Reef - 100l


Luis Rosa

Recommended Posts

Olá,

 

Não é muito boa ideia manteres os peixes dentro do aquário. Primeiro porque é um aquário com pouca litragem e as alterações fazem sentir-se muito na água. Depois porque ao iniciares um novo ciclo vais ter com toda a certeza picos de amónia que iram pejudicar os peixes.

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
  • Replies 108
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá,

 

Depois de 1 ano e 3 meses ainda mantenho este primeiro aquário. Tive alguns problemas mas nada que com trabalho e paciência não se resolvesse. Aí a uns meses tive de certeza um pico de fosfatos, derivados talvez das mudas de água muito dispersas, apenas de mês a mês.... mas penso que esse problema se está a corrigir aos poucos. Tenho agora uma tunze 7400/2 que comprei já a pensar no meu próximo aquário. Regulada quase ao mínimo tenho agora mais circulação, cerca de 40x o volume do aquário. Mudei o layout para um based on Diogo Lopes também já a pensar no novo aquário :lol: que deve estar a sair... talvez para o natal :lol::lol:

 

Mostro agora uma foto do aspecto geral do aquário

aquario2.jpg

 

Como podem ver os ocellaris vivem nas xenias ai a uns 10 meses :D

Gostava a penas de referir que so ainda me morreu um lysmata e por razões desconhecidas. :D Ou seja sucesso quase absoluto

 

Cumps :lol:

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas!!!

 

Gostei muito de ver este teu topico,curti largo o teu nano reef,e eu estou seriamente a pensar em montar um.

 

Só uma questão!!!!Quanto te custou o escumador da aquamedic???

 

 

Abraço

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá Luis,

tudo bem?

tenho uma dúvida, o teu YT , não se deu mal? não é grande de mais para o aquário? tenho um aquário com exactamente as mesmas medidas do teu, e tenho medo de colocar cirurgiões por não terem lá grande espaço.

De qualquer maneira, estava a pensar mais no Stringosus por ficar mais pequeno ( penso eu de que ).

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Demais...

 

Posso dizer que estive a ler praticamente todos os textos deste post... sinceramente estou fascinado com o resultado que isto dá...

 

Eu sou muito novo nesta coisa de aquas... digamos que tu comecaste com o teu reef e eu comecei com o meu de agua doce, um pequeno aqua oferecido de 60 cm... que agora tenciono mudar pra um de 1.0 ou 1.2, mas sinceramente fiquei com uma vontade tremenda de meter num desses aquas um reef... contudo ha algo que me faz parar... os custos, ora assim por alto quanto custará montar um reef num aqua de 1.20? algo pra i com os seus 180 ou 200 lts?

 

Ah! outra coisa... há um peixe de agua salgada que eu simplesmente adoro... é o dragão, acham que num reef como pretendo eventualmente um dia montar dá pra meter um bichinho desses? ou pelo contrário há a necessidade de ter um aqua bem maior?

 

Abraço e muitos parabens mesmo pelo teu trabalho... excelente!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, podes montar um aquario de 1,20m por uns 1000€.... Então vejamos.

 

Bombas - POdes comprar ais baratas ou mais caras. De 70 a 370€ cada.

 

Escumador - De 150 a 380€ Depende dos modelos.

 

Luz - Bom uma calha de 1,20 custa na ordem dos 250€

 

Rocha viva - para 1,20x50x50 - Prai uns 40kg Isto é que já vai sair carote.

 

Pronto agora é so ver uns pequenos detalhes e está tudo feito é só chegar a casa e montar :(

 

Quanto ao peixe dragão... não faço ideia de quais serão as condições para ter um peixe desse... mas é predador! Logo peixitos mais pequenos acho que são impossíveis de colocar :D

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Olha, podes montar um aquario de 1,20m por uns 1000€.... Então vejamos

 

Não esquecer que depois há que compor o aquário com corais/peixes... e que quanto mais cor quiseres ter no aquário mais euro$ irás gastar, os corais mais baratinhos normalmente são em tons castanhos/esbranquiçados.

Uma coisa é o investimento que irás ter que dispender para teres um aquário pronto a receber corais, outra coisa é um aquário já com os corais, se bem que podes ir introduzindo corais lentamente e diluindo assim o esforço financeiro ao longo do tempo.

 

António Paes

 

edit

PS:

 

Ah! outra coisa... há um peixe de agua salgada que eu simplesmente adoro... é o dragão, acham que num reef como pretendo eventualmente um dia montar dá pra meter um bichinho desses? ou pelo contrário há a necessidade de ter um aqua bem maior?

 

Estamos a falar deste peixe dragão http://www.liverpoolmuseums.org.uk/nof/fis...ragon_large.jpg

 

ou deste peixe ? http://fins.actwin.com/pics/Pterois-volitans3.jpg

 

O primeiro é uma espécie protegida e não deveria ser comercializada, o segundo tudo o que lhe couber na boca é paparoca, além de ser venenoso não o aconselharia a um principiante em aquariofilia marinha.

 

/edit

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola muito obrigado a ambos...

 

Pra ja ainda nao me vou poder iniciar neste belo hobbie, que é o marinho... de facto há reefs espectaculares... mas tenho de poupar umas maças para entao poder mandar-me com força :(

 

Pra ja vou manter o meu aqua de agua doce... vou fazer algumas alterações, como seja a decoração e o tipo de filtragem depois mais tarde quem sabe no inicio ou meados do proximo ano....

 

Relativamente ao peixe dragão é de facto o 2º o primeiro, nem sabia que existia, mas realmente é tb muito bonito sim sr...

 

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ca vai a dita foto do pequeno hepatus :x-mas:

 

Pic_4012_27.jpg

 

Como podem ver ainda é bastante pequeno, mas come que nem um "animal"..... :) Aquele promenor na vista deve ter sido passageiro pois não vi mais. Curioso é o hepatus andar sempre atrás da donzela, seja por onde for... segue-a para todo o lado. :? Farto-me de rir ao ver isso. Deve pensar que será da mesma espécie ou assim, mas assim que apagam as luzes elas separam-se e cada uma vai dormir a seu canto.

 

Aproveito e ponho também uma foto dos meus ocellaris que literalemente vivem nas xénias.... é incrivel como se tornaram tão ferozes no que diz respeito a defender o seu território na parte superior do aquário.

 

Pic_4012_28.jpg

 

Ps- sim eu sei... as aiptasias são para matar.... :) Mas sinceramente acho que perdi a batalha... pois escapame sempre uma que depois origina 1000!!! Enfim pode ser que um dia eu dê a volta com kalkwasser as rochas e me livre de todas as aiptasias.

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Posso meter novidades.

 

 

Layout mudado outra vez, o motivo foi a morte de mais de 200 aiptasias, tive de colocar a rocha em recipientes..... estavam tão grandes algumas que so morreram com varias dozes de kalk... :? pareciam cogumelos!!!!!

Trocas de água são agora fundamentais e um controle apertado das mesmas... não posso arriscar outro boom de aiptasias.... :?

 

Comprei uma unidade de osmose, estou a meter kalk diáriamente para colorir a rocha de alga coralina.

 

Também vos digo que o hepatus que antes tinha 1,5cm's tem agora uns 3 :D não sei o que tem andado a comer :D

 

 

Já meto uma foto daqui a nada :D

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • 3 meses depois...

Cá vai uma foto para o update!

 

reefjulho06.jpg

 

Como podem ver está tudo a correr pelo melhor... umas alguitas aqui e acola! Estou deveras a adorar esta experiencia.... e como podem ver em breve terei de mudar! O meu hepatus já precisa de espaço.... :shock:

 

Se compararem... o sarcophyton e o lobophyton sofreram danos..... estão muito mais pequenos... a razão foi um bicho que por acaso gostava de os comer... parecia uma lesma! Removido e morto.... agora é esperar pela recuperação... Os ocellaris botam ovos quase semanalmente e nem me deixam limpar o vidro do aquário... vejam a ferocidade deles!!! :lol::shock:

 

 

cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Bem, cá vão mais umas fotos de updates! O hepatus cresceu imensoooooo (vai obrigar-me a mudar-lhe a casa) :twisted: E os meus palhaços so querem é festa :twisted::twisted: São posturas semanais!!!!

 

postura.jpg

 

Mais um registo de uma postura acabada de fazer :twisted:

 

E umas fotos do hepatus e uma vista mais geral.

 

hepatus.jpg

 

vistageral.jpg

 

 

Espero que o próximo update seja para revelar o fecho desta aventura e início da nova com mais litragem :twisted:

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.