Como apanhar peixes...


coimbra

Recommended Posts

Acho que toda a gente ja passou pela experiencia de tentar apanhar peixes de dentro do aquario e eles escaparem-se...Em aquarios pequenos com mais jeito menos jeito sempre se conseguem apanhar....também a rede que se utiliza desempenha um papel importante....

Mas em aquarios grandes/altos e plantados como fazer? Estou completamente a passar-me :oops:....eles fogem ....fogem....e a "rede é grande".Ja tentei ate meter dentro da rede alimento...mas nada.Só me falta experimentar vazar o aquario e tentar com uma cana de pesca , azul e isco :idea:.

Existirá alguma tactica de "caça" por aí que me sirva?

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Colocas um saco de plastico transparente num dos cantos do aquario, empurras os peixes com a rede para esse canto, et voilá, peixe no saco.

 

É claro que se forem grandes sempre tens a opção dos apanhares com a mão. :oops::idea::idea:

 

Se precisares eu tenho equipamento de mergulho, posso te emprestar.

:P:P:P

 

Fora de brincadeira experimenta com o saco, ou com uma rede utilizando o mesmo processo

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a tactica do saco de plastico nao resulta...escondem-se exactamente no sitio onde estao as plantas....

A tactica da paciencia....também acho que nao...começo-me a convencer que a melhor tactica é mesmo a do tempo: se se apanhar um peixe por dia , ao fim de 30 dias apanhou-se 30 peixes e nao estou a achar piada nenhuma!:oops: grrrrrrrrrrrrrr

 

De resto ja esta a dar para aprender umas coisas:

 

(Leis de Murphy e verdades lapalissianas apliacadas à aquariofilia)

-"peixe quando é chato para apanhar....é chato para apanhar!"

- "o peixe mais facil de se apanhar , é exactamente aquele que nao estamos a tentar apanhar!"

-"se um peixe estiver quase a fugir da rede....ele irá fugir da rede!"

-"nenhum peixe salta para dentro da rede!"

-"ameaçar que se chama um gato nao resulta para apanhar um peixe!"

-"um peixe nao sente pena de ti!"

-"..."

 

por enquanto sao estas as minhas aprendizagens!

 

(mais a serio....parece que a tactica que esta a dar mais resultados é a do espaço onde esta o aquario ter pouca luz....o problema é arranca-los do meio das plantas...porque estão a utilizar a tactica do estar escondidos...pois....porque estes filhos da mãe"peixa" também têm tacticas...:idea:)

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenta empurralos com algo fino para a parte onde não tens plantas.

 

Ou com comida congelada.

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Não sei se será muito stressante para o peixe, mas que tal tentar apanha-lo durante a noite, tipo 23h, altura em que as luzes já devem estar apagadas há bastante tempo... Como os peixes, quando no escuro, aproveitam logo para fazer ó-ó... com uma luz de fundo para veres o que estás a fazer, até a corrente do filto os empurra para dentro da rede....

 

Agora, não me digas que os peixes são nocturnos... :oops:

 

Depois diz se deu resultado!! Ou se não der, diz qual a melhor técnica que encontraste... sempre nos ajudas tu a nós...

 

Cumprimentos,

 

RJL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Coimbra. Faz como eu, adopta a estratégia de manter um aquário como um engenheiro e não como um arquiteto. Os meus aquários não têm areão, nem plantas. Apenas um filtro, pedras ou troncos. Então o meu último aquário só tem filtro. E o próximo aquário vai estar vazio, só com um filtro do tipo "fossa" (mais conhecido como sump). Para apanhar os peixes, só meter 2 redes e já está. Se tiver pedras e troncos (não abuses) retiram-se e com duas redes, já está.

 

bms, com os alevins passa-se o mesmo. Fazes as reproduções com os aquários vazios, apenas filtro e dispositivos para os peixes porem ovos. Sacas os pais e com uma rede, já está.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oix!

em vez do saco plastico experimenta com duas redes, uma maior que a outra. assim persegues os peixes com a mais pequena e para les entrarem na maior. do estilo uma persegue-os de trass e a outra vem de frente.

 

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha, podes fazer o seguinte:

-quantos cm tem a rede? olha, colocas a rede dentro do aqua(com a ponta de fora) deixas tar la ate eles se abituar (1 dia) quando fores a botar comida, como é que ei eide dizer, vour ver se consigo fazer em desenho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

repito o que disse anteriormente...a melhor tecnica ate agora tem sido a de apanhar os peixes pondo a divisão da casa onde o aquario se encontra semi-escura....quase o suficiente para ver que um determinado peixe se encontra num determinado local...

A rede que utilizo (agora porque ja tentei com uma das pequenas -"as normais") tem para ai uns 15cm de comprimento por uns 12 de largura...portanto neste caso o tamanho ajudou mas nao foi fundamental para a captura....

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os que apanhei....apanhei....os que nao apanhei....aguardo mais paciencia da minha parte!

Obrigado a todos os que tentaram ajudar-me , todas as sugestoes foram bem-vindas!

Uma pessoa preocupa-se com os peixes , os ph`s, filtros e afins, plantas , caracois e caracoletas, luzes azuis amarelas ou de cor-de-burro quando foge....e depois dá nisto....nao se consegue apanhar uns peixitos do aquario... Shame on me! banana rock

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehe

 

Demorei perto de 1h para apanhar os 9 malucos que tenho no meu aqua banana rock

 

Mas já estão na casa nova... Estou é feito com o fundo... ficou muito porreiro acho eu... mas mesmo com 70KG :!::!: de pedra em cima... flutua :!: :!: :!:

 

Vou ter que usar uns grampos para prender o fundo e depois tentar colar o dito com silicone... ou isso ou vou ter que meter mais uns kilitos de calhau!

Enfim ... Já estou como tu. Um tipo preocuipa-se em fazer coisas porreiras para os bichos e depois acontecem destas.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois tass :D

 

Epá tambem ja´passei por isso :D

 

O meu aqua é de 150x50x60 e está atestado de plantas.

 

Quando fui apanhar os zebras para fazer criação, aconteceu-me a mesma coisa, mas resolvi o problema muito mais depressa.

 

Epá se tu já tens uma rede assim tão grande, só te falta mesmo é meter a outra mão dentro do aqua. Metes a rede a tocar no fundo do aqua, a meio do aqua e encostado ao vidro. Agora é só andar atraz dos peixes com a outra mão. Assim que eles fogem para dentro da rede é subir a dita. Não custa nada e é limpinho. Só precizas mesmo de um espaço com tamanho sufeciente para que a rede chegue ao fundo do aqua.

 

E é realmente verdade a cena que disseram aqui de que os peixes se cançam muito rápidamente. Os peixes podem ser mutio rápidos mas ficam cançados muito depressa.

 

Já agora em relação aos zebrazinhos que nascheram :D Tenho agora coisa de 170 alevins já com coisa de 2cm , uns 3 ou 4 já com 2.5cm :D

 

Portem-se

 

:D

 

wassuuup

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muitos peixes tendem a esconder-se quando são perseguidos. Podes criar esconderijos amovíveis como âmforas ou tubos de pvc. Ao fim de uns dias, os peixes já estão habituados a essas cazotas e vão esconder-se lá. Depois é só persegui-los, esperar que eles entrem lá e retirar a cazota com o bicho lá dentro. A técnica do cansasso costuma ser a única que resulta com os bichos mais espertos

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

ontem vi a venda um acessório sobre o qual já tinha ouvido falar. trata-se de uma espécie de cachimbo de plástico transparente, com uma boca larga com a qual se apanha o peixe, e que na pega tem um buraco.

 

|    |

|    |____ ___

______________|

 

 

quando se mergulha essa boca no aquario, tapando o buraco de cima com o dedo, alguma água vai encher o "cachimbo", mas não completamente. Quando a boca estiver perto do peixe, tira-se o dedo de cima do buraco, criando um efeito de sucção do peixe para dentro da armadilha. Pareceu-me engenhoso e como estava a venda numa petshop normalissima de um centro comercial (preço: 8€), suponho que deve ser um artigo comum...

 

Nuno Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Esse «cachimbo de plástico transparente» é uma ilusão.

 

Não serve para espécies "desconfiadas". :roll:

 

Só para gupys; zebras etc.

 

Não estou a ver os Barbus Tigre por exemplo, parados, e eu de cachimbo de plástico :):roll::roll:

.

. ><)))º< ~

 

>()º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tb já tive esse problema, e a solução foi mergulhar um saco transparente na água deixando-o com a boca para o lado e a parte de cima mais encolhida, esperei algum tempo até que o dito cujo brincava de esconde-esconde comigo se habitua-se à presença do saco e quando veio investigar, deixei cair um bocado da comida que ele tanto adora á porta do saco, é claro louco de alegria para comer nem reparou que estava a entrar dentro do saco, e pimba :lol::(:lol::lol::lol: :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o melhor é ajudar com mais alguma coisa, a rede numa mão e outra com um pau ou mm com outra rede!

 

Quanto aos alevins aí sim é preciso muita paciência mas apenas depende de quem é mais teimosos, o peixe ou o dono!

 

Fiquem

Keep it Real, perfect nature for our fishes happyness!!!

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=101196#101196

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há uma técnica muito simples que funciona com alguns peixes:

 

cortar uma garrafa de plástico pequena na zona em que começa a afunilar. Encaixar a parte de cima (sem tampa), ao contrário, na parte de baixo. Pôr comida dentro da garrafa e esperar. Alguns peixes entram para ir comer e já não conseguem sair (ajuda se a garrafa estiver dentro do aquário).

 

Abraços

 

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.