Ora decidam-se lá meus senhores!!!!!


Recommended Posts

Espera...perdi algo, afinal just_me o problema são os impostos?

 

e eu é que distorço...

 

não é um problema...são vários!!!

Então pergunto de novo, as lojas que estão presentes como patrocinadores do forum declaram algo?

 

não sei, mas estão colectadas para exercerem a actividade, a partir dai é com o fisco... mas presumo que quem não esteja colectado para exercer a actividade, não os pague de certeza...

 

o jorge pagou o IVA dos flocos que comprou.

e das vendas que fizer?

 

Quem vende os camaroes ou os discus?pagou algum imposto?

devias ler a lei antes de mandares bocas para o ar...

 

quem apanha basaltos e troncos e os vende aqui? pagou imposto?

 

e quem diz que apanhar basaltos e troncos para vender é uma venda que consideramos legitima nos classificados?

 

eu não fui..

 

 

Convem seres coerente qdo apresentas desculpas para uns poderem e outros não.

 

eu fui coerente...e apresentei várias razoes, para a criação da regra, mas a regra base é simples...e ja foi aqui colocada várias vezes.

 

Achas que são desculpas...por mim podes achar...estás a vontade...desde que cumpras ,as regras ou desculpas como lhes quiseres chamar...estás á vontade....

 

As contas do forum? existem? existe nº de contribuinte? existe registo de patrocinios?

 

existem...

 

Não me interessa se ganham ou nao dinheiro, mas qdo acusam os outros, convem mostrar que nao se faz o mesmo...

 

epah...e nós que até fizemos uma palestra no ultimo aniversário sobre isso...onde mostramos os valores e tudo... afinal até mostramos...e a verdade é que nem tinhamos que mostrar...mas mostramos...

 

afinal...afinal...a montanha pariu um rato...

 

A fazer bluff és bom...o problema é quando te descobrem o bluff...e afinal...nada

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 230
  • Created
  • Última Resposta
acho que estás a interpretar mal...porque eu não te acusei de vender no forum...eu acusei-te de ganhar dinheiro á custa do forum...e afinal tu proprio confirmas a acusação.

esta é uma citação completa. Mandaste vir para vender...tu proprio o dizes, andam outros a rachar portes contigo, provavelmente nem uma rachadela justa, já que mandas vir em quantidade. e depois vendes...

Estao la as quantidades e os valores e as regras, só entrou na encomenda quem quis. Viste alguma queixa? a administração disse algo? existe alguma regra que diga que nao posso comprar para depois vender? Provavelmente até paguei mais que os outros proporcionalmente visto que o que mandei vir era o mais leve.

 

e que tal, e "se tu tiveres hipotese de vender drogas e ganhar uns trocos, não o fazes?" afinal também é contra as regras...

Não sei onde me viste fazer algo contra as regras? que eu saiba qdo se vendem coisas no forum parece-me q é para ganhar uns trocos...

 

estende-se, se querem fazer comércio, estende-se a outros membros e a outras pessoas que não sejam membros do forum.

Comércio? pergunto de novo, os patrocinadores do forum estão todos colectados?

 

aqui também não há tratamentos diferenciados, a regra base é : os classificados não é um local para ganhar dinheiro fazendo comercio.

Vender discus qdo se tem uma fishroom de criação é considerado o q?

 

lá porque não ves as decisões ou porque são tomadas, não quer dizer que não sejam o melhor que sabemos fazer. Não temos a pretensão de omniconscientes, mas sim a de fazer o melhor possivel. Por outro lado, a verdade é que também não temos de te dar contas, ou submeter á tua apreciação todas as decisões que tomamos, e nem temos de aceitar que lá porque tu pensas que acontece isto:

que isso aconteça, ou que sejamos acusados de compradios e de injustiças declaradas só porque tu achas que sim...

Entao não sei pq continuas a responder? não justificas, justificas, acusas os outros membros de falta de transparencia quando praticam essa falta de transparencia...se nao tem de dar contas a ng....entao está o assunto acabado.

Se isto é uma acusação, sugiro que a concretizes. Se é só uma boca para o ar, é tipico de quem faz mal, mas quer que os outros é que pareçam estar a fazer mal.

Concretizar uma acusação? nao sei como, podia esclarecer ou apresentar provas. Mas pelo que sei, ninguem é obrigado a pertencer à administração....ou é??? acho q a "acusação" que é uma questão, é bastante obvia: Alguem da administração é obridado a aceitar o cargo? entao nao se façam de "coitadinhos". Eu nunca aceitaria esse cargo nem que me pagassem, não tenho estomago, mas ao menos eu conheço as minhas capacidades.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

existem...? o q?

Contas, nº de contribuinte? ou as 2?

Não te preocupes com o rato...

Qto ao bluff, nao fiz nenhum.

Fiz perguntas. Se incomodam? ainda bem. Isto nao vai dar mesmo em nada.

Como alguem disse anteriormente:

blablabla whiscas saquetas bla bla bla bla bla bla bla

blablabla whiscas saquetas bla bla bla bla bla bla bla

blablabla whiscas saquetas bla bla bla bla bla bla bla

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora? o nº é publico? pode ser divulgado?

 

 

penso que ja tenha sido divulgado, mas para que te interessa? sinceramente isto ja nao tem nada a ver com a questao inicial do Jorge

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que ja tenha sido divulgado, mas para que te interessa? sinceramente isto ja nao tem nada a ver com a questao inicial do Jorge

Pensei que nao tinha que me justificar por perguntar um dado publico.

Diz-me entao onde posso achar pois nao o encontrei nos topicos da direcção.

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

existem...? o q?

Contas, nº de contribuinte? ou as 2?

Não te preocupes com o rato...

Qto ao bluff, nao fiz nenhum.

Fiz perguntas. Se incomodam? ainda bem. Isto nao vai dar mesmo em nada.

Como alguem disse anteriormente:

blablabla whiscas saquetas bla bla bla bla bla bla bla

blablabla whiscas saquetas bla bla bla bla bla bla bla

blablabla whiscas saquetas bla bla bla bla bla bla bla

 

até ia responder ao resto...

 

se não compreendes a resposta que te foi dada, e comparas a tua interpretação à de um gato...não vou estar a responder mais...

 

se achas que o que foi dito é:

 

blablabla whiscas saquetas bla bla bla bla bla bla bla

blablabla whiscas saquetas bla bla bla bla bla bla bla

blablabla whiscas saquetas bla bla bla bla bla bla bla

 

Num ponto estamos esclarecidos, as regras existem e são para ser cumpridas, ou jogas por elas...ou não jogas.

 

espero no entanto que não faças mais perguntas, porque afinal não queres é saber as respostas.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensei que nao tinha que me justificar por perguntar um dado publico.

Diz-me entao onde posso achar pois nao o encontrei nos topicos da direcção.

cumps

 

penso que foi ito no aniversario, mas nao tenho a certeza

 

agora vou-me deitar que isto nao tem nada a ver com o assunto do topico e porque ja se acabaram os cigarros ;)bowdown

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que foi ito no aniversario, mas nao tenho a certeza

 

agora vou-me deitar que isto nao tem nada a ver com o assunto do topico e porque ja se acabaram os cigarros ;)bowdown

Afinal o rato... veio de onde?

"Sr. guarda tenho a carta, mas nao sei onde está. já a mostrei ao seu colega há 2 meses atras."

 

 

just_me: interpretas como quiseres. Posso ao menos contestar as decisões? e repetir a pergunta se a resposta nao for dada? não é por repetir a mesma resposta que eu tenho de aceitar pois nao? ou tens algum problema em esclarecer qual a "magica" razão dada por esse membro que ng conhece para poder vender comida caseira (e sao só 10 chouriços) que fez a mais distraido... não queres responder? ao menos assume. Não tentem é encontrar nas costas dos outros uma desculpa para o que fazem.

Podes dizer o q quiser, mas nao escondi nada do que se passou aqui no forum com encomendas conjuntas ou outro qq assunto. Se alguem tem alguma coisa a dizer sobre a encomenda, que se chegue à frente e diga. Quanto as questões polemicas neste forum, são sempre tratadas do mesmo modo. "Nós" (Administradores) e Eles (Membros). Posso falar pois nao vendi nada no forum, não sou administrador ou moderador da area em questão e nem tenho qq laço de parentesco com algum dos membros (q saiba). Por isso posso falar de consciencia tranquila e sem qq tipo de interesse obscuro a nao ser contribuir para que estas questões desapareçam do forum. É para mim mto desmotivador, e imagino que para a administração que se assuma justa e competente, ver que existem pontos de grande duvida na moderação de uma area melindrosa que é a dos classificados. Afinal a regra existe? existe, é cumprida? hummmm pode-se contornar se o membro justificar... afinal? existe a regra e depois o membro justifica e ja pode transgredir? e pq? já vi membros a vender sobras de substracto e estava la a explicação. Nem pio pq qq pessoa minimamente prespicaz apercebe-se que é a verdade. Não se viu a vender mais passado 2 semanas, etc.

10 Chouriços de comida...aprovado! justificação? 4 paginas e desde prai o 3º post que se pergunta, conversa por MP e so se fala em justificação...qual? onde?

"Num ponto estamos esclarecidos, as regras existem e são para ser cumpridas, ou jogas por elas...ou não jogas."

Pensava q deviamos contribuir para a melhoria...afinal não. Afinal a historia do gato nao é pra mim...

Já é normal este tipo de desfecho qdo se questiona alguma decisão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como já te disse, depois disto:

 

blablabla whiscas saquetas bla bla bla bla bla bla bla

blablabla whiscas saquetas bla bla bla bla bla bla bla

blablabla whiscas saquetas bla bla bla bla bla bla bla

 

não vou responder a mais nada. Se tu não achas falta de respeito, eu acho e por mim podes continuar com as tuas dúvidas todas, na certeza de que se não cumprires as regras que são iguais para todos, serás castigado como todos os outros, eu incluido.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

Estou com pouca vontade de perder o meu tempo com isto mas creio que eu mereço uma explicação.Qual a razão da autorização do membro poder ter á venda a comida caseira e em enorme quantidade?

Não o fez com o propósito da venda ou fez por engano para 200 peixes ao invés de 20 ?

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

meus amigos será que sao todos burros????

qual e a parte de que toda a gente revende alguma coisa que voçes nao percebem????

vou dar exemplos:

filtros(se os teem e pk os compraram logo é revenda )

comidas(caseiras ou compradas )

criaçao propria( se os teem é pk compraram os adultos logo é revenda)

plantas ( se as teem é porque as compraram em algum lado e vendem é revenda )

areao ( a mesma coisa )

 

 

épa deixem de tretas de regras da treta, á muita coisa aqui a ser vendida nos foruns e é a parte das vendas que fazem o pessoal mais ca vir!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

Estou com pouca vontade de perder o meu tempo com isto mas creio que eu mereço uma explicação.Qual a razão da autorização do membro poder ter á venda a comida caseira e em enorme quantidade?

Não o fez com o propósito da venda ou fez por engano para 200 peixes ao invés de 20 ?

Obrigado

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...st&p=855304

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tb quero meter a colher e dar a minha opiniao:

 

(...)

vou dar exemplos:

filtros(se os teem e pk os compraram logo é revenda )

comidas(caseiras ou compradas )

criaçao propria( se os teem é pk compraram os adultos logo é revenda)

plantas ( se as teem é porque as compraram em algum lado e vendem é revenda )

areao ( a mesma coisa )

 

A mim nao me parece revenda, uma vez que nao se comprou com intencao de vender. A mim parecem-me excedentes que , ao que parece, nao podem ser vendidos. Senao vejamos.

O filtro que esta parado, nao tem utilidade e esta la em casa a mais. Excedente.

Criação propria. Já nao cabe nos aquarios la de casa. Esta la a mais. Excedente.

Podas. Cortei as plantas e agora? Estao la a mais. Excedente.

Areao/Substrato que comprei para uma montagem e que nao cheguei a usar. Esta a mais. Excedente.

 

A mim aconteceu-me há bem pouco tempo comprar um frasco de comida, e quando chegou a encomenda o dito tinha 2 meses de validade. Não gasto essa comida toda antes do frasco passar de validade. Opção: Deitar fora, já que o que poderia vender é um excedente.

 

Ainda nao vi nem aqui nem in loco nenhuma loja queixar-se de concorrencia desleal.

 

Na minha opiniao, ninguem vive disto, nem do que poderá eventualmente ganhar com as vendas. Penso que o objectivo é "dar para o gasto". Se o hobby se conseguir financiar a ele proprio excelente. Assim não se gasta do orçamento familiar.

 

Desclaimer:

Esta é apenas a minha opiniao, e não pretendo tomar o partido de A ou B nem de forma alguma contribuir para o mau ambiente que se esta a instalar.

Vou colocar aqui uma serie de smillies para que ninguem ache que isto é um ataque: :alberteinstein::):medieval_mace::):transport027:

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...

Sabem qual é a forma fácil de acabar com esta discussão ?

É submeter um projecto de lei que diga que para cada venda 1e vai para os "custos de alojamento" !

Já foi sugerido por mim. Mas parece, segundo alguns administradores e consultores, que ninguem dá ideias. Fazem-se ofendidos, mas depois ofendem ao por em causa a legitimidade ou a honestidade de quem faz perguntas. Este truque já é mto velho. Mas quando nao funciona pq quem eles tentam describilizar não tem nada a esconder, fazem-se ofendidos e "coitadinhos" que trabalham de borla para os outros ganharem dinheiro... Mas eu nao me lembro de serem obrigados. Como disse o jbrazio, e mto bem, isto é uma "simbiose". Mas parece aqui que todas as razões já foram "despejadas".

Para quem nao acompanhou do inicio, seguem as razoes desta regra que tem uma interpretação tão ambigua:

1º Proteger os membros do forum (mas se nao permitem pra proteger, presumo que os que sao autorizados gozem de alguma protecção quando corre mal)

2º Proteger as lojas... esta é para rir depois das discussões que se fizeram no forum sobre os valores cobrados nas lojas e a sistemáticas importações directas que se fazem neste forum e que eu participo...

3º Quem quer fazer "negociatas" tem de ser coletado. parece q os vivos e comida caseira fogem a essa regra, mas engraçado que a venda de excessos tambem. Quero ver o fisco a tributar 1 saqueta de granulado. Quanto às garantias, onde está a garantia dos camarões e da comida caseira? deve estar no mesmo sitio que a do granulado que gerou esta discussão.

4º Afinal o problema é os "vendedores" ganharem dinheiro à custa do trabalho de borla dos administradores. recordo aqui a 2ª sugestão que dei neste topico. Cobrem pelo serviço e deixa de haver "uns e outros". Não vou cair no mesmo jogo de acusações que cai ontem e perguntar se alguem é obrigado a ser moderador ou administrador, pois aí perco a razao ao entrar no vosso tipo de jogo.

 

 

Quanto a pretensa ofensa do whiskas saquetas... já tinha sido usado anteriormente por outro membro e ng se sentiu ofendido. Mas vou explicar o que quer dizer para nao ser levado à letra: Não importa o que se discuta aqui, vcs so ouvem o que lhes dá jeito e acabam por so se preocupar com as questões marginais ( de margem e nao marginal vagabundo). Mais uma x, as sugestões são sempre interpretadas a nivel pessoal e preocupam-se mais em procurar os "sujos" de quem levanta as questões do que realmente fomentar uma discussão séria. Se acham que nao tem de dar ouvidos a ng, apaguem esta parte do forum das sugestões ou tornem-na privada.

Ao fim e ao cabo o forum é vosso e nos somos apenas uns privilegiados em ter este sitio para discutir sobre aquariofilia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faço minhas as palavras do npinto! :alberteinstein:

 

... Não importa o que se discuta aqui, vcs so ouvem o que lhes dá jeito e acabam por so se preocupar com as questões marginais ( de margem e nao marginal vagabundo). Mais uma x, as sugestões são sempre interpretadas a nivel pessoal e preocupam-se mais em procurar os "sujos" de quem levanta as questões do que realmente fomentar uma discussão séria.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faço minhas as palavras do npinto! :alberteinstein:

hummmm estranho, mas tu não és dos "ELES"???

tou a brinkar... pura ironia. não tenho nada a acrescentar, não sei se foi essa a tua intenção, mas se foi....funcionou.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu traduzo:

 

... Não importa o que se discuta aqui, vcs (vocês és tu e os outros que têm estado a reclamar das regras) so ouvem o que lhes dá jeito e acabam por so se preocupar com as questões marginais ( de margem e nao marginal vagabundo). Mais uma x, as sugestões são sempre interpretadas a nivel pessoal e preocupam-se mais em procurar os "sujos" de quem levanta as questões do que realmente fomentar uma discussão séria.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Querem saber a minha opinião?

 

Acabem com a área de classificados de uma vez por todas. É a única maneira de acabarem estes "tópicos da treta".

 

É uma área que não traz nada de interessante ao fórum. Aliás, muitos só cá vêm pelo negócio, mais nada.

 

Desta forma irá ser feita uma separação automática de quem cá vem pelo gosto pela aquariofilia daqueles que só cá estão pela parte comercial.

 

Cumprimentos,

Rui Pedro Costa

 

P.S.: para aqueles que se esquecem... este é um fórum privado. Ao entrar para o fórum aceitam-se as regras pelas quais este fórum é regido. Quem quer muito bem... quem não quer salta fora. Ninguém é obrigado a andar aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah tá bem.

Já agora explica o que eu quero? se responderes que é uma alteração das regras para que sejam menos ambiguas, acertaste. Se nao, é facil resolver esta discussão: no 2º post diziam simplesmente que nao mudam nada e que não pretendem que seja discutida qualquer assunto das regras. São aquelas e pronto. Uma ditadura de portas abertas, quem quer fica, quem nao quer, cala-se e "basa".

Sobre este assunto tenho dito, já apresentei as minhas sugestões, "vcs" já apresentaram as vossas justificações. Quem leu o topico q tire as proprias conclusões. Até agora qq sugestão ou qq topico que ponha em causa a decisão de um moderador nunca deu em nada, nem mostrou da parte da administração algum tipo de correcção. Afinal são humanos mas pelos vistos nca erram e nca dizem "inverdades". Eu nao tenho nada a ver com isso e sou um previligiado. E faço a minha vénia aos administradores/moderadores/consultores, e nunca contestarei mais nenhuma. Até pq nunca transgredi nenhuma regra aqui no forum.

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

P.S.: para aqueles que se esquecem... este é um fórum privado. Ao entrar para o fórum aceitam-se as regras pelas quais este fórum é regido. Quem quer muito bem... quem não quer salta fora. Ninguém é obrigado a andar aqui.

Não se contestou isso...mas viste alguem aqui a dizer isso? Não se obrigou ng a alterar as regras, discute-se apenas a dualidade de critérios na aplicação das mesmas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabem com a área de classificados de uma vez por todas. É a única maneira de acabarem estes "tópicos da treta".

 

É uma área que não traz nada de interessante ao fórum. Aliás, muitos só cá vêm pelo negócio, mais nada.

 

Desta forma irá ser feita uma separação automática de quem cá vem pelo gosto pela aquariofilia daqueles que só cá estão pela parte comercial.

Olha que várias vezes nos apeteceu fazer isso... mas temos chegado à conclusão que é preferível lidar com estes conflitos do que privar a esmagadora maioria dos membros de usufruirem dos classificados. Afinal, numa análise global, os membros chico-espertos são uma pequena minoria, mas dão tanto trabalho... :alberteinstein:

 

Já agora explica o que eu quero? se responderes que é uma alteração das regras para que sejam menos ambiguas, acertaste. Se nao, é facil resolver esta discussão: no 2º post diziam simplesmente que nao mudam nada e que não pretendem que seja discutida qualquer assunto das regras. São aquelas e pronto. Uma ditadura de portas abertas, quem quer fica, quem nao quer, cala-se e "basa".

O que tem estado aqui em causa é mais do que a ambiguidade das regras, trata-se de permitir vender coisas segundo pressupostos que a moderação não concorda, refiro-me naturalmente, à revenda. Como, também, já foi dito várias vezes, as regras não são perfeitas e elas estão no momento desta forma, pois foi a forma que encontramos para evitar "negociatas" (não me estou a referir a este nem a nenhum caso em concreto), mas se houver alguém que sugira um texto claro, sem ambiguidades, que proiba os chicos-espertos de virem para aqui só para ganhar uns cobres e permita aos membros que estão no hobby de boa-fé poderem fazer os seus negócios, avance! Nós agradeceremos imenso!!!

 

Até lá, quem quiser usar os classificados tem de fazê-lo segundo as regras actuais, se não concordar, simples... não usa! :medieval_mace: Se as leis fossem todas claras e objectivas, para que serviam os tribunais e os advogados? Já tinha dito lá mais atrás, mas volto a lembrar:

 

É assim a vida... os únicos que cometem erros são aqueles que tomam decisões! :transport027:
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Querem saber a minha opinião?

 

Acabem com a área de classificados de uma vez por todas. É a única maneira de acabarem estes "tópicos da treta".

 

É uma área que não traz nada de interessante ao fórum. Aliás, muitos só cá vêm pelo negócio, mais nada.

 

Desta forma irá ser feita uma separação automática de quem cá vem pelo gosto pela aquariofilia daqueles que só cá estão pela parte comercial.

 

Cumprimentos,

Rui Pedro Costa

 

P.S.: para aqueles que se esquecem... este é um fórum privado. Ao entrar para o fórum aceitam-se as regras pelas quais este fórum é regido. Quem quer muito bem... quem não quer salta fora. Ninguém é obrigado a andar aqui.

 

 

O único problema é que muitos dos que cá vêm, ainda, pelo gosto da aquariofilia e que contribuem para o forum, são também criadores, propagadores, etc e que , mais do que necessitarem (no caso das criações) têm gosto em disponibilizar o resultado da sua aquariofilia aos demais. Muitos utilizadores têm também, um macho ou uma fêmea em excesso (por inumeras razões) e por via dos classificados podem disponibilizar a alguém que tenha carência desse mesmo macho ou fêmea.

 

Em qualquer hobby as trocas (e vendas) entre entusiastas é natural a qualquer fenómeno de partilha e comunidade... é também por ele que as pessoas se aproximam e eliminá-lo é eliminar uma das utilidades que estes foruns têm.

 

Quem tem uma perspectiva passiva vem cá ver o que os outros dizem e fazer perguntas... é óptimo. Para quem assim age não há necessidade nenhuma de vender, trocar ou comprar... os utilizadores activos que tentam produzir conhecimento através da sua experiência é natural que tenham excedentes, criações, equipamentos que se demonstraram desadequados à finalidade, ou que se tornaram desadequados a uma nova finalidade.

 

Por mim, acabar com a área de classificados será matar uma boa parte do forum, mas essa decisão cabe à administração do mesmo, obviamente. De qualquer forma, hoje em dia e por causa da crise, as transacções são mínimas, mas não deixam de ser relevantes para quem procura e não encontra na loja e para quem precisa de escoar excedentes.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado por ser já antigo. Para falar sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.