Sistemas de CO2


Recommended Posts

Boas Pessoal!

 

Ando a pesquisar acerca do CO2 e preciso de uma ajudinha...

Visto ter um aqua plantado e com Discus vou optar pelo CO2, porque consigo ter um PH mais agradavel para eles e ao mesmo tempo fornecer melhor alimento para as minhas plantitas... Dos vários sistemas que vi, não consegui encontrar grandes diferenças, visto que sou completamente ignorante neste assunto... Agradaram-me essencialmente os de botija que possibilitam a ligação de um teste permanente de PH com admissão/corte de CO2 consoante o valor do primeiro, visto que eliminaria um dos meus maiores medos em relação ao CO2 -> a instabilidade do PH para os Discus... Apesar do preço do equipamento acho que vai compensar a médio longo prazo... O que acham?

Já agora mais umas dúvidas:

 

-Quem tem estes sistemas de botija quando leva a botija para carregamento não sofre alterações de PH no aqua?

 

-É necessário desligar estes sistemas durante a noite?

 

-A diferença entre uma botija/bala de 750gr. ou 2Kg é apenas na quantidade de CO2 ou tem importância a nivel de recarregamento? (disseram-me que era muito mais barato encher uma de 2kg que as pequenas)

 

-Quais as melhores marcas?

 

Obrigado!

André Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ninguem se tem queixado dos caseiros e mais barato não ha.

Tens aqui dois links sobre este sistema a explicar tudo

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=10394

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=9929

 

:)

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta-te a faltar uma componente nesse teu sistema de avaliação de custos...é que o sistema de teste de pH é feito com um electrodo que é preciso trocar, e tem um tempo de vida...por isso de x em x tempo tens de largar o dinheiro do electrodo que diga-se não é nada barato...

 

como as de botija tens um regulador de pressão...a pressão é sempre a mesma à saida e portanto o fluxo é constante, excepto no final da botija em que por vezes ocorre dumping de CO2.

 

Desligar ou não á noite é uma coisa que é discutivel. Poupas no CO2 sempre dura o dobro do tempo mas o que é importante é a introdução de O2...e se desligas o CO2 e ligas aeração....o CO2 volta á concentração de equilibrio e o pH sobe rapidamente....e de manha volta a descer...enfim...não me parece a melhor opção analisando bem as coisas. ou desligas e não ligas aeração e o oxigénio que está dissolvido chega-te para a noite inteira ou deixas ligado e ligas tambem a aeração, introduzes O2 e compensas a saida de CO2 com a injecção.

 

Isto na minha opinião...

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Just me.... Deste-me um nó no Cerebro com essa cena do O2... :) então quer dizer que de noite devo ter introdução de O2???

Quanto a esse electrodo? de quanto em quanto tempo e quanto custa??

 

Obrigado!

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O que Pedro Alves estava-lhe a dizer, explicasse pelo facto de a noite o sistema de respiraçao das plantas ser o inverso do de dia. De noite (Fase onde nao ha luz) a planta consome O2 e nao CO2.

 

Dai a introduçao de O2. Quanto ao resto sobre pH, tambem ando a aprender.

 

Se alguma informaçao que eu tenha dado se encontrar errada, por favor corrijam.

 

Abraços

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos

 

Eu no meu akua uso um kit de "botija" nesse mesmo kit é usada uma valvula de solenoid que esta em sintonia com a iluminação ou seja quando as luzes se apagam o co2 pára tambem, logo axo que seja desnecessario a adição de O2 na agua á noite.

Quanto ao sistema de teste de ph, eu não tenhu devido ao enorme custo que isso tem, mas passo bem sem ele pois o ph mantem-se estavel!

O meu kit é composto apenas de:

 

Botija>manometro>valvúla de solenoid>conta-bolhas>reator

 

Espero ter ajudado

 

 

 

:)

Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

knocks...mas no teu aqua ainda não há peixes!!! as plantas consomem de noite o O2 que produzem de dia...mas num aquário com peixes tens dois elementos a consumirem muito O2...os peixes...e as bactérias necessárias ao ciclo do azoto.

 

Como não tens peixes podes somente desligar o CO2 que as eventuais trocas gasosas são compensadas pela respiração das plantas e portanto o pH não deve variar.

 

Agora quando tens peixes e tens luz ligada durante 10-12h durante as outras 12-14h o que tens é plantas que estão a respirar, peixes a respirar, bactérias no filtro a respirar...e se não tens agitação superficial quer por aeração quer por movimentação da água do filtro....o oxigénio não vai aguentar até de manha...(perdi uns quantos camarões á pala disso) que pelos vistos são os que menos aguentam pouco oxigénio na água no meu aqúário.

 

Assim se á noite ligas uma bomba de ar ou aumentas a agitação superficial e desligares o CO2 ele vai muito provavelmente para a concentração de equilibrio e portanto o pH sobe.

 

Gohan, quase lá :evil:

As plantas tanto de dia como de noite respiram consumindo O2 e libertando CO2, só que de dia para além de respirarem fazem fotossintese e consomem CO2 e libertam O2 só que em principio libertam muito mais O2 do que consomem.

 

O electrodo é a parte mais cara do sensor de pH e dura uns meses, tem de ser calibrado de vez em quando...e portanto tensde ter liquidos de calibração...

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Just-me

 

Isso tambem depende muito da população de habitantes que se tem no aquario, eu por exemplo no plantado tenhu apenas 5 camarões e "axo" que nunca me morreu nenhum.

 

A parte do "axo" é porque eles são noturnos tem dias k nao os vejo :oops:

 

 

:evil:

Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem pessoal....

 

Tou a ver que tá-se tudo a complicar.... Afinal se calhar já não é disto que tou a precisar... :evil: que raio faço... :oops: Quero dar o melhor aos meus meninos (discus) mas também não quero descurar nas plantinhas....

Com essa historia do CO2/O2 vai haver brutais variações de PH ou não??

 

Knocks - o que é uma valvula Selenoid??? e pra que serve o conta bolhas?

 

Obrigado

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá quanto a mim o CO2 deve ser desligado de noite, e num aquário equilibrado a variação do Ph não é muito acentuada se se desligar o CO2, isto pelas razões que o Pedro Alves referiu. Podes mesmo recorrer a uma bomba de circulação ou uma bomba de ar e o Ph descer minimamente.

 

Na natureza também existem oscilações de Ph.

 

A valvula selenoid é para desligares a injecção da botija por meio de um temporizador. O conta bolhas serve para contar as bolhas que colocas no aquário, é um meio simples de regulação.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André Costa

 

Por isso se diz que discus em plantados é complicado :oops:

 

A valvula de solenoid é uma valvula electrica ligada a um temporizador para fazer parar o co2 de noite.

 

O conta- bolhas serve para se controlar as bolhas de co2 por segundo.

 

Espero ter sido claro!

 

:evil:

Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois.... mas pensava que era por causa das temperaturas.... :evil:

acham mesmo que não vou conseguir bons resultados??

Devo então oxigenar durante a noite não é? As variações de Ph serão minimas...

 

knocks e quanto ao reenchimento da bala? é caro? temos que deixar a bala nalgum lado?

 

Cumps

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que depende da população...eu tinha 9 camarões com mais peixes claro...e morreram 5 exactamente porque não oxigenei durante a noite...

Ou pelo menos eu penso que terá sido por isso...

 

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a oxigenação não é bom só para os peixes, atenção é muito importante haver O2 durante a noite para que as plantas crescam.

 

André no teu caso optava pela garrafa maior, vais cometer um erro se adquirires a mais pequena, é que cá em Portugal quem enche isso faz por uma tabela minima, 25 euros por 5l, se tiveres só 750ml azar o teu, é como se lhes tivesses a ofereçer o resto para venderem.

 

Se tiveres possibilidade opta mesmo por o seviço que as marcas disponibilizam, tens uma Botija do estilo das máquinas de imperial, quando terminar mandas vir outra, compras apenas a válvula selenoide, essas botijas tem cerca de 10L, duram imenso. Os contras é mesmo o tamanho de altura tem 70cm acho...

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é que litros não comprimidos é muito pouco...se forem litros já comprimidos é muito diferente...por isso devem ser os tais 5l já comprimidos.

 

Gracias

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uso um sistema pressurizado de co2 num aqua de 200 litros com montes de plantas, mais de 100 neons e dez comedores de algas.

 

Não desligo o co2 de noite e não noto diferença no ph.

 

Se estás interessado num sistema destes, não deves ter receio, mas sim cuidado. Se monitorares o ph inicialmente com alguma frequencia, logo confirmas se é necessário ou não colocares uma solenoide com o relógio das luzes. Se tens plantas saudáveis durante o dia elas enchem-te o aqua de o2 que dá e sobra para a noite. Não coloques arejamento. Aí sim vai haver alteração do ph . Para mais.

 

Ao mudares a garrafa, se demorar mais de um dia vai haver uma subida do ph. Convem arranjar um sitio que te faça a mudança logo ou então teres outra mais pequena de reserva.

 

Quanto maior a garrafa melhor, porque há menos mudas menos chatice e deve ficar mais barato a longo prazo.

 

Medidor em linha não uso. Não preciso. :cry::cry:

Abraço

 

Fernando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Muito Obrigado a todos... Fiquei um pouco mais esclarecido, se bem que nisto nunca há certezas... há experiências, e o que nos faz andar aqui é mesmo isso... Por isso acho que vou ter que ser eu mesmo a pôr a mão na massa e tentar transformar o meu "hortaliçário" ou tentativa falhada de plantado, num plantado digno do nome... :D (Se chegar a metade da beleza do do knocks ou do Svet já era brilhante!!) e ao mesmo tempo tentar que os meus meninos continuem a crescer...

 

De qualquer das formas vou criar mais um tópico na secção de Ciclideos para ver se anda por lá alguém que tenha um aqua com CO2 e discus de forma a apurar ainda mais a ajuda...

 

Mais uma vez obrigado a todos e se tiverem algo mais a dizer vão postando... :D

 

Cumps

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro amigo, a resposta para os teus receios chama-se "seramic" e é o sistema digital de fornecimento de co2 da "SERA".

Apesar de um bocadito caro (650-700 EUROS), depressa vais notar que é melhor que essas mézinhas que anuciam aqui no forum: montas, calibras e designas o ph que pretendes para o akua, depois é só te encostares a ve-lo trabalhar.

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

140 cts para regular o pH ???

com essa massa toda monto é vários aquarios!

 

Para além de que o da Sera ao fim de algum tempo tambem vais ter de susbstituir o sensor de pH...e vao mais nao sei quantas dezenas de euros...

 

para além disso como o controlo é feito apenas com injecção de CO2 não tens como garantir uma subida do pH para todos os valores que queiras.

 

Tens tambem a descalibração do sensor para ser levada em conta.

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora 140 cts por uma electronica que apenas compara valores e abre e fecha uma válvula...parece-me no minimo...caro!

 

O controlo "digital"...enfim...

 

para além disso nao controla a oxigenação da água e portanto metes CO2 num aquario pouco plantado e com alguns peixes...e tiras a agitação superficial por causa do CO2 e no dia seguinte é só peixes a boiar!

 

Acho que as coisas ainda estão longe do "encostar e ver trabalhar"!

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Knocks:

 

Então que se sistema achas que era melhor? Eihem, JBL, aquamedic? o que será melhor???

 

SérgioVeterano:

 

falaste que algumas marcas faziam uma troca de balas, tipo maquina de imperial... Sabes quais fazem isso?

 

Cumps

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.