pH muuuuuuito em baixo!


vewinhah

Recommended Posts

Bem... nós não sabemos o que o fabricante do teu controlador recomenda...

 

Já agora, o teu controlador tem um líquido dentro dele? Esse líquido ainda existe?

 

Há quanto tempo não fazes uma TPA?

 

Fizeste alguma alteração recentemente?

 

Já experimentaste medir o pH de uma solução conhecida? (tipo alguma água de garrafão, um vinagre, da água da torneira após repouso.... só para comparar)

 

 

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprei o controlador em 2ª mão.. nem sei qual será o liquido de calibração..

 

A ultima TPA que fiz foi no sábado..

 

A alteração mais recente foi colocar uma Montipora vermelha.. acho que não é nenhuma alteração significativa..

 

Será que é por causa do frio? é que o aqua também esta a 20ºC.. já pus um aquecedor ao pé da Sump! e amanha vou comprar um termoestato mais potente e juntar aos outros dois..

 

Vou então meter o controlador na água de garrafão a ver o que dá!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprar eléctrodos de pH em segunda mão é sempre má ideia...

 

Os eléctrodos tendem a degradar-se com o tempo, mesmo com alguns cuidados que normalmente não temos.

 

Os que conheço, para além das calibrações, exigem que se coloque lá dentro um líquido específico (normalmente é uma solução de concentração conhecida - não é a solução de calibração).

 

Não sei se o que tens é assim.

 

Pode acontecer já ter perdido a fiabilidade. Demora a estabilizar em torno de um valor? A resposta é rápida? se retirares da água e voltares a colocar dá-te um valor semelhante?

 

A diferença de pH com a temperatura existe, mas não é tão grande.

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o controlador é este: http://www.seahorseshop.com/store/product_...roducts_id=1120 tenho também a sonda de ORP.

 

Tem uma resposta rápida, mas às vezes muda, por exemplo, de 6.82 para 6.83 e vice-versa durante algum tempo.. depois estabiliza..

Essa diferença não é significativa, por aí podes estar descansado.

 

Vou tentar perceber o controlador.

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok Obrigado! :music_singguitar:

 

Eu agora não estou ao pé do aquário e não tenho ninguém para ver se a sonda dá o valor correcto da água de garrafão, mas amanhã à tarde dou noticias, e faço também uns testes à água. Espero que esteja tudo vivo amanha de manha.. a temperatura ja aumentou para os 22ºC.. menos mal!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também não encontrei nenhum manual de instruções online.

 

Pode ser que alguém tenha.

 

Entretanto vê se o eléctrodo tem algum orifício (com uma espécie de rolha) que dê acesso ao interior (para injectar líquido com seringa).

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que é por causa do frio? é que o aqua também esta a 20ºC.. já pus um aquecedor ao pé da Sump! e amanha vou comprar um termoestato mais potente e juntar aos outros dois..

Acho que ja respondeste á pergunta. Com essas temperaturas e mudanças de temperatura é extremamente perigoso....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, acho que o controlador ficou marado... fiz um teste de pH com reagentes e deu pH 8.. coloquei o controlador dentro de um copo de agua da torneira durante uns 3 minutos e o resultado nao alterou! mantem'se nos 6.72.

Ja arranjei um membro aqui do forum que me vai digitalizar o manual do controlador.. que afinal nao e o 201 mas sim o 203.. mas deve ser identico (muito obrigado ao membro Rui Manuel Gaspar).

 

AGA, estive a observar o controlador e aquilo tem tipo uma bolha de vidro dentro do orificio.. mas vou esperar pelo manual para ver como posso calibrar aquilo.

Editado por vewinhah
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa bolha de vidro deve ser na ponta.

 

O orifício que estou a pensar deve ser lá mais acima, aí a uns 3-4 cm da ponta de onde sai o cabo.

 

Eu não sei se terá esse orifício, que fique claro.

 

Isso não está directamente relacionado com a calibração. Se o eléctrodo necessitar desse líquido não há calibração que lhe valha.

 

(o líquido até pode estar ainda lá dentro, mas já não ter a concentração inicial).

 

Isto do líquido é uma suposição que faço tendo por base os conhecimentos de outro tipo de eléctrodos e o princípio da coisa. Esse pode ser um que não prevê esse "recarregamento".

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A sonda não está tapada pois não? Verifica se o switch está na posição M e não no SET.

 

Provavelmente terás de arranjar liquidos de calibração, que se vendem nas boas lojas de aquariofilia. Como vais utilizar para medir o PH do aquário, arranja os liquidos de calibração de ph 7 e 10.

Helder Quinzico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais