Vodka7 - Reeftank 1


Vodka7

Recommended Posts

Boas Bruno,

esse aquário está a ficar cada vez melhor. Estou a modificar o meu e depois tens de fazer uma visita para veres o que achas...copiei algumas ideias do teu, eheh.

Essas capsulas transparentes são sem dúvida caracóis que até dão algum jeito. Tenho umas centenas que dão uma mãozinha aos turbos, mas só 3 é que cresceram até um tamanho minimamente decente. Os outros são devorados ou pelos ocellaris ou pelos camarões...Os que crescem ficam com cerca de 1,5cm e comem algas ferozmente e nunca me causaram nenhum problema. Por isso é uma praga benéfica a meu ver, pelo menos até agora...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos, esta semana vou fazer limpeza a sump para ficar tudo limpinho porque vou estar 18 dias fora. Depois da limpeza tiro as fotos e meto aqui. ;)

Tive que mudar alguns corais de sitio porque a enoma decidiu mexer-se e voltou ao mesmo sitio que estava antes de multiplicar-se.

 

Paulo, estás a vontade para copiares o que quiseres, esta semana já estou de férias e ainda estou por cá, se precisares de ajuda para alguma coisa avisa, se quiseres cá vir ver o meu e depois vou ai ao teu, estás a vontade.

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, hoje estive a limpar a casa das máquinas de cima a abaixo, bem nunca tinha visto tanto espirógrafo e enfiado em tanto recanto dos aparelhos. lol

 

Quando tiro a sump o que me aparece atrás dele... o Red Spoted Blenny sequinho que nem um carapau! Nem sei como ele foi ali parar, tenho a coluna seca tapada com uma pequena greta que nem chega a 1cm, depois mesmo que ele tenha vindo para a sump, os vidros estão muito altos em relacção ao nivel da água, e o armário está fechado a volta e por detrás, portanto nem sei como foi lá parar, bem eu podia procurar por ele. lol

 

Alguém usa este alimentador, http://www.seahorseshop.com/store/product_...products_id=896, vou agora de férias e tenho receio que isto não funcione bem, alguém tem alguma opinião?

 

Cumps.

Editado por Vodka7

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho para água doce e nunca me deixou ficar mal - utilizo-o todos os dias - além de alimentar também os meus peixes diariamente pessoalmente.

 

Podes colocar dois tipo de alimento seco e podes escolher até 3x a frequência de alimentação de cada reservatório (dois).

 

Depois podes escolher a quantidade de comida q dás em casa frequência. Já é o meu segundo porque o outro caiu dentro do aqua.

 

Tem também uma espécie de velcro para agarrá-lo ao aqua numa das travessas ou mesmo na tampa (se existirem).

 

Espero ter ajudado

 

 

 

Ricardo

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado Ricardo, vou testa-lo.

 

Vou por aqui fotos, algumas das últimas aquisições.

 

Espero que gostem e comentem.

 

Cumps.

 

img1936.jpg

 

img1958.jpg

 

img1960.jpg

 

img1994.jpg

 

img1969x.jpg

 

img1978p.jpg

 

img1983n.jpg

 

img1986yn.jpg

 

img1988r.jpg

 

img1976k.jpg

 

Tamanho Original.

 

img2014fh.jpg

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quem me dera ter um reef como o teu ! :D

Está excelente, 5* :sign_welcome:

JA agora onde adquires os peixes/corais?

Quanto deste por cada ocellaris e por cada cirurgiao paleta ??

 

OBRIGADO :)

Editado por tiago12scp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago, maior parte dos meus corais são frag´s, adquiridos ao pessoal aqui do forum.

 

Os peixes tenho comprado na Aquahobby, Aquaplante, BubblesShop, os preços diferem muito dos tamanhos, etc.

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas pessoal, cheguei agora de férias, e adivinhem a primeira coisa que foi ver mal parei o carro?... O Aqua! :D

 

Deparai-me logo com uns corais brancos... :animal_fish:

 

Depois de acalmar-me e verificar tudo, o sistema tava todo a trabalhar, temperatura a 26ºc, peixes todos vivos, invertebrados ainda não confirmei e 4 corais dos 40 e tal brancos mas com polipos, as 2 Acanthastrea, 1 Hystrix das 3 que tenho e a Seriatopora Caliendrum.

 

Alguém consegue indicar-me o que poderá ter sido, se tem recuperação e o que fazer?

 

Obrigado!

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, cheguei agora de férias, e adivinhem a primeira coisa que foi ver mal parei o carro?... O Aqua! :(

 

Deparai-me logo com uns corais brancos... :D

 

Depois de acalmar-me e verificar tudo, o sistema tava todo a trabalhar, temperatura a 26ºc, peixes todos vivos, invertebrados ainda não confirmei e 4 corais dos 40 e tal brancos mas com polipos, as 2 Acanthastrea, 1 Hystrix das 3 que tenho e a Seriatopora Caliendrum.

 

Alguém consegue indicar-me o que poderá ter sido, se tem recuperação e o que fazer?

 

Obrigado!

 

Cumps.

Ola, viva

tenta tirar umas fotos se for possível.

 

Poderá ter sido da temperatura, apesar de agora estar a 26 ºC, nos dias anteriores pode ter passado por temperaturas mais elevadas.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, segue em baixo fotos da desgraça dos corais brancos. :busted_red:

 

Seque também outras fotos que andei a tirar ao brincar com as funções da máquina.

 

Cumps.

 

img2548p.jpg

 

img2549v.jpg

 

img2553q.jpg

 

img2551ur.jpg

 

Aqui fica umas Macros, só consegui ainda com o que fica mais perto do vidro.

 

img2559k.jpg

 

img2539f.jpg

 

img2544uz.jpg

 

img2545c.jpg

 

Aqui fica uma foto dos bicharocos que andam no areão.

 

img2533n.jpg

Editado por Vodka7

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bruno,

 

A julgar pelas fotos, esse branqueamento parece ser resultado da expulsão das zooxanthelas e isso, normalmente, deve-se ao facto dos corais terem stressado por algum factor que mudou na tua ausência. Ocorrem-me algumas razões: diminuição do nível de oxigénio na água, luz em excesso, diminuição brusca de nutrientes... Não houve falta de electricidade na tua ausência? Os temporizadores da calha não colaram/ficaram em modo manual ligadas? A diminuição brusca de nutrientes seria explicada por adição de algum produto que tivesses introduzido para esse fim, embora este seja mais improvável uma vez que não tens relatado nada aqui destinado a esse fim.

 

Nota-se que as fotos estão um pouco mais focadas mas podes melhorar. Outra coisa que podes melhorar é a exposição. Nota-se que tens zonas demasiado sobreexpostas e isso traduz-se num efeito tipo queimado. A foto da histryx é um bom exemplo disso ( parte superior do coral). Gasta o cartão e escolhe as melhores. Uma coisa que salta à vista é o balanço de brancos ( White Balance) que está demasiado azul. Provavelmente tens isso em automático e o sensor da máquina capta-te o azul todo da iluminação. Se der para calibrar, calibra a fotografar uma folha branca iluminada com a luz da calha. Caso não gostes do resultado, calibra com uma foto tirada na rua, à luz do dia. Depois selecionas o White Balance para " Custom" em vez de " Auto". Isto se a máquina tiver essa possibilidade. Também é boa ideia usar um programa de edição para melhorar estes pormenores que apontei. O objectivo não é alterar a foto artificialmente mas sim corrigir certos erros que permitem mostrar o objecto tal como ele é na realidade. Tens " n" programas que fazem isso e centenas de tutoriais na net que te ajudam a trabalhar com essas ferramentas.

 

Fotos decentes a boas não se tiram de um dia para o outro. Exige conhecimento da máquina, do software de imagem e de muita paciência na tentativa e erro. É perfeitamente possível mas tens que fazer muitos cliques. Continua que vais no bom caminho.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André,

 

Muito obrigado pelos conselhos fotográficos, tenho de tirar várias "chapas" para ver se encontro a configuração certa.

 

Esta do branqueamento não estava mesmo a espera, nunca aconteceu na minha presença. ;)

 

Então vamos ver por pontos:

-Não sei como diminui o oxigénio, mas não mexi na configuração do aqua, por isso as correntes na superficie e quedas de água eram as mesmas de sempre.

-Luz em excesso, à 8 meses que uso as mesmas horas de luz, as lampadas é que tem 8 meses, e os programadores a trabalharem normal.

-Diminuição de nutrientes não sei como é, mas a unica coisa que deixei de dar porque estava de férias, foi Mysis e Plakton.

-Quando falta electricidade noto logo na Vortech que fica sem a programação da noite, isso não aconteceu, portanto não faltou.

 

A única coisa que aconteceu que o meu Pai viu quando foi a casa foi a temp. a 30ºc, ao qual não sei por quanto tempo esteve assim, mas quando cheguei de férias estava a 26ºc. A temperatura terá chegado a esse ponto porque não estava em casa para abrir a janela a noite... ;)

 

Achas que as Acanthastrea tem salvação?

 

Os teste fiz ontem e tão assim:

 

Temp 27ºc

Dens 1025

pH 8.1

KH 9.3

Ca 350

Mg 1050

NH4 0.0

NO2 0.0

NO3 0.0

PO4 0.0

Si 0.0

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

a subida de temperatura causa a diminuição do oxigénio dissolvido na água, logo aposto que a temperatura é o vilão da historia.

 

quanto aos valores, o MG e o Calcio estão um bocadinho baixos. Tenta subir.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

a subida de temperatura causa a diminuição do oxigénio dissolvido na água, logo aposto que a temperatura é o vilão da historia.

 

quanto aos valores, o MG e o Calcio estão um bocadinho baixos. Tenta subir.

 

Abraço

 

Boas Luis, pois, agora vamos lá ver a recuperação.

 

Do Cálcio e do MG, ando nessa batalha desde do inicio, mas como vejo crescimentos já não ligo muito.

 

Estou a adicionar Calxmax, eu consigo manter os valores, não consigo é os por valores ideais para depois mante-los. Alguma sugestão?

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já mediste alguma vez o GH ?

Cuidado com o adicionar apenas 1 componente do calmax, pois pode ter problemas de equilibro iónico.

http://www.chelonia.org/articles/waterchemistry.htm

 

O Ca e Mg podem estar a precipitar por desequilibro iónico. Também podes ter fugas de eléctricas, que provocam o mesmo efeito.

 

Eu também tenho usado o Calmax e nunca consegui chegar a valores "simpáticos". Vou mudar para o ballling este fim de semana :) .

<!--740_689.png-->

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hehehe, por incrivel que pareça, entraram todos os peixes na rede com Mysis menos a donzela...

 

Por enquanto dou deixa-la, já tem chateado menos a Nemateleotris Magnifica, mas mal a donzela mate um peixe, ai sim tem de sair, nem que seja a lei da bala! lol

 

Cumps.

 

 

Boa tarde. Ja foi testada uma armadilha para peixes? Nao é garantida mas, ate pode funcionar...

 

Aqui fica um exemplo de uma possivel:

 

http://www.aqua-medic.de/seawater/en/18/fish%20trap/

 

 

Aqui fica o texto do fabricante retirado do endereco indicado para consulta e onde esta uma imagem do artigo.

 

«It is often very difficult to catch an individual fish, especially in aquariums with a lot of rocky decoration such as reef tanks or aquariums for African chichlids without completely destroying the aquascape. Fish trap is baited with some food and as soon as the desired fish has entered the trap the closing mechanism is simply released – by hand. The trap is constructed in such a way that when it is removed from the aquarium with the fish inside it remains half full of water. This method considerably reduces the stress on the fish.

 

Dimensions:

17 x 17 x 21 (L x B x H)

6.7” x 6.7” x 8.27” (l x w x h)

 

art.no.: 501.80»

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rolim, obrigado pelo link.

 

Eu tenho cá uma caixa semelhante a essa, uma do vodafone... Até agora não foi preciso apanhar nada, os peixes estão todos em harmonia.

 

Cumps.

Editado por Vodka7

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, fica aqui o descritivo das últimas adições de vivos e de um filtro UV TMC V2cton300.

 

-Millepora Rose - Acropora Millepora

-Acropora Loripes - White Purple

-Acropora Tenuis - White Blue

-Acropora Humilis - White

-Tube Coral, Orange - Tubastrea Aurea - Sun Coral

-Montipora Bapricornis - Brown Purple Polyps

-Thin Branch Pink Birds Nest - Seriatopora Hystrix

-Purple Polyp Green Birdsnest Coral - Seriatopora Hystrix

-Millepora Green - Acropora Millepora

-Acropora Green Fluorescent

 

-Two Spot Bristletooth (Ctenochaetus Binotatus)

-Yellow Tang - Hawaii (Zebrasoma Flavescens)

 

Em relação aos branqueamentos devido ao calor, já encontro recuperação numa Acasthastrea. ;)

 

Cumps.

Editado por Vodka7

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.