Novo Aqua 60 x 30 x 35 - apresentação e duvidas


joints

Recommended Posts

boas tardes a todos

 

decidi reciclar um aqua de 60 cm, que me foi oferecido e como sempre tive interesse por isto, resolvi experimentar

 

tenho um filtro de 300 l/h ( parece-me demais, n sei ), um aquecedor de 15W e uma fluo fluora de 15W ( parece-me pouco )

 

meti-lhe substracto feritilizado para as plantas ( lavei-o mal, por isso ainda está um pouco sujo )

 

estou a pensar arrancar com um cardume de aí uns 10 tetra neons e depois a ver vamos

 

ainda vou plantar mais plantas, tipo musgo ou erva para por na frente e umas tipo fita mais altas atrás.

 

gostaria que dessem a vossa opinião e criticas.

 

imagem032ut0.jpg

 

o PH da água começou a 7 ( = à torneira ) e tem vindo a descer, neste momento está a 5 !!

 

qual será a razão e que posso fazer para corrigir? conchas?

Editado por joints
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as tipo fita sao valisnerias pareceme bem o filtro e excelente , parece que tens ai rochas vulcanicas isso nao gosto muito mas e ao gosto de cada um se o cobrices com musgo ficava bacano

 

os peixes

 

neons nessa quantidade nao ficao grande coisa eu ia para um casal de guramis ou betas ou 3 escalares 2 ou 3 corydoras tens muito pa escolher aconselho a nao meteres peixes muito pequenos ou muito grandes nyah porque os pequenos so se veem quando sao muitos nessa quantidade nao aconselho vai dizendo o que pensas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tardes a todos

 

decidi reciclar um aqua de 60 cm, que me foi oferecido e como sempre tive interesse por isto, resolvi experimentar

 

tenho um filtro de 300 l/h ( parece-me demais, n sei ), um aquecedor de 15W e uma fluo fluora de 15W ( parece-me pouco )

 

meti-lhe substracto feritilizado para as plantas ( lavei-o mal, por isso ainda está um pouco sujo )

 

estou a pensar arrancar com um cardume de aí uns 10 tetra neons e depois a ver vamos

 

ainda vou plantar mais plantas, tipo musgo ou erva para por na frente e umas tipo fita mais altas atrás.

 

gostaria que dessem a vossa opinião e criticas.

 

imagem032ut0.jpg

 

o PH da água começou a 7 ( = à torneira ) e tem vindo a descer, neste momento está a 5 !!

 

qual será a razão e que posso fazer para corrigir? conchas?

 

 

 

o ph mete umas conchas no filtro ou adiciona bicabornato de sodio ou um produto comprado ph plus mete no pesquizador como aumentar o ph

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não gosto de peixes muito grandes, principalmente escalares :P

 

vou tentar por o musgo nas rochas, isto ainda só tem uma semana...

 

vou colocar umas cascas de concha no filtro, a ver o q acontece..

 

o pH com peixes não tem tendência a subir?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora bem....

 

o aqua já tem 10 dias montado

 

fiz ontem novos testes e deu-me isto

 

PH = 7

KH<=1 ??????????? ( à primeira gota já saiu amarelo!! )

NH4/NH3 = 0.5mg/l ( ?? )

NO3 = 25 mg / l !!! ?????

 

isto deve querer indicar que o ciclo do azoto ainda não está a funcionar, não é?

mas tb ainda deve ser algo cedo...

como é possivel haver NH4/NH3 sem peixes?

e o NO3? de onde veio? do substracto? as plantas vão absorver?

 

hoje vai haver TPA, depois posto os resultados dos testes...

 

ou coisa, tou com duvidas nas plantas..

as anubias estão mto bem, nota-se perfeitamente que se adaptaram, uma até está a florir ::D:

 

agora as limnophilas estão com um aspecto manhoso, apresentam várias folhas castanhas e a morrer, um caule chegou mesmo a partir...

tem uns filamentos castanhos agarrados, o que será?

é um pouco cedo para algas, não é?

será falta de luz?? ( só tenho 15W ) a ver se consigo montar outra de 15W na mesma calha....

 

outra cousa...

 

estava a pensar nestes habitantes

10 red cherry

10 tetra neon

5 corys

2 molly

 

que acham?

Editado por joints
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso pode estar a levar luz do sol com muita forca tenta ir ao subforum das plantas de seguida das algas e tenřta identificar , giro e o que eu vou meter no meu de 80 llitros camaroes boraras maculatus e Iriatherina werneri e Ancistrus dolichopterus po fundo sao muto pequenos lindos e nao comem os camaroes por isso adoroos

 

nao sei a litragem do teu aquario mas com 60 cm deve ser uns 70 litros metia ai uns 4 iriatherina , 20 rasbores sao minusculas um ansistrus pequeno que gostes no meu caso o dolichopterus e uns reds cherris camaroes com 2 ottos para completares a limpesa muito musgo e fica a festa feita

 

aconselhote a plantar primeiro o aquario e so depois meteres os peixes e nao os metas ao mesmo tempo todos a mim o primeiro erro na aquariofilia foi o de meter todos ao mesmo tempo 100 euros em peixes meti os todos passado uma semana so um escalare vivo bang:|:(:agrue::(:wink:fight:silly: desculpa os smails mas e mesmo de dizistir help nitritos ou nitratos contra peixes :):ohmy: nao lavei o aquario bem quando o comprei

 

 

a as molis vao te comer os mais pequenos e assim nao vais conseguir reproduzir muito os camaroes e prefiro a minha opcao mas a tetras neon sao fizes mas ja que queres neon pk nao metes cardinais sao o mesmo so qzue mais bonitos

Editado por dominik1994
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora bem....

 

o aqua já tem 10 dias montado

 

fiz ontem novos testes e deu-me isto

 

PH = 7

KH<=1 ??????????? ( à primeira gota já saiu amarelo!! )

NH4/NH3 = 0.5mg/l ( ?? )

NO3 = 25 mg / l !!! ?????

 

isto deve querer indicar que o ciclo do azoto ainda não está a funcionar, não é?

mas tb ainda deve ser algo cedo...

como é possivel haver NH4/NH3 sem peixes?

e o NO3? de onde veio? do substracto? as plantas vão absorver?

 

ou coisa, tou com duvidas nas plantas..

as anubias estão mto bem, nota-se perfeitamente que se adaptaram, uma até está a florir :wink:

 

agora as limnophilas estão com um aspecto manhoso, apresentam várias folhas castanhas e a morrer, um caule chegou mesmo a partir...

tem uns filamentos castanhos agarrados, o que será?

é um pouco cedo para algas, não é?

será falta de luz?? ( só tenho 15W )

 

outra cousa...

 

estava a pensar nestes habitantes

10 red cherry

10 tetra neon

5 corys

2 molly

 

que acham?

 

 

nao gosto de corys grandes tipo panda e isso destroem o que plantas ficas a vida toda a plantar plantas soltas prefiro um l pequeno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aqui tes um topico exlente sobre layloutes para melhorares o teu aqua assim esta muito vulgar para o meu gosto http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;#entry621997

 

escolhe bem os peixes para nao te arrependeres depois

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora aqui vai um up

 

fiz um TPA de +/- 30% e os nitratos estão a menos de 25 mg/ L.... mesmo assim... deixei as luzes + de 24 ligadas, por esquecimento, deve ser disso....

 

pra já só pus os red chery ( 10 ) que o colega enhoca aqui do forum me dispensou assim como dois ramos de cabomba ( devo manter como está ou cortar os pés mais pequenos e plantar mais? ), sempre deve ajudar com os nitratos...

 

devo fazer mais TPA e se sim, com que assiduidade até estabilizar?

 

as cenas castanhas são algas, acho eu, deixa ver se os cherys gostam delas :?

 

fiz um rearranjozito ao layout, quero fazer um tapete de musgo de java na zona central

 

imagem002nu6.jpg

imagem003ys4.jpg

imagem009ui8.jpg

imagem011xr9.jpg

 

a água está mto suja, nunca pensei que este fundo largasse tanta poeira :D

que se pode fazer, sem ser nada mto extreme?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais uma semana e isso desaparece de certeza a agua turva

 

o tapete aconselhote a arranjares placasa de xisto e atares a elas o musgo ha outra tecnica que nao gostotanto e de enterrares no arreao mas aquilo vai se desprendendo e e chato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já pensei nisso e já tenho musgo de java encomendado...

 

cheguei à conclusão q tenho pouca luz ( acho )

 

tenho uma Fluora de 15W - 18000K - 400 lm e vou trocar por outra T8 de 15W mas 6500K e 950lm, é practicamente o dobro e acho que chega, além disso tem espectro mais indicado.

 

que tal soa?

 

hoje tinha o pH a 5.5, mto baixo e adicionei PHplus 5 ml

 

adicionei tb Nitrivec 5 ml, para dar um empurrão às bacterias, adicionei tb cerâmica ao filtro ( inventei, mas parece q resulta ).

 

tenho NH3/NH4 a 2.5 mg/l acham q deva fazer uma TPA?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas , eu tentaria arranjar uma maneira mais "natural" de manter um ph mais alto e mais estavel , pois depender de quimicos para subir / descer ph é sempre um pouco arriscado . (conchas neste caso seria o melhor)

 

Sim de facto cuidado com o tempo que deixar a luz ligada porque senao em breve vais ter companhia das meninas algas , uma batalha que mais vale evitar :-D .

 

Eu em aquas novos costumo mudar água de 2 em 2 dias geralmente durante a primeira semana depois passo para 3 em 3 e depois no fim com os aquas ciclados de 6 em 6 dias (não sei porquê não consigo fazer de 7 em 7 dias , ao 6º dia já não aguento mais :silly: .

 

Não sei se costuma usar algum produto para remover o cloro e metais pesados ou se envelhece a água (espero que uma destas 2 , de qualquer maneira costumo adicionar sempre aquatan não vá alguem ter a ideia de adicionar cloramina que não evapora com o envelhecimento da água , mais vale não arriscar com Crystal Red chainsaw .

 

E fez bem em encomendar musgo de java , o aqua está com poucas áreas verdes e assim vai dar mais vida e contraste :wacko:

 

:D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas , eu tentaria arranjar uma maneira mais "natural" de manter um ph mais alto e mais estavel , pois depender de quimicos para subir / descer ph é sempre um pouco arriscado . (conchas neste caso seria o melhor)

 

Sim de facto cuidado com o tempo que deixar a luz ligada porque senao em breve vais ter companhia das meninas algas , uma batalha que mais vale evitar :-D .

 

Eu em aquas novos costumo mudar água de 2 em 2 dias geralmente durante a primeira semana depois passo para 3 em 3 e depois no fim com os aquas ciclados de 6 em 6 dias (não sei porquê não consigo fazer de 7 em 7 dias , ao 6º dia já não aguento mais :lol: .

 

Não sei se costuma usar algum produto para remover o cloro e metais pesados ou se envelhece a água (espero que uma destas 2 , de qualquer maneira costumo adicionar sempre aquatan não vá alguem ter a ideia de adicionar cloramina que não evapora com o envelhecimento da água , mais vale não arriscar com Crystal Red chainsaw .

 

E fez bem em encomendar musgo de java , o aqua está com poucas áreas verdes e assim vai dar mais vida e contraste :wacko:

 

:D

 

uso aqutan, sempre e deixo umas horas a evaporar

 

o problema da minha àgua é que tem um kH de quase 0 e logo o pH......

a àgua da torneira tem pH 7.0, mas n sei porquê no aqua desce.

vou deixar estabilizar um pouco para ver o que acontece e se for caso disso adiciono as conchas.

 

em relação a plantas, sim quero adicionar muito verde com musgo e outras que me agradem, não se pode é fazer tudo de uma vez, senão n tem piada :silly:

começo a achar que tenho areão a mais ( 7/8 cm ), devo retirar algum pra dar + capacidade ao àgua ( pelas minhas contas só tem 45 litros.. )

 

qual será a temperatura de cor ideal para a iluminação dos camarões? 6500K ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto á altura do substrato não sei , eu costumo ter uns 5-6 na parte frontal e 6-7 na parte de trás . (mesmo em aquas com cerca de 40l brutos , julgo que vale sempre a pena ter uma boa camada de substrato especialmente se tem planos de ter uma boa quantidades de plantas de raiz)

 

E de facto se isso do kh não mudar convem mesmo por conchas etc pois tem de criar um tampão qualquer porque senão os camarões vão ter problemas visto que trocas de phtão frequentes acabam por ser letais .

 

Boa sorte :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pH a 5 :(

kH a 2... com jeitinho

NH3/NH4 0.5 mg/l com o pH tão baixo, parece q n há crise, só espero q n haja um pico..

NO3 25/50 mg/l !! :( :-( :( ...

 

fiz um TPA de 10%, adicionei aqutan

adicionei mais 5 ml de nitrivec, conforme diz nas instruções

adicionei mais 5 ml de kH / pH plus, pra manter as coisas controladas... tenho urgentemente de colocar conchas no filtro

 

quantas e de que tipo devo por? serve de mexilhão colhido na costa e muito bem fervidinho?? atenção que só posso apanhar 0.5kg, segundo a nova lei da pesca #musica

 

troquei a lampada T815W fluora por uma 6500K, tem 890 lm, dá muita mais luz e gosto mais das cores, são as verdadeiras.. a outra troca os vermelhos e os verdes todos

 

as plantas parece que estão a gostar, mas deve ser só sugestão :D

 

os reds tão a dar cabo das algas com uma competência 5*

 

a coisa vai andando.... à espera do musgo de java :evil:

 

quanto custa um casal de CPO's e como se manda vir????? :D :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas , hm calculo que não precise de muitas conchas , tente arranjar um espacito para elas :D , se bem que é mais complicado num filtro interno devio a pouco espaço .

 

Talvez areia de coral / coral esmagado seja uma melhor opção .

 

Sorte os reds serem tão resistentes porque esses valores estão um bocado perigosos , aconselho a regularizar isso tudo antes de novas aventuras .

 

Cpo's tem algumas lojas nos patrocinadores que vendem os meninos , é questão de escolher a que lhe der mais jeito :) .

 

 

pH a 5 :(

kH a 2... com jeitinho

NH3/NH4 0.5 mg/l com o pH tão baixo, parece q n há crise, só espero q n haja um pico..

NO3 25/50 mg/l !! :P;):( ...

 

fiz um TPA de 10%, adicionei aqutan

adicionei mais 5 ml de nitrivec, conforme diz nas instruções

adicionei mais 5 ml de kH / pH plus, pra manter as coisas controladas... tenho urgentemente de colocar conchas no filtro

 

quantas e de que tipo devo por? serve de mexilhão colhido na costa e muito bem fervidinho?? atenção que só posso apanhar 0.5kg, segundo a nova lei da pesca :lol:

 

troquei a lampada T815W fluora por uma 6500K, tem 890 lm, dá muita mais luz e gosto mais das cores, são as verdadeiras.. a outra troca os vermelhos e os verdes todos

 

as plantas parece que estão a gostar, mas deve ser só sugestão :D

 

os reds tão a dar cabo das algas com uma competência 5*

 

a coisa vai andando.... à espera do musgo de java :lol:

 

quanto custa um casal de CPO's e como se manda vir????? bowdown:wub:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

ora bem...

 

n tenho feito actualizações pq o meu pc de casa decidiu estourar a board :(

 

o meu aqua vai rolando, mas tive que fazer uma grande alteração, pois o fundo ( akadama ) estava muito mal lavado e decidi desmontar tudo, lavar profundamente e remontar.

 

apesar de saber que isso me poderá alongar o ciclo do azoto, não estou nada arrependido de o ter feito, se não, nunca mais ia ter aquário :D

 

coloquei umas rochas xistosas recolhidas numa praia aqui em viana, e replantei tudo de novo.

 

coloquei também musgo de java.

 

os red cherrys têm andado contentes e felizes, duas fêmeas estão ovadas e espero em breve ter bicharada pequena :D :D

 

estou é um pouco preocupado com os valores:

 

KH - 3

PH - 6.5

NH3/NH4 - 1 mg / l ( a PH 7 dava 0.006 mg o que me parece baixo )

NO3 - 50 mg / l esta parte está me a preocupar, estou a fazer 1/2 TPA por semana p/ controlar este valor

 

juntei Nitrivec para ver se o ciclo acelera ( espero que o filtro interno dê conta do recado )

 

as plantas tb já me pareceram mais saudaveis, as cabombas pegaram e têm crescido, pouco mas nota-se.

as limnophillas já as estou a dar como perdidas, estão muito clarinhas e alguns caules apodreceram, o ataque das algas foi fatal.

as anubias tb estão com algumas folhas mais clarinhas...

o musgo, sem comentários, n tenho notado evolução, nem pra mais, nem pra menos.

 

será que tenho falta de algum nutriente?? com o NO3 a 50 mg / l não devia, pois não?

 

alterei-lhe a iluminação e meti uma CFL DULUX de 24W e 1450 lm, sei que precisa de mais, mas n tenho espaço na calha e estou a construir uma DIY, para 2 x 24W CFL.

 

estou a pensar meter + 5 Cristal Red, alguma ampulárias e um casal de CPO's, mas apenas quando os parâmetros estiverem ok.

Qual será a lotação de um aqua destes, com invertebrados? 60x30x35 com 55 l?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

lol

 

continuo com o PC estourado... a ver se resolvo esta semana... por enquanto ainda n vai haver fotos....

 

e como isto não é um forum de informática e sim de aquariofilia, aí vai:

 

 

após chegar à conclusão que com aquele filtro não ia a lado nenhum, decidi fazer as seguintes alterações:

 

Calha DYI de iluminação: 2 x 24 CFL, 2900 lm

filtro: Tetratec EX600 - 600 l/h ( tenho 10 x de filtragem :D e aumentei a litragem em 6 litros ), fantástico

CO2 caseiro de fermentação

 

penso que agora tenho um setup "em condições"

 

as plantas notaram a diferença e a qualidade da àgua também :D

 

tenho

kH=3

pH=6.5/7

NH3/NH4= 0 e tavez ainda um bocadinho ( desprezivel )

NO3= 40/50 mg/l ( :P a quantidade de nitratos na àgua da torneira é superior à do aqua........................... )

 

acho que agora tá a ficar tudo ok, os parâmetros estão no que eu quero... excepto os nitratos.... a ver se o novo filtro e as plantas a crescer conseguem dar conta do recado.....

 

os habitantes para já são 10 Red Cherry e 5 Cristal Red lindos

 

brevemente postarei fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
uso aqutan, sempre e deixo umas horas a evaporar

 

o problema da minha àgua é que tem um kH de quase 0 e logo o pH......

a àgua da torneira tem pH 7.0, mas n sei porquê no aqua desce.

vou deixar estabilizar um pouco para ver o que acontece e se for caso disso adiciono as conchas.

 

em relação a plantas, sim quero adicionar muito verde com musgo e outras que me agradem, não se pode é fazer tudo de uma vez, senão n tem piada :wink:

começo a achar que tenho areão a mais ( 7/8 cm ), devo retirar algum pra dar + capacidade ao àgua ( pelas minhas contas só tem 45 litros.. )

 

qual será a temperatura de cor ideal para a iluminação dos camarões? 6500K ?

 

 

O pH pode estar a descer dentro do aquário, porque talvez esse substracto contenha turfa, logo, o pH está sempre a descer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pH pode estar a descer dentro do aquário, porque talvez esse substracto contenha turfa, logo, o pH está sempre a descer...

 

o substrato é ADA... duvido que seja isso..

 

de todas as maneiras o assunto já está ultrapassado, o pH está estavel a 7 e consego manter o kH a 4/5, com ajuda de bicarbonato de sódio.

 

agora que já tenho o meu QuadCore novo, aí vai a foto da bela da evolução ::D:

 

vista geral

 

imagem119ym0.jpg

 

CPO fêmea

 

imagem120su9.jpg

 

CPO Macho lindo e a ficar cada vez + cor de laranja, parece um tigre :9

 

imagem121iv0.jpg

imagem122zv1.jpg

imagem125kp0.jpg

 

Cristal Red

 

imagem124xj1.jpg

 

Fêmea Cherry

 

imagem087ze2.jpg

 

Isto já n tem mto sentido ser um pedido de ajuda, pedia ajuda a um moderador pra me mudar isto para o sitio certo... ou não ::D:

 

Tenho NH3/NH4 a 0.0000000000001 ::D:

 

Meti CO2 caseiro e um filtro Tetra EX600 a bombar... com 48W as plantas tão uma maraviilha, apesar de ter a luz mal distribuida...

 

neste já n faço mais nada sem ser manutenção, já estou a pensar no de 80 x 40 x 45 ::D:

 

Então que acham??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora aqui vão + umas fotos

 

a comunidade ( que algas castanhas são aquelas? mais não seja fazem um pearling lindo.. ::D:

 

imagem165qp8.jpg

imagem166no6.jpg

 

CPO's bixo lindo

imagem172tw6.jpg

imagem138lb4.jpg

imagem173tz2.jpg

Red Cherry

 

imagem182ie8.jpg

imagem175ym8.jpg

 

CRS's

 

imagem149an2.jpg

imagem180qj3.jpg

imagem194uk8.jpg

imagem195lt3.jpg

imagem196pe0.jpg

esconderijo p/ CPO's feito de cascas de mexilhão :?

 

imagem157mu5.jpg

Editado por joints
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.