Biótopo Tailandês


Tugz

Recommended Posts

Ola Vale. A última foto a que eu me referia é a que postei ontem.

 

Acho que é bem visivel que os troncos estão colocados de forma diferente, e que a mata de polysperma foi arrancada :)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 80
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas.

Podes me dar uma explicação(de borla) resumida de como tratas os troncos antes de os colocares no aq. È que eu tento arrancar a casca e tu parece que não. A minha dúvida é se com a casca a água não fica suja.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Vale.

 

Queres saber dos troncos. Vou-te passar uns passos sucintos.

 

Primeiro tiro aquela casca feia que a videira tem (outras madeiras depende, nós é que temos de ver o que queremos fazer)

 

No caso da videira parece que tem ainda uma subcapa, preta. Nalguns ramos tiro, noutros não, depende daquilo que quero fazer...

 

Depois deixo de molho uns tempos. Verdade seja dita que a videira nunca me manchou muito a agua , dê o tratamento que der. Alguns ramos já meti no autoclismo, que assim estão sempre a ser limpos, e ainda pro cima por agua com cloro, que mata alguns bicharocos.

 

Outros ficam em baldes, ao sol etc.

 

NOTA: É importante é que os troncos sejam troncos bem secos, de madeira morta. Não madeira que ainda se encontra verde !

 

Antes de os colocar no aqua costumo ferve-los (alguns não , e por isso ganham aquela nhanha branca).

 

Outro método que já vi que funciona bem para os esterilizar é o microondas. PEgo na madeira molhada espeto no micro e fica lá algum tempo.

 

Normalmente já sai de lá seca.

 

Pronto são estas as técnicas que uso. Algumas madeiras nem sequer estão alguns dias de molho. raspo, lavo bem e esfrego, meto no micrrondas e aquario. Mas isso sou eu :)

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Ola a todos. Este aquário está mudado, como aliás já seria de esperar num aquário meu. Devido á Escola, e estar longe de casa, tenho tido pouco tempo para os actualizar, mas deixo aqui o que estou a fazer. Neste momento continua e vai continuar a ser um biotopo tailandes. Somente tem camarões neocaridina heteropoda var wild, pois não tem termostato. Os bettas foram para o " Constante mutação" .

 

Retirei as plantas altas á algum tempo e tem estado a ser dominado pela helferi e pelos mini fetos de java. Mas a minha ideia é colocar uma planta na parte de trás (já foi escolhida). Em breve actualizarei com a mudança feita.

 

Em termos de manutenção, ainda só meti umas duas vezes um bocado de potássio para dentro e semana sim semana não (mais ou menos) meto-lhe 5 litros de agua nova. Tem um candeeiro a iluminar pois a calha queimou e ardeu a lampada. Fiquei muito desapontado com estas calhas, desta marca. Talvez por serem tão baratas.

 

Voltando á fertilização, já com muitos meses de existencia, a mistura de turfa e terra de vaso que levou no fundo continua a dar resultado e só meti os pedacitos de potássio porque calhou, pois as plantas não mostram carências.

 

Deixo fotos tiradas hoje

 

pc050258.jpg

 

pc050261.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...
  • 6 meses depois...

Até agora as videiras não se notam a apodrecer, no entanto nota-se que vão diminuindo de volume, pois aconteceu-me isso no meu aquário de 180 litros. elas com o tempo vão sendo absorvidas com a agua, mas isso deve acontecer com toda a madeira. No entanto eu noto porque tinha alguns galhos fininhos..

 

Mas é normal numa madeira mole como a da videira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.