Ajuda Plantas


Artur

Recommended Posts

Viva;

O meu aqua de 240l passa-se algo estranho, faço mudas de agua de +- 2 em 2 dias cerca de 40l, limpo o filtro todas as semanas, reduzi a luz para 2x55w, reduzi o tempo de luz liga agora ás 11,30 e desligas as 22,15, e faço injecção DIY de Co2. E tá complicado remover as algas filamentosas :? , tenho o aqua cheio de plantas, quase todas baixas, que me aconselham a fazer?

 

Outra curiosidade, tenho algumas plantas que raramente fazem fotossintese, acontece que quando fecho a torneira do filtro para entrar a água no aqua, as plantas começam todas a libertar bolhinhas :lol: , que podem concluir disto ?

Obrigado pela atenção.

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Artur!

 

Penso que em primeiro lugar devias verificar os parametros que tens actualmente na água, nitratos e fosfatos principalmente. Só desta forma vais poder perceber o que se está a passar.

 

De qualquer forma, já estás a fazer muitas TPA's o que é sempre bom e recomendável neste caso. Não referes, pelo que não sei se estás a fazer, mas sempre que fizeres as mudas, sinfona bem o fundo, limpado o mais que puderes as algas em suspensão.

 

Pelo que descreves, poderia sugerir-te que tens o aqua excessivamente povoado ou então que estás a alimentar de mais os teus peixes, isso poderia facilmente elevar o teor de nitratos e fosfatos da água e ajudar na proliferação das algas. Tenta verificar!..

 

Também não referes que tipo de fertilização estás a dar às tuas plantas. Atenção à dosagem nesta altura (penso que seria preferível não usares nesta fase adubação liquida ou pelo menos tenta apenas fazê-lo se tiveres a certeza que não contem Nitratos e Fosfatos)

Mas não podes deixar de o fazer, senão as algas ganham definitivamente a guerra!!!

 

Quanto ao CO2 talvez nem fosse preciso. Pela quantidade de luz que dizes ter (cerca de 0,5w/l) e pelo tipo de plantas que aí tens, provavelmente não muito exigentes, podes estar a desequilibrar o processo...

Mesmo assim com um pH mais baixo o combate será mais eficaz...

 

Espero ter ajudado

1 abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Prates ajudas-te sim obrigado, em relação á fertilização que utilizo apenas areao do rio, desde que tenho o aqua a funcionar inseri no meio do areão 5 pastilhas (Sera Florenette A).

Em relação a limpar o areao só o limpei uma vez :( , e fiz da seguinte forma não sei se será correcta mas o certo é que ficou limpo, passo a explicar:

 

Peguei na rede (aquela de apanhar os peixes) e retirei o areao e depois laveio debaixo da TORNEIRA (é correcto ? ) , e fiz assim a quase todo o areao.

Existe alguma maneira mais simples de limpar o mesmo ? eu tenho aspirador daqueles de ligar á bomba mas sinceramente não me parece muito eficaz.

Obrigado

 

Ps: esta noite nasceram mais 23 habitantes :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não precisas de ter esse trabalho todo, até porque dessa forma não deixas envelhecer o areão (o melhor substrato natural!!) e não aguentas planta nenhuma.

 

Basta que limpes o fundo, com um sifão (que encontras à venda em qq lado), por forma a retirares a maior parte. E já agora, tenta tirar a água do fundo, onde se concentram os maiores níveis de nitritos.

 

Pela tua resposta, pareceu-me que não tens muitas plantas... para que é que precisas então do CO2? parece-me que te está a apetecer dar de comer às algas ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como é isso de limpar o areao com sifão ? ;)

Prates eu tenho bastantes plantas por isso uso C02

 

Não precisas de ter esse trabalho todo, até porque dessa forma não deixas envelhecer o areão (o melhor substrato natural!!) e não aguentas planta nenhuma.

 

Que querias dizer com isto ? nao entendi. Quer dizer que só com areao nao aguento as plantas ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que o Prates te está a dizer é que com essa lavagem do areão e tambem do filtro todas as semanas perdeste a colónia de bacterias que se encontra nesses objectos...essas bactérias são necessarias para ciclar os aquarios e para decompor parte dos nutrientes da alimentação dos teus peixes.

 

Quanto ao facto das pastilhas eu prefiro o florena liquido que eu penso que é melhor para acabar com as algas filamentosas...pois houve uma altura que não o usei e as algas aumentaram e muito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao facto das pastilhas eu prefiro o florena liquido que eu penso que é melhor para acabar com as algas filamentosas...pois houve uma altura que não o usei e as algas aumentaram e muito.

 

Mas uma pergunta, se tivermos algas no aqua não devemos para com a fertelização, principalmente líquida?

Pois ao fornecermos mais nutrientes á agua não vamos fortalecer as algas ? :roll: , pois pela lógica quando aparecem algas não é sinal que existe excesso de nutrientes na agua ?

 

Já alguem me consegue explicar em que consiste limpar o areao com um sifao ? desculpem a ignorancia mas sifão nao é aquilo que se utiliza nas casas de banho ? :oops::roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se parares com a fertilização podes vir a ter ainda mais problemas com as algas, porque as plantas vão ter deficiencia de alguns nutrientes. E como lhes faltam esses nutrientes elas vão desenvolver-se menos e como tal vão consumir menos outros nutrientes, por exemplo nitratos.

Como as algas sofrem menos com a falta de determinados nutrientes, estas vão desenvolver-se ainda mais, porque aproveitam as sobras.

 

A fertelização liquida é mais necessária para plantas de estaca. Como dizes que tens plantas baixas, suponho que estas sejam de raiz e sendo assim o importante é o substrato.

 

Ter algumas algas é normal. Ter muitas é que não é normal e é sinal para preocupação.

 

Se tens um aspirador porque não o usas, enquanto tive areão o meu serviu bem?

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nao uso o aspirador porque aquilo pucha pouco, noto que que ainda fica muita sujidade.

Gostava de saber é em que consiste sinfonar o areao :?:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Artur

O meu aqua de 240l passa-se algo estranho, faço mudas de agua de +- 2 em 2 dias cerca de 40l, limpo o filtro todas as semanas, reduzi a luz para 2x55w, reduzi o tempo de luz liga agora ás 11,30 e desligas as 22,15, e faço injecção DIY de Co2. E tá complicado remover as algas filamentosas  , tenho o aqua cheio de plantas, quase todas baixas, que me aconselham a fazer?

 

2 dias sem luz

Tpa`s "exageradas" durante uma semana

Remoção possivel de todas as algas do aquario e de todo o equipamento

(adição de h2o2 -agua oxigenda -discutível)

 

 

Notas:

-aquarios sem algas é (quase ) um mito!

-diminuiçao parcelar do tempo de iluminacao também pode levar ao aparecimento de algas

-Tpa`s ...tpa`s

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Acho que se estão a esquecer de algo muito importante!

 

Que tempo tem o aquario?

 

É normal no inicio de uma montagem principalmente nas primeiras semanas o aparecimento de muitas algas!

 

Aguardo resposta para poder ajudar na resolução do teu problema!

 

:?:

Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Acho que se estão a esquecer de algo muito importante!

 

Que tempo tem o aquario?

 

É normal no inicio de uma montagem principalmente nas  primeiras semanas o aparecimento de muitas algas!

 

Aguardo resposta para poder ajudar na resolução do teu problema!

 

:roll:

 

O Aqua deve ter +- 2 meses 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Artur sendo assim é normal ter algas, mas aconcelho-o a fazer uns testes pra ver como anda a qualidade da agua do seu aquario depois tenha cuidado com a fertelização e sem duvida com a alimentação dos peixes!

Continue com as mudas frequentes e se possivel adicione uns peixes ou camarões algueiros depois aguarde!

Como disse é muito normal ter algas nos primeiros tempos não desespere, na aquariofilia tem de se ter muita calma!

 

Espero ter ajudado!

 

 

8)

Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá o aquário tem 2 meses mas com essas mudas todas e constantes limpezas ao filtro é como se estivesse no início.

 

Deixa lá o filtro em paz durante uns tempos bem largos.

 

Quanto às mudas se as fazes de 2 em 2 dias e não tiveste melhoras que tal passar para 1 em 1 semana. A tua água da torneira pode ter fosfatos, não sabes, a minha tem.

 

Como já foi falada as algas crescem com muito pouco, já algumas plantas necessitam de boas condições para crescer, muito provavelmente a opção mais segura para acabar com as algas é teres de optar por aumentar a iluminação para meteres as plantas em pé de igualdade com as algas na competição pelos nutrientes. Nesse processo de aumento de luz poderás concerteza de passar por outro boom de algas, água velha+luz nova= algas.

 

É preciso dizer que quem passou ou passa por um boom de algas tem uma hipotese de reconhecer o que está ou que fez de errado, neste ponto é uma coisa positiva.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sinfonar o areão não é mais que aspirar junto ao fundo do aquario com um tubo(sifão)ligado a uma mangueira de preferencia um tubo que não deixe passar o areão no continente existe um muito bom da tetratec

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sinfonar o areão não é mais que aspirar junto ao fundo do aquario com um tubo(sifão)ligado a uma mangueira de preferencia um tubo que não deixe passar o areão no continente existe um muito bom da tetratec

 

hummm... mas ao fazer isso ao mesmo tempo nao sai água para alem da sujidade?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois a ideia é mesmo essa mudança de água e limpeza dos detritos ou se não quiseres trocar a água arranjas uma bomba de ar mais potente e já consegues aspirar mais detritos com o sistema que tens mas o melhor será sinfonares o areão e retirares a água são dois trabalhos em um sinfonar e tpa espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais