Biótopo Tailandês


Tugz

Recommended Posts

Olá pessoal, como alguns sabem eu andei durante bastante tempo a estudar a preparação de um biótopo tailandês.

 

Depois de muito tempo de planeamento, ei-lo.

 

SETup:

 

aquario 50x30x30

 

filtro eheim 2211

 

termostato jager 150 wats (por enquanto não o coloquei)

 

Iluminação 18 wats 6400 kelvins.

 

Substrato fértil terra de vaso

 

Areão , akadama.

 

FLora:

 

Musgo de java ( por adicionar)

 

Podestemon helferi (preciso de mais umas quantas)

 

Linophila sessiflora

 

rotala rotundifiola

 

RIccia (a flutuar como na natureza)

 

Higrofila polysperma e higrofila carymbosa.

 

 

FAuna :

 

Por agora só 4 red cherrys e caracois planorbis corneus.

 

Pretendo adicionar um trio de bettas, ou um cardume de boraras ou rasboras harlequim. Enfim, tenho estas ideias, mas a fauna é o que menos me importa por agora.

 

Deixo aqui como ele está hoje.

 

03012007692.jpg

 

03012007688.jpg

 

 

Aceito sugestões, estou a pensar retirar a pedra , o que acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 80
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

A pedra deixa ficar, não tá mal de todo, mas se calhar talvez seja melhor tu a puxares um pouco mais para a superficie, de modo a não estar tão enterrada.

 

Só tenho uma coisa a dizer-te ou perguntar-te. Tens mesmo a certeza que queres meter Hygrophila polysperma nesse tanque com esse tamanho? :) O meu conselho, é que não a metas lá para dentro. Se já tens hygrophila polysperma no teu outro tanque, sabes perfeitamente porque=P Ainda para mais se vais meter rotala, sessiflora e helferi.

 

O meu conselho é que esqueças a loucura de meter a polysperma, que ela vai literalmente invadir TODO o tanque ainda antes que as restantes plantas terminem o seu processo de adaptação. Isso ou então prepara-te para andar a tesourar dia sim dia não. hehe=) E se quiseres ter algumas cryptocorines então esquece, porque ainda não percebi porque ao certo as polyspermas aumentam bastante as hipoteses de assistires a Crypt rot, em casos extremos com a morta da crypt, não sei se por alelopatia, ou se por variações nos niveis dos nutrientes.

 

PS: Já agora gosto muito das vides=) Fizeste-lhes o tratamento correcto? Parecem ainda ter casca...

 

PPS: Agora estive a olhar para a foto com mais cuidado, e olha, porque não meter a o intake e o output do filtro do mesmo lado do tanque? assim consegues manter uma corrente de água em todo o tanque. Se vires, a maioria dos plantados mais bonitos e bem cuidados, e os tanques do ti amano, têm todos o intake e a saida do mesmo lado. Com isso é mais facil manter uma corrente circular por todo o tanque e eliminar zonas mortas.

 

Separar o Intake e a saida a meu ver só é aconselhavel para tanques compridos com filtros com um caudal mais baixo, de forma a ajudar o filtro a manter uma corrente mais concistente.

 

PPS: Já pensaste em meter umas crypts, são plantas lindas, de crescimento lento e que ficam muito bem enquadradas num biotopo asiatico, visto a maioria se não mesmo todas dessa zona.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A sessiflora é mesmo do piorio, ao princípio é uma planta muito bonita mas quando chega à superfície é um pesadelo a podar fica sempre feia nas pontas depois de podada. No meu aqua ja nem a podo muito (tou tentado a remodelar tudo :) )pois serve para a minha colisa andar arrancar folhas para por no ninho xD.

 

cumpz

 

p.s: podes arriscar nas rásbora arlequim, se tiveres sorte em não saltarem como aconteceu a mim ; talvez foi da água ou da corrente, mas isto ja foi td debatido no outro teu tópico. Fora isso são uns peixes fantásticos acredita.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A sessiflora é mesmo do piorio, ao princípio é uma planta muito bonita mas quando chega à superfície é um pesadelo a podar fica sempre feia nas pontas depois de podada. No meu aqua ja nem a podo muito (tou tentado a remodelar tudo :) )pois serve para a minha colisa andar arrancar folhas para por no ninho xD.

 

cumpz

 

p.s: podes arriscar nas rásbora arlequim, se tiveres sorte em não saltarem como aconteceu a mim ; talvez foi da água ou da corrente, mas isto ja foi td debatido no outro teu tópico. Fora isso são uns peixes fantásticos acredita.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelos comentários.

Vou tentar responder a todos.

 

Em relação ao filtro, epah aquilo a saida é uma coisa toda improvisada, e como podem ver eu ainda não tenho as borrachas para prender bem , ou seja, tenho de esperar um pouco até puder prender tudo como deve ser.

 

DE qualquer forma assegureim-me que aquilo fazia basante corrente e faz, eu fico a observar as particulas e elas dão bastantes voltas ao aquário, por várias zonas, mas sim posso e vou melhorar.

 

Em relação á polisperma (bem como a sessiflora) estã por agora como plantas para ajudar a combater as algas, com o avançar do aquário vejo se as mantenho, o que pode ou não acontecer).

 

Em relação ás cripts, eu acho que já estudei essas plantas e tudo, e são da Tailândia, mas ainda não arranjei quem mas ofereça. Mesmo que não seja para este, tenho local para as colocar noutroaquário.

 

Esqueci-me de referir que já plantei parvula e accicularis neste tanque, o que mal se nota nas fotos porque tenho pouca.

 

OS troncos são de videira, alguns sim, estão descascados mas muitos outros não. É pouco relevante para mim, pois este aquário tem os mesmos parametros que a agua de onde faço tpas. Ou seja, e visto que nao tem o termsotato ligado, posso fazer tpas rápidamente. Ne a tampa tenho de tirar.

 

é só tirar água e meter, oq ue aliás me agrada bastante, pois posso manter a água em melhor estado , bem como tenho menos trabalho.

 

De resto tenho a agradecer a simpatia dos que comentaram, e informar que mudei algusn pormenores na disposição do tronco atrás da pedra, o deitado, ficando este sobre a pedra. Adorei o efeito, e na próxima actualização terão opurtundiade de ver.

 

Outra coisa, estou mesmo tentando a apenas manter bettas (de linhagem selvagem) neste aquário.

 

Mas estou com medo é das algas, será que red cherrys servem como limpa fundos e limpa algas? Mais uns planorbis corneus?

 

Cumpriemntos e obrigado

 

Editado : Sim alguns troncos levarão apontamentos de musgo, mas não vou abusar demasiado no musgo, é mais para os reds que manterei o musgo :)

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fica só aqui uma mudança nos troncos e no fundo.

 

Ainda devo experimentar o preto, mas por agora fica este.

 

24janeiro.jpg

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As crypts convém já só meteres com o tanque mais estabilizado para evitar o Rot, e também porque são plantas que preferem tanques já um pouco "envelhecidos". Quanto ao darem-te alguns pés podes ter sorte, ou azar, mas se estiveres com atenção á zona dos classificados, vais reparar que não é muito comum veres gente a vender pés de crypts, pois são plantas de crescimento algo lento, e que demoram a reproduzir e lançar estolhos. Tenho actualmente duas especies de crypts nos meus tanques, a C. willisii, e a C. wendtii var Tropica, há coisa de 3 - 4 meses, e apenas deram ainda 2 uma 3 filhos a outra. Esses filhos são inicialmente pequenos e demoram a crescer. Lançam raízes muito extensas debaixo do areão, de modos que arrancar a planta do areão depois de enraizada é algo que pode destruir o layout, especialmente em exemplares mais velhos.

 

Tenta procurar nas lojas da tua zona, encomenda, ou contacta com gente no fórum que tenha criação que te possam arranjar uns filhos ou exemplares já crescidos. O meu conselho é optar por adquirir exemplares envasados da tropica, que são de muito boa qualidade, e raramente me fizeram rot no passado, e visto virem do viveiro em regime emerso adaptam-se mais facilmente ao teu aquário, do que por exemplo filhos de crypts de outros aquários etc.

 

Das algas não tenhas medo, não vale a pena, quase sempre aparecem, nem que sejam as diatomáceas. Os RCS são nice para limpar algas, no entanto, tendo outras fontes de alimentação irão deixar de comer algas. Camarões para controlo de algas são os Amanos, fazem um trabalho bastante bom no meu comunitário. Podes também procurar uns SAE, os Corneus também não são maus, mas podem converter-se em praga muito facilmente, e há caracois mais eficazes que eles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As crypts convém já só meteres com o tanque mais estabilizado para evitar o Rot, e também porque são plantas que preferem tanques já um pouco "envelhecidos". Quanto ao darem-te alguns pés podes ter sorte, ou azar, mas se estiveres com atenção á zona dos classificados, vais reparar que não é muito comum veres gente a vender pés de crypts, pois são plantas de crescimento algo lento, e que demoram a reproduzir e lançar estolhos. Tenho actualmente duas especies de crypts nos meus tanques, a C. willisii, e a C. wendtii var Tropica, há coisa de 3 - 4 meses, e apenas deram ainda 2 uma 3 filhos a outra. Esses filhos são inicialmente pequenos e demoram a crescer. Lançam raízes muito extensas debaixo do areão, de modos que arrancar a planta do areão depois de enraizada é algo que pode destruir o layout, especialmente em exemplares mais velhos.

 

Tenta procurar nas lojas da tua zona, encomenda, ou contacta com gente no fórum que tenha criação que te possam arranjar uns filhos ou exemplares já crescidos. O meu conselho é optar por adquirir exemplares envasados da tropica, que são de muito boa qualidade, e raramente me fizeram rot no passado, e visto virem do viveiro em regime emerso adaptam-se mais facilmente ao teu aquário, do que por exemplo filhos de crypts de outros aquários etc.

 

Das algas não tenhas medo, não vale a pena, quase sempre aparecem, nem que sejam as diatomáceas. Os RCS são nice para limpar algas, no entanto, tendo outras fontes de alimentação irão deixar de comer algas. Camarões para controlo de algas são os Amanos, fazem um trabalho bastante bom no meu comunitário. Podes também procurar uns SAE, os Corneus também não são maus, mas podem converter-se em praga muito facilmente, e há caracois mais eficazes que eles.

Não te esqueças que isto é para ser um biótopo, de modo que não vou colocar animais á toa.

 

Os sae crescem demasiado, se não já os tinha colocado, mas estragar me-iam o layout.

 

Os Caracois só se tornam praga com excesso de comida, estes ainda pro cima nem são dos mais proliferos.

 

Tenho-os há algum tempo e posso-te dizer que tenho poucos filhotes deles, e desde que se vá retirando um ou outro adulto , as coisas mantém-se bem..

 

Olha, eu aos reds não dou nada de alimento, eles que se desenrasquem, pelo que ou comem as partículas que andam pela água ou algas... eheh

 

Mas também já pensei nisso, se aparecerem demasiadas algas, de vez em quando o meu ancistrus vem pastar a este aquário :smile2:

 

Outra coisa, tenho luz fraca neste aquário. Como é as crypts em relação a luz?

 

obrigado pelas ajudas :puppydogeyes:

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com muita pena minha, não tenho mais nenhuma deste tipo kryptical, se não já tinah colocado.

 

 

mas se por acaso calhar a arranjar mais, ainda coloco.

 

 

Esta era da minha irmã :smile2:

 

Mas pode ser que ainda venha a ter sorte.

 

Obrigado pelo teu comentário :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A maioria das crypts não precisa de muita luz, tenho as minhas todas á sombra de outras plantas e elas prosperam na maior. Até mesmo a wendti tropica que é avermelhada, pela cor diriamos á primeira vista que precisaria de muita luz, está nas sete quintas á sombra das hygrophilas e da minha echinodorus ozelot. A minha willisi que a inicio tinha folhas enormes quando ficou num local com mais luz começou a ficar mais rasteirinha, mas caso esteja menos iluminada dá folhas maiores e mais altas. Aconselho-te a fazer uma pesquisa acerca do mundo das crypts, elas são muitas, com formas e cores diferentes, e requerimentos a condizer. Vê aquelas que mais te interessam e depois planeia se as queres ou não=)

 

És capaz de querer dar uma vista neste artigo:

http://www.aquarticles.com/articles/plants...yptocoryne.html

 

E dá uma vista nos catálogos dos patrocinadores que vendam plantas assim como no site da Tropica. Cryptocorines há muitas mesmo, e de tempos a tempos lá aparecem novas. Pessoalmente gosto muito destas plantas, são bonitas, e são na sua maioria muito adaptáveis, de tal forma que até podem ser criadas em vaso com esterco de minhoca desde que tenham boa luz e se mantenha uma humidade relativa.=)

 

http://kryptokoryne.aquaticscape.com/wp-co...tup/setup_1.jpg

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente é boa para este setup, já a estou a imaginar do lado direito do aquário, lá ao fundo.. Se a accicularis que ali está não se desenvolver algo terá de ir para lá.

 

Enfim, mas deixemos o tempo correr, por agora não tenho pressa nenhuma em adquirir plantas, até porque um membro aqui do fórum já me ofereceu podas dele,e quando ele podar o aquário vou receber mais algumas plantas novas, o que poderá trazer plantas para este setup .

 

Obrigado pelas ajudas, uma mais valia o teu conhecimento sobre plantas.

 

Obrigado por partilhares .

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O layout está engraçado por causa desse tronco que é bom, tb penso que falta aí umas cripto. conjugadas com o tronco ficavam a matar.

 

Dificil vai ser escolher a fauna. Porque tailandes? há lá algum peixe que te fascine?

 

biotope_thai_creek

The primary fauna of the creek consists of tadpoles of various sizes [including immense], numerous cyprinds including barbs and danios, pufferfish, and loach-like suckerfish and bottom feeders. Countless frogs on can be found on river banks. Foods available to fish include fallen fruit, small crustaceans, frogs, and insects [aquatic and flying]. The waters are preyed upon by birds, forest cats, snakes, and civits. In some areas forest trees overhang the river creating shaded areas. There are scattered aquatic plants included Vallisneira-like reeds and Crypts. Floating plants are only found in around the edges of sunny pools. Along the banks of the creek are plants that appear tolerant of growing both emersed and submerged [i visited during the dry season].

 

TANK:

There are a few tank arrangement options depending on the biotope the aquariast is attempting to recreate. The substrate varies from mud to sand to scattered pebbles and river rocks, so sand to coarse gravel is suitable for use in the aquarium. In all setups, use an effective filter that keeps the water clean and crystal clear.

 

(1) Sunny pool [pictures]

Use bright lighting and position filter outflows to keep water current to a minimum. Plant reedy vegetation (Vallisneria) in the corners of the tank and scattered bunches of light-loving Cryptocoryne. A few floating plants can be added if desired. A few river rocks can provide refuge for shy species.

 

(2) Shaded shallow [pictures]

Use subdued lighting and plants [Vallisneria and Cryptocoryne] tolerant of low light conditions. Place roots and/or driftwood around the edges of the tank. Low to moderate water current.

 

(3) Rocky rapids [pictures]

Use bright lighting and position filter outflows to create moderate to strong water current. Use a sand or fine gravel substrate and place several large river rocks around the tank. If plants are desired, use Vallisneria along edges of tank and bunches of smaller robust crypts in center. It is important that plants are tolerant of strong current or protected from the current by river rocks.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é só um tronco.

 

São tudo galhos separados. Escolhidos um a um por mim.

 

O objectivo é fazer um biótopo como o que escreveste ai, os crustáceos já lá estão, e agora devo colocar bettas, pois eles vivem neste biótopo.

 

E é só :smile2:

 

Obrigado por comentares.

 

Tailandês porque existem muito poucos no mun do.

 

Só por isso.

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que tens pouca luz apesar de ser para um biotopo, mas as rotalas e helferis não se aguentam no longo prazo... eu ia mesmo mais para uma mistura de crypts e eleocharis. Os troncos estão fixes :P cuidado com a fauna a adicionar... ai eu não passava de boraras... um trio de bettas precisa de mais esconderijos que os que tens ai disponíveis!

 

Queria lançar uma discussão: porque limitar um "biotopo" quando podes simplesmente manter peixes que apesar de não habitarem juntos na natureza têm exactamente as mesmas condições de água?

Já ai tens um exemplo desses: Red Cherry não é caracteristico desse habitat... no entanto adapta-se lindamente!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, um biotopo a serio, que deve ter a sua piada, aqui no forum têm usado essa palavra indevidamente.

 

a parte mais complicada é ter de encontrar mais pedras iguais, seixos graníticos. O granito tailandês pelo que vi é às pintinhas.

 

criptos é como disseram, penso que deve ser a planta central, e há variações muito interessantes, é uma bela planta. compra a variação tropica e depois tb das outras...

 

As companhias é que tens que ver, Barbos e Danios, sabendo-se que os barbos são mais espevitados e os bettas que se vendem têm caudas grandes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queria lançar uma discussão: porque limitar um "biotopo" quando podes simplesmente manter peixes que apesar de não habitarem juntos na natureza têm exactamente as mesmas condições de água?

Já ai tens um exemplo desses: Red Cherry não é caracteristico desse habitat... no entanto adapta-se lindamente!

é a diferença entre biotopo e aquario comunitário.

 

Mas os bettas nao vivem mais em zonas pantanosas dos arrozais? E, os bettas vendidos são um pouco, bastante, diferentes dos naturais. Claramente um peixe tao artificializado (seleccionado) que parece um boneco de plástico. Há sempre um monte de questoes num biotopo. desde substrato, rochas, troncos, plantas e animais.

 

Eu penso que deveria continuar a guiar-se por um biotopo tailandes, mas com liberdade suficiente, mas continuando condicionado, pois a dificuldade e tentativa de recriação do habitat, vai dar bons frutos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os bettas que colocarei serão de linah selvagem, não comprarei mutações vendidas nas lojas.

 

Sim, mas num biótopo como o que quero fazer, que é das florestas. (dai a madeira) não tem grandes pedras.

 

Não devo colocar as boraras nem danios, devo mesmo ficar pelos bettas.

 

OS reds existem neste biótopo sim Diogo, existe pequenos crustaceos, e os neocaridina heteropoda suponho que sejam uns deles.

 

Afinal são da Tailandia e pequenos crustaceos (como já li) podem e devem ser eles.

 

Mas agradeco que me proves o contrario, seria bom para não cometer erros.

 

Obrigado aos que comentaram, sim as plantas terei de ver.

 

Mas Diogo eu acho que elas se aguentam, afinal eu em 180 litros tenho 60 wats e elas proliferam.

 

E aqui a luz está bem mais próxima delas.

 

Mas o tempo o dirá..

 

Obrigado, asério.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os red cherry shrimp são produto de selecção artificial. Mas se quiseres, podes arranjar neocaridina heteropoda de fenótipo selvagem, mas não sei se vai ser facil.

 

As helferi vão sem duvida precisar de uma iluminação decente, mas as rotalas dão-se em quase todos os tipos de luz, menos ás escuras. Podem crescer mais devagar e ficar verdes e não dar para ficar vermelhas, mas dão-se=)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fixe a ideia de pores um betta selvagem. muito bem.

 

eu arranjei uns camaroes do sudoeste asiático, pequeninos e 4 euros cada =|, nao sei é se existem na Tailandia, é provavel que sim. Um deles é o Babaulti http://www.crusta-fauna.org/shrimp-index/c...na-cf-babaulti/ que ao que tudo indica reproduz-se em cativeiro em aqua de agua doce, e é da zona Malasia/India. Mas os bettas nao atacam camarões?

 

O camarao madeira (camarao bambu) não viverá nessa zona? mas tb ao que sei a relação com bettas deve ser pessima...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OS reds existem neste biótopo sim Diogo, existe pequenos crustaceos, e os neocaridina heteropoda suponho que sejam uns deles.

 

Mesmo os Neocaridina heteropoda var wild têm a sua origem na china :bs_quesexclaim:

Existiram concerteza mas não são estes...

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

altamente o teu aqua.

 

os betas vao comer os camaroes. os que nao conseguem comer inteiros , matam , despedaçam e comem os pedaços. num aqua maior ... talvez ... talvez. mas nesse aqua nao ha esconderijos sufecientes para os camaroes.

pessoalmente optava entre os 2 , ou camaroes ... ou beta. e teres um trio de betas ja depende da personalidade das femeas e dos machos. fora da criaçao , alguns nao toleram outros da mesma especie , nem mesmo femeas.

ja tive criaçao de betas e as vezes ate as femeas temperamentais matam os machos e ou outras femeas. tudo depende da personalidade deles.

 

boa sorte.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Neocaridina heteropoda tem várias origens sendo também da Tailândia, assim como os Caridina serratirostris.

 

Agora com a companhia da restante fauna não me parece uma co-habitação muito saudável, é claro.

 

O camarão madeira é original do sudeste asiático do qual faz parte a Tailândia.

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, eu bem achava que eles existiam na Tailândia eu já tinha pesquisado por eles e tinha essa ideia..

 

É assim, eu tenciono ter isto muito bem plantado e colonizado(pelos camarões) quando introduzir os bettas. De qualquer forma tenho ainda camarões noutro aquário.

 

mas uma coisa é certa seria melhor arranjar com o fenótipo selvagem, e até sei quem mos pode arranjar.

 

MAs por agora ficam lá estes, para o efeito faz o mesmo e gosto bastante deles.

 

Obrigado pelos comentários e um abraço.

 

O camarão madeira não sei onde arranjar,aqui nas lojas da zona não há.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.