Novo Aquariofilista - 126l


Luixxx

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Fui recentemente presenteado com um aquário AQUAPOR 100Cx30Lx40A 126litros, no entanto apercebi-me que dentro da caixa, só vem mesmo um background e mais nada, para começar tenho as seguinte dúvidas, sendo que vou fazer um aquário de água doce, que material preciso comprar:

- Filtro Externo - Andei a ver e acho que vou comprar um EHEIM Classic 2211 (45€ na www.seahorseshop.com);

- Iluminação - Starpor 100cm 30W, ainda não sei o preço;

- Aquecedor - Andei a ver e acho que vou comprar um JÄGER 100W (19€ na www.seahorseshop.com);

- Já tenho areia em casa para por no fundo;

- Vou também comprar um termometro, mas não sei qual.

 

Desculpem a ignorância, mas preciso de mais alguma coisa? Bomba de agua? Tirando decoração e plantas.

 

Como ando em mudanças tenho o aquario por montar(Acham que no IKEIA encontro algum móvel de jeito?), na casa nova é que vou montar tudo e trabalhar no ciclo do azoto, que tão bem explicado está neste forúm.

 

Muito obrigado a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O filtro externo podes usar um eheim 2213 e melhor para essa litragem..

Iluminaçao podes manter essa ou fazer um up-grade para t5...

Aquecedor sem duvida jager 150 watts se possivel...

Areia?? verifica senao tem origem calcaria que se tiver aumentat o ph...

Termometro um qualquer da aquapor a 1.20 € no continente ;)

 

Podes fazer uma estrutura em ferro ou se preferires comprar um movel no ikea, aki e afins..

Bomba de ar nao precisas de tiveres plantas e boa ondulaçao a superficie...

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Concordo com o Viper, o 2213 é uma melhor solução, e neste momento acho que estão com uma promoção e vem com os materiais filtrantes.

 

Em relação ao aquecedor, também aconselho no mínimo um com 150W, vai estar muito menos tempo ligado que um de 100W , eu tenho um externo e estou muito contente porque fico com todo o aquário com a mesma temperatura, e ficas sem nenhum aquecedor visível.

 

Aconselho-te também a ver varias lojas, para poderes poupar alguma coisa, podes sempre aproveitar uma encomenda conjunta na aquaristic ou tens boas soluções nacionais eu costumo mandar vir alguns peixes e plantas da primefish e os preços são bons, eu sei que eles também vendem filtros mas não sei qual é o preço que eles estão a vender.

 

 

Cumprimentos e boa sorte para o aquário, não te esqueças de abrir um tópico com fotografias do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu como sou do contra discordo da escolha do filtro.Eu optaria pelo Eheim 2215 ou então pelos JBL CristalProfi e700 ou mesmo o JBL CristalProfi 120.O Eheim 2213 é algo curto para esse aquário.No termo aconselho o Jager mas o de 150W.A areia tens que ver se é calcária ou não,sendo calcária tens que ver o pH á saída da torneira e se pretendes seguir para uma fauna de pH alcalino (pH 7.5).O termómetro os melhores é os de "mercúrio",no Jumbo e afins existem lá por 1€ como o Viper disse.Podes optar por compras na aquaristic como disse o rmmartins ou então ver os preços na primefish que me parecem ter preços bem melhores que esses mas o melhor mesmo é veres nos patrocinadores todos e compares,não perdes nada bigsmile

Boa sorte com o projecto e boa iniciativa em te informares antes de montares o aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas..

 

O filtro externo podes usar um eheim 2213 e melhor para essa litragem..

Iluminaçao podes manter essa ou fazer um up-grade para t5...

Aquecedor sem duvida jager 150 watts se possivel...

Areia?? verifica senao tem origem calcaria que se tiver aumentat o ph...

Termometro um qualquer da aquapor a 1.20 € no continente biggrin

 

Podes fazer uma estrutura em ferro ou se preferires comprar um movel no ikea, aki e afins..

Bomba de ar nao precisas de tiveres plantas e boa ondulaçao a superficie...

 

Quanto ao filtro vou mesmo comprar um 2213, visto segundo dizem o 2211 ser "curto", já estive a ver e realmente na primefish os preços são melhores, quanot à iluminação continua a pensar adquirir uma starpor de 100cm, mas ainda não encontrei, quanto ao aquecedor vou comprar um JAGER 150w, o termometro já o comprei! Quando falei em areia, não fui explicito, o que eu tenho em casa é alguns kilos de areão da aquapor que se vende em hipermercado, tenho preto e azul, quanto ao PH tenho que investigar.

 

 

Concordo com o Viper, o 2213 é uma melhor solução, e neste momento acho que estão com uma promoção e vem com os materiais filtrantes.

 

Em relação ao aquecedor, também aconselho no mínimo um com 150W, vai estar muito menos tempo ligado que um de 100W , eu tenho um externo e estou muito contente porque fico com todo o aquário com a mesma temperatura, e ficas sem nenhum aquecedor visível.

 

Aconselho-te também a ver varias lojas, para poderes poupar alguma coisa, podes sempre aproveitar uma encomenda conjunta na aquaristic ou tens boas soluções nacionais eu costumo mandar vir alguns peixes e plantas da primefish e os preços são bons, eu sei que eles também vendem filtros mas não sei qual é o preço que eles estão a vender.

 

 

Cumprimentos e boa sorte para o aquário, não te esqueças de abrir um tópico com fotografias do aquário.

 

Obrigado estive a ver na primefish e os preços são melhores que os da seahorse! Quando tiver as coisas montadas posto fotos, para já ainda não.

 

 

Eu como sou do contra discordo da escolha do filtro.Eu optaria pelo Eheim 2215 ou então pelos JBL CristalProfi e700 ou mesmo o JBL CristalProfi 120.O Eheim 2213 é algo curto para esse aquário.No termo aconselho o Jager mas o de 150W.A areia tens que ver se é calcária ou não,sendo calcária tens que ver o pH á saída da torneira e se pretendes seguir para uma fauna de pH alcalino (pH 7.5).O termómetro os melhores é os de "mercúrio",no Jumbo e afins existem lá por 1€ como o Viper disse.Podes optar por compras na aquaristic como disse o rmmartins ou então ver os preços na primefish que me parecem ter preços bem melhores que esses mas o melhor mesmo é veres nos patrocinadores todos e compares,não perdes nada ;)

Boa sorte com o projecto e boa iniciativa em te informares antes de montares o aquário.

 

Boas Jorge, eu acredito sinceramente que o 2215 sejam melhores, mas o preço não é melhor! ;) São mais 25€ que o 2213, eu digo que o aquário tem 126l, porque é o que diz na caixa, no entanto com areira e decoração vou perder uns litros, certo? Por isso acho que o 2213 ha-de ser suficiente! Quanto à areia tenho que ver o que diz no plástico, para poder responder.

 

 

Sendo assim e partindo do pressuposto inicial tenho o seguinte setup pensado:

- AQUARIO AQUAPOR 100Cx40Ax30L - Oferecido pela namorada;

- CALHA STARPOR 100cm 30W - Ainda não comprei;

- Filtro Externo EHEIM Classic 2213 59.40€ (Primefish);

- Aquecedor JAGER 150w 14.85€ (Primefish);

 

Depois de ter isto montando penso na flora e na fauna!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queria só deixar aqui um comentário para que as expectativas deste novo aquariofilista nao sejam defraudadas. Antes de encomendares o que quer que seja deixa me dizer te que na primefish nao existe qualquer tipo de cuidado no atendimento ao cliente. Passou se comigo, e com outros aquariofilistas meus conhecidos, encomendar mos material pela primefish (sem nos ser exigido sinal) e ao chegar ao fim do prazo estabelecido para encomenda nao obtermos qualquer tipo de feedback, nem negativo nem positivo. Simplesmente nem atender o telefone atendem (já para não falar de e mails). Deixo aqui este alerta para todas as pessoas deste forum pensarem duas vezes antes de encomendarem la material. Foi decepcionante para mim iniciar a montagem de um aquario e depois deparar me com a paupérrima qualidade de serviço prestada pela primefish. Acho que é importante fazer aqui uma distinção: uma coisa é uma loja online outra é o import export à moda portuguesa. Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queria só deixar aqui um comentário para que as expectativas deste novo aquariofilista nao sejam defraudadas. Antes de encomendares o que quer que seja deixa me dizer te que na primefish nao existe qualquer tipo de cuidado no atendimento ao cliente. Passou se comigo, e com outros aquariofilistas meus conhecidos, encomendar mos material pela primefish (sem nos ser exigido sinal) e ao chegar ao fim do prazo estabelecido para encomenda nao obtermos qualquer tipo de feedback, nem negativo nem positivo. Simplesmente nem atender o telefone atendem (já para não falar de e mails). Deixo aqui este alerta para todas as pessoas deste forum pensarem duas vezes antes de encomendarem la material. Foi decepcionante para mim iniciar a montagem de um aquario e depois deparar me com a paupérrima qualidade de serviço prestada pela primefish. Acho que é importante fazer aqui uma distinção: uma coisa é uma loja online outra é o import export à moda portuguesa. Cumprimentos

 

Humm.. Obrigado.. Vou ter atenção portanto..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sao pessoas ocupadadas, apesar de se ter passado quase a mesma coisa em mim mandei e-mail a pedir infos de filtros e tal e responderam-me 1 semana e meia depois...mas prontos nao ha crise, porque eles tbm teem trabalho e nao sao obrigados a estar 24h por dia em frente ao pc...para responder a mails...as pessoas nao respondem ou nao atendem o telefone porque nao podem nao é porque gostam de fazer esperar...

Editado por viper

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sao pessoas ocupadadas, apesar de se ter passado quase a mesma coisa em mim mandei e-mail a pedir infos de filtros e tal e responderam-me 1 semana e meia depois...mas prontos nao ha crise, porque eles tbm teem trabalho e nao sao obrigados a estar 24h por dia em frente ao pc...para responder a mails...as pessoas nao respondem ou nao atendem o telefone porque nao podem nao é porque gostam de fazer esperar...

Caro viper,

 

O contributo que deste a este forúm com esse post é comparável ao caracol minusculo que me apareceu ontem no aquario. Primeiro, o teu e-mail para info de filtros é para mim completamente irrelevante (já para não falar que essa informação consta no site deles). Segundo, como deves imaginar, eu, como consumidor, estou me pouco borrifando para a carga de trabalho dos colaboradores da primefish (quando estes são insuficientes e os resultados são positivos contratam-se mais ou então também tens outra alternativa: se não queres comprometer a qualidade do serviço que prestas mas também não tens recursos para aumentar a tua força de trabalho fechas as portas) A única coisa que eu me limitei a fazer foi alertar os participantes deste forúm para um facto: a qualidade de serviço prestada pela primefish é fraca. Terceiro, eu não disse que eles não atendem o telefone porque gostam de fazer as pessoas esperar. Eles não atendem o telefone porque não tem a capacidade ou o profissionalismo para dar vazao aos clientes potenciais que têm.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para esse tipo de discuções é aconselhado o uso de MP.Para reclamações de lojas o feedback,creio eu.Mas sobre o post eu aconselharia a aquaristic.net e digo-te desde já que o 2213 é insuficiente.Tenho um no meu de camarões e friso,camarões e acho-o bastante insuficiente e o aquário tem 97L por isso pensa se queres gastar dinheiro 2x ou apenas uma.Além do Eheim 2215 tens o JBL profi 120 ou o e700.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para esse tipo de discuções é aconselhado o uso de MP.Para reclamações de lojas o feedback,creio eu.Mas sobre o post eu aconselharia a aquaristic.net e digo-te desde já que o 2213 é insuficiente.Tenho um no meu de camarões e friso,camarões e acho-o bastante insuficiente e o aquário tem 97L por isso pensa se queres gastar dinheiro 2x ou apenas uma.Além do Eheim 2215 tens o JBL profi 120 ou o e700.

 

Então mas segundo encontro o EHEIM 2215 são para aquários até 350l(na Aquaristic são 69.95€) e o outro que falas são 44.98€ mas segundo diz lá são para aquários até 120l, não achas que fica muito à pele? Ou os JBL são melhores que os EHEIM e é suficiente.. Já agora em termos de barulho, penso que o EHEIM é mais silencioso, certo?

 

Já agora na aquaristic o que rende é uma compra em conjunto, certo? Não encontro nenhuma aqui no forum, será que não procurei no sitio certo? Nas lojas dos hipers os filtros são um roubo!

Editado por Luixxx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, antes de mais, parabéns por começares correctamente, ou seja, vir pesquisar antes de te meteres em aventuras (eu fui à babugem, ou seja, tinha a febre toda e comecei depressa de mais e já fiz alguns erros)...

 

Portanto, sejas :naughty:

 

eu utilizo um 2213 para um aquário igual ao teu e parece-me suficiente( as plantas mais altas até ficam demasiado inclinadas as que ficam perto da saída da água e podes ver na última foto abaixo, que até produz corrente e oxigenação em fartura, mas ainda sou novo nisto também e aceito claro está melhores opiniões.

 

tem atenção ao preço deste tipo de filtro, porque há vários "pacotes" - o meu foi por 59,90 em Benfica (lisboa) e já trazia tudo (mangueiras e torneiras e tubos de carga e descarga - tudo em tonalidade verde - e 5 esponjas azuis para um só tipo de filtragem)

 

P2144755.JPG

 

depois tive que adquirir os outros tipos de matérias filtrantes (já aprendi que as esponjas de algodão são caras e safaste ainda melhor com algodão filtrante que se vende nas mesmas lojas mas em saco ou rolo e cortas à medida que precisas).

 

mas já encontrei pacotes com os tubos de descarga em vidro e outros pacotes que me deram a entender que era só mesmo o filtro, portanto se vais comprar pela net, pesquisa bem o que estás a comprar.

 

quanto à iluminação, há quase unanimidade que iluminação com lâmpadas T5, em calhas que permitem 2 ou mais (se possível 4) é o ideal (consoante vás para um tipo de aquário plantado ou mais para comunitário (pessoalmente acho que o ideal é um equilíbrio = plantas dão beleza e compensam os detritos dos peixes - peixes consomem o O2 das plantas e até as "podam"), mas pessoalmente, passei de uma calha com 4 T5 com apoios laterais

 

P2144757.JPG

 

e até fiz um braço (ainda que um pouco alto) para me dar "espaço de manobra" para suportar a calha e poder mexer-me à vontade

 

P3014925.JPG

 

para esta solução de Leds e ainda é cedo, mas estou a gostar (mais barato, calhas que optei são à prova de água, e especto até 12.000K) - ainda não retirei o braço porque está "fixo às costas do móvel... dentro em breve tiro-o

 

_P3165052.JPG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vamos ver se nos entendemos!!

O importante aqui não é só o Filtro, 1º, que fauna vais colocar no Aquario? isso é o mais importante de tudo... só depois de decidir isso podes pensar no resto, por exemplo, se vais colocar Ciclideos, esquece o 2213! senão vejamos, Para os Ciclideos Africanos, por exemplo convem teres um Caudal de no minimo 6X o volume do aquario. Se vais colocar uns Guppy's e afins, então ficas bem Servido. 2ª questão, o substrato, se queres ter um plantado precisas de um substracto em condições e não só uma areia qualquer!

 

Areia não calcária tens a Areia de Silica que é branquinha e neutra. Também tens a areia da maxmat, branca, que dá um trabalho tremendo a lavar, mas... ficas com um PH de 7,5 só com a areia!!! para o pessoal dos alcalinos como eu é fantástico, porque tendo o PH assim, mais toque menos toque fica impec.

 

Parece-me que começas-te ao contrário, mas não começamos todos?!?

 

Resumindo, Para esse podes colocar uns Guppy's, umas Corydoras, um pleco e afins, umas plantitas dependendo do substracto e das plantas que queres colocar. Enfim.

 

Pessoalmente e no que respeita ao Filtro tens na Avipeixe um SunSun igual a um dos que tenho em casa que faz 1000lt/h, e mais ou menos por esse preço!

"Benditos Chineses que nos deixam ter aquario." O meu custou menos de 60€ já com tudo, só tive que comprar as matérias filtrantes á parte que foram mais uns 10€, e da experiência... não quero outra coisa. Agora vai começar a bombar num aqua de 1,20m juntamente com um 2213.

 

Mas bem vindo a este mundo e prepara-te para o vicio.

 

Abraço,

Nuno Dinis.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu utilizo um 2213 para um aquário igual ao teu e parece-me suficiente( as plantas mais altas até ficam demasiado inclinadas as que ficam perto da saída da água e podes ver na última foto abaixo, que até produz corrente e oxigenação em fartura, mas ainda sou novo nisto também e aceito claro está melhores opiniões.

 

tem atenção ao preço deste tipo de filtro, porque há vários "pacotes" - o meu foi por 59,90 em Benfica (lisboa) e já trazia tudo (mangueiras e torneiras e tubos de carga e descarga - tudo em tonalidade verde - e 5 esponjas azuis para um só tipo de filtragem)

 

depois tive que adquirir os outros tipos de matérias filtrantes (já aprendi que as esponjas de algodão são caras e safaste ainda melhor com algodão filtrante que se vende nas mesmas lojas mas em saco ou rolo e cortas à medida que precisas).

 

mas já encontrei pacotes com os tubos de descarga em vidro e outros pacotes que me deram a entender que era só mesmo o filtro, portanto se vais comprar pela net, pesquisa bem o que estás a comprar.

 

quanto à iluminação, há quase unanimidade que iluminação com lâmpadas T5, em calhas que permitem 2 ou mais (se possível 4) é o ideal (consoante vás para um tipo de aquário plantado ou mais para comunitário (pessoalmente acho que o ideal é um equilíbrio = plantas dão beleza e compensam os detritos dos peixes - peixes consomem o O2 das plantas e até as "podam"), mas pessoalmente, passei de uma calha com 4 T5 com apoios laterais

 

e até fiz um braço (ainda que um pouco alto) para me dar "espaço de manobra" para suportar a calha e poder mexer-me à vontade

 

para esta solução de Leds e ainda é cedo, mas estou a gostar (mais barato, calhas que optei são à prova de água, e especto até 12.000K) - ainda não retirei o braço porque está "fixo às costas do móvel... dentro em breve tiro-o

 

Quanto ao filtro estou a investigar as coisas.. Ainda não me decidi, gostei bastante do teu aquário.. Ao olhar para as fotos só penso quando é que o meu estará assim.. Até me dá pena de o ver totalmente fechado embrulhado em plástico.. Mas a escritura da casa está quase a ser marcada e depois é logo a 1ªcoisa a montar.. Ainda tenho que ir ao IKEA.. Quanto à iluminação montas-leds.. Gostei.. Sendo assim já vai usar a calha?Com os tais apoios? Se te quiseres desfazer disso avisa, ainda não comprei nada de iluminação, tava a contar comprar uma STARPOR de 100cm, mais uma vez muitos parabéns pelo teu aquário.

 

 

O importante aqui não é só o Filtro, 1º, que fauna vais colocar no Aquario? isso é o mais importante de tudo... só depois de decidir isso podes pensar no resto, por exemplo, se vais colocar Ciclideos, esquece o 2213! senão vejamos, Para os Ciclideos Africanos, por exemplo convem teres um Caudal de no minimo 6X o volume do aquario. Se vais colocar uns Guppy's e afins, então ficas bem Servido. 2ª questão, o substrato, se queres ter um plantado precisas de um substracto em condições e não só uma areia qualquer!

 

Areia não calcária tens a Areia de Silica que é branquinha e neutra. Também tens a areia da maxmat, branca, que dá um trabalho tremendo a lavar, mas... ficas com um PH de 7,5 só com a areia!!! para o pessoal dos alcalinos como eu é fantástico, porque tendo o PH assim, mais toque menos toque fica impec.

 

Parece-me que começas-te ao contrário, mas não começamos todos?!?

 

Resumindo, Para esse podes colocar uns Guppy's, umas Corydoras, um pleco e afins, umas plantitas dependendo do substracto e das plantas que queres colocar. Enfim.

 

Pessoalmente e no que respeita ao Filtro tens na Avipeixe um SunSun igual a um dos que tenho em casa que faz 1000lt/h, e mais ou menos por esse preço!

"Benditos Chineses que nos deixam ter aquario." O meu custou menos de 60€ já com tudo, só tive que comprar as matérias filtrantes á parte que foram mais uns 10€, e da experiência... não quero outra coisa. Agora vai começar a bombar num aqua de 1,20m juntamente com um 2213.

 

Mas bem vindo a este mundo e prepara-te para o vicio.

 

Abraço,

Nuno Dinis.

 

Bem eu estava inclinado para um aquário de cliclideos, acho que os peixes são mais bonitos.. Ainda não pensei na fauna.. para pensar no substracto.. Obrigado pelas dicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Em principio vou montar o aquário para a semana já tenho o seguinte:

 

- Aquário Aquapor - 100x40x30;

- Filtro Externo - EHEIM Classic 2213;

- Aquecedor - JÄGER 150W;

- Iluminação - Calha de iluminação JEBO JL-100S 2xT8x25W++ 1x Actinica Marine Glo

- Areão Aquapor azul e preto;

- Termómetro - Jumbo;

 

Preciso de vêr agora as plantas e umas pedras para colocar lá dentro também e pôr a ciclar! Yeahhhhh!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entao e que peixes vais meter ?

 

Continuo a pensar nos ciclideos.. Apesar do aquario não ter as dimensões recomendadas.. Mas vou tentar..

 

Areão azul?Isso stressa os peixes e de natural não tem nada :?

 

Quando me ofereceram o aquario, já vinha com este areão.. Se não resultar retiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Fui recentemente presenteado com um aquário AQUAPOR 100Cx30Lx40A 126litros, no entanto apercebi-me que dentro da caixa, só vem mesmo um background e mais nada, para começar tenho as seguinte dúvidas, sendo que vou fazer um aquário de água doce, que material preciso comprar:

- Filtro Externo - Andei a ver e acho que vou comprar um EHEIM Classic 2211 (45€ na www.seahorseshop.com);

- Iluminação - Starpor 100cm 30W, ainda não sei o preço;

- Aquecedor - Andei a ver e acho que vou comprar um JÄGER 100W (19€ na www.seahorseshop.com);

- Já tenho areia em casa para por no fundo;

- Vou também comprar um termometro, mas não sei qual.

 

Desculpem a ignorância, mas preciso de mais alguma coisa? Bomba de agua? Tirando decoração e plantas.

 

Como ando em mudanças tenho o aquario por montar(Acham que no IKEIA encontro algum móvel de jeito?), na casa nova é que vou montar tudo e trabalhar no ciclo do azoto, que tão bem explicado está neste forúm.

 

 

Boas,

 

 

Quanto ao movel comprado no AIIIkea:

 

O teu sistema vai pesar entre 130 a 160 kilos. Se comprasses algum movel deles, recomendava muitos reforços, ja que eles fazem moveis para aguentar entre 40 a 80 kilos). Juntas extra, mais cola, mais parafusos

 

E recomendava uma base do móvel bastante solida e estável.

 

Outra solução é comprares as peças feitas (mestre macos, akis, etc etc) e fizesses um DIY.

 

Se quiseres, dá um salto a este site:

 

http://www.garf.org/tank/BuildStand.asp

 

Basta introduzires o tamanho do teu aquario (em "'s, não cm's), e ele cria automaticamente os planos todos para construires o teu proprio movel.

 

:bs_quesexclaim:!

 

mawalien

Editado por mawalien
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Comprei um do IKEIA mas já o reforcei.. Agora tenho mais umas quantas perguntas..

 

Devo por alguma coisa por baixo antes de por substracto e areão/pedras?

Qual o substracto que devo por e quais as plantas mais indicadas para um aquarios de cilideos?

Quais vermes devo colocar para acelerar o clico do azoto?

Qual o horario da iluminação mais normal?

 

 

Obrigado desde já

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só um comentário. Areão azul esqueçe! Para além de deixares os peixes atrofiados é asqueroso. Tinha que ser honesto contigo, vais estragar o aquário por um erro perfeitamente evitável. Parece-me que um principiante começar com ciclideos é no minimo "tricky". Que ciclideos é que queres ter? Africanos? Americanos? É que não tem nada a ver. Se vais por apistogramas até podes ter um plantado todo maricas se vais por mbunas eles fazem logo uma saladinha. Parece me que tas inclinado para os africanos. Na minha opiniao: no plants! É mais parecido ao verdadeiro habitat deles somente pedras ou se quiseres mesmo ter plantas mete resistentes. Tens alguns exemplos aqui no fórum de aquas assim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só um comentário. Areão azul esqueçe! Para além de deixares os peixes atrofiados é asqueroso. Tinha que ser honesto contigo, vais estragar o aquário por um erro perfeitamente evitável. Parece-me que um principiante começar com ciclideos é no minimo "tricky". Que ciclideos é que queres ter? Africanos? Americanos? É que não tem nada a ver. Se vais por apistogramas até podes ter um plantado todo maricas se vais por mbunas eles fazem logo uma saladinha. Parece me que tas inclinado para os africanos. Na minha opiniao: no plants! É mais parecido ao verdadeiro habitat deles somente pedras ou se quiseres mesmo ter plantas mete resistentes. Tens alguns exemplos aqui no fórum de aquas assim.

 

OKay vou esquecer o areão azul, e sim tou inclinados para os africanos, e queria ter algumas plantas, mas nada de exagerado, em relação a pedras ainda não encontrei bem o que queria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.