ajuda...vidros com algas


Recommended Posts

oi amigos...

 

tou com um problema k esta a dar comigo em doido,o meu aquario tem 120x50x50 e tem ganho muitas algas nos vidros,o meu filtro é um tretatec externo k debita ate 1200L por hora e a temperatura k tenho mantido é de 25graus , ja reduzi á iluminaçao e tb nao esta perto de nenhuma janela... será k alguem me consegue explicar o k posso fazer para resolver o problema e manter os vidros limpos para k o aquario fique realmente bonito?

 

nuno jaime

Editado por nunojaime
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi amigos...

 

tou com um problema k esta a dar comigo em doido,o meu aquario tem 120x50x50 e tem ganho muitas algas nos vidros,o meu é um tretatec externo k debita ate 1200L por hora e a temperatura k tenho mantido é de 25graus , ja reduzi á iluminaçao e tb nao esta perto de nenhuma janela... será k alguem me consegue explicar o k posso fazer para resolver o problema e manter os vidros limpos para k o aquario fique realmente bonito?

 

nuno jaime

 

 

deixa o setup do aquario que tornasse bastante mais facil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

há umas laminas para raspar os vidros,ou uns imane para limpeza

dos vidros do aquario ,se fizer todas as semanas a limpeza as algas

desaparecem ,espero ter ajudado,esper por outras opiniões.

A.S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi amigos...

 

tou com um problema k esta a dar comigo em doido,o meu aquario tem 120x50x50 e tem ganho muitas algas nos vidros,o meu filtro é um tretatec externo k debita ate 1200L por hora e a temperatura k tenho mantido é de 25graus , ja reduzi á iluminaçao e tb nao esta perto de nenhuma janela... será k alguem me consegue explicar o k posso fazer para resolver o problema e manter os vidros limpos para k o aquario fique realmente bonito?

 

nuno jaime

 

Boas, o que se passa é o seguinte: as algas aparecem porque existem nutrientes a mais na coluna de água. Agora, esses nutrientes em excesso podem ficar a dever-se a vários factores que já referiram neste tópico. As algas devem ser as green spots (pequenos pontos verdes no vidro); eu de vez quando tenho desse tipo de algas no meu aqua mas desde que plantei algumas plantas de crescimento rápido que vi reduzida a quantidade e a periocidade com que esse tipo de algas surge.

De momento aconselho-te a reduzir para 8 horas de iluminação, ou menos ainda se vires que não está a resultar; reduzir a quantidade de comida; acrescentar co2 água se tiveres possibilidade (existem formas baratas e eficazes de fazer co2, procura no site por receita caseira de co2); e podes adicionar algum tipo de fauna que coma esse tipo de alga (existem uns mais eficazes que outro, mas tens os otos, os pitbull, ancistrus ou plecos, camarões vários, CAE's, caracóis,...); ou ainda plantares plantas de crescimento rápido... Existem ainda alguns produtos químicos á venda que combatem as algas, mas não te aconselho porque acabam também por afectar as plantas.

Boa sorte.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso uma esponja da loica, daquelas que têm um lado verde que arranha.

Obviamente nunca foi utilizado em mais nada.....

 

Limpa bem e nao risca os vidros.....

 

cps

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Por vezes também me aparecem essas algas e uso um cartão tipo MB para raspar, depois passo uma esponja própria e desaparecem.

 

Posta umas fotos para podermos ajudar melhor sabendo de que tipo de alga estamos a falar bem como da quantidade que te aparece.

 

Abraço e boa aquariofilia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

usa 1 esponja pa loiça, como ja disseram atras, é o q eu faço cada vez q faço 1 limpeza a serio . . . ao mesmo tempo usa 1 aspirador para tirar a sujidade amais do fundo do aquario, e voila, algas bazaram :character0050:

 

nao te esquecas e q a esponja tem de ser nova, so usada po aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,eu uzo daqueles esfregoes verdes para as retirar... fasso isso de 3 em 3 semanas e nao tenho la nada disso mas ja tenho em vista 1 pleco para me tirar isso tudo hehe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é mais que normal em aquariofilia, faz parte da manutenção dos aquários.

Como já foi dito raspa os vidros com um cartão MB velho, uma vez por semana e isso fica tudo um brinco. nunca vais conseguir com que essas algas nunca apareçam, penso eu de que.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As algas dos vidros (green spots) são bastante "duras", o único animal que remove a 100% esse tipo de algas é o caracol Neritina natalensis.

 

Podes também raspar.. mas que eu saiba na natureza não existem cartões MB.. :character0050:

 

 

sim,na natureza nao existe cartoes nem esfregoes..mas por acaso nao tinha pensado na do cartao...para quem nao tem os caracoes secalhar nao é uma ma opcao,vou ja esperimentar no sabado

abraco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim,na natureza nao existe cartoes nem esfregoes..mas por acaso nao tinha pensado na do cartao...para quem nao tem os caracoes secalhar nao é uma ma opcao,vou ja esperimentar no sabado

abraco

 

 

um bom conselho é mudar de água sempre todos os dias tipo com garrafoes de 5 litros durante 15 dias...

as gajas vão á vida...

 

só gastas água... convem é deixares a água de um dia para o outro para esta perder o cloro e outras malfeitas para os peixes... depois é só vazar no aqua dia sim dia sim 5 litros...

ah, convem é tirar a água vinda do fundo... para limpar tambem os restos de caca e comida.... pois se metes só agua VAI ENCHER ...e deitar por fora .. mas isso sabes melhor que eu:)

 

mas para limpar o vidro na hora só raspando... com a unha mesmo... sai mais barato :)

Editado por targeting

It's all coming to an END...

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

NPK meu caro: http://www.guitarfish.org/algae, desiquilíbrios para mais dá algas, a menos também...

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que não, por exemplo no meu caso as TPAs ajudam mas a luz e o consumo das plantas desiquilibram o sistema...

 

É preciso o CO2 a partir de determinada intesidade luminosa, entre outros.

 

Se medires os níveis/consumos poderás ver um dos factores a influenciar as algas que te aparecem ou os sintomas das plantas...

 

O link que deixei dá uma ideia do que se pode passar, eu com nitratos a menos tinha algas no vidro, com nitratos a mais desapareceram... vá-se lá saber, mas é o que sucede...

 

Por exemplo esta semana abrandei o CO2, os nitratos dispararam para o quádruplo porque deixaram de ser consumidos à velocidade anterior.

Editado por DMACHADO

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para entrarem ou saírem, no caso dos nitratos e fosfatos sei que os retiro, com as medições após as TPA. Haverá outros micros que são repostos em pequenas quantidades, o ferro tenho de adicionar, e claro está, o macro nutriente potássio.

 

Além disso na TPA com sifão aspiro muito lixo que anda pelos cantos com menos corrente do filtro.

 

Como ando ainda a tentar alcançar o equilíbrio - com a menor fertilização possível - vejo que há algas com determinados parâmetros que vão avançando e recuando, até determinadas plantas crescem melhor ou estagnam com essas variações. Aqui o CO2 desempenha um papel importante, até a água fica mais cristalina.

 

Respondendo à pergunta, sim, acho que a TPA é tipo um reset (parcial) do sistema...

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho estado aqui a fazer perguntas a ver de chegavas lá.. a tua teoria esta correcta, algas é sinal de desiquilibrio. Agora, TPA para repor nutrientes.. esquece, os valores são residuais. Quando se adiciona CO2 tem necessariamente de fertilizar com algo externo como por exemplo TMG, Flourish.. whatever.

 

As TPA, no contexto da fertilização, servem somente para resetar (como disseste) os nutrientes que possam estar em excesso. E a TPA só reseta isto porque tras valores residuais.

 

Quanto aos green spots nos vidros, vais ter de ler mais um pouco.. ou ganhares um pouco mais de experiência para perceberes que é comum num aquário, este tipo de algas não significam necessariamente um desequilíbrio.

 

Já tinha percebido, e não me importo :unsure: - sei que as reposíções da TPA são residuais - uso o Profito para os micros.

 

Quanto aos green spots, é o que tenho verificado - nunca desaparecem 100%, mas com menos nitratos aparecem mais, com mais nitratos diminuem com os fosfatos estáveis - isto no meu aqua, não quer dizer que no teu o mesmo se tenha de passar.

 

É aprender e afinar o sistema...

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.