Vodka7 - Reeftank 1


Vodka7

Recommended Posts

Eu já tive uma praga delas. Tudo começou com uma e com o passar do tempo:

 

IMG_4673.jpg

 

Foto do meu aquário quando tive de o desmontar. Durante a noite ele estava coberto delas que comem coralina e corais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, bem se isso acontecer, é na sump, eu vou controlando as que andam por lá, pode ser que venha a ter um Hymenocera elegans e fica de alimento para ele.

 

Ontem estou muito bem a olhar para aqua quando derepente se solta a Sabellastarte sp., já a tinha a 4 meses, o que terá acontecido? Nasce de novo?

 

Outra situação que tem acontecido, é ouvir alguns estalos e ver algum areão puxado para fora debaixo das rochas, alguma sugestão, Pistol shrimp?

 

Uma aquisição que tenho posto sempre de parte era das anemonas, só que como nunca tive a experiencia de ter uma, este fim-de-semana não resisti e acabei por comprar uma, penso que seja a Heteractis crispa, mas tenho de confirmar, é branca com pontas azuis.

 

Nem esperei e fui logo buscar a protecção que tinha da Vortech MP40W, vamos ver no que dá.

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que pode acontecer com as Asterinas é entrarem no retorno e irem parar ao aquário.

 

A Sabellastarte pode soltar a coroa se for stressadado. Se foi isso que aconteceu a coroa volta a crescer.

 

Sobre o problema dos estalos e a areia movida pode ser um Pistol ou um Mantis, vai estando atento.

 

A anémona deve ser mesmo uma crispa. Não é difícil de manter mas deves ter atenção às bombas, mais nada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro, não sei que stress terá havido com a Sabellastarte, não a mudei de sitio, nada a chateava, à mais de 3 meses que a tenho, foi a que trouxe da Naturline. Quanto tempo levará a crescer?

 

Acho que deve ser um Pistol, já vi um bracinho a sair das rochas, deixo-o andar?

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como tens os parâmetros da água? Vai reparando se dentro do tubo da Sabellastarte tem o verme lá dentro, de vez em quando ele dá sinal de vida na ponta do tubo.

 

Assim que poderes retirar o Pistol, retira, porque pode fazer-te estragos nos vivos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os resultados dois dias antes de isto acontecer estavam assim:

 

Aqui fica os resultados de 23-03-2010

 

Temp 25Cº

Dens 1025

Ph 8.3

KH 10.9

Ca 360

Mg 1140

NH4 0

NO2 0

NO3 0

PO4 0

 

Ui, como saco o pistol? Só para conseguir ver uma ponta dele tenho de tar a um metro do aqua que ele foge logo. lol

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, após um limpeza de vidros do aqua, sai umas fotos, agora com as luzes todas acessas. Espero que gostem?!

 

Cumps.

 

145aqurio22032010.jpg

 

144aqurio22032010.jpg

 

143aqurio22032010.jpg

 

142aqurio22032010.jpg

 

141aqurio22032010.jpg

 

140aqurio22032010.jpg

 

139aqurio22032010.jpg

 

138aqurio22032010.jpg

 

137aqurio22032010.jpg

 

136aqurio22032010.jpg

 

135aqurio22032010.jpg

 

134aqurio22032010.jpg

 

133aqurio22032010.jpg

 

132aqurio22032010.jpg

 

131aqurio22032010.jpg

 

130aqurio22032010.jpg

 

129aqurio22032010.jpg

 

128aqurio22032010.jpg

 

127aqurio22032010.jpg

 

126aqurio22032010.jpg

 

125aqurio22032010.jpg

 

124aqurio22032010.jpg

 

123aqurio22032010.jpg

 

122aqurio22032010.jpg

 

121aqurio22032010.jpg

 

120aqurio22032010.jpg

 

119aqurio22032010.jpg

 

146aqurio22032010.jpg

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno,

está tudo a ficar com muito bom aspecto.

Ainda não me esqueci da promessa de quando tiver disponivel uma câmara de jeito, de ir aí tirar umas fotos à maneira.

Abraços,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo, obrigado.

 

As tuas xénias crescem dá de uma maneira..., já tirou um bocado para o aqua do meu amigo, aquele máquina de lavar...

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tou a gostar, ta a ficar bem. So ta a faltar duplicares o numero de corais para encheres ai as pedras que ainda têm imensos espaços vazios.

Gostei muito da quadricolor, ta enorme. Ela é branca com pontas roxas ou está bleached e ta a recuperar cores?

Gostei tb das montiporas prato. Parecem com cores muito boas apesar de tar ai a faltar alguem que va ai tirar fotos com uma máquina decente :cry:

 

Essa acropora branca que ai tens é toda branca ou tem pontas roxas?

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, pois ai está o meu problema, esse coral entre outros não tem cor... :D

 

Cumps.

 

Tive a ver o teu valor de Ca e parece muito baixo, ainda para mais com a adição de tantos corais.

Se iniciares o metodo de balling da fauna marin por exemplo não so podes dosear de forma independente Ca, Mg, Kh como adicionas também os elementos traço que são igualmente muito importantes.

 

Se usares um mau sal também é meio caminho andado para os parametros da água começarem logo mal.

O red sea coral pro penso que é bom sal.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive a ver o teu valor de Ca e parece muito baixo, ainda para mais com a adição de tantos corais.

Se iniciares o metodo de balling da fauna marin por exemplo não so podes dosear de forma independente Ca, Mg, Kh como adicionas também os elementos traço que são igualmente muito importantes.

 

Se usares um mau sal também é meio caminho andado para os parametros da água começarem logo mal.

O red sea coral pro penso que é bom sal.

 

Cumprimentos.

 

 

Posso confirmar que esse é o sal que uso, e também adiciono Salifert Coral Food, assim mais ou menos quando me lembro, bem como Aragamight. Creio que se tivesse um escumador os resultados seriam ainda melhores, mas mesmo assim, não têm sido nada maus.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu como acompanho o aqua todos os dias não sinto diferença, mas segundo a pessoas que o vão vendo, dizem que já está com mais cor, espero que assim o seja e vá no bom caminho.

 

Aqui fica a lista de adiciões de Páscoa...

 

Corais:

-Montipora Confusa - Hodag's Montipora

-Montipora Digitata - Orange

-Montipora Digitata - Green

-Ruffled Ridge Coral - Turbinaria sp.

-Starburst Polyp - Briareum sp.

 

Peixes e outros:

-Banded Coral Shrimp (Stenopus Hispidus)

-Bodião-limpador (Labroides Dimidiatus)

-Kole Yellow Eye Tang (Ctenochaetus Strigosus)

-Sailfin Tang (Zebrasoma Veliferum)

 

Cumps.

Editado por Vodka7

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora é que tens mesmo que ter muito cuidado com o cálcio e o magnésio...com esses corais duros todos a entrarem.

Verifica também o magnésio. Se o nivel for muito baixo, vai causar a precipitação do cálcio.

Cumprimentos,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não sei se é normal, mas fico com os vidros sujos tipo esbranquiçados de um dia para o outro, será normal?

 

Não sei se é o mesmo esbranquiçado que torna os meus corais sem cor, ou de cor fraca?!

 

De quanto em quanto tempo deve-se limpar os vidros?

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não sei se é normal, mas fico com os vidros sujos tipo esbranquiçados de um dia para o outro, será normal?

 

Não sei se é o mesmo esbranquiçado que torna os meus corais sem cor, ou de cor fraca?!

 

De quanto em quanto tempo deve-se limpar os vidros?

 

Cumps.

 

 

Mas esbranquiçados tipo com pó? O cálcio que adicionas é em pó ou líquido?

Eu só limpo os vidros quando é preciso, não tenho um calendário certo...é mais quando acho que faz falta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu adiciono em liquido.

 

Os vidros ficam logo esbranquiçados de um dia para o outro, e a partir do 3º dia é um nevoeiro q já não se vem bem para dentro do aqua.

 

Sim é tipo pó, porque passo o dedo e é como fosse pó.

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu adiciono em liquido.

 

Os vidros ficam logo esbranquiçados de um dia para o outro, e a partir do 3º dia é um nevoeiro q já não se vem bem para dentro do aqua.

 

Sim é tipo pó, porque passo o dedo e é como fosse pó.

 

Cumps.

 

Esquisito, mas algo me diz que pode ter a ver com o cálcio...calcio que adiciono por vezes faz isso, se não está 100% dissolvido, mas o meu é em pó. E esse líquido é para adicionar na água ou dissolver na água de reposição? Será "poeira" do fundo que assentou nos vidros?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o liquido não ia fazer aquilo, e a poeira do areão não me parece que seja, o areão até tem estado muito pouco mexido, até vou comprar mais equipa de limpeza de areão.

 

Em outro forum estavam a comentar sobre Silicatos, e tive a ver que os Silicatos aparecem também quando a Osmose fez muitos litros, já não sei se a minha já está a precisar de membrana nova, e se também tenho de substituir a de carvão, etc...

Não sei quantos litros aquilo aguenta.

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa poeira também acho estranho. Normalmente é mais algas, mas isso....só se durante a noite algum peixe levantar um pouco de poeira e essa fixar-se no vidro.

Sobre os silicatos, quando um aparelho de osmose começa a necessitar de trocar os consumíveis começam a deixar passar não só os silicatos, mas também fosfatos, minerais, metais....

Quanto tempo tem o teu aparelho?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, digamos que o aparelho tem 6 meses, mas montou dois aquários... e pelas minhas contas anda a volta de 1.500Litros feitos...

 

No areão infelizmente não anda a ninguém a mexe, porque está a ficar muito castanho de algas, isso é outra situação que tenho de resolver...

 

Ontem fiz uma TPA, e entre hoje e amanhã faço os testes.

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.