Co2, caseiro ou de garrafa?


nf98977a

Recommended Posts

Boas, preciso de umas opiniões de pessoal com alguma experiencia na matéria.

Estou em fase de "ajuntamento" de material para fazer um plantado high tech; já tenho o aqua de 60l, termo 150w, filtro 350l/h, luminária 3x24w t5, akadama e fertilizantes líquidos N,P,K e Micros diy. Ainda falta a terra fértil (talvez da Elos) e uma fonte de co2; para além da fauna (otos, red cherry's, caridinas japónicas e depois talvez uns rásboras galaxy ou algo do gênero assim para o pequeno) e flora (estou indeciso entre eleocharis acicularis ou parvula para o tapete; blyxa japónica, rotala walichi, musgo de java para segurar a um tronco, lysimachia nummularia para ocupar espaços vazios á frente e talvez pogostemon helferi.

A minha dúvida centra-se no facto de eu ter que optar por um sistema de co2 caseiro ou um kit de co2 de garrafa. Será que com a descrição que eu fiz do setup hipotético me podem ajudar com esta escolha embaraçosa e difícil? Eu sei que um kit de co2 é outra coisa, mas será que com o co2 caseiro poderia ter um aqua bem tratado com plantas (as que referi), saudáveis e bonitas.

Já agora, e se não fosse pedir muito poderiam opinar também sobre a escolha da fauna e flora, levando em linha de conta que a flora deverá ter mais atenção da minha parte do que a fauna, já tenho quatro aquas em que acontece o contrário, mas agora queria ter um jardim aquático; só para não ter que ouvir "lá tás tu de volta dos peixes" por parte da minha esposa. É que ela interessa-se mais pela parte da flora...

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao CO2, tens um método que facilita bastante a tua escolha.

 

Tens dinheiro para gastar, ou o dinheiro não é problema? Então CO2 de Garrafa. Não tens dinheiro, ou não queres gastar? Então Caseiro nisso! No final das contas o mais importante é sempre o lado económico. Aquários todos xpto é muito bonito, mas se para teres coisas XPTO tiveres que passar necessidades, ou apertar o cinto, então mais vale não gastar, ainda para mais com a crise em que estamos, mesmo que a crise seja só para alguns. cabecadura

 

Mesmo para um tanque de 60l direi que CO2 caseiro é mais que suficiente a meu ver, e sempre poupas entre 300 a 600euros que gastarias num sistema de CO2 de razoável qualidade, e não sejamos pudicos ou cinicos, 600 euros é muitas vezes metade, mais ou menos, do salário médio de um português, ainda é uma quantia bastante grande que não deve ser desperdiçada de bom grado. (Isso ou eu sou um granda agarrado, ou então o resto do povo perdeu o valor ao dinheiro=P) Eu por exemplo uso CO2 caseiro no meu tanque de 220litros e estou satisfeito.

 

Quanto á terra, deixa que a tua carteira responda novamente, tens várias escolhas para vários preços, assim como o bom e velho estrume de minhoca=P

 

Agora se queres do bom e do melhor prepara-te para gastar uns cobres valentes, e compra já uns analgésicos para a carteira, que ela vai ficar cheia de dores=))))))))

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao CO2, tens um método que facilita bastante a tua escolha.

 

Tens dinheiro para gastar, ou o dinheiro não é problema? Então CO2 de Garrafa. Não tens dinheiro, ou não queres gastar? Então Caseiro nisso! No final das contas o mais importante é sempre o lado económico. Aquários todos xpto é muito bonito, mas se para teres coisas XPTO tiveres que passar necessidades, ou apertar o cinto, então mais vale não gastar, ainda para mais com a crise em que estamos, mesmo que a crise seja só para alguns. :roflroll2:

 

Mesmo para um tanque de 60l direi que CO2 caseiro é mais que suficiente a meu ver, e sempre poupas entre 300 a 600euros que gastarias num sistema de CO2 de razoável qualidade, e não sejamos pudicos ou cinicos, 600 euros é muitas vezes metade, mais ou menos, do salário médio de um português, ainda é uma quantia bastante grande que não deve ser desperdiçada de bom grado. (Isso ou eu sou um granda agarrado, ou então o resto do povo perdeu o valor ao dinheiro=P) Eu por exemplo uso CO2 caseiro no meu tanque de 220litros e estou satisfeito.

 

Quanto á terra, deixa que a tua carteira responda novamente, tens várias escolhas para vários preços, assim como o bom e velho estrume de minhoca=P

 

Agora se queres do bom e do melhor prepara-te para gastar uns cobres valentes, e compra já uns analgésicos para a carteira, que ela vai ficar cheia de dores=))))))))

 

Boas, obrigado pela resposta. O dinheiro em princípio é sempre preciso para muitas coisas, é uma questão de prioridades, mas um hobby nunca estará acima dalgumas coisas essenciais. O que faço e tenho andado a fazer é por algum de parte sempre que posso e a vender algumas podas de plantas, invertebrados (red cherry's e caracóis) e peixes (faço criação de guppys, platys e escalares). Já ando nisto desde Outubro, e como disse só faltam as plantas (já tenho musgo que vou utilizar no projecto), a fauna (alguma já tenho), a terra fértil e o co2 (kit ou caseiro).

Vi na crystal red este kit de co2 (http://www.crystalred.eu/detalhe.php?art=843), o que achas? Parece-me completo.

Se não comprar o kit de co2, talvez acabe por gastar á volta de 100.00; com o kit mais 154.00. É um valor que muita gente gasta em alguns vícios pouco saudáveis em pouco tempo. Não fumo, nem bebo bebidas alcoólicas; aí já poupo algum. Por outro lado gasto algum dinheiro por ano em equipamento desportivo, faço atletismo, e só em ténis gasto uns 150.00 por ano.

De resto não sou de grandes gastos, e só gasto quando posso. Este verão passado em vez de ir de férias para o local habitual (costa alentejana), fiquei pelas praias da zona de Leiria onde tinha casa á borla. Lá está, é tudo uma questão de prioridades.

Portanto, e concluindo o raciocínio; se calhar vou comprar um kit de co2...

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu com 30 aerios pro extintor de anídrico carbónico 2kg, mais valvula de pressão com nano-metro na ordem dos 34 aerios fiz a festa.....

 

Edit: claro esta mais uns 6 aerios pro difusor de vidro e mais uns 3 pra valvula anti-returno ... mas a meu ver até que valeu a pena...

Editado por ricost89

Ricardo Costa

Meu E-Mail: ricardo_costa_89@hotmail.com

-------------------------------------------------------------------

Saudações de Setúbal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E que tal começares com caseiro.. e se não der então gastas 150€ ?

 

 

Pois, se calhar começo por aí. Co2 caseiro já se usa cá em casa, por isso já não será novidade.

Ainda estou um pouco indeciso se deva ou não comprar já o kit. Eu não quero é ter pressa e depois perder plantas por causa disso.

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Perder plantas ? Sabes que o CO2 não é 100% necessário para as plantas sobreviverem ? Deixa-te de tretas e avança com isso pá !

 

Tens razão e não tens, o co2 é essencial para as plantas realizarem a fotossintese; mas deves estar-te a referir á introdução artificial de co2, certo?

Mas acho que vou avançar com isto, a luz é boa (3x24w), o substrato também é de qualidade, os fertilizantes N,P,K e Micros não vão faltar...

Depois posto umas fotos do projecto.

Obrigado pelo incentivo.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O unico contra que vejo é mm qd for altura de carregar a botija. Na zona fica dificil! :) Mas sem ser isso tens CO2 regular, sem oscilações de debito, e facilmente regulavel em quantidade. Se vais partir para um high-tec pareceme uma falta deixar isso de fora!

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O unico contra que vejo é mm qd for altura de carregar a botija. Na zona fica dificil! :D Mas sem ser isso tens CO2 regular, sem oscilações de debito, e facilmente regulavel em quantidade. Se vais partir para um high-tec pareceme uma falta deixar isso de fora!

 

 

Abraços

 

Boas, olha por acaso tenho um amigo em Fzz que trabalha com extintores. E á cautela já lhe tinha perguntado se carregava botijas de 2kg com co2. Disse-me que sim, e até me disse que ficava por 10/15 euros.

Por acaso já tinha pensado em dizer-te o valor, pois o João disse-me que também tinhas um kit de co2 e o carregavas em Lx. E plo que percebi pagas um pouco mais. Se precisares diz qualquer coisa.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado....eu qd precisar pergunto-te. Mas o enchimento é na hora? o problema mm é que eu perguntei na zona e disseram-me uma semana. E sabes como é uma semana num plantado high-tec sem CO2 é andar a brincar com o fogo!

 

Montagem para quando? :tapfoot: se precisares de algo avisa!

 

Abraços

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
Em Moscavide custa 10€ e é de um dia para o outro.. os gajos até são boas pessoas para emprestarem uma garrafita com CO2 para safar. ;)

 

Boa tarde,

 

Eu ja comprei (em França, sou Françês) ha anos o kit CO2 Dennerle recargavel (o melhor) e custou-me bastante. Entre tanto, vendi...

 

Agora, comprei no site http://www.kit-co2.com o kit "Kit CO2 complet avec bouteille 500 grammes jetable et électrovanne" de 145,90 euros e estou muito feliz: funciona muito bem, tem electro-vanne para cortar a noite, nao tenho de me preocupar para carregar, sao garrafas para deitar fora depois da utilisaçao. Agora, compro as novas garrafas da marca JBL numa loja em Ovar. Mudei o diffusor e comprei o JBL que é muito melhor. 145 euros ja nao sao 300-400 euros... É mais accessivel para qualquer um. As minhas plantas crescem de varios cm por semana! E posso controlar o pH (6,2 neste momento, em vez de 7 da agua da torneira).

 

Cumprimentos

 

Fabrice

Fabrice (a french man in Salreu)

http://www.demoulins.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais