Reef - 100l


Luis Rosa

Recommended Posts

  • Replies 108
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá,

 

O peixe foi chupado pela Aquaclear 802? Infelizmente aconteceu-me uma vez o mesmo com um Pseudochromis fridmani. Podes fazer uma alteração à bomba para isso não tornar a acontecer. Essa alteração consiste em retirar com um x-acto ou com uma faca bem afiada aquela rodela de plástico exterior à zona de sucção da bomba.

 

Parabéns pelo aquário e Feliz Natal,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Ricardo Rodrigues- o peixe foi chupado por uma bomba de 1000l/h uma powerhead. Fiz uma alteraçao para o buraco de sucçao nao ser tao perto da turbina. Espero que resulte. Outra coisa estranha e o ocellaris nao dormir como os outros peixes, por ex a donzela dorme dentro de um buraco o yellow tang num cantinho entalado nas rochas mas o palhaço e tipo sonambulo, ou seja anda a dormitar pelo aquario a bater com a cabeça por todo o lado inclusive nas bombas de circulação..... (o meu outro palhaço morreu ja de dia, ja estava acordado).

 

Outra coisa que me atormenta e o nivel de amónia, nunca o consegui ter a zero. Aqui vao os testes feios hojes:

 

Amonia: 0,6

Nitritos: 0

pH: 8,1

Kh: 12ºkh

densidde: 1034

temp: 26ºC

 

Ora no meu setup estao um aqua de 100l um aquamedic midiflotor e 18,2 kg de RV, 1 ocellaris 1 donzela e 1 yellow tang, mais 3 burries e 2 camaroes da nossa costa e mais uns bichitos de limpeza. Ora a amonia nao deve estar no 0 devido a erros meus....

Bom a minha duvida assenta no modo de alimentação dos peixes. Neste momento levam artemia congelada e granulado. Qual o melhor modo de os alimentar, por exemplo, o granulado e em grandes quantidades uma vez por dia, ou pequenas várias vezes, a artemia congelada, directamente no aquario ou descongelada primeiro e dada aos poucos. Obrigado a todos.

 

 

Cumprimentos e boas entradas :lol:

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual o melhor modo de os alimentar, por exemplo, o granulado e em grandes quantidades uma vez por dia, ou pequenas várias vezes, a artemia congelada, directamente no aquario ou descongelada primeiro e dada aos poucos.

Quanto ao granulado e qualquer outro tipo de alimento, é preferível várias vezes ao dia em pequenas quantidades.

Quanto à artémia, é preferível pegares no cubo congelado e colocares num passador fino debaixo da torneira até descongelar tudo. Depois, ou vais dando aos poucos com a ajuda de uma colher pequena ou pões a artémia num copo com água no fundo e vais despejando de vez em quando para o aquário. O importante é não introduzir a água congelada da artémia, pois é uma grande fonte de amónia.

Abraços

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

 

A amonia finalmente desceu, deveria ser do modo de alimentaçao dos peixes a razao pela qual ela nao descia.

:arrow: Quanto aos niveis de calcio bom estao um pouco baixos 320 ppm, mas como nao possuo corais duros axam que este valor deveria na mesma rondar os 400ppm?

 

:arrow: Tenho esta duvida por exemplo, imaginem um aqua de 80 cm com 100l, com 30 kg de RV e um aquamedic MIDIflotor (ate 400l), com zebrassoma, 2 ocellaris, 1 donzela, bom queria meter um gobio amarelo e estabilizar o sistema adicionando apenas corais. Num futuro mais distante poderia por mais um peixe assim tipo zebrassoma? ou outro bacalhau do genero? Se nao o porque do nao, em principio sera mesmo pela falta de espaço. Agradecia opinioes.

 

:arrow: Precisava de uns concelhos na montagem de uma calha hqi a partir de uma power compact. Por exemplo o que preciso comprar e o que fazer.

 

Marco obrigado por tudo :wink:

 

Aqui vao umas fotos de que pra ca meti desde que iniciei isto:

 

Aspecto Geral:

Pic_2021_36.jpg

 

Sarcophyton:

Pic_2021_35.jpg

 

Colt , Donzela e um pe de xenia castanha

Pic_2021_34.jpg

 

Xenias brancas

Pic_2021_37.jpg

 

Zoanthus castanho:

Pic_2021_38.jpg

 

Sinularia e actinodiscu verde:

Pic_2021_32.jpg

 

E por fim o meu lysmata acrobata :P

Pic_2021_39.jpg

 

Valores:

 

Amonia 0,6

Calcio 320 ppm

Nitritos 0

Nitratos 0

pH 8,1

Temp 25,5ºC

KH 12

 

 

Cumps a todos 8)

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá P@ck.

 

Muito boa evolução, o aquário está a ficar com bom aspecto :P

 

Tenho esta duvida por exemplo, imaginem um aqua de 80 cm com 100l, com 30 kg de RV e um aquamedic MIDIflotor (ate 400l), com zebrassoma, 2 ocellaris, 1 donzela, bom queria meter um gobio amarelo e estabilizar o sistema adicionando apenas corais. Num futuro mais distante poderia por mais um peixe assim tipo zebrassoma? ou outro bacalhau do genero? Se não (palavra corrigida) o porque do não (palavra corrigida), em principio sera mesmo pela falta de espaço. Agradecia opinioes.
Quanto a esta tua questão, sabes que na minha opinião já tens peixes qb, inclusivé o zebrassoma quando atinge o estado de adulto pode chegar aos 18-20 cm (se bem que num aquário das dimensões do teu dificilmente lá chegará) ... o facto é que está a limitar o crescimento do peixe e para mim é algo que não faria, porém compreendo perfeitamente que às vezes seja dificil resistir ao impulso de comprar um belo exemplar. Se quiseres adicionar mais, irás ter mais sobrecarga biológica no sistema e para isso é importante que a RV e o escumador façam o seu trabalho bem feito. Outro peixe da família dos cirugiões nesse aquário poderá trazer alguns problemas relativamente à agressividade.

 

Se "tiveres" mesmo que colocar mais um peixe opta por uma espécie pequena p.ex um Gobidion okinawae.

 

Precisava de uns concelhos na montagem de uma calha hqi a partir de uma power compact. Por exemplo o que preciso comprar e o que fazer.

 

Penso que da tua calha actual apenas poderias utilizar a estrutura e a ligação à corrente. Terias que alterar todo o sistema de balastros. Penso que o preço dos projectores, comparado com o trabalho e investimento na alteração, compensam bastante.

 

Abraço

Duarte

 

 

PS: As mudas que levaste estão com bom aspecto :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Duarte,

 

Bom quanto a mais um cirurgiao se um dia o vier a por sera com muita atencao a todos os promenores, mas acho que nao o irei por foi so mais uma questao para aprendizagem.

 

Quanto a mudança da minha calha PC para hqi estive a pensar e sera mm mto bom se desse poupava uns trocos e aproveitava aquela calha que tao bonita e.

 

As mudas nem te digo nada :):P:lol:

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas, na continuaçao do meu projecto aventura nos salgados finalmente encontri um layout a meu gosto

 

Pic_2021_40.jpg

 

Gostam? Eu acho que se notam os 20 kg de rocha que antes passavam um pouco despercebidos.

 

Testes: Tudo normal.

 

Peixes: Tudo normal tambem, so a salientar que o meu yellow tang e um comilao de primeira.

 

Corais: Viciantes :(

 

Agora que encontri o layout final e que penso nao lhe mexer mais, que corais posso comprar para encher?? Hmmm eu estava a pensar em zoanthus ou actinodiscus, mas sinceramente nao vejo como "reproduzir" akilo. Tenho um discu ja grande mas quando sera que começa a divisao?

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Obrigado a todos pelo apoio. E cá vai mais uma actualização desta aventura pelo mundo dos salgados. Hoje decidi dar uma voltinha ao cabo raso para mais uma colecta de água, que decorreu sem molhas de maior gravidade cheers Aproveitei e tirei umas fotos ao local/locais onde apanho prpriamente a água que são uma poças junto a rebentação que são abastecidas de nova água sempre que uma onda vem.

 

Cá vai a primeira foto:

 

Pic_4012_2.jpg

 

Como podem ver e uma poça grande cheia de água sempre nova. A foto seguinte mostra a água da poça a ser renovada.

 

Pic_4012_3.jpg

 

Esta água e das melhores, os peixes e corais notam logo a diferença depois da muda, ficam mais "activos". :P

 

O meu aquário está andando, desleixeime um pouco com a adição de kalkwasser e os corais mostraram-me esse erro, o lobophyton começou a ficar branco de um dos lados. Neste momento faço adição todos os dias para etntar recuperar todo o explendor do mesmo. O testes estão normais o que era de esperar. Por fim apresentovos uma foto do aspecto do aquario depois de 6 meses de montagem.

 

Pic_4012_6.jpg

 

E enquanto tirava a foto do aspecto geral eis senão quando tiro esta.

 

Pic_4012_7.jpg

 

Pois é meus amigos acho que os meus ocellaris se estão a começar a habituar as xénias(brancas neste caso) +e um bom sinal pois é a partir delas que depois apanham o jeito e se enfiam noutro tipo de corais tais como sarcophytons e colt's. Que também tenho aqui no meu aquario.

 

Cumprimentos e pacienciaaaaaaaa :)

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho uma dúvida. É normal o amphirion ocellaris terem uma espécie de ataques? São tipo uns tremeliques 4 ou 5 seguidos que fazem uns aos outros. Notei isto desde que pus 2 perculas, do mesmo tamanho dos ocellaris dão-se todos muito bem, excepto quando abusam :shock: Então um deles ataca sem descrição e o outro dálhe para fazer esses tremeliques. Alguem me pode ajudar a desvendar esta dúvida?

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

É normal, são comportamentos sociais. :D

Geralmente é o peixe mais pequeno que faz isso, certo?

 

Está a fazer-se á "fêmea", tremelicando o corpo e encurtando as barbatanas...não ligues.

Nos meus, se a "fêmea" não gostar, agarra-o pelas barbatanas e não larga durante alguns segundos!! :D :D

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas pessoal ca venho eu actualizar esta aventura, tenho tido pouco tempo para o aquario mas tenho feito o meu melhor. Os parametros estão normais, e os habitantes estao 100%, infeliesmente tive de me desfazer dos percula, estavam a ser "expulsos do aquario" por todos os habitantes.

 

Tenho uns espaços vazios que quero agora preencher com corais duros! Vamos embarcar noutra aventura? Talvez, também queria ter um maior! banana rock Vamos ver.

 

 

Cumprimentos

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas aos residentes (soa muito a quinta das celebridades?) :wink:

 

Ca venho eu dar-vos um update desta minha aventura pelos salgados, desde maio, digo-vos estou a adorar a experiência, eu próprio não tinha sequer muito contacto com aquários, aliás nunca tive nenhum, mas sempre estive ligado a pessoas do mundo da aquariofilia e o tema nunca me foi estranho. Ainda a bocado estive uns 20 minutos a olhar para o mau aquário e a pensar, isto realmente e fantástico, apesar de um pouco caro o que é compreensível, mas e de facto dos hobies mais saudáveis para a nossa vista :shock:

 

Não tenho tido problemas de maior, umas necroses na alga coralina, umas mordidelas dos ocellaris a donzela, uns abanões de cauda do yellow tang ao gobio mas nada de especial. De facto hoje reparei que tenho o meu aquário muito castanho, ou rosa não consigo definir bem a cor, e tenho que resolver isso em princípio peixes não irá entrar mais nenhum, a não ser que saia o tang, mas quanto aos corais e com relação directa a luz que tenho powercompact's 55W x 2, se não podia por nas partes mais superficiais da rocha corais duros. sei que nos níveis mais inferiores e complicado mas no topo até poderia dar resultado, e se pudesse por quais pois na matéria de corais duros tá escasso :shock: .

 

Uma foto pa mais tarde comparar:

Pic_4012_25.jpg

 

Olhem enquanto tirava a foto para vos mostrar, reparei numa coisa que ando a reparar a muito tempo, os meus ocellaris juntam-se ali atrás duma xénia e fazem umas coisas esquezitas, esfregam-se neles mesmos, na rocha, fazem movimentos com o focinho tipo parece que a querem furar.... lol olhem não consigo explicar vejam voces mesmos AQUI

(download nacional)

desculpem o testamento.

 

Sem mais para dizer.

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Olhem enquanto tirava a foto para vos mostrar, reparei numa coisa que ando a reparar a muito tempo, os meus ocellaris juntam-se ali atrás duma xénia e fazem umas coisas esquezitas, esfregam-se neles mesmos, na rocha, fazem movimentos com o focinho tipo parece que a querem furar.... lol olhem não consigo explicar vejam voces mesmos

 

:D :D

Não sei porquê...mas acho que vais ter ovinhos (se forem peixes com tamanho para reproduzir). Observei muitas vezes este comportamento de limpeza no Vasco da Gama e em casa de um amigo, pouco antes das desovas.

É engraçado, porque os ciclideos que depositam ovos no substracto (cavernas, pedras ou plantas) fazem exactamente a mesma coisa! :lol:

 

Cumps,

Nuno Reis

Ps- não me arranjas um espaço pa alojar um vídeo que aqui tenho (1,7mb)? :wink:

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao sei se viram o video, mas segundo o diesel e comportamento para acasalarem.... isso se tivessem tamanho. :o Pois de facto os ocellaris são muito novos para deixar descendência digo eu sei lá, se calhar até estão prontos.

 

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Os meus frenatus também andam nestas andanças.

Até buraco fazem no areao para ter a zona perto das xenias limpinha.

Até às vezes, qunado o Zebrassoma flavescens se alivia e o dejecto vai para o pé deles a suposta fêmea agarra e nada para longe e depois liberta-o, engraçado é que com a circulação muitas vezes volta e o peixe tem q fazer o caminho várias vezes.

É espantoso observar estes comportamentos e eu distraio-me imenso com o aquário que nem dou pelo tempo passar.

Espero que seja uma desova e que tenhas sorte, em relação aos meus ainda os acho muito novinhos.

Abraços

 

Bernardo

Toupeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Bom ca vai mais uma actualização. Neste momento o meu aquario pede uma mudança para um maior, faz 1 ano quase e está na altura, em princípio começo 1 de 360 litros, com sumps e isso tudo.

Neste momento tenho excesso de matéria orgànica no aquario erros meus por inexperiencia estão agora a manifestar-se, diatomáceas, aiptasias, enfim um acumular de aparições que são explicados pela minha ingenuidade no modo de alimentação aos peixes no início deste projecto. Queria agora tirar uma dúvida, será que eu posso fazer isto?

Passo a explicar encher um recipiente de plastico bem grande encher de água, rocha viva peixes etc... lavar o areão do meu aquario, voltar a por encher com água nova meter a rocha já bem limpa os peixes e voltar ao normal? Será que os peixes podem entrar logo no aquario?

 

Se não for viável todo este trabalho e tendo em conta que devo aumentar a litragem, fazendo mais mudas de água e começando ja o de 360litros compensará mais?

Voltando ao 360litros, estou a pensar fazer um esquema semelhante ao do Diogo Lopes, "ligeiramente" mais simples :)

 

Esquema em breve

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis,

 

Uma limpeza dessas num aquário com 1 ano não me parece boa ideia, vai provocar um desequilíbrio tremendo no aquário com consequências imprevísiveis. Não desanimes e tenta combater esse excesso de matéria orgânica com mudanças regulares de água, uso de carvão activo e macroalgas que pela última foto estavam já presentes. As aiptasias também podem ser controladas de diversas formas amplamente discutidas aqui no fórum. Quanto ao areão não cometas o mesmo erro que eu que foi lavá-lo antes de o colocar no aq. novo. Essa lavagem matou grande parte da vida que lá estava e atrasou o equilíbrio biológico do aquário. Para te livrares das algas castanhas que estão sobre o areão podes aproveitar as mudanças de água e aspirar a camada superficial.

 

Se for possível monta o novo aquário mantendo o outro a funcionar, assim é mais seguro e menos cansativo fazer uma mudança gradual.

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo esclarecimento de facto nunca tinha pensado desse ponto de vista, iria cometer 1 erro grave. Bom so me resta combater o excesso com as mudas de água, carvão activo e paciencia :D

 

Provavelmente irei avançar para o outro preojecto depois das férias, logo se verá mas que tenho muita vontade ai isso tenho :cry:

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Bom estou prestes a começar do zero. Talvez mantenha este aquario. Mas vou começar de novo pode ser que venha 1 maior :twisted: Por agora e vender a rocha viva etc :shock:

O que queria saber e se ao mexer nisto tudo terei de meter os peixes de parte, ou se posso inserir a nova rocha sem problemas para os habitantes do aquario.

 

Se for impossivel procura-se alguem que me fique com a bicharada. Assim pessoal que fosse aqui de perto de preferencia. 2 ocellaris, 1 yellow watchman gobio, 1 donzela.

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.