NOVO LAGO 3.5 x 2.5 x 1.20 m


Recommended Posts

  • 4 semanas depois...
  • Replies 149
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

pois o meu sistema tava bem pensado ate agora loool

 

se a cota baixar...

 

hum...

 

como raio nao pensei nisso, bem secalhar se deixar folga entre o nível máximo e o que pode variar de 5 cms +- dificilmente a agua se evapora 5 cms num dia em 7000 lts +-( nao fiz as contas ainda).

 

ou será que baixa? to lixado... la vou ter de inventar un sistema inteligente para prever essas situaçoes. tem ideias?????

 

quanto á acumulação de detritos dentro do cano , se for un cano do diametro do pack21 nao me parece que entupa facilmente, se entupir ponho a mangueira la dentro en contra corrente que desentope de certeza. Eu pensei en coloca-lo no meio do lago e no fundo mesmo para absorver aqueles detritos maiores para o sub-filtro para ai serem limpos. acho que nao ha problema pois caso comece a entupir eu noto a diminuiçao de caudal. actualmente tenho um lago mais pequeno que vou mostrar a seguir, que tem a bomba de 800lt/h dentro de agua e ta sempre a entupir de 2 em 2 dias devido aos lismos e raizes que tem tendencia a tapar a rede de entrada da bomba, funciona assim ha + 3 anos e nunca ficou completamente obstruida sem eu reparar.

 

 

Se bem que percebi, em caso de a agua baixar, só terás de ter um interruptor de boia que activará uma electrovalvula para repor com agua da rede.

Não sei se era esta a questão mas, vale o que vale.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas

 

tmaster

 

Tive a ler com mais atençao a fase de construçao do teu lago e axo que deixas-te escapar um pormenor que com kois grandes faz toda a diferença!

 

O Skimer!

 

da muito jeito um sistema que aspire as "alheiras" que te vao aparecer a flutuar bem como restos de plantas e folhas que caiam dentro do lago!

 

para alem de limpar lamina de agua mantem a agua a supreficie em movimento que e otipo para a oxigenaçao!

 

ABRAÇO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim. ao fim de um ano e agora que o uv ficou uns dias inoperacional estou a ver que faz falta. se bem que nao achei utilidade na altura.

 

nada que uma rede de piscina nao resolva. ate porque nao me caem folhas dentro de agua.. para as horas de sol que apanho nao ficou idealmente consebido.

mas funciona bem. requer e' mais manutencao do que se gosta.

 

isto vai por fazes. neste ja nao mexo mas o proximo que fizer fica melhor.e o o proximo nao vai ser so de 6300litros

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

 

E muito simples fazer um skimer caseiro

 

So tens que rebaixar a parede do lago uns milimetros abaixo da linha de agua 25 cm de comprimento chegam ( basta levantares uma daquelas pedras que tens a volta do lago rebaixar e voltar a coloca-la) depois fazes um canal a volta do lago com aqueles meios tubos de betao prefabricado ate a uma zona oposta a entrada da agua

ai poes uma caixa igual a que uzas-te para a bomba com uma malha fina para filtrar porcaria por baixo poes uma pequena bomba nao precisa de muito caldal e envias a agua ao filtro principal ou diretamente para o lago

 

depois com um pouco de tela ou impremeabilizante da sika cobres a meia cana de betao e com ums seixos e muitas plantas fazes um ribeiro essa plantas para alem de filtrarem estao seguras dos ataques dos peixes

 

abraço

Editado por kohako
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja tinha pensado nisso mas não neste lago. qui tenho so uns 25 cms entre a parede do lago e a passadeira de pedras.nao cabe la grande coisa para fazer um filtro de plantas em ribeiro. talvez mais tarde seja uma coisa a repensar. e até é fácil de fazer. onde estao as"cana spp" dava para fazer tudo em volta até a cascata.

 

mas fazer um skimer implica adaptar um sistema que nao deixe o nivel de agua baixar muito ou um skimer que acompanhe a descida da agua pois o nivel varia cerca de 5 cms conforme a disponibilidade para o encher lol. tenho uma fuga na cascata por nao ter posto isolante na pedra de saida mas ainda nao me apeteceu emendar... numa semana baixa os tais 5 cms. mas e da maneira que vai-se pondo agua nova .

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

transborda pois! mas entre as pedras ha espaços por onde a agua sai. o nivel normal e logo abaixo das pedras e depois sobram uns 3 cms das pedras em altura. mesmo que entre agua,sai novamente por entre a junção das pedras. O lago esta uns 5 cms mais alto que a terra de fora ,logo nao entra terra.

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...
  • 4 meses depois...

Boas .Cá vai uma actualização primavera/verao deste ano:) continua tudo na mesma.

 

Foto0246.jpg

Foto0247.jpg

Foto0250.jpg

Foto0252.jpg

Foto0253.jpg

Foto0254.jpg

Foto0256.jpg

Foto0257.jpg

Foto0259.jpg

Foto0260.jpg

Foto0261.jpg

Foto0265.jpg

Foto0278.jpg

Foto0279.jpg

Foto0280.jpg

Foto0281.jpg

Foto0282.jpg

 

 

Entretanto ja vendi a maior parte dos peixes vermelhos comuns da criação do ano passado e de 2 ou 3 de há 2 anos, afinal isto ér um lago de carpas e ja estava ter peixeirada(literalmente) a mais no lago, as 4 carpas grandes continuam a cresces mas 2 juvenis de 2 anos que também crescem a olhos vistos e este ano tenho mais uma(uma única sobrevivente) do ano passado que faz agora um aninho :)

 

 

este ano consegui retirar só ovos de koi e devo der umas dezenas no lago pequeno já com 1 ou 2 cms.. vamos ver o que dá.

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Estou sem palavras , está 5*!!! ....Parabéns amigo.

 

 

Ve-se claramente que os peixes estão felizes e tranquilos, sinal da dedicação que dás ao lago.

 

 

E as plantas estão super viçosas.

 

Muito bom, sim senhor.

 

:D

Editado por pack21
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...
  • 2 meses depois...
  • 2 meses depois...
  • 5 semanas depois...

Entretanto ja vendi a maior parte dos peixes vermelhos comuns da criação do ano passado e de 2 ou 3 de há 2 anos, afinal isto ér um lago de carpas e ja estava ter peixeirada(literalmente) a mais no lago, as 4 carpas grandes continuam a cresces mas 2 juvenis de 2 anos que também crescem a olhos vistos e este ano tenho mais uma(uma única sobrevivente) do ano passado que faz agora um aninho :)

 

 

este ano consegui retirar só ovos de koi e devo der umas dezenas no lago pequeno já com 1 ou 2 cms.. vamos ver o que dá.

 

Olá,

 

Pois esses peixes vermelhos comuns são um problema, não param de procriar... No ano passado tive centenas, tive que oferecer aos vizinhos e amigos... As carpas também tinham ovos, o que resultou em centenas de alevinos, no entanto muitos foram comidos, outros encontrei-os dentro do filtro já sem vida. Ou seja, 1 ano depois tenho cerca de 8 juvenis. Agora é esperar que cresçam! Este ano nem os peixes vermelhos, nem as carpas desovaram...

 

Para retirares os ovos dos Kois usaste alguma técnica p.ex. recorreste à tal escova verde?

 

Aproveito para te dar os parabéns pelo teu projecto! Está muito bem conseguido e pela as plantas consegue-se claramente ver que atingiste o equilíbrio biológico que é difícil de alcançar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Obrigado:) . Actualmente tenho cuidado menos dele , a não ser limpar filtros de maneira que ate os nenúfares saltaram fora dos vasos.E tenho uma invasao do Nephrolepis exaltata ou Feto-espada que ja ocupou o lado da "cascata" todo.

Tenho de jogar mão a obra quando tiver mais sol.

 

Comprei as 4 kois maiores(2 delas já devem ter actualmente 40 ou 50cms) por 75€ a uma particular , mais barato que uma loja que querem 100 por cada uma normalmente, entretanto ja tiveram criação e já la há mais umas quantas.

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Boas,

 

Simplesmente espectacular :thumbup3::thumbup3::thumbup3::thumbup3::thumbup3::thumbup3::thumbup3::thumbup3::thumbup3::thumbup3::thumbup3::thumbup3:

 

Bem não tem sido fácil navegar no fórum, mas já me estou ambientar a esta plataforma, e com isso vou descobrindo grandes projectos como este, parabéns muito bom mesmo, qual quer dia quando for grande quero um igual ::D:::D:::D:::D:::D:

 

A não ser que este ano as ferias calhem para o Algarve e reboque esse para Viseu :lol::lol::lol::lol:

 

@tmaster como sabes ando de volta do meu lago e claro que vão aparecendo algumas duvidas, e como li aqui no teu tópico sobre o tempo de espera para meter os peixes no lago, eu há partida não vou usar qual quer tipo de produto impremeabilizante, a não ser o betão de boa qualidade, em tempos tive um pequeno lago feito só com cimento que foi "queimado" com cimento e nunca verteu. A minha duvida é.... tenho de esperar dias para meter os peixes???

 

Outra questão, para alimentar essa peixaria toda qual é a quantidade de comer que lhe deitas por "dia" ???

 

E vai outra, o filtro UV está ligado 24H sobre 24H ? Já agora o outro é de igual forma??

 

E por ultimo, tenho 2 tipos de agua aqui por casa, Rede e do poço cá de casa, a de casa é férrea o que me dá problemas em alguns acessórios da canalização, dai qual devo meter no lago??

 

@tmaster desculpa lá de tanta pergunta no teu tópico, mas achei que se enquadrava nele por teres passado algumas situações idênticas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o cimento bem feito nao deveria perder agua .pelo menos antes fazia-se sisternas so em cimento e elas nao perdiam agua ... o poessoal as vezes nao reforca o betao e depois estala todo lol

 

normalmente recomendase esperar umas semanas para a agua "ambientar". existe um ciclo chamado ciclo do azoto que o pessoal dos aquario conhece bem e convem deixa-lo terminar ou os peixes sofrem um bocado.. na pratica coloquei as carpas la ao fim de uma semana lol .mas neste novo que estou a fazer ja vou deixar pelo menos 15 ou 20 dias sem nada apesar de ser para as tartarugas ....

 

os filtros estao sempre 24horas por dia , ja comeco a ter peixes a mais e grandes de mais. so de inverno quando esta frio 'e que desligo o uv. mantendo o filtro normal. tenho de comecar a escolher alguns peixes para os tirar do lago ,mas sao o raio para apanhar (afinal as ultimas fotos sao de 2011 e ja tenho kois de meio metro la)

 

 

Em relação a comida, comem um punhado de granulado de manha e a noite de verao e so um demanha de inverno. tenho de comprar ás sacas de 5 ou mais quilos ..qualquer dia começo a dar farinha dos pintos loool

 

quanto á agua. coloco do furo ,MAS ,muito importante, á temperatura ambiente. a agua direta de furos ou poços pode vir fria de mais e os peixes sao sensiveis aos choques termicos. saltam do lago ou ficam doentes,com hidropsias, aquelas pintas brancas que me esqueci o nome agora ...etc as carpas tem preferencia de agua de ph neutro a alcalino, e nao me parece que tenham grande problema com agua calcaria... desde que nao varie na temperatura nem no ph entre trocas de agua está tudo bem para os peixes...

 

verifica tambem se o sol direto nao aquece demais a agua durante os dias quentes ,se existir sol direto por muitas horas por dia. no lago das tartarugas vou ter de providenciar sombra durante o calor de Verao pois so tem 50 de fundo na parte mais funda. e chega facilmente aos 30ºc

 

cumps

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@tmaster obrigado pelas respostas.

 

Bem quanto ao isolar com cimento vai ser com cimento cola Weber.col flex XL exterior, é caro mas parece ser uma boa solução.

 

As situações seguintes, tenciono mudar a agua 3 ou 4 vezes numa semana.

 

Quanto aos filtros, é grave se durante a noite estiveres desligados???

E porque... queria por painéis foto-voltaicos dedicados só para o lago, dai ter energia só de dia.

 

Já o sol durante o verão fica exposto ao sol, mas isso talvez resolva com com um coberto rústico.

 

Agora teres peixes a mais é que é grave... é que eu não tenho nenhum e parece não estar fácil arranjar por aqui perto a bom preço.

 

 

Agora mudando de assunto até porque este tópico é referente ao teu lago e não ó meu.

 

 

As plantas que tem a tona da agua (folhas redondas) que nome se lhe dá?

Gostei de ver até deve dar jeito aos peixes, sempre lhe faz sombra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sao nenufares .

 

Se tiveres filtro nao precisa trocar agua. Basta trocar um quarto da agua 1 x por mes. Sinceramente o meu so reponho a agua que se perde por evaporacao e apanha chuva de inverno :P as vezes quando fica demasiado verde ou algo do genero mudo um bocado.. (o que acaba por ser pior porque estou a colocar mais nutrientes para as algas)

 

Nas noites de verao quente ,as plantas consomem oxigenio,em vez de o libertarem na agua, e se se desligar o filtro, nao tenho oxigenacao durante a noite. Pode ser problematico se houver muitos peixes.

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais