mas aparente a coisa tem resultados. E só ter que fazer TPA's a cada 6 meses.... Isso é que é o sonho de um amante de tanques de baixa manutenção. Embora eu veja uma enorme desvantagem no facto de estas águas não serem muito agradaveis a peixes e plantas mais exigentes nos parametros....

 

Está aberta a Discussão pessoal. Digam de vossa Justiça

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Editado por gervas
  • Obrigado(a) 1
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Olá,

 

Gervas sim senhor bem aplicado e explicado.

 

O meu aquário The Small One aplica +/- esse conceito da Diana Walstad, digo +/- pq eu recorro a filtros (não tenho segurança total no papel das plantas que lá tenho).

 

As TPA's são muito esporádicas (já nem me lembro quando fiz a última) e fertilizações tb não há.

 

Estará assim tão mal que o aquário mantêm 3 discus lindos e criação de werneri's....

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assenta, em alguns aspectos, na minha própria filosofia de ver as coisas, nada de adicionar CO2, Nitrogénio e Fosfato ao aquario, mas claro, vai mais além com a ideia da Amónia. Não gostei do "tank" dela. lol

 

uma topico excelente: a questao da luz solar, é uma duvida que tenho posto e a forma de contornar o esverdeamento da água, isto porque tenho uma tartaruga num tanque, e quero montar um novo com alguma luz solar. até porque estou com ideias de por uma palmeira na ilha. ahahah

 

estas plantas: Echinodorus tenelus, Sagitaria subulata, Hygrophila difformis têm algum valor especial na absorção de amonia e nitratos?

Editado por Quo
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Filtração:

No seu livro a autora refere que tudo o que necessitamos é de movimento da água, embora actualmente, Walstad acresça a recomendação de uma filtragem mecânica. Uma bomba com um pré filtro serve perfeitamente.

 

Isto da movimentação, será que com uma simples bomba de ar com uma pedra difusora, dá conta do recado?

Editado por Helder Barbosa
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assenta, em alguns aspectos, na minha própria filosofia de ver as coisas, nada de adicionar CO2, Nitrogénio e Fosfato ao aquario, mas claro, vai mais além com a ideia da Amónia. Não gostei do "tank" dela. lol

 

uma topico excelente: a questao da luz solar, é uma duvida que tenho posto e a forma de contornar o esverdeamento da água, isto porque tenho uma tartaruga num tanque, e quero montar um novo com alguma luz solar. até porque estou com ideias de por uma palmeira na ilha. ahahah

 

estas plantas: Echinodorus tenelus, Sagitaria subulata, Hygrophila difformis têm algum valor especial na absorção de amonia e nitratos?

 

A tenelus é a subulata não te sei dizer com certeza, mas a Difromis e a polysperma são grandes consumidoras de Nutrientes na água.

Editado por gervas
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O método é interessante... mas considero-o apenas viável para aquários de grandes dimensões, com plantas de exigência mínima e fauna muito moderada (cerca de metade do que habitualmente consideramos razoável).

 

O resultado de um plantado construído com base neste método nunca poderá ser algo muito elaborado, sendo um método a aplicar para quem pretenda especialmente a criação / manutenção de espécies que gostem de aquários densamente plantados, como o exemplo dado pelo Hugo R. Silva.

 

Quem pretender um plantado bonitinho... vá antes ler o método estimativo de fertilização do Tom Barr. :P

dmscaping_mini_forum.jpg

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Diogo eu acho que são duas vertentes de estar nisto dos aquários:

 

- De um lado aquário low-tech (penso que sim tens razão muita água, a fauna pouca ou muita irá depender da quantidade de plantas), - Diana Walstad

 

- De outro lado um aquário hight-tech em que será de todo aconselhável ir pelo caminho do Tom Barr.

 

 

Eu gosto dos dois, mas no aquário de 600L cheguei à conclusão que gastava mais € e mais tempo do que realmente o contemplava.... e virei para quase auto-sustentável :P

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Boas

 

 

Não contrariando, antes contrapondo, mantenho um aqua nessas condições e como se trata de um tanque com 55 litros onde 'reproduzi' Bee´s, Red's, Trichopsis pumila, Endler's e ainda estou a tentar com Galaxy's, julgo ser um sistema adequado para qualquer 'litragem'.

 

Está em frente a uma janela onde bate o sol durante grande parte do dia, tem três lâmpadas de 9w e 6500 K e permite o crescimento de Eleocharis acicularis, Eleocharis parvula, Hemiantus micranthemoides, Sagittaria subulata, Echinodorus ozelot green, Rotala rotundifolia, Glosso, algum musgo e ainda (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] stratiotes, Limnobium laevigatum, Salvinia molesta e Lemna.

 

Com o enfraquecer da H. m. comecei a injectar algum CO2, no entanto fertilizações de N, P ou K anda não se tornaram necessárias.

 

Acho portanto um método bastante económico, prático e como além disso recorri ao Dry-Start, livre de algas!

Como mantenho também alguns Clinthon corona, Neritinas, Planorbis e uns Ancylus fluviatilis (da praia das maçãs) o problema das algas não se poria de qualquer das formas...

 

 

 

Abraço

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  • 6 meses depois...

@Gervas

 

Muito bem, mais um artigo porreiro. O pessoal agradece!

 

Eu tenho um 240 litros, e não tenho substrato fértil. Por acaso eu até estou p'ra ver onde é que isto vai parar!

 

Cumprimentos, majo

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  • 3 semanas depois...

Já conhecia o livro, tenho impresso :tongue: é uma verdadeira bíblia sim senhor.

 

Conheci o livro porque a tropica o recomenda.

 

Cumprimentos

Fábio Silva

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Não podia concordar mais... Melhor que Walstad, só mesmo a Kaselmann! É Pena serem é dois livros muito pouco conhecidos pela comunidade nacional, que aparentemente tem predilecção pelos trabalhos altamente resumidos do Tio Amano, e de outros que tais.... É que a Walstad e a Kasselmann, explicam-te tudo ao pormenor, mesmo em termos de biologia celular e molecular e bioquimica... O que é espéctaculo para alguém que como eu, adora esse tipo de coisas!

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Este tópico é bastante interessante, e todos aqueles que amam os plantados se interrogam sobre estas questões.Eu penso que a grande desvantagem deste método é ser lido por um aquariofilista inexperiente, que pense que tpa's são desnecessárias, que um filtro é desnecessário, e que luz artificial desnecessária é, pois o sol pode dar conta do recado.

 

Quem quer ser aquariofilista, pelo menos de inicio, acho que deve usar filtros, tpa's generosas, e não dar luz do sol ao aqua. Porque de inicio, não sabemos "trabalhar" com a química da água, e as tpa's são o garante de muitos aquários, de modo a manter a sobrevivência da Fauna. Já fiz testes a aquas de pessoas inexperientes, e tinham os nitratos a 50ppm e mais...

 

Depois, a luz solar, se mal gerida, pode fazer com que o aqua fique verde, o que pode mais uma vez pôr em risco a qualidade da água. A terra que é falada no texto, se for terra dos vasos é inapropriada para colocar debaixo de água, sufoca as raízes e pode libertar gases inconvenientes.

 

E um filtro, com a sua colónia de bactérias, é indispensável para quem está a começar, pois se algo falha com as plantas, não há nada para consumir Amónia...e lá se vai a Fauna, e embora lá para mais uma "experiência"... é a vida de seres vivos que está em jogo, não é brincadeira, apesar de nos dar um gozo enorme este hobby.

 

Por isso, estes aquas, apesar de achar que só são viáveis com um tipo específico de plantas, (é impossivel ter as moitas saudáveis e coloridas que gostamos de Rotalas Green ou Rotundifolias, ou Blixas, ou Umbrosum, ou um tapete de Hemianthus "Cuba" neste tipo de aquas), e para aquários de tamanho bem razoável, é para ser feito por aquariofilistas experientes, que sintam o PH da água apenas com as mãos, que saibam, pelo movimento do cardume ou pela cor baça dos camarões, se a água tem aquela pitada de Nitrato a mais.

 

Eu seu que é música para os nossos ouvidos, não é necessário filtro (menos electricidade ao fim do mês), não é necessárias tpa's semanais nem quinzenais (menos conta da água), não é necessário CO2 (menos dinheiro para a botija ou açucar)... Mas para alguém que tem pouco tempo disto, não recomendo.

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

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Boas

 

 

Concordo contigo, Vasco, até certo ponto.

Quando dizes "Este tópico é bastante interessante, e todos aqueles que amam os plantados se interrogam sobre estas questões." concordaria mais um pouco se alterasses a frase para "Este tópico é bastante interessante, e todos aqueles que amam os plantados dever-se-iam interrogar sobre estas questões."

Para concordar totalmente teria de acrescentar aos que amam os plantados, os que mantêm todo o tipo de Aqua...

 

Não compreendo como na era da dita 'informação' haja tanta falta dela. Ou será falta de vontade de a procurar?

Pode ser no entanto a 'desinformação', que está por todo o lado, que causa este tipo de situação.

 

Sou da opinião que "quem quer ser aquariofilista, pelo menos de inicio" deve tentar informar-se, compreender e responsabilizar-se pelo que se passa dentro do pequeno universo que criou.

Não é ter um filho, mas a vida que trazemos para casa dentro de um saco de plástico merece ser respeitada.

Isso no entanto era outro tópico e este não versa esse assunto...

 

Não posso concordar quando afirmas: "usar filtros, tpa's generosas, e não dar luz do sol ao aqua" e cito-te para o justificar "Porque de inicio, não sabemos "trabalhar" com a química da água, e as tpa's são o garante de muitos aquários, de modo a manter a sobrevivência da Fauna."

Não uso filtro, não faço TPA's há mais de meio ano, não sei e não trabalho a química da água, para isso mantenho esta variedade de plantas e é por elas que tenho o Aqua à janela (mais de 6 horas de sol diário).

 

Não posso concordar quando afirmas: "a luz solar, se mal gerida, pode fazer com que o aqua fique verde, o que pode mais uma vez pôr em risco a qualidade da água. A terra que é falada no texto, se for terra dos vasos é inapropriada para colocar debaixo de água, sufoca as raízes e pode libertar gases inconvenientes."

A luz solar é a melhor luz que podes fornecer às plantas, tanto na intensidade, como na duração.

O que faz com que o 'aqua fique verde' é o desequilíbrio (falta) de nutrientes, tanto micros como macro.

A terra que é referida no livro é a dos vasos, não sufoca raízes e a inconveniência dos gases é subjectiva. Tivesses lido melhor o livro e saberias que essa libertação não é eterna, muito pelo contrário.

 

"Um filtro, com a sua colónia de bactérias, é indispensável para quem está a começar, pois se algo falha com as plantas, não há nada para consumir Amónia...e lá se vai a Fauna"...

Ainda que mal pergunte, e se algo falha com o filtro?

Como terias percebido pela leitura do livro, a Drª não encoraja a sobre-população bem pelo contrário, afirma até que se deve dar primazia à flora submersa e principalmente emersa, pois é ela o garante da manutenção das condições de habitabilidade do mundo aquático que gerimos.

Porém como sabes perfeitamente, e deves concerteza aconselhar às "pessoas inexperientes, com os nitratos a 50ppm e mais" a fauna de um aqua deve ser em numero reduzido, de forma a que as plantas existentes aliadas à colónia de bactérias possam metabolizar os productos 'inconvenientes' por ela gerados.

 

Se calhar não tenho veia poética e não sinto o pH com as mãos, ou com outro orgão qualquer, nem tampouco com testes agora que penso nisso, o que vejo é o "movimento do cardume (tanto o de Iriatherina werneri como o de Tanichthys micagemmae) ou pela cor baça dos camarões (Red Cherries)[/i]", vejo também as plantas que advogas serem de impossível manutenção (as que num post anterior referi e ainda lilaeopsis brasiliensis e pogostemon helferi) numa forma exuberante, porém para que não te surjam duvidas deixo aqui uma foto (que lamento não ser de melhor qualidade mas a hora já vai adiantada).

DSC_0633.JPG

Quanto ao facto de ter uns pés de Rotala secos, deve-se ao facto de ter podado uns 30 para venda há uns dias e ter partido um ou outro pé, porém não dei 'tratamento cosmético' ao Aqua para a fotografia.

Acrescento que estes pés de Rotala rotundifolia medem mais de 80 (oitenta) cm fora de água, e lamento já não te poder mostrar as (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] grandes pois foram vendidas junto com a Rotala, estas têm 'apenas' 17 cm de diâmetro...

Espero bem que um Aquapor de 54 litros (60x30x30) seja na tua opinião um "aquário de tamanho bem razoável", pois é ele que aparece na foto...

 

Ficas desde já convidado Vasco para o ver ao vivo, a ele e aos que ainda estou a montar seguindo os ensinamentos que dele retirei.

Mais, ainda me disponibilizo para te oferecer uns pés à tu escolha das espécies que mantenho, para que os teus projectos de 'hidroponia' possam ser ainda mais diversificados (a Pogostemon emersa é muito castiça).

Por falar nisso, há novidades acerca deles?

 

 

 

Abraço

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Boas Babykan! Rotalas na forma emersa, tens de concordar, são muito mais fáceis de manter que na forma aquática, por muitas razões. No teu aqua vejo Rotalas sim, mas fora do aqua, e são essas que formam o corpo da planta. Formar uma moita luxuriante submersa de Rotalas sem adição de CO2, com pouca luz e sem fertilização adequada é simplesmente muito difícil. Eu também tenho um aqua de 40L com Lotus, Aponogeton, Cryptocoryne Parva e Valisnérias, sem CO2,com 25W de luz, e com fertilizações semanais, mas faço tpa's quinzenais.

 

É preciso muito cuidado quando as trocas de água não são feitas. Seis meses sem fazer uma tpa faz inevitavelmente com que a água desça de qualidade, principalmente em aquários pequenos e com muita Fauna. Porventura terão as plantas que tens nesse aqua capacidade para consumir a Amónia e afins produzidos pela tua Fauna? Pode ser que sim, não duvido, mas o que também não duvido, é que se trocasses 20% da água do aqua quinzenalmente por água tratada, sem dúvida que a qualidade da água era melhor.

 

Quanto à terra dos vasos, não é de modo algum apropriada para colocar debaixo de água. Digo-o não porque ouvi dizer, mas porque já o testei. É barata, mas a aquariofilia custa dinheiro, e só entro pelo lado económico quando vejo que a qualidade/preço é vantajosa, e principalmente quando vejo que não coloco Fauna e Flora em risco. Devemos primar pelo "máximo" e não pelos mínimos. Se as plantas sobrevivem com terra? Sobrevivem, mas eu não quero que sobrevivam, quero vê-las no seu máximo potencial.

 

Quanto ao sol, uma coisa é teres um aquário para criares plantas emersas, outra é teres um aqua onde pretendas montar um layout belo e harmonioso. A luz solar directa faz com que algas verdes invadam inevitavelmente toda a composição. O ideal para as plantas é a iluminação artificial, com lâmpadas que tenham entre 4000K e 10000K.

 

Babycan, não divido que o teu aqua esteja cheio de saúde, pode acontecer. Mas o que digo e afirmo, é que é perigosissimo as pessoas menos experientes pensarem que as tpa's são dispensáveis, que um filtro é dispensável. Pode ter consequências lamentáveis. E a forma de eu ver a aquariofilia é assegurar a melhor condição possivel para a Fauna. E como é óbvio, se eu fosse peixe, gostava mais de viver num aquário com filtro e com tpa's quinzenais (no minimo), do que sem filtro e com uma tpa por ano... Se é possivel? Será, mas o erro pode surgir mais facilmente, e nós como aquariofilistas deviamos a todo o custo, tentar evitar tais erros.

Zog Li

 

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