NOVO LAGO 3.5 x 2.5 x 1.20 m


Recommended Posts

Parabéns pelo teu esforço, sei que é duro fazer uma obra desse tipo num sitio desses, mas tem coragem e força na .. pá.

 

Essas ferramentas trabalham sozinhas? è que numa aparece o maquinista!!

 

Mas concordo que devias de subir as margens é mais fácil porque não tens de afundar tanto e ficas com o lago mais protegido do lixo.

 

 

lol as ferramentas trabalham metade cmg metade com o meu pai, que isto ta aqui uma obra de alta envergadura:P

 

eu nao queria subir as margems porque acho que fica mal. talves colocar uma fiada de pedras mais alta e outra subreposta (tipo em piano, subreposta entre as 2 de baixo e mais recuadas) mas isto irá acrescentar mais 5 a 10 cms de altura,

Mais alto so se fizer uma paredezinha em em tijolo e rebocada mas fica feio uma parece ali e depois se tiver rans saem e ja nao entram... ou alguma tartaruga(que ja tem um lago só para elas),assim fica com 1 metro exato...mais é complicado.... :\

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • Replies 149
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

ola a todos. enquanto o pessoa anda i no Algarve de ferias a espalhar a gripe A ;) , ca por casa andou-se a trabalhar :P

 

aqui coloco fotos actuais do trabalho.

 

praticamente ainda é só um buraco, mas.. já sem as pedras a incomodarem.

 

P8120091.jpg

 

o cabo da farramenta da esquerda tem 1.20m logo deve ser esta a fundura final depois do betão pois ainda sobra 5 cms e ainda mais as pedras deve andar por volta disto.

 

isto aqui são muitas horas de boa vontade de acabar o lago que fizeram aqueles pedragulhos partirem por onde se vai por as paredes do lago :P lol :roll:

 

 

so para se relembrarem isto era antes P8010017.jpg

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não tenho lago, nem tenho nada disso.

 

Mas surgiume uma ideia em relação á ilha.

 

A ilha pode não atrapalhar no movimento da água!

 

Se em vez de um unico bloco, for assente em 4 pilares, que podem ser 4 ferros largos e grossos cravados no cimento, com na parte superior uma chapa de metal, ou outra coisa qualquer dependendo se queremos colocar terra e plantas, ou criar refugios para animais como as ras , sapos etc...

 

Mas a ideia é não atrapalhar a agua e isso é facil de fazer, e mais rentavel que uma ilha toda feita em cimento.

 

Bastam 4 ferros a servir de pilares aos 4 cantos da plataforma pretendida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não tenho lago, nem tenho nada disso.

 

Mas surgiume uma ideia em relação á ilha.

 

A ilha pode não atrapalhar no movimento da água!

 

Se em vez de um unico bloco, for assente em 4 pilares, que podem ser 4 ferros largos e grossos cravados no cimento, com na parte superior uma chapa de metal, ou outra coisa qualquer dependendo se queremos colocar terra e plantas, ou criar refugios para animais como as ras , sapos etc...

 

Mas a ideia é não atrapalhar a agua e isso é facil de fazer, e mais rentavel que uma ilha toda feita em cimento.

 

Bastam 4 ferros a servir de pilares aos 4 cantos da plataforma pretendida.

 

 

Boas . sim foi a ideia a que cheguei no final. vou soldar 3 ou 4 ferros pa faser um tripe com um arco ou 2 para suportar o vaso e coloco um vaso de barro com uma palmeirinha ou assim para faser ilha, quando me aburrever tiro, e sempre faz sombra no mewio do lago onde é mais fundo para as carpas se esconderem do sol do algarve:P

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola. mais uns progressos no lago

 

P8210097.jpg

P8210098.jpg

 

 

coloquei um tubo em pvc de 50 com 2 entradas, uma ao meio e outra na lateral a 30cms do fundo. estao as 2 entradas ligadas no mesmo tubo com um T. não tem proposito cientifico por de tras de 2 entradas.. foi so mesmo para quando tiver a filtrar se entupir 1 tem outro... sem bem que com uma rede de meio centímetro de malha nas pontas so para os peixes nao entrarem,nao deve entupir facilmente, mesme que entre algum peixe pequeno vai parar ao pre-filtro que ta sempre com agua. muito trabalho ainda nos aguarda:)....

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos. aqui fica o estado mais actualizado do lago. gostava que me dessem umas dicas sobre a margem do lago, estou a pensar em por pedras tipo lagem mas não sei bem o que colocar ali. alguma sugestão sobre o que fica bem a volta???. ate há a ipotse de não colocar pedras a a volta e deixar parede direita ai uns 5 ou 10 cms de fora mas acho que não fica tão bem.

 

o meu pai queria colocar ladrilhos ao comprido todo a volta mas não me parece boa opção porque nada tem ladrilhos cá em casa

 

P8270109.jpg

 

ja chegou a lampada uv 15W e o balastro para colocar filtro uv-c, se calhar vou colocar a lampada dentro do bidão de leca ao alto, dentro do tubo que sobe para a saída de agua(ver esquema la atraz)

 

ha !,é verdade , o tijolo quer aparece na foto ja nao leva reboco. vou comprar daquela impermiabilizacao que tenho ouvido por ca falar weber dry kf, que fica da cor do cimento depois e escuso de tar a adicionar mais rebocos.Atraz do tijolo ja devem tar entre 6 a 8cms de betão aramado.

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

+ um update.

P8300107.jpg

 

P8300106.jpg

 

ainda falta encher de betao atraz da fiada de tijolos de cima. mas ta quase.

 

preciso de opinioes sobre o acabamento final, sobre as pedras em volta, quais colocar e se não acham melhor dar uma pintadela nos tijolos com um impermiabilizante para ficar da cor do cimento?

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostava que me dessem uma ideia de cascata que acham que ficava bem aqui? ja pensei em algo tipo rustico com um muinho de agua ou assim. alguma sugestao? pra quem quiser ajudar.

cumps

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem. já que ninguém opina nada acerca do lago..suponho que esta bom. ;)

 

E como ninguém sugeriu nada as pedras dos rebordo irão ser iguais a do passeio em volta. talves 4 ou 5 amarelas/brancas e uma negra e assim sucessivamente, tudo em volta com 20 cms de largo e 3 de altura.

 

asfotos do estado actual colocarei mais tarde.

 

ja tem àgua e so faltam as pedras coladas em redor. to a trabalhar nos filtros :happy:

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia a todos. aqui ficam as fotos do actual progresso.

P9060126.jpg

P9060129.jpg

 

ups! parece que saiu uma piscina:P

mas é só aparentemente, ainda faltam as pedras em volta que vao dar outro aspecto, alem da vegetação aquática que faz milagres

 

 

sistema de filtragem. DIY(do it youself)

[P9060131.jpg

 

caixa de esgotos furada em baixo para entrar agua direta do lago por nivel hidrostatico e bomba de 3600l/h (60W) entrada de 50mm e saida de 25(apesar de ser recomendado mais diâmetro de saida, mas como o encaiche da bomba e de 25mm e a mangueira so vai ate ao pote(50cms) ..ficou.

P9060132.jpg

entrada de agua á direta/fundo so que nao se ve bem porque ta tapada para a caixa não encher

 

 

pote de leca(ainda so meio), com leca ensacada em sacos de ráfia(daqueles das cebolas e batatas)

problema numero 1450: a leca flutua!!!! so la fica com pedras em cima.pode ser que quando encharque fique la embaixo.

P9060133.jpg

a agua entra pelo tubo preto de 25mm e vai ao fundo do pote passando pela leca filtrante, uma vez la embaixo so consegue sair do pote subindo pelo tubo de pvc de 50mm ao meio e sucecivamente pelo T que vai sair do pote. caso o filtro sature sairá pela parte de cima do T que fica pouco mais baixo que a boca do pote, passando assim a agua direta para a cascata ou la o que vai ser:P

 

falta o acrescento do T que sai do pote para a cascata.

 

i hope so!

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Muito bom aspecto.

 

Não tem fugas?

 

Podes colocar a marca do impermeabilizante? Quando é que gastaste com ele? Foi mais que uma demão?

 

E o betão? Quanto de areia e quanto de cimento? Ouvi dizer que há impermeabilizantes que se misturam directamente no cimento. Usaste-os?

 

Onde compras esse tijolo fino? Em qualquer loja de material de construção? Isso é fixe porque fazendo as paredes com esse tijolo não precisas de cofragem em madeira... basta despejares o betão por trás.

 

Diz coisas e vai colocando fotos.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Muito bom aspecto.

Não tem fugas?

 

Podes colocar a marca do impermeabilizante? Quando é que gastaste com ele? Foi mais que uma demão?

 

E o betão? Quanto de areia e quanto de cimento? Ouvi dizer que há impermeabilizantes que se misturam directamente no cimento. Usaste-os?

 

Onde compras esse tijolo fino? Em qualquer loja de material de construção? Isso é fixe porque fazendo as paredes com esse tijolo não precisas de cofragem em madeira... basta despejares o betão por trás.

 

Diz coisas e vai colocando fotos.

 

 

Miguel

 

 

fugas? lool nem o tijolo esta molhado com este impermeabilizante. e igual ao weber dry kf so que de outra marca. é isolante nao flexível para tanques de agua potável. custou 20 ou 30€ 25kg(foi o meu pai que comprou. levou 2 demãos a pincel , o objectivo inicial foi só para tapar a cor do tijolo mas ja se verificou que se pintar uma caixa de papelão posso ir pelo rio abaixo nela que nao entra água, como me disse o vendedor:P.

 

o tijolo existe em qualquer lado onde vendam tijolos para construção. existem uns com o dobro do comprimento que já vi fazerem bancos de jardim com eles.

 

nao usei nada misturado com o betão, só brita e areia, não há necessidade de se usar. antes já se fazia cisternas, e deste fabricante (pai) , nunca nenhuma ficou rota:P a única maneira de sair agua é se rachar. mas com ferro de 8 e 6 entrelaçado não devia.

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ta quase acabado...desculpem la as fotos ja era quase noite. da prox. tiro melhorzinhas

 

P9090138.jpg

 

P9090135.jpg

 

apesar da águia parecer azul não levou tinta, e cor do impermiabilizante cinzento

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!!!

muitos parabens pelo lindo lago que ai tens :sorry:

bigsmile

depois de tantos problemas que linda surpresa que ele se tornou para alegria de meus olhos e muita gente mais:)

muitos parabens espero que te corra tudo muito bem. :)

cumprimentos

<span style='font-size: 18px;'><span style='font-family: lucida sans unicode,lucida grande,sans-serif'>Abraços :) </span></span><br /><br /><span style='font-family: tahoma,geneva,sans-serif'><span style='font-size: 18px;'><strong class='bbc'><em class='bbc'>Solange aka Arianita</em></strong></span></span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola. mt obrigado. ;)

 

Ainda falta as pantas aquaticas e as terrestres e falta esconder bem a tampa do pote do filtro e disfarçar melhor a caixa branca da bomba. com um pouco de cascalho daquele as cores para jardins... mas ainda nem sei onde se vende... tenho de dar uma vista de olhos por ai ainda.

 

inicialmente e a menos que nascam la mais peixes tera ; 7 kinguios(1 cometa,1 daqueles pequenos de 2 caudas que nao sei o nome certo mas que é kinguio e o resto sao normais. E tera 2 kois que ja estao em casa de +-5 a 8cms e mais 2 ou 4 que ainda vou comprar. totalizando 4 kois e 7 kinguios. nao sao muintos peixes pois conto com o crescimento das kois e a criacao delas e dos kinguios, tenho actualmente no outro lago pequeno 12 kinguios que nasceram este ano e ja tem 4 cms+-

 

acho que vai ficar com um num ero razoavel de peixes para 6300ltrs. nao acham?

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia. estou cheio de vontade de passar pra la os peixes. que acham? é muito cedo? eu tive a ver o ph da agua e parecem normal segundo aqueles teste de fenol das piscinas. deu vermelho o ke é o normal na agua do furo ou da rede. penso que segundo a escala deles é 7e pouco de ph. o lago levou impermiabilizante para agua potavel no interior o que faz com que o cimento nao alcalinize a agua e ja troquei 2 veses a agua desde que esta acabado.

 

coloco la os peixes ou espero uma semana para estabilizar? uma ajudinha. sff . cumps

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relação a isso nao te posso ajudar... mas, se calhar, antes de la meter os peixes, eu dava um mergulhinho...

 

ehehhe

 

ta um lago muito giro e bem pensado com a parte mais funda para os peixes se refugiarem.

 

muito estetico!

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

o que aconcelho sempre a fazerem antes de meter os peixes, seja agora ou seja daqui a 1 mes....

 

meter apenas 2 ou 3 peixes para ver se se dao bem... e depois espero uns 2 ou 3 dias.... se tiver de morrer por ''cenas'' toxicas na agua, morre logo....

 

abraço

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Aqui vai mais 1 sessão fotográfica:

 

 

o lago:

P9170149.jpg

P9170150.jpg

 

os residentes :

P9170154.jpg

os novos 4 residentes da casa. kois de 25-30 cms:)

não são de classe A mas foi o que se arranjou.

P9170148.jpg

 

isto ainda esta um pouco pobre de plantas e pelo que parece vem ai o frio e não vai ter melhoras ate a primavera

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ninguem comenta??? parece que ninguém gostou :flick_tongue:

 

mas se por acaso não gostem de algum pormenor ou acham que podia melhorar digam.. as criticas só me ajudam a melhorar...

 

 

cumps

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais