AJUDA!!! Como aumentar o valor do pH?


Recommended Posts

Viva,

há uns dias atrás um dos meus peixes (danio-zebra) morreu e então resolvi fazer alguns testes à água. Verifiquei que o pH da água estava nos 5.5 quando deveria estar nos 7, bem como os valores do KH que estava bastante baixo. Como nunca tinha feito uma limpeza no aquario (em 6 meses, altura em que adquiri o aquario) resolvi comprar um aspirador de fundo. Após limpo algum "lixo" acumulado e a troca de água, fiz o teste no dia a seguir e o pH estava desta vez nos 6.0. Passado 4 dias voltou ao mesmo, e isto tem-se repetido.

 

Queria saber como é que aumento o pH da água, mantendo o valor constante, sem que ter que recorrer a produtos para tal. Estes produtos não alteram a química da água? Não é perigoso alterar o valor do pH subitamente?

 

Já ouvi dizer que as pedras calcárias aumentam o pH, é verdade? Caso seja, onde arranjo pedras dessas? Se souberem outras formas de aumentar sou todo ouvido.

De qq forma fico a aguardar as vossas sugestões.

Obrigado e fiquem bem.

 

ThehT

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Podes aumentar indirectamente o ph, aumentando o KH.

A forma natural de o fazeres é adicionando bicarbonato de sódio na água :?

Compras isso em qualquer supermercado.

 

Podes colocar pedras calcárias mas corres o risco do ph ir para valores mais elevados que o que querias ou de te levar muito tempo.

Podes também colocar conchas esmagadas.

 

De resto... o facto do ph te descer, será que não tens um tronco na água ou injecção de co2? Os troncos e o co2 baixam o ph e se o kh for baixito são o suficiente.

 

Tenta é manter as oscilações de ph muito controladas. Variações de 0,3 ou 0,4 no ph são muito más para a saude dos peixitos.

 

Boa sorte

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mtrsomar, obrigado pela dica.

 

Darius,

e que quantidades de bicarbonato de sódio é que eu coloco na água?

O meu aquario é de 60L.

Qt ao tronco e à injecção de CO2 não tenho nada disso.

Qd se fala de pequenas variações do pH de 0,3 ou 0,4 estamos a falar de variações no mesmo dia, certo?

Suponho que ao colocar bicarbonato de sodio ou ao colocar conchas (dentro do filtro? nao posso colocar fora? ) os valores do pH aumentem muito devagar, certo?

Ao fazer a mudança da agua nova (ph=7) para o aquario (ph=5.5) não tou a fazer uma variação brusca do valor do pH??? (mudança de 20%)

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e que quantidades de bicarbonato de sódio é que eu coloco na água?
Olha a quantidade a colocar depende do valor alvo de KH.

Não te sei dizer ao certo um valor porque nunca precisei de subir o kh da minha água, diria que terás que experimentar com um recipiente de água à parte.

Pode ser que alguém que tenha feito isso te possa avançar quantidades exactas.

 

Sem grandes certezas diria para começares por uma colher de café para 1 L de água e veres o aumento com um teste.

O melhor é usar daqueles testes de fita que medem logo Ph,Kh e mais alguns parâmetros... fica mais barato.

 

Suponho que ao colocar bicarbonato de sodio ou ao colocar conchas (dentro do filtro? nao posso colocar fora? ) os valores do pH aumentem muito devagar, certo?

As conchas podes colocar onde quiseres. Dentro do filtro têm a vantagem de se poderem retirar facilmente se o ph começar a subir muito. Se as colocares inteiras no aqua, servem como decoração :?

 

O bicarbonato altera os valores de forma rápida. As conchas levam mais tempo a fazer efeito.

 

Ao fazer a mudança da agua nova (ph=7) para o aquario (ph=5.5) não tou a fazer uma variação brusca do valor do pH??? (mudança de 20%)

Ao fazeres a mudança de água estás a inserir água com uma diferença de 1,5 unidades de ph... 15x mais alcalina! Coitados dos peixes... A sorte é que as águas se misturam e a subida final é de apenas 0,5 o que ainda assim é puxado.

 

Deves tentar perceber o que te está a fazer descer o ph tanto. Dizes que em 6 meses nunca tinhas limpo o aquário... o que significa que terias (ainda terás?) muita matéria em decomposição no areão. E o filtro? Tens limpo regularmente?

Dás só a comida necessária aos teus peixitos ou fica comida no fundo?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em vez de tentares mudar o pH da agua, porque nao colocas peixes que se adaptam as condicoes da tua agua, exemplo um cardume de neons ou cardinais, dao um efeito extraordinario ao aquario. Existem outros peixes de aguas muito acidas e brandas, como "gatos" sul americanos. Assim nunca mais tens que pensar no pH da agua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao fazer a mudança da agua nova (ph=7)

 

Boas,

Se a água nova tem um ph de 7, tens de perceber porque é que ele cai para os 5, antes de te começares com malabarismos no ph e stressar os peixes. O pormenor de uma limpeza passados seis meses, como disseste, pode ser significativo para o teu problema... De quanto em quanto tempo trocas água do aquário?

Já mediste os nitritos?

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Antes de mais quero agradecer a todos pela ajuda.

Vou então tentar responder a algumas questões que foram postas por voçês.

 

1. Paulo Duarte: De quanto em quanto tempo trocas água do aquário?

Já mediste os nitritos?

R: troco todas as semanas cerca de 10% de 60L. As ultimas vezes é que tenho mudado 20%. Ouve alturas em que mudava de 2 em 2 semanas, tirando todo o mês de Agosto que estive ausente. Não tenho testes de nitritos, por isso nunca fiz. Só testei o pH e o KH.

 

2. Caotropheu: Em vez de tentares mudar o pH da agua, porque nao colocas peixes que se adaptam as condicoes da tua agua...Assim nunca mais tens que pensar no pH da agua.

R: A questão é que o pH da minha água sempre foi à volta dos 7, e depois já tenho la outras especies, para alem dos neons, para esses valores.

 

3. Darius: ...o que significa que terias (ainda terás?) muita matéria em decomposição no areão. E o filtro? Tens limpo regularmente?

Dás só a comida necessária aos teus peixitos ou fica comida no fundo?

R: Provavelmente ainda devo ter matéria em decomposição. O filtro tb costumo limpar 1 vez por semana. Qt à comida, tenho reparado que o apetite deles já não é o mesmo, e a quantidade que costumava deitar começa a ser demais, o que acaba por ir para o fundo. Tenho reduzido nas quantidades. Acho que esta falta de apetite deve-se ao facto da agua não estar nas condições ideias. Será?

 

Um abraço

 

ThehT

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

O pH da água envelhecida tem tendência a descer.

Acho que podias retirar mais água nas TPA's (20%).

 

Já mediste o pH da água da torneira para ver o valor? E o KH?

Penso que não referes qual o valor de KH. :cry:

 

Uma solução é sem dúvida o bicarbonato. Não acho que o pH da água numa semana possa descer tanto (só se tiveres o aquário mesmo sujo e isso envelheça rapidamente a água).

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que podias retirar mais água nas TPA's (20%).

Já mediste o pH da água da torneira para ver o valor? E o KH?

Penso que não referes qual o valor de KH.

 

TPA´s=Trocas parciais de agua??? :cry:

20% é o que tenho trocado ultimamente.

 

Água da torneira: pH=7 , KH=4dH

Água do aquário: pH=5.5 , KH=2dH

 

O aquario nao está muito sujo, por isso não sei o pq da descida repentina.

Tanks mais 1 vez.

 

ThehT

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Acho que antes de tudo tens de perceber a quimica da agua ( PH, Kh, Nitritos, Nitratos, etc. ), pois mesmo com um Ph razoavel, os peixes podem estar a morrer devido ao facto de teres os nitritos ( ou outros compostos )muito altos ( que pode ser provocado por excesso de comida, fezes dos peixes, restos de plantas mortas etc ) e se os nitritos continuam altos, pode acontecer que as bacterias do teu filtro não sejam suficientes para converter esses nitritos em nitratos ( sera a capacidade do filtro adequada ?).

 

Antes de mais faz uma troca de agua 1/3 do aqua, e depois analisa os restantes componentes, vais ver que com o tempo dominas a situação.

<-- João Campos -->

<-- APC # 166 -->

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Provavelmente ainda devo ter matéria em decomposição. O filtro tb costumo limpar 1 vez por semana. Qt à comida, tenho reparado que o apetite deles já não é o mesmo, e a quantidade que costumava deitar começa a ser demais, o que acaba por ir para o fundo. Tenho reduzido nas quantidades. Acho que esta falta de apetite deve-se ao facto da agua não estar nas condições ideias. Será?

Boas

 

Pode bem ser. O facto de ficar comida no fundo não é bom pois esta vai-se decompor acidificando a água (a questão da água envelhecida que já te falaram)

Mudas de 10% por semana é pouquito. A minha esposa tem um aqua de 60cm (+-60L) com guppies e muda 30% de água todas as semanas por isso já vês a diferença. O ideal é mudar 20% mas se houver muitos peixes 30% é melhor ou então 10% de 3 em 3 dias mais ou menos.

O melhor é comprares um jerrican de 15 ou 20L... assim mudas sempre quantidades certinhas :cry:

Devias medir os nitritos/nitratos e a amónia no teu aqua. Concentrações elevadas de qualquer um destes especialmente da amónia podem ser letais.

 

De resto é como o pessoal te diz. Já sabes como subir o ph mas convém perceberes primeiro o que o está a fazer descer assim. A minha aposta vai para o material em decomposição no fundo e no areão.

Não sei se tens hipotese de fazer isso mas se tivesses diria que retirasses água,peixes e filtro para outro aqua (ou recipiente grande) e desses uma lavagem ao areão com água quente ou morna (por causa do cloro) para limpar a sujidade.

Depois voltas a repor a água, filtro e peixes no aqua.

 

Tem é atenção que esta "operação" te vai destruir uma grande quantidade de bactérias necessárias ao ciclo do azoto e por esse motivo terás que monitorizar muito cuidadosamente os niveis de amoniaco e ter muito cuidado com alimentações a mais.

Esta é uma medida extrema e deve ser pensada e planeada com cuidado para resultar bem.

 

Até hoje só fiz isso uma unica vez devido a erros brutais de inicio e não tive mortes mas o risco é sempre grande e o stress para os peixes é grande.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
O filtro também costumo limpar 1 vez por semana.

 

Aqui está um pormenor que pode ser importante: limpas o filtro como? Em água da torneira, ou em água do aquário? Será que a lavagem semanal não é demasiado frequente, atentando contra a instalação de uma colónia eficaz de bactérias que processem a amónia e os nitritos?

 

Sugiro que faças o que eu fiz à uns tempos: cortei a esponja que serve de meio ao filtro em duas, e limpo apenas uma das metades de cada vez, alternadamente. Sempre em água do aquário, pois a água da torneira "desinfecta" as bactérias em três tempos. :x-mas:

 

Um abraço.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.