Novo Aquariofilista - 126l


Luixxx

Recommended Posts

...em relação a pedras ainda não encontrei bem o que queria.

 

Boas,

 

Só mais uma achega: algumas pedras influenciam o pH, cuidado na escolha.

 

Cumprimentos,

Ravara

 

 

P.S.: Acho impossível o Eheim ser mais silencioso que o JBL CristalProfi 120, pois tenho 1 e se não visse a água a sair da flauta não sabia que estava a trabalhar...

Admito que seja é tão silencioso como este e não se ouça!

Editado por ravara
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Aquario montado desde ontem com tudo a funcionar..

Coloquei um granulado dentro do filtro que me deram na loja.

Coloquei também 5ml de anti-cloro e 15ml de bactérias.

Foi colocado um pé de anúbias e fetos de java!

 

Está a ciclarrrrr!

 

Aqui vão as fotos:

 

aqua.jpg

aqua2.jpg

aqua3.jpg

aqua4.jpg

aqua5.jpg

 

 

Dúvidas:

 

o input do filtro não está muito perto do aquecedor?

Qual o tempo de iluminação que devo pôr?

Editado por Luixxx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se me permites a sinceridade esse azul fica extremamente mal para não falar que stressa os peixes sem necessidade biggrin depois se meteres um fundo preto não se vê a parede e dá outra sensação de profundidade e por ultimo eu metia o "input" como dizes do outro lado do aquário e ai a saida da flauta ao pé do termostato que é para ele fazer logo circular a água quente para o lado oposto do aquário e por experiência própria já reparei que os termostatos com um pouco de inclinação funcionam melhor.

A luz convém ser 8 a 10h diárias,o melhor seria um temporizador que assim é sempre certinho.

Não te esqueças de ir alimentando as bactérias com flocos ou algo que produza amónia,tipo um peixe,embora eu seja contra adicionar peixes antes de ter o ciclo ter terminado.

Vai dando noticias :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se me permites a sinceridade esse azul fica extremamente mal para não falar que stressa os peixes sem necessidade :thumbup3: depois se meteres um fundo preto não se vê a parede e dá outra sensação de profundidade e por ultimo eu metia o "input" como dizes do outro lado do aquário e ai a saida da flauta ao pé do termostato que é para ele fazer logo circular a água quente para o lado oposto do aquário e por experiência própria já reparei que os termostatos com um pouco de inclinação funcionam melhor.

A luz convém ser 8 a 10h diárias,o melhor seria um temporizador que assim é sempre certinho.

Não te esqueças de ir alimentando as bactérias com flocos ou algo que produza amónia,tipo um peixe,embora eu seja contra adicionar peixes antes de ter o ciclo ter terminado.

Vai dando noticias :rolleyes:

 

Quanto ao areão.. São gostos! Se me aperceber que os peixes se stressam muito eu penso em mudar para outra coisa, vou ver se tenho mangueira suficiente para passar o input para o outro lado do aqua, eu já comprei um temporizador vou tentar montar isso hoje.

Alimentar as bactérias é que me está a passar ao lado, tenho que passar na loja para ver o que faço.

 

Mais uma duvida, quando é suposto começar a fazer os testes à agua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só umas ideias e reflexões......

 

porque não começas com um setup mais fácil?

 

pesquisa no forum aquários Iwagumi ou coisas desse género, podes tirar excelentes ideias.

 

em termos de peixes podias meter peixes de cardume tipo neons, rasboras ou boraras, que são muito bonitos e fáceis de manter.

 

em termos de iluminação, penso que 50W para esse tamanho todo é pouco, se pensas em ter plantas, vais ter que meter mais potência.

 

só pra teres uma ideia, eu num aqua de 75x42x50 vou meter 2x55W + 2x24W

 

percebes alguma coisa de electricidade? é que se sim, é facil fazer uma calha de 4x39W T5 que seria mais que suficiente para todas as aventuras futuras que te queiras meter....

 

e fica-te muito mais barato que uma calha comprada ( cerca de 80€ )

 

se precisares de ajuda na parte de projecto, manda MP...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só umas ideias e reflexões......

 

porque não começas com um setup mais fácil?

 

pesquisa no forum aquários Iwagumi ou coisas desse género, podes tirar excelentes ideias.

 

em termos de peixes podias meter peixes de cardume tipo neons, rasboras ou boraras, que são muito bonitos e fáceis de manter.

 

em termos de iluminação, penso que 50W para esse tamanho todo é pouco, se pensas em ter plantas, vais ter que meter mais potência.

 

só pra teres uma ideia, eu num aqua de 75x42x50 vou meter 2x55W + 2x24W

 

percebes alguma coisa de electricidade? é que se sim, é facil fazer uma calha de 4x39W T5 que seria mais que suficiente para todas as aventuras futuras que te queiras meter....

 

e fica-te muito mais barato que uma calha comprada ( cerca de 80€ )

 

se precisares de ajuda na parte de projecto, manda MP...

 

Vou tentar a minha ideia, se não resultar logo alter qualquer coisa.

Em termos de plantas eu só tenho um pé de anubias e um de fetos de java, achas que a iluminação é insuficiente?

 

 

Ontem fiz as medições que deram o seguinte:

 

ph = 7,5

No3= 10

No2= 0

gH >7ºd

kH = 6ºd

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Tens de meter comida ou não há ciclo para ninguem !!!

 

Muito sinseramente o problema do areão azul é facil de resolver (fica mal que se farta), se morares perto da praia trazes areia deppois é so fervela, alem disso todo que vem do mar faz subir o ph que no teu caso bem necessitas.

 

Cumps

 

 

Eu ponho comida ha 10 dias, todos os dias à noite.

Para já não vou mexer no areão.. Quando for para fazer isso, sim vou à praia buscar, quanto ao Ph está entre os 7,5 - 8,0 deveria subir mais ainda, não está bom para ciclideos africanos? Estava a pensar ir buscar um casal de Pseudotropheus lombardoi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nenhuma ideia?

 

 

depois de teres posto a agua alguma vez voltaste a limpar o vidro por dentro?

è que isso mais parece sujidade do que outra coisa ( sabes que a agua mesmo sem nada começa a ganhar sujidade)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com algum trabalho melhoravas e muito esse aquário.

 

A escolha das pedras a meu ver não está a melhor, e o areão é horrível.

 

Mas se tu gostas, FORÇA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca limpei.. Limpo com alguma coisa em especial?

Coloquei ontem um casal de Pseudoropheus Fuelborni!

 

Boas

 

Nós limpamos com uma especie de esponja ( não sei onde arranjamos aquilo), mas acho que uma daquelas esponjas naturais para o banho dos bebes ( para não ter quimicos) mesmo do minipreço dá e são baratinhas, tens é de passa-la bem por agua quente antes de a usar, senão tens sempre uns aparelhozinhos proprios que há a venda nas lojas de animais, mas bem mais caros

 

:character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que nós usamos tem a ver com fibra de vidro, mas não e lã de vidro, foi um colega que é exper nisto que arranjou, amanhã já te digo ao certo o que é

;)

 

 

 

boas noites!

Relativamente ao aquario umas das coisas que nao gosto muito é do areao,mas se tu gostas e é do teu agrado força nisso.

2 ponto punha mais umas plantas altas no fundo do aquario,de modo a preencher o fundo,essas pedras na minha opiniao tambem nao sao as melhores,mas como ja disse e volto a dizer se tu gostas é assim que deve ficar.

Boa sorte no teu aqua.

Friendship is a golden gift cherished above all life's treasures!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquario já está limpinho.. :thumbup3:

 

Gostava que informassem sobre uma questão.. Qual a periodicidade que devo fazer TPAs? e qual o volume a substituir?

 

Neste momento só tenho um casal de Pseudoropheus Fuelborni.. que devo pôr agora?

 

Mais qual a brigada de limpeza que posso usar neste aquario?

 

Obrigado a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Neste momento tenho no aquário:

- 1 macho Pseudotropheus lombardoi;

- 2 Corys;

- 1 pittbull (acho que se chama assim).

 

Tenho um filtro EHEIM Classic 2213 para uma litragem de aproximadamento 120l, o que eu noto é que os vidros ficam muito rapidamente com lodo no espaço de dias.. Tenho limpo com uma esposa, mas dá-me a sensação que tanto essa porcaria, como restos de comida fica sempre no fundo do aquário, faço TPA semanal de 20l, outra coisa que me apercebo é que no espaço de uma semana o nivel da agua desce uns bons centimetros, é normal? Já decidi em alterar o areão que tenho por areia da praia, outra coisa é que os fetos de java permancem mas as anúbias.. Os peixes trataram de as comer, tou a pensar por agora valisnerias.. Que me dizem em relação à limpeza do aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento tenho no aquário:

- 1 macho Pseudotropheus lombardoi;

- 2 Corys;

- 1 pittbull (acho que se chama assim).

 

Tenho um filtro EHEIM Classic 2213 para uma litragem de aproximadamento 120l, o que eu noto é que os vidros ficam muito rapidamente com lodo no espaço de dias.. Tenho limpo com uma esposa, mas dá-me a sensação que tanto essa porcaria, como restos de comida fica sempre no fundo do aquário, faço TPA semanal de 20l, outra coisa que me apercebo é que no espaço de uma semana o nivel da agua desce uns bons centimetros, é normal? Já decidi em alterar o areão que tenho por areia da praia, outra coisa é que os fetos de java permancem mas as anúbias.. Os peixes trataram de as comer, tou a pensar por agora valisnerias.. Que me dizem em relação à limpeza do aquário?

 

 

ola vamos la ver se te ajudo...

antes de mais precisamos de saber várias coisas...isso de teres algas está relacionado com desajustes na quimica da água e/ou iluminação.

1 - Parametros quimicos da água - como estão? pH, amonia, nitritos, nitratos, fostafos?. Se tens os testes faz e posta o resultado, senao tens de comprar. É "Obrigatório"!!

2 - Iluminação - que lampadas? qts watts? qts horas estão ligadas?

3 - TPAs - semanalmente, eu pessoalmente prefiro fazer de 25%, aspirando o areão ao mm tempo para remover eventuais detritos.

4- Nivel da água - se o aquario é aberto isso é normal, vai repondo conforme achares melhor, n há problema.

5 - Areão - Areia da Praia N!!!!!!!!!!!!! n é minimamente adequada. Se queres comprar areão vai uma loja de aquariofilia lá de certeza vao ter um que sirva o teu gosto.

6 - Plantas - para ter plantas convem teres algum tipo de substrato fertil debaixo do areão. Compra-se tb em qq loja da especialidade. Sem ele fica mais dificil manter plantas saudáveis

7 - Filtro - de qt em qt tempo procedes a sua limpeza?

 

 

Pronto acho q é tudo, tenta rsp as perguntas, pq so assim podemos ter ideia do q se passa com ele e ajudar-te!

 

Vasco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola vamos la ver se te ajudo...

antes de mais precisamos de saber várias coisas...isso de teres algas está relacionado com desajustes na quimica da água e/ou iluminação.

1 - Parametros quimicos da água - como estão? pH, amonia, nitritos, nitratos, fostafos?. Se tens os testes faz e posta o resultado, senao tens de comprar. É "Obrigatório"!!

2 - Iluminação - que lampadas? qts watts? qts horas estão ligadas?

3 - TPAs - semanalmente, eu pessoalmente prefiro fazer de 25%, aspirando o areão ao mm tempo para remover eventuais detritos.

4- Nivel da água - se o aquario é aberto isso é normal, vai repondo conforme achares melhor, n há problema.

5 - Areão - Areia da Praia N!!!!!!!!!!!!! n é minimamente adequada. Se queres comprar areão vai uma loja de aquariofilia lá de certeza vao ter um que sirva o teu gosto.

6 - Plantas - para ter plantas convem teres algum tipo de substrato fertil debaixo do areão. Compra-se tb em qq loja da especialidade. Sem ele fica mais dificil manter plantas saudáveis

7 - Filtro - de qt em qt tempo procedes a sua limpeza?

 

 

Pronto acho q é tudo, tenta rsp as perguntas, pq so assim podemos ter ideia do q se passa com ele e ajudar-te!

 

Vasco

 

Boas, respondendo ás perguntas:

1- pH =7,5

No3= 10

No2= 0

gH >7ºd

kH = 6ºd

 

2- Calha de iluminação JEBO JL-100S 2xT8x25W++ 1x Actinica Marine Glo

 

3- Tou a fazer TPAs de 20l, e vou acrescentado conforme o nivel de agua vai descendo, ponho o anti-cloro correspondente, não tenho aspirador, vou ver se arranjo.

 

4- OK.

 

5- Na loja realmente havia algo parecido, mas achei caro e o rapaz disse-me vai à praia e apanha! :lol:

 

6- Comprei fetos de java e anubia, a anubia já era, mas os fetos estão ok, na loja disseram-me que eram plantas fortes, o substracto era desnecessário.

 

7- Abro o filtro e lavo as esponjas, só fiz isso uma vez desde que montei o aquário, qual a periodicidade recomendada?

 

Devo pôr mais peixes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola...

vamos la ver, se estas pensar em mudar de areão, na minha opinião era isto q devias fazer:

1- compra o areão q gostares (escuro da sp outro contraste) por forma a que no minimo (ou seja na parte da frente) obtenhas 5 cm de espessura. n te esquecas de o lavar bem.

2- Compra substrato adequado para aquarios. Este vai ser colocado debaixo do areao e principalmente nas zonas onde vai levar plantas.

3 - Iluminação - troca a actinia por uma lampada para aquarios de agua doce preferencialmente uma prorpia para plantas. 75W no total chega muito bem!

4- Os testes estao fixes - cuidado com a introdução de peixes. Tens os pH alto, logo só peixes q suportem esse pH.

5 - TPA, 25% semanalmente com reposição da água evaporada sp q necessario

6 - filtro - os meus são lavados de 5 em 5 semanas. pelo que percebi so tens esponjas. certo? se sim devias tirar algumas e colocar ceramicas e la de vidro. Se tens um eheim 2213 dentro da cesta deveria vir (de baixo para cima) ceramicas - 2 esponjas - la de vidro (4-5 cm). A cada lavagem de filtro lavas as ceramicas e as esponjas e substituis a la de vidro por nova.

 

 

7 - TLv a mais importante. Se te aconselharam areia de praia numa loja. MUDA de loja! JA! é preferivel pesquisares por uma loja especializada onde te podem tirar as duvidas e aconselharem como deve de ser.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.