"Raiz de pinheiro" Actualizado muitas fotos e videos


covaacs

Recommended Posts

Olá a todos, há muito tempo que não visitava o fórum, mas nunca é tarde demais para voltar.

 

Deixo-vós a minha ultima montagem e quem sabe se para breve não trago mais alguma, mas primeiro esta.

 

A ideia:

semttulosxh.png

Setup do Aquário

 

Data de Montagem: 17 Julho 2009

Dimensões: 85*25*25 (35 lt reais)

Aquecimento:Eheim 75w

Temperatura: 24 Graus

Filtragem: filtro de cascata Niagara 250 - 250 Lt/h (só com esponja)

Substrato: Húmus, argila,Akadama,Basalto preto

 

Iluminação: actualmente uma calha de 240 led's

 

CO2: Sem Co2

 

Fauna: Red Cherry (muitos) e 7 Corydoras pygmaeus

 

Flora:

 

musgo de Java

anunbias nana

anubias petit

Cryptocoryne becketii

Cryptocoryne wendtii brown

Echinodorus tenellus

Eleocharis parvulus

 

Materiais inertes (hardscape): Dragon stone e raiz de pinheiro

 

 

Ora comecemos pelo inicio o aquário

imgp1241.jpg

 

Acho que a minha filha mais nova também gostou do aquário, não aguentou a emoção e quis ser a primeira a experimenta-lo (faltou pouco para o projecto ficar por ali)

 

imgp1240.jpg

 

Angel-Aqua Dirth

imgp1242.jpg

 

AKADAMA Shohin

imgp1248.jpg

 

Basalto preto 1 a 3mm

imgp1244i.jpg

 

Dragon stone e os trocos previamente definidos para cada lado (lado esquerdo)

imgp1246.jpg

 

(lado direito)

imgp1245.jpg

 

Lavagem da akadama com agua corrente

imgp1257.jpg

Editado por covaacs

Um abraço

Covaacs

banner2dv2-1.jpg

www.peixefauna.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

2 Perguntas:

 

- Essas raizes e troncos estão secos? Parece-me ver os troncos mais grossos ainda "verdes"... pode ser só impressão da fotografia

- Lavar a Akadama????? A Akadama tem por base argila. Se a lavamos ela desfaz-se toda... e nunca vais ficar "limpa"

 

De resto, queremos mais fotos é claro! :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Concordo com o nmartinez. Os troncos devem ser resinosos vindos de pinheiro e parecem estar verdes. Para além disso ainda têm a "casca". Isso deve por a água imprópria para os peixes etc.

Quanto a Akadama, nunca a usei, mas sei que não se deve lavar. Ela dentro do aquario mesmo sem lavar, com o tempo, vai-se desfazendo. Se a lavares vai ficar desfeita mais rapidamente e penso que retire algumas propriedades, senão todas, importantes para a fertilização.

 

Boa sorte,

Pete & Mary

 

Para mais fotos e historial dos nossos aquas fica aqui o link do nosso BLOG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa sorte mesmo, com esses troncos vais precisar dela para que os peixes se aguentem.

 

Esses não são os mais indicados e não parecem estar secos nem tratados.

 

Os peixes são seres vivos e como tal têm necessidades para se manterem saudáveis, tais como óptimos parâmetros de água, alimentação etc. e tu com esses troncos dificilmente terás sucesso a esse respeito.

 

Quanto ao Akadama, será que ainda se aproveita???

 

Vai dando noticias.

 

 

Cumprimentos

Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites. Gosto disto assim bem polémico :rolleyes:

Vou tentar responder a todas a duvidas.

Os troncos tiveram de ser muito bem secos antes de os colocar dentro de agua, pois ó assim poderia assegurar a sua utilização, depois foram fervidos varias vezes e só depois é que os usei.

 

Não se trata de lavar a akadama mas sim de lhe retirar a poeira que traz consigo, e para quem tem alguma duvida tente passa a akadama shohin, por agua corrente mas sem a esfregar.

 

A utilização de raiz de pinheiro não tem qualquer inconveniente para os peixes e/ou invertebrados, desde que seja das raízes dos pinheiros e desde que sejam bem secas, o único inconveniente que tem a utilização deste tipo de madeira é só e apenas o facto da madeira ir apodrecendo.

Compreendo que fiquem desconfiados com o que estão a ler, mas eu também tinha essa ideia das raízes do pinheiro e dentre em breve vou provar-vos que não é aquilo que todos pensamos.

e mais uma coisa akadama não serve como substrato fertilizante quando utilizada sozinha.

 

Venham lá esse comentários as próximas fotos

 

Resultado final da montagem ainda sem qualquer planta

imgp1289.jpg

 

Esta ainda em fase de estudo do layout que idealizei

 

imgp1402.jpg

 

E uma para dar passagem a como ficou

 

imgp1618.jpg

Editado por covaacs

Um abraço

Covaacs

banner2dv2-1.jpg

www.peixefauna.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... vê-se que está um estudo planeado, pois não "esqueces-te" a inclinação atrás do aqua.

Gosto muito das pedras e também quero ver como é que vão ficar essas raízes...

Não colocas-te o basalto preto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opinião pessoal, muito bom, muito bom mm.....tirando essa dragonstone a meio do aquario. Pela foto parece estar centrada e a meu ver destoa. Olhar acaba sempre por "embicar" nela perdendo-se um pouco a beleza de tudo o resto. Eu exprimentaria chega-la mais para um lado ou para outro.

 

Mete mais umas fotos...fizeste um aquario muito bonito com umas dimensões complicadas.

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Quanto à utilização das raízes de Pinheiro, não vejo qualquer inconveniente, eu utilizo (quase exclusivamente) raízes de Pinheiro e de Eucalipto e até agora não me causaram problemas.

Quem parece adorar essa madeira são os meus ancistros, deixam a superfície toda 'polida', o que me leva a deixar um conselho, tenta raspar essa 'casca' pois vai provocar apodrecimento e fungar.

 

Um grande bem haja por colocares em causa conceitos, que de forma bizarra se tornaram lei em Aquariofilia.

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... vê-se que está um estudo planeado, pois não "esqueces-te" a inclinação atrás do aqua.

Gosto muito das pedras e também quero ver como é que vão ficar essas raízes...

Não colocas-te o basalto preto?

 

Obrigado pelo comentário.

Sim coloquei basalto, vou de seguida colocar a montagem toda para que possa apontar defeitos aquilo que eu fiz.

 

Opinião pessoal, muito bom, muito bom mm.....tirando essa dragonstone a meio do aquario. Pela foto parece estar centrada e a meu ver destoa. Olhar acaba sempre por "embicar" nela perdendo-se um pouco a beleza de tudo o resto. Eu exprimentaria chega-la mais para um lado ou para outro.

 

Mete mais umas fotos...fizeste um aquario muito bonito com umas dimensões complicadas.

 

Abraços

Obrigado pela tua opinião.

As dragon que estavam no meio já não se encontram no meio, pois também achei que se tornariam o ponto central do aquário.

Boas

 

Quanto à utilização das raízes de Pinheiro, não vejo qualquer inconveniente, eu utilizo (quase exclusivamente) raízes de Pinheiro e de Eucalipto e até agora não me causaram problemas.

Quem parece adorar essa madeira são os meus ancistros, deixam a superfície toda 'polida', o que me leva a deixar um conselho, tenta raspar essa 'casca' pois vai provocar apodrecimento e fungar.

 

Um grande bem haja por colocares em causa conceitos, que de forma bizarra se tornaram lei em Aquariofilia.

 

Abraço

 

Obrigado pela opinião

De facto eu também tinha a mesma ideia que quase toda a gente tem, usar raízes de pinheiro e eucalipto nos aquários era impensável. Uma coisa é certa, desde que bem usadas não tem qualquer malefício para a fauna e flora.

 

Passemos a fase de montagem para ficarem com saber o que fiz e os erros que cometi:

 

 

Optei por fazer um dos lados de cada vez, mesmo sem saber bem o que iria sair daqui, pois a ideia estava apenas na minha cabeça.

 

As primeiras pedras foram lançadas (lado esquerdo):

imgp1260u.jpg

 

Usei a akadama para segurar inicialmente as pedras para não caírem

imgp1261m.jpg

 

Apos colocar as pedras no local que queria e de as segurar com a akadama coloquei uma pequena camada de substrato fértil, cerca de 3 cm, porque apesar de não ter intenção de colocar plantas posso vir a mudar de ideias.

Como podem verificar coloquei o substrato fértil e criei uma camada de akadama em toda a volta, isto porque tinha de evitar que a coluna de agua entrasse em contacto directo com o substrato fértil.

imgp1262.jpg

 

 

De seguida cobri bem o substrato com akadama pelo mesmo motivo que disse anteriormente

imgp1264.jpg

 

e por fim coloquei o basalto preto, até atingir a altura que desejava

imgp1265.jpg

 

Depois foi só colocar o tronco e fazer um intervalo para uma mini

imgp1269.jpg

Coloquei as pedras onde as queria e a na parte central coloquei quase 1 cm de substrato fértil, pelo mesmo motivo que disse ao inicio, hoje não pretendo colocar ali nenhuma planta mas dentro de semanas quem sabe.

 

imgp1272.jpg

 

 

De seguida coloquei mais um pouco de substrato e akadama no lado direito da mesma forma que fiz para o lado esquerdo.

imgp1278.jpg

 

imgp1274.jpg

 

Depois o basalto preto

imgp1279.jpg

 

A parte seguinte é a colocação de vários pedaços de paus/raízes de forma a dar impressão que estão a sair do interior da terra tal como se vê nos rios.

 

Esta foto com esta perspectiva ira mostrar mesmo isso e tem um péssimo aspecto.

 

imgp1281.jpg

 

Desculpem é a qualidade das fotos é que não tenho mesmo jeito para isto

Um abraço

Covaacs

banner2dv2-1.jpg

www.peixefauna.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E fotos, do "obscuro" lado direito ? :shock:

 

Boas,

 

Estou de acordo podias era meter uma geral,

 

Desculpem a minha ignorância mas esse tronco não irá ganhar fungos de ficar debaixo de água? É que ainda parece fresco e sem tratamento...

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estou de acordo podias era meter uma geral,

 

Desculpem a minha ignorância mas esse tronco não irá ganhar fungos de ficar debaixo de água? É que ainda parece fresco e sem tratamento...

 

cumpz

 

Essa pergunta já foi perguntada diversas vezes, e respondida...

Basta teres atenção aos posts anteriores...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estou de acordo podias era meter uma geral,

 

Desculpem a minha ignorância mas esse tronco não irá ganhar fungos de ficar debaixo de água? É que ainda parece fresco e sem tratamento...

 

cumpz

 

Olá amigo, nas fotos que vou colocar a seguir vais ver oportunidade de veres como ficaram os troncos, mas respondendo a tua pergunta... não os troncos não ganharam fungos, vão ver que depois de seis meses debaixo de agua ficaram lindos :D Coloquem todas as questões que quiserem, mesmo que já tenham sido feitas terei todo o gosto tentar esclarecer as vossas duvidas.

Um abraço

Covaacs

banner2dv2-1.jpg

www.peixefauna.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora cá vai o meu aquário, o fotografo é péssimo, mesmo péssimo

 

Setembro:

 

Aquariored-2.jpg

 

Fiz um vídeo apenas para verem melhor o aquário, coisa rápida

 

http://vid263.photobucket.com/albums/ii156...CS/IMGP1698.flv

 

 

Em Janeiro já com uma calha de led's (200 deles)

 

dsc03965s.jpg

 

 

O meu vídeo preferido "HORA DE PONTA"

 

 

e mais dois videos:

 

http://img641.imageshack.us/img641/8373/imgp0119.mp4

 

http://img696.imageshack.us/i/imgp0118.mp4/

 

 

E por fim umas fotos de como esta actualmente:

 

Agora umas fotografias:

 

imgp0102n.jpg

 

imgp0108f.jpg

 

imgp0117g.jpg

 

imgp0104c.jpg

 

imgp0105.jpg

 

imgp0115r.jpg

 

imgp0113.jpg

 

imgp0110k.jpg

 

imgp0116w.jpg

 

Desculpem mas de fotografo não tenho mesmo nada....

Um abraço

Covaacs

banner2dv2-1.jpg

www.peixefauna.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está mm no ponto... agora é deixar desenvolver.

Só mais uma deixa, se me é permitido....esse aquario merece outro papel de fundo! algo menos amarrotado! bigsmile

 

E fauna além das corys?

Um cardume de micro-rasboras ficava ai muito bem? ja pensaste nisso?

 

 

 

Abraços

e vai actualizando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está mm no ponto... agora é deixar desenvolver.

Só mais uma deixa, se me é permitido....esse aquario merece outro papel de fundo! algo menos amarrotado! :character0050:

 

E fauna além das corys?

Um cardume de micro-rasboras ficava ai muito bem? ja pensaste nisso?

 

Abraços

e vai actualizando

 

Boas tardes.

De facto o papel tem de ser outro, aquilo é um papel de cozinho, e dá o aspecto de amarrotado, mas não há maneira de encontrar um vinil com mais de 90 cm e por isso tenho deixado ficar aquele, mas nas proximas fotos já não estará lá. (obrigado pelo comentario)

 

Quanto à fauna pensei nas boraras brigittae, ou as Microdevario nanus, Microdevario kubotai, Sparrow Rasbora mas ainda ando muito indeciso e não tem sido fácil encontrar estes peixes

Um abraço

Covaacs

banner2dv2-1.jpg

www.peixefauna.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Parabéns pelo aquario, alem de gostar do teu layout, gostei do material, particularmente das raizes PROIBIDAS !

 

Sou relativamente novo no forum mas acompanho a leitura faz bastante tempo e de facto,

este é dos poucos foruns onde certas pessoas pensam que sabem tudo e esquecem que alem deste forum ser pequeno, o mundo é enorme.

 

Sao pessoas como tu, eu e mais alguns que vao realmente abrindo os olhos a quem quer ver !!!

 

No meu tanquinho, entra a madeira que calhar e nunca vi os peixes com queixa, mt pelo contrario, passam os dias a raspar o que la meti...

Se me agrada, vai pro aqua !

 

Estou a espera de um aqua de 720L (200x60x60cm) e ja tenho na garagem dois valentes troncos de pereira, todos esburacados, com casca e so lavados com pressao

a espera de nova casa...

 

Continua a contrariar o que aqui se fez "Lei" !

 

10 pontos para ti e o melhor pro teu aqua!

 

Cumps,

 

Oliveira

Juwel Panorama 121x45x65 a remodelar ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pelo aquario, alem de gostar do teu layout, gostei do material, particularmente das raizes PROIBIDAS !

 

Sou relativamente novo no forum mas acompanho a leitura faz bastante tempo e de facto,

este é dos poucos foruns onde certas pessoas pensam que sabem tudo e esquecem que alem deste forum ser pequeno, o mundo é enorme.

 

Sao pessoas como tu, eu e mais alguns que vao realmente abrindo os olhos a quem quer ver !!!

 

No meu tanquinho, entra a madeira que calhar e nunca vi os peixes com queixa, mt pelo contrario, passam os dias a raspar o que la meti...

Se me agrada, vai pro aqua !

 

Estou a espera de um aqua de 720L (200x60x60cm) e ja tenho na garagem dois valentes troncos de pereira, todos esburacados, com casca e so lavados com pressao

a espera de nova casa...

 

Continua a contrariar o que aqui se fez "Lei" !

 

10 pontos para ti e o melhor pro teu aqua!

 

Cumps,

 

Oliveira

 

 

Muito obrigado pelo comentário. De facto as raízes de pinheiro dão um efeito maravilhoso.

Finalmente parece que estamos a acabar com este mito e podemos sem duvida poupar muito dinheiro na sua utilização.

Um abraço

Covaacs

banner2dv2-1.jpg

www.peixefauna.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva...

Não entendo muito bem a celeuma dos troncos.

 

O proprio covaacs menciou o problema de por raizes de pinheiro dentro do aquario.... "vai apodrecendo".

Acredito que n seja muito estéctico, ver a madeira a apodrecer dentro do do aquario além que custa-me a crer que durante o processo a libertação de taninos, fenois e derivados fenolicos, assim como restos de exudações de resina não infuam na quimica da água com o passar do tempo e do processo de apodrecimento.

 

Obviamente não sei, nem tenho pretenções a saber tudo à aquariofilia diz respeito, mas a mim parece-me boa politica alertar, principalmente as pessoas que se iniciam no hooby os potenciais riscos de utilização de madeira indiscriminadamente, principalmente verde. Agora, para quem ja sabe e esta consciente do que está a fazer, como é o caso do Covaacs, não vejo grande problema.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.