AJUDA-APTASIA


Christian

Recommended Posts

Olá.

 

Eu utilizo uma solução de kalk + água, em proporções quase idênticas mas dado o volume do meu aquário tenho que utilizar uma solução mais líquida que pastosa (ideal para um aquário maior uma vez que o concentrado de kalk será elevadíssimo).

 

Tento topar as aiptasias e injecto com uma seringa (sem a agulha) a solução de kalk no buraco onde se escondem rapidamente.

 

Quando já são granditas tento removê-las com uma pinça, mas é importante que se removam inteiras caso contrário a praga continuará.

 

Há quem utilize também sumo de limão...

 

Boa Sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Para alem das excelentes indicaçoes ja mencionadas menciono mais uma, que e controlar o nivel de nutrientes no aqua. Cuidado com esta opçao ha corais que poderao nao gostar do aquario "emagracer" para alem de que nao faz muito sentido ( na minha opiniao) impor uma dieta aos peixes. Em suma um conjunto de acçoes conjugadas aliada a algum paciencia poderao a longo/medio prazo resolver o problema.

Boa sorte

 

Ze

" Uma opinião tem o peso da mesma"

Setup em http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...21&start=25

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

HAIL!

 

Para alem das excelentes indicaçoes ja mencionadas menciono mais uma, que e controlar o nivel de nutrientes no aqua. Cuidado com esta opçao ha corais que poderao nao gostar do aquario "emagracer" para alem de que nao faz muito sentido ( na minha opiniao) impor uma dieta aos peixes. Em suma um conjunto de acçoes conjugadas aliada a algum paciencia poderao a longo/medio prazo resolver o problema.

 

discordo deste metodo... pois nao e pelos nutrientes que introduzimos no aquario atraves da alimentaçao de peixes e corais que elas se alimentam... tenho a certeza que muitos membros daqui que tiveram aptasias as tiveram sem nenhum ser no aquario... logo nao e dos nutrientes que introduzimos no aqua que as podemos combater... e ate diria que uma soluçao a longo/medio prazo contra aptasias nao sera o que se procura... pois sendo elas uma praga, uma soluçao a(o mais) curto prazo sera a procurada... mas e a minha opiniao... ate pode ter sido utilizada por alguem e ter dado resultado, simplesmente eu nao a utilizaria e por isso tambem nao aconselharia...

 

eu concordo com a ideia do Duarte, ate porque o hidroxido de cálcio e utilizado no aquario, logo ira causar menos desiquilibrios... e certo que as outras tecnicas, com algum cuidado (tal como o cuidado necessario na tecnica do hidroxido!), podem trazer bons resultados...

 

Abraço e boa caça as aptasias!!! :P:cry: :D

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tento topar as aiptasias e injecto com uma seringa (sem a agulha)

 

Sem agulha? O ideal é mesmo conseguir furá-las e injectar o hidróxido ou a água quente dentro do corpo. Nem sempre se consegue porque elas encolhem-se muito depressa e nesse caso de facto não nos resta outra alternativa senão injectar na vizinhança, mas o ideal mesmo é dentro do corpo.

Não tenham medo de usar o metal da agulha dentro do aquário. Convém é que não a deixem lá dentro.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também tenho injectado hidroxio calcio nas aiptasias mas as bestas pra nao lhes chamar outra coisa nao morrem. Ficam sempre escondidas, e ao fim d alguns dias volta a aparecer. Estou a começar a ficar preocupado porque cada vez mais descubro aiptasias pequeninas. Ja pensei em deitar sumo limao mas precisava de uma agulha, e tambem nao sei se iria resultar visto q as aiptasias sao todas pequeninas, e depois de s esconderem já nem sei onde andam

 

Morte as aiptasias 8)

Os meus aquários C.A. - http://www.megagaleria.com/view_album.asp?Album_ID=565

O meu aqua salgado - http://www.megagaleria.com/view_album.asp?...p?album_ID=2661

 

Pedro Rodrigues:nick:kribensi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há outra opção que me esqueci de referir anteriormente e que resultou a 100% no meu caso, pelo menos com as aiptasias mais pequenas.

Se a anemona se recolher para dentro de pequenos orificios na rocha, é simples tapar o orifício com epoxi (cola de corais), eliminando assim a peste de vez. O ideal é utilizar um epoxi da cor da alga coralina passando assim os "pensos" completamente despercebidos.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olás,

 

Quem quiser "visitar" os efeitos devastadores das aiptasias num aquário (os quais eu nem imaginava serem possiveis :( ), visitem o Sintra Retail Park (loja Radio Popular)...e tenham medo...muito medo... :D

 

Era um aquário bastante bonito, mas agora está uma vergonha...cheio de aiptasias por todo o lado. starwars

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Na minha opinião a melhor forma para combater naturalmente as Aiptasias é adquirir um Chelmon rostratus - peixe borboleta lindíssimo que pode ser colocado em aquários de recife. A aclimatação destes peixes ao aquário é por vezes difícil. Convém verificar se os mesmos comem comida morta congelada: artemia, krill e mysis. Também existem no nosso mercado camarões que devoram este petisco - Lysmata seticaudata (Camarão do Mónaco).

 

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Relativamente aos camarões sei que não. Aliás essa é uma das grandes vantagens destes. Eles comem todo o tipo de outros alimentos.

 

O Chelmon Rostratus poderá apresentar dificuldades desse genéro bem como de alimentação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em ralacao ao chelmon, mto cuidado com a aclimatizaçao. O peixe eh mto dificil de manter e tem uma dieta rigorosa. O q adquiri nos 1º dias estava um espetaculo, e apenas me trincou uma aiptasia pekena, e depois ficou doente passado 2/3 dias até q nao sobreviveu. Tentei darlhe de tudo e ele continuava a nao comer.

 

Axo q nessas coisas o melhor mesmo os camaroes, pois alimentam-se de restos e estao habituados a viver em "lixeiras" :lol: heeheh, dai possuindo um sistema imune mto mais eficiente, e mto mais resistente. Já vi uns, e sei q dao conta do recado. :idea:

 

Nunca xperimentei as injecoes de Kalk, tenho um bocado de receio em relacao a isso. Agora estou a mudar de aquario por isso nao convem comprar os camaroes, mas já estao na minha lista, e vai ser a primeira coisa q vou fazer assim q o novo aquario estiver montado :cry:

 

Abraço, Nuno Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Oblivion,

 

Os Chelmon rostratus não se alimentam exclusivamente de Aiptasias comem também comida congelada. Se bem alimentado não toca nos corais. Este peixe requer um aquário de pelo menos 200l.

 

Cumprimentos,

Ricardo Rodrigues

 

P.S. Continuo à espera para ver essas fotos dos meus aquários! Tens ideia de quando me poderás facultar um cd com as mesmas?!?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho deitado massa para colar corais, pequenas bolinhas em cima delas e tem resultado. Com o tempo ganha cor e nem se nota.

Os meus aquários C.A. - http://www.megagaleria.com/view_album.asp?Album_ID=565

O meu aqua salgado - http://www.megagaleria.com/view_album.asp?...p?album_ID=2661

 

Pedro Rodrigues:nick:kribensi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu acabei mesmo por desmontar o aquario todo ferver a pedra "morreu a coralina toda" mas como recebi pedra nova cerca de 40 kg deu pa disfarçar.mas agora tenho a certeza que nao tenho aptasias no aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Rostratus é realmente um peixe muito lindo mas de difícil alimentação. Ele comerá todas as suas aptásias, porém uma vez extintas faltará alimento para ele, pois o mesmo não come comida industrializada nem morta/congelada. O única opção é oferecer-lhe artemias vivas, isso sim ele come facilmente, porém as artemias não suprem todos os nutrientes que o peixe precisa podendo levá-lo a morte em alguns meses.

 

Conheço pessoas aqui no Brasil que criam aptásias no refúgio para oferece-las ao Rostratus de vez em quando. Dá trabalho mas funciona.

Rodrigo Buccazio

rodrigo@ipaq.org.br

www.ipaq.org.br

Preservação dos Recifes de Coral e Aquarofilia Marinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa mas discordo com muitas das coisas aqui ditas sobre o Chelmon Rostratus ;

 

O problema dele são dois : aclimatização e INICIO da alimentação ;

 

Eu, tal como muitos senão todos, já tive pragas e pragas de apistasias.

 

Tentei de tudo : camarões, injecções de agua quente com kalk, sem kalk, kalk com agua fria, com agua altamente salinizada, limão.. enfim.. até kilos de epoxy mas era irritante ver aquelas pestes a sairem debaixo da epoxy..

 

Até que um dia fui às compras com rocha viva. Não, não estou bebado , fui com uma pequena pedra de rocha viva e apistasia às compras. Vi numa loja um belo chelmon rostratos, pedra com apistasia la dentro e em segundos limpou o sarampo às apistasias. Foi a visão mais maravilhosa que tive nesses meses, depois de ver aquelas pestes a multiplicarem-se no meu aquario, quais coelhos.

 

Ora venho eu de chelmon para casa, corais todos para a sump, chelmon durante umas 3 horas em drip e toca de ir para dentro do balde. Lembro-me de ficar umas horas a olhar para a visão maravilhosa de ver um peixe a limpar o sarampo às apistasias.

 

Passados umas 72 horas, ja tinha limpo todas as apistasias do aquario. Quanto aos corais, houve alguns que não consegui reirar para a sump, especialmente tapetes de xenia e zoanthus. Pois bem, o Chelmon, comeu-os com gosto.

 

Corais para o aquario, Chelmon para a sump.

 

E durante dois meses la viveu ele na minha sump/refugio, alimentado todos os dias com larva e bocados de camarão, semrpe gordo e a crescer. Desde que ele aceite comida morta, é um bom comilão. O problema é po-lo a comer comida morta - camarão,mexilhão,larvas.

 

Mas depois de ambientado, é um peixe super super resistente.

 

Inclusivé, comeu muitas apistasias, de amigos que me vinham deixar as rochas durante 24 horas na minha sump para o meu chelmon lhes limpar a rocha. Meticulosamente.

 

Ao fim de quase 2 meses e muito, decido da-lo outra vez à loja, pois custa-me ver um peixe tão belo num refugio ( se bem q a minha sump+refugio tem 1.30m ) .

 

Agora nunca, mas NUNCA, metia um peixe destes num auqario com corais : é extremamente destructivo, MESMO se bem alimentado. O meu , mesmo gordo e grande devido a paparoca variada ( camarão fresco, mexilhão, ameijoa, etc ) recebia de bom grado uma meia duzia de zoanthus que crescia a mais no aquario principal.

 

Alias, como qualquer peixe borboleta ( familia Chaetondon / Chelmon ) , são extramente destructivos em recife.

Gonçalo Proença

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Gonçalo,

 

Tenho há uns tempos um Chelmon rostratus num aquário de recife com zoanthus, xenia, fungias e outros corais e posso dizer que ele nunca tocou em nada. Os Chelmon são os únicos Peixes borboleta que podes introduzir com segurança num aquário de recife com a grande vantagem de devorarem as Aiptasias.

 

Cumprimentos,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Ricardo - Andei a lêr sobre o Chelmon rostratus e dizem que só deve ser mantido por aquariofilistas mais experientes pois são peixes muito exigentes. Da tua experiencia com o teu que é lindissimo pois ja tive a oportunidade de o ver ao vivo o que achas acerca disto ?

 

É ou não de dificil manutenção ?

PEACE !!!

 

barras.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais