mbunas com plantas...


Nuno Antunes

Recommended Posts

Todos sabemos que os mbunas por norma querem aquas só com rocha e gostam muito das plantas mas é para comer.

Assim quem os tem coloca-os em aquas "nus".

 

Agora uma pequena história... há dois dias a minha esposa comprou um tronco plantado com feto de java. É um tronco densamente plantado e decidimos fazer a experiencia de o colocar no aqua dos mbunas para ver a reacção deles.

 

Pensava eu que a reacção fosse arrancarem pedaços de folhas e "despirem" o tronco em pouco tempo.

Realmente na primeira reacção houve algumas mordiscadelas, especialmente nas folhas velhas mas depois aconteceu algo "estranho"... o tronco tornou-se o centro das atracções dos habitantes do aqua.

 

Embora tenha bastantes esconderijos é uma bulha para ver quem consegue ficar debaixo do tronco... os Caeruleus "montaram a barraca" no meio das folhas do feto de java e de lá não saem...

De um modo geral todos os peixes procuram ficar por debaixo do tronco ou perto dele e o interesse em morder as folhas cessou...

 

Agora pergunto-me eu... se são peixes de rocha... porquê este interesse tão grande pelo tronco e pelas plantas? Será que pelo facto de serem criados em quintas de peixes, estes peixes preferem a segurança oferecida pelas plantas/troncos? Ou será que os seus genes os impelem a proteger algo parecido a um banco de algas e daí a atenção dada ao tronco?

 

Fica a pergunta no ar. Será que para exemplares de cativeiro se justifica tentarmos ter tudo rocha ou será preferivel apostar em algumas plantas e troncos?

 

Venham daí as vossas opiniões.

Pelo que constato no meu aqua os peixes parecem preferir um tronco e plantas, a rocha nua.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas:

 

Em relação a tua questão, no lago malawi ha zonas que teem alguma vegetação ( poucas ) depende se é uma zona costeira, uma zona de arribas, ou uma zona mais funda ( podes ver em fotos do lago malawi), essa planta tb não é das mais "moles " e os aqua de ciclideos que ja vi com algumas plantas, normalmente são fetos de java que estão presos as rochas.

 

Ora se a alimentação dos teus CA´s é regular, e possivel que eles não liguem muito ao feto, quanto ao tronco, trata-se de mais um abrigo, e neste caso novo.

 

Olha eu no meu plantado de 500 L costumo colocar folhas de alface, pois tenho botias palhaços e tigres, e digo-te que a folha dura pouco tempo, até que resolvi colocar um pouco de alface tb no meu aqua de CA´s, demorou mais, mas acabou por servir de menu, mas no meu caso, so tenho areia e pedras.

 

Resumindo, a parte de verduras ( ou algas ), fazem parte da alimentação dos CA´s.

<-- João Campos -->

<-- APC # 166 -->

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eles no meu aqua comem as valisnérias.

A spiralis tá quase sempre rasteirinha mas tenho outra variedade de folha mais largita que se aguenta mais.

 

O feto têm mordiscado um pouco mas nada de extraordinário.

Estou mesmo a pensar se agora no meu novo aqua de 250L não irei colocar um tronco e uns bancos de plantas...

A vantagem é que tenho sempre um suprimento "verde" à dieta dos mbunas e como a alcalinidade da minha água é muito elevada o tronco não vai mexer nada no ph.

A mim não me importa muito que eles dêm umas ratadelas às plantas... a poda natural é sempre melhor que a poda artificial bigsmile

 

De resto pelo que vi só 3 tipos de plantas aguentam... anubias, feto de java e valisnéria.

A valisnéria é comida mas cresce bem depressa, as anubias eles não as comem e o feto é beliscado mas parece-me que tem condições de sobreviver bem.

 

Mas a questão principal continua... será que eles se interessam tanto (caso dos caeruleus que passam o tempo entre a folhagem do feto) porque é novidade ou porque os instintos lhes indicam que é uma fonte de comida a proteger?

No lago os peixes tendem a proteger os bancos e jardins de algas. Será que esse instinto aparece aqui também?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

No meu aqua de mbunas consegui manter todo o tipo de plantas. Infelizmente por ter o fundo coberto de areia (e luz fraca :D ), algumas espécies acabavam por não crescer e optei por retirar altumas delas. :wink:

Outras espécies, como valisnérias, não eram comidas pelos mbunas mas por um casal de haplochromis (lago vitória - Haplochromis sp. "fire red"), e nunca consegui mantê-las por muito tempo. bigsmile

 

adw.jpg

 

aei.jpg

 

adx.jpg

 

Cumps,

Nuno Reis

Ps- tinha 9 melanochromis machos, adultos, no aquário...sem problemas...mas não aconselho mais do que 1 macho por aquário!!! :):wink::wink:

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mim as plantas so se salvam as de folha grossa e tem de estar presa aos troncos senao os gajos comem as raizes...

Quanto aos troncos o unico inconveniente talvez seja baixar te o ph dai que seja pouco usado para os Mbunas

 

Diesel_Car incrivel é como essa planta do lado direito do aqua consegue crescer :shock: penso que se chama Egideria/Egeria densa ou coisa do genero ne?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

incrivel é como essa planta do lado direito do aqua consegue crescer  penso que se chama Egideria/ densa ou coisa do genero ne?

Tambem possuo um pezito de Egeria densa e os meus Mbunas tambem não lhe tocam, não deve ter um sabor agradavel :shock: !

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, vegetação não falta no Lago Malawi. Existem muitos biliões de toneladas de vallisneria... as zonas de areia próximas da costa apresentam frequentemente vastos tapetes de vallisneria.

 

Mas esse não é o biótopo dos mbuna. Os mbuna habitam os fundos rochosos até mesmo junto às margens. Nestes locais apanham-se mbunas sem sequer molhar os pés, basta um simples camaroeiro de aquário... Nestas zonas, próximas da margem, são comuns os troncos de árvore, a tal ponto que até existe um mbuna, o Pseudotropheus acei,

especializado em comer um certo tipo de algas que cresce apenas nos troncos.

 

Troncos não são elementos estranhos num biótipo de mbunas especialmente os de águas pouco profundas, se não os mantemos no aquário é por um motivo simples: acidificam a água.

 

Quanto a plantas... existem em grandes quantidades no lago mas ocupam os extensos fundos arenosos que não fazem o gosto dos mbuna. Porém, como os aquariofilistas do Malawi sabem, os mbuna ADORAM plantas, talvez porque se sintam mais seguros.

 

O problema é conseguir que as plantas adorem mbunas. A maior parte são vegetarianos e acabam por mordiscar as plantas até destrui-las. Mesmo feto de java e anubias podem ficar numa triste figura ao fim de algum tempo.

 

Eu tento sempre manter plantas com mbunas mas não é uma batalha fácil.

 

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho piada porque os meus mbunas não se dedicam assim muito a comer as plantas.

 

Claro que mordem as valisnérias e lá dão a sua dentada nas folhas novas das anubias mas nada que danifique demais a planta ou a deixe demasiado "desfigurada".

Também a alimentação base deles consiste em granulado próprio para ciclideos com base de alimentação vegetal ao qual misturo um pouco de granulado geral.

Algo tipo 90% "verde" , 10% geral.

 

Se é por isso que eles não me atacam as plantas não sei... mas que eles gostam de comer algas das plantas e que não ma danificam as plantas por aí alem... isso é verdade.

Quanto a desenterrarem... se não se colocarem as plantas perto das pedras eles não as perturbam... pelo menos os meus cheers

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Darius: penso que tens os teus mbunas, pelos meus "calculos" :D , há menos de 6 meses...

São portanto ainda jovens em fase de adolescência! :P

 

Quando tiveres peixes adultos e maduros é provavel que as simples trincas passem a GRANDES dentadas... 8)

As escavações que observas agora não passam de brincadeiras na areia, quando tiveres peixes adultos vais ver os "bulldozers" a escavarem todos os pedacinhos de terra! :D

 

Aconselho-te a suplementares a dieta dos teus mbunas com um pouco de artemia congelada e muitos espinafres. Uma folha de alface (escaldada) também é boa ideia...

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Yeaps... tenho-os há uns 3 ou 4 meses.

 

Ainda adolescentes? Os caeruleus são pois comprei-os ainda muito pequenitos mas os outros pensava que já estivessem mais crescidotes.

 

Se eles vão ter esse comportamento que falas vai ser giro... para já eles só escavam debaixo das pedras que estão dispostas de forma a formarem "cavernas" com várias entradas e algumas bastante amplas, cabendo até 3 ou 4 peixes lá dentro.

O escavador mor da casa é um mix entre duas espécies de maylandia (eu não sabia... embora seja um mix que aparece na natureza também ) e é também o maiorzito e o mais afoito. É sempre o primeiro a vir comer à minha mão quando lhes dou comida à mão.

Os caeruleus também escavam um pouco mas muito menos.

 

Quer dizer então que os dias de paz no meu aqua estão para acabar em breve e vou passar a ter uma decoração nova todos os dias, com plantas a boiar e trincadas :P

Por mim sem problema... desde que os bichos estejam felizes.

 

E vão ter um tronco! dos grandes e cheio de buracos para eles brincarem. Uma das vantagens de ter um KH enorme é que posso colocar troncos à vontade que a água não acidifica :D

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Ahhhhh pois é! Os dias de paz irão terminar em breve. :P:P

 

Como cada aquário é um caso, poderás ter "sorte" (eu acho absolutamente normal e fascinante) e a decoração mudar apenas mensalmente...quando tiveres fêmeas cheias de ovos e veres-te obrigado a "mudar a casa" todos os meses para apanhar as bixanas. :D :D

 

Atenção ao tronco que, para além de acidificar a água (sim, com kH alto n vai haver muitas alterações), torna-a amarela e feia. :cry:

Compra um carvão/resina de boa qualidade (por exemplo chemi-pure que dura 6 meses e é excelente), para eliminar os taninos libertados pelo tronco.

Depois podes comprar um Pseudotropheus (antes Gephyrochromis) acei para te devorar as algas do tronco 8) ! Atenção que é um peixe de cardume...

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois podes comprar um Pseudotropheus (antes Gephyrochromis) acei para te devorar as algas do tronco  :P ! Atenção que é um peixe de cardume...

 

Cumps,

Nuno Reis

 

Que algas...se tu visses o aquário dele não tem ponta de algas mas também tem um alimentador nato nessas funções. :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Nestas zonas, próximas da margem, são comuns os troncos de árvore, a tal ponto que até existe um mbuna, o Pseudotropheus acei,  

especializado em comer um certo tipo de algas que cresce apenas nos troncos.  

 

Como diz o Miguel, há no lago uma espécie de mbunas especializada em comer algas dos troncos. Se o Darius vai colocar um tronco no aquário....seria bonito observar um cardume de acei's a "pastar" nas algas que eventualmente apareçam! :D

 

mas também tem um alimentador nato nessas funções

Só um? Em principio todos os peixes dele o são.. :P

 

Mas...mas...não tens algas?? Olha que devias ter... :D 8):cry:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como cada aquário é um caso, poderás ter "sorte" (eu acho absolutamente normal e fascinante) e a decoração mudar apenas mensalmente...quando tiveres fêmeas cheias de ovos e veres-te obrigado a "mudar a casa" todos os meses para apanhar as bixanas.  :P  :D  

Acho que não tenho fêmeas... talvez os caeruleus mas ainda são novitos para se conseguir dizer.

Ainda estou a pensar o que vou fazer... neste momento tenho 3 caeruleus, 1 maylandia (hibridae :P ) , 2 zebras albinos e 1 zebra que suspeito seja mais um mix e 2 astatotilapia latisfasciata (lago vitória)

São os meus terroristas como lhes chamo.

Comprei-os com ideia de adicionar mais e fazer trios, mas devido a erros diversos (hibridae sp) a coisa correu um bocado mal.

Como tenho um aqua daqueles do carrefour em standby ainda não sei se os mude de casa e faça dois aquas de mbunas ou se os deixe ficar até terminarem a sua vida de forma natural.

 

Se fizer 2 aquas de mbunas uma coisa que não vou fazer é misturas... penso colocar um trio de cada espécie num máximo de 12 a 15 peixes para 250L.

 

Atenção ao tronco que, para além de acidificar a água (sim, com kH alto n vai haver muitas alterações), torna-a amarela e feia.  :D

Se queres que te diga acho piada à cor dourada com que a água fica com troncos. Dá um aspecto mais natural que uma água absolutamente límpida e cristalina como a que tenho agora.

Como uso areão de rio de cor acastanhada fica tudo bem 8)

Quanto aos pseudotropheus acei... são uma possibilidade, embora no genero pseudotropheus me atraiam mais os pseudotropheus crabo e não queria fazer mix de espécies.

Penso que o CAE dê conta das algas... aliás neste momento ele limpa tudo o que sejam algas no aqua. Não fica nem uma para amostra :cry:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais