NOVO LAGO 3.5 x 2.5 x 1.20 m


Recommended Posts

uma bomba no fundo? mas eu tenho um tubo no fundo. e esta mais alto que o fundo mesmo para não entupir com os detritos. se nao era so cortar rente ao fundo.

 

uma bomba no fundo foi o que eu evitei fazer por isso coloquei-a fora do lago naquela caixa branca de proposito, alem de puxar a agua do fundo tal e qual estivesse no fundo ,e olha que puxa 3600l/hora, esta mesmo ás mao para limpar .

 

se colocasse a bomba a 1.25m de fundo só com barbatanas e fato é que la ia agora com o frio.lol

 

esste esquema de filtragem ta pensado para ser facil de limpar e do mais barato que existe. e ta a provar ser eficiente. tenho agua cristalina desde que foi feito, exepto quando as plantas secaram com o frio e as folhas fizeram chá na água.

 

como a cascata esta a cair ao meio, mas a tenter para a direita da parte circular faz a agua andar em circulo a volta do lago todo. não ha zonas mortas pois as raises dos jacintos e folhas so se acumulam mesmo na rede de proteçao do tubo, se houvesse zonas mortas ficavam las as folhas e detritos e nao ficam.

 

Mas obrigado pelo comentário e ainda bem que ficou do agrado :(

 

agora na primavera quero colocar cascalho branco/castanho e valisnerias na parte funda que acho que fica engraçado.

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • Replies 149
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

estou completamente parvo. . .

 

uma hora a ler tudo e nem sei o que dizer. . .

 

PARABENS tá um espectaculo biggrin.png' alt=':biggn:'>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom trabalho !

 

Vi agora o post pela primeira vez, e enquanto não cheguei aqui, não descansei ! :)

 

Gostei bastante, muito bom a todos os niveis !

 

Continua a dar noticias.

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas. ca voa 2 videos dos peixes.filmagem subaquatica :roflroll2:

******************************************

*

******************************************

 

******************************************

*

******************************************

 

 

e umas fotos:

 

P3100069.jpg

 

P3100087.jpg

 

P3100085.jpg

 

P3100079.jpg

 

P3100076.jpg

 

P3100073.jpg

 

 

 

a agua parece escura nas fotos mas nao ta muito, ta um bocado devido aos jacintos e algumas plantas que secaram e fizeram tipo um cha. mas ta transparente e ve-se vem o fundo.

 

 

agora a tenho mais 7 peixinhos pequenos provenintes da criaço do ano passado e que tiveram de sair do lago pequeno para colocar la os ovos deste ano

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Tmaster, o lago está muito fixe, tens ai umas carpas bem gordinhas para a época.

Que plantas são aquelas de folha larga pelo meio dos "pinheirinhos"?

E a outra aguenta-se?

Como comseguiste por a camara tão baixa na filmagem?

Afinal sempre usas o anel!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito fixe o teu lago Tmaster. :transport027:

Uma pergunta, nessa ultima foto, no canto inferior esquerdo, essas plantas plantadas no canteiro em terra seca parecem-me ser Canna sp. (ou estou enganado?)

Li algures que algumas variedades se aguentam com as raizes dentro de água. Já experimentaste?

Editado por Egnom
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Tmaster, o lago está muito fixe, tens ai umas carpas bem gordinhas para a época.

Que plantas são aquelas de folha larga pelo meio dos "pinheirinhos"?

E a outra aguenta-se?

Como comseguiste por a camara tão baixa na filmagem?

Afinal sempre usas o anel!

 

Cumps

 

 

aquela de folhas larga pordentro dos pinheiros é uma planta da familia dos jacintos de agua(dai a folha ser igual mas tao mirrads do frio) mas tem raiz e caule num vaso. tem o nome cientifico parecido ao nome do (J a c i n t o de Água)[b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] mas agora nao me lembra.

 

que outra? a lotus? 1 das semantes secou devido ao um fungo qualquer na semente, tenho actualmente a outra semente que nasceu com 3 rebentos de 20 cms mas ainsda nao abriu nenhuma folha.

 

a camara é uma webcam dentro de uma caixa de bombons transparente e semi_selada(pois ia entrando agua pelo buraco onde passava o cabo usb :roflroll2: ) mas subeviveu ao banho. e depois a caixa presa a um cabo de madeira que chegava quase ao fundo. ha e claro que a webcam estava a gravar para o pc portatil que estava ali ao lado da rede.

 

espero que esta ideia ponha ai muito pessoal a fazer filmagems para vermos qui. uma webcam ,uma caixa de moncherri de acrilico bem selada com fita isoladora ou cola quente e ta feito.

 

as carpas nao tao propriamente gordas. tenho é gravidas:P aquele goldfish laranja, a koi branca e preta e a oranda pequena tao msmo mesmo a por ovos. é so a temperatura subir novamente e vai haver ovos por tudo o que é planta. lol

 

o arco para dar comida coloquei ha um ou 2 meses quando tava mais frio porque nao comiam muito rapido e as bolinhas de comida iam para as plantas. aquilo é um arco de tubo de 10 ou 12 mm feito de mangueira de rega dessas dos pomares.. isto aqui é quase tudo "faça voce mesmo" banana rock

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito fixe o teu lago Tmaster. banana rock

Uma pergunta, nessa ultima foto, no canto inferior esquerdo, essas plantas plantadas no canteiro em terra seca parecem-me ser Canna sp. (ou estou enganado?)

Li algures que algumas variedades se aguentam com as raizes dentro de água. Já experimentaste?

 

sim e canna. mas estas tao assim deste tamanho desde o fim do verao. com o frio e como foram transplantadas pararam o crescimento. tenho em vermelho e estas da foto acho que sao amarelas.

Quem me vendeu as carpas tinha estas plantas ao longo dum canal atravez do qual se fazia circular a agua do lago para ser filtrado, logo devera-se dar bem dentro de agua, nao sei se com alguma terra se so presa entre pedras. mas parece-me que em adultas e com flor fazem muito lixo para se colocarem dentro do lago...

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

À cerca de uns 5 anos atrás montei um lago, e o sistema mais simples que encontrei de montar, foi um kit de piscina que era só necessário fazer as ligações com o tal tubo de piscina (tinha entradas dos skimmers, sáidas de fundo e superficie, backwash,etc.), bastou basicamente fazer a colagem dos tubos (já vem dentro de uma caixa em fibra, bomba com todas as ligações e filtro de areia).

 

Em termos de filtragem funciona bastante bem, o filtro de areia é muito facil de lavar com backwash, e a filtragem bio foi feita com tubos perfurados com água a sair no meio de uma praia de seixos.

 

Quanto a ilhas, aconselho o uso de ilhas flutuantes, porque deixam circular a água por baixo das mesmas e ajudam na filtragem da água quando são plantadas .

 

Boa Sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tmaster, quando disse gordinhas para a época referia-me á época reprodutiva e sim a outra era a flôr de lotus.

Então a planta que tu tens é a eichhornia azurea da familia dos jacintos mas a parte que fica de baixo de agua é totalmente diferente.

Eu punha um telemovel dentro dum aquario minusculo e filmava com cuidado para não submergir totalmente, mas estou a ver que webcams é o que está a dar.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tmaster, quando disse gordinhas para a época referia-me á época reprodutiva e sim a outra era a flôr de lotus.

Então a planta que tu tens é a eichhornia azurea da familia dos jacintos mas a parte que fica de baixo de agua é totalmente diferente.

Eu punha um telemovel dentro dum aquario minusculo e filmava com cuidado para não submergir totalmente, mas estou a ver que webcams é o que está a dar.

 

Cumps

sim é a eichhornia azurea. mas debaixo de agua nao cria folhas. so tronco e raiz

 

mandei uma mensagem ontem pm . cumps

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Os meus parabéns, está a ficar com um ambiente muito giro, quando chegar ao fim do verao e estiver tudo bem pegado ainda vai ficar melhor, tambem ando a ver se consigo criar um ambiente assim cheio de verdura no meu, mas o clima é um bocado agreste !! os papirus ao fundo estão com bom aspecto e são optimos para limpar a agua.

Continua que esta a ir no bom caminho.

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus parabéns, está a ficar com um ambiente muito giro, quando chegar ao fim do verao e estiver tudo bem pegado ainda vai ficar melhor, tambem ando a ver se consigo criar um ambiente assim cheio de verdura no meu, mas o clima é um bocado agreste !! os papirus ao fundo estão com bom aspecto e são optimos para limpar a agua.

Continua que esta a ir no bom caminho.

 

Obrigado. os papirus ate nem tao com mt bom aspeto. estao com o tamanho que vieram e tem as pontas meio secas deve ter sido do frio mas ja tem raizes a sair dos vasos que sao daqueles de rede perfurados. Espero que sejam tao eficazes como as sombrinhas chinesas que tenho no outro lago .que nem a bomba ta ligada agora porque ta cheio de criaçao e a água esta transparente. ha e estes sao papirus anoes. so tem esta altura

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

olá

parabéns pelo teu lago, está espetacular. Já não sei as vezes que li o post todo do principio ao fim. Ando indeciso na maneira de fazer o meu. Andei a ver preços do liner e pelas contas é muita massa. como sei assentar uns blocos, estou a pensar fazer desta maneira, só tenho receio que não fique a vedar. essa argamassa da weber é mesmo segura? o Ph mantem-se estável? onde compráste? para não fazer publicidade aqui manda-me uma mp. Hoje abri o buraco, mas o gajo da maquina foi além do que eu previa, abriu um buraco de 7m x 4m x 1,5. Isto em membrana da firestone fica carote. tenho o dia de domingo para pensar nas alternativas.

Depois abro um post com fotografias

cumprimentos

Joaquim Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLá o teu lago está muito bonito.

Tem sido uma boa evolução.

Quanto a filmagem, já ando a algum tempo para fazer filmagens dentro de lagos mas, quando disse que a webcam era capaz de ser solução todos disseram que não tinha resolução mas parace que estavam enganados.

 

Continua a colocar material.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

quanto ao topico do marujo, eu nao usei esse isolante da weber mas é parecido,tem atençao so que dê para cisternas de agua potável e assin em sabes que é seguro pos peixes e pelo menos este que usei ,que ja nem me lembro o nome e foi comprado aqui numa loja de materiais de construção, fez com que nem houvesse muita oscilação no ph que era suposto quando o cimento era novo.

 

desde que a construção leve ferro suficiente para não partir não passa água nenhuma. Agora por exemplo um lago desse tamanho sem ferro nenhum so com blocos nao dura muito e nao ha isolante que valha.

 

 

gardenkoi. a webcam no exterior com luz natural e acima de 1.2 mp ja se ve bem. como é a minha. ja ha webcams boas de 3 megapixeis ou assim baratas que sao optimas para filmar debaixo de agua desde que bem seladas dentro de uma caixa de acrilico ou assim. ja tirei fotos novas com o telemovel agora que os nenufares ja tem 4 ou5 folhas.tenho de as passar para aqui assim que tiver vagar.

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.aqui fica umas fotos de hoje 14/5/2010

 

os nenúfars já se vêem e as plantas estão a crescer bem.podiam estar melhor se não fosse a temperatura ter descido novamente na semana passada.

 

de resto tudo na mesma.. evoluindo

 

Foto0081.jpg

 

Foto0083.jpg

 

Foto0081-1.jpg

 

Foto0083-1.jpg

 

Foto0084.jpg

 

Foto0086.jpg

 

Foto0088.jpg

 

Foto0090.jpg

 

Foto0091.jpg

 

Foto0092.jpg

 

Foto0093.jpg

 

cumprimentos a todos

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

isso sao nenufares.... as folhas dos meus sao pequenas :)

 

so tem um senao o lago..... para mim claro.

 

eu por exemplo os nenufares colocava o vaso mais chegado a ponta desse ''degrau'' para as folhas assim chegarem mais ao meio por assim dizer.

 

e era capaz mesmo de arranjar maneira de colocar umas pedras grandes ou entao um vaso virado ao contrario e por cima metia um direito com nenufar. acho que ai os nenufares ficavam bem no meio do lago ou assim.... o lago esta bonito mas nao gosto de ver esse meio despido.

 

so tens esse jacinto ???

 

eu estou a pensar ir em breve apanhar ;) e vou ver se desta vez dou com a zona dos nenufares la na pateira de fermentelos ;) se desse so nao trazia alguns se nao desse..... se a aguar for baixinha era capaz de tentar trazer alguns.

 

é que mesmo sabendo nadar nao gosto de andar onde nao vejo o fundo..... brrrrr

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

este jacinto nao é dos que tinha no ano passado.é outra variante acho eu. são mais compridos e maiores e sobreviveu ao inverno e era só um pe que ja deu 3 ou 4.

 

eu queria fazer umas alterações no lago mas depois tens desvantagens. por exemplo,queria por pedras redondas brancas no fundo,calhaus ou seixos como lhe quiserem chamar.mas depois não consigo limpar os detritos e folhas que se acumulam no fundo.

 

na zona central do lago é onde tenho mais corrente a superficie. se colocar uma planta leva com a corrente toda da cascata e cresce toda torcida,se nao cair. mas logo vejo.

 

os nenúfars se ficarem mais ao meio a corrente arrasta as folhas e ficam todas juntas, e convem tarem mais abrigados das kois pk tem muita força. ja não é a primeira vez que viram o tubo da comida ao contrario.

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais