montagem de aquario de ciclidios do lago malawi


Luis Baptista

Recommended Posts

a montar um pequeno aquário (42 cm), para ciclidios lago malawi.

Utilizei como areao Restos de coral (esqueleto - não sei o nome daquilo é calcário para elevar o PH), e introduzi umas rochas calcárias.

O PH esta em 8.

Quando terminado o ciclo (+ 1,5 semana) vou introduzir os peixes, aqui é que esta a duvida, escolhi Electric Yellow Labido (Labidochromis caeruleus) - como é o meu 1º aquário de ciclideos tem de ser algo fácil.

A minha dúvida é a quantidade de peixes e sua distribuição por sexo.

- 2 Peixes (casal)

- 4 Peixes (2 casal)

- 3 Peixes ( ? machos + ? fêmeas)

- Outra quantidade.

 

O que aconselham

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para um aquário desse volume de água, aconselho-te apenas um casal de caeruleus.

 

mete muita rocha e buracos entre as pedras para a fêmea fugir do macho.

 

vai haver perseguições, não te assustes com isso....

 

aconselho-te também em pesquisares por pseudotropheus perlmutt, eu acho-os bonitos e interessantes.

 

 

PS: já viste os pseudotropheus demasoni?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

42cm (serão 20litros?) é pouco para malawi's...

Os caeruleus ficam com 10cm quando adultos, e se colocares apenas 1 fêmea ela irá ser morta. Se colocares duas fêmeas...ficas sem espaço!!

 

Esse aquário não é muito aconselhado para incubadores bucais, pois vais sempre precisar de um aquário extra quando a fêmea tiver os ovos na boca. E que aquáriop usar quando ela tiver os ovos na boca? Outro de 20litros... :)

 

Tenta adquirir um aquário de pelo menos 80litros para colocar um trio (1 macho e 2 fêmeas). Assim terás mais espaço e um leque de espécies maior.

 

aconselho-te também em pesquisares por pseudotropheus perlmutt, eu acho-os bonitos e interessantes

Delfim: Tás a falhar pah! Ja esqueceste tudo o que te ensinei? :D

São Labidochromis perlmutt o que te referes. :)

 

Cumps,

Nuno Reis

PS- não uses restos de coral porque é muito grande, mas sim areia fina para eles escavarem! :?

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

42cm (serão 20litros?) é pouco para malawi's...  

Os caeruleus ficam com 10cm quando adultos, e se colocares apenas 1 fêmea ela irá ser morta. Se colocares duas fêmeas...ficas sem espaço!!

 

Concordo plenamente, penso que com o que te acontecerá com um aquario dessas dimensões e com ciclideos africanos já não te dará vontade de ter mais nenhum aquario.

 

Não optes por Mbunas pois será uma muito má opção. Mesmo os Ps. demasoni sendo de reduzidas dimensões, são peixes bastante agressivos.

 

Já pensaste em manter uns kribensis? Penso que será uma boa opção, são africanos, são ciclideos, mas não são dos lagos!!

 

Deixo aqui a minha opinião para o teu aqua porque penso que é o mais viável.

Aquariofilia ao mais alto nível.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

este aquario e so para comecar com ciclideos.  

no final do ano ai sim vou montar um de 120 cm

E porque não esperas até ao final do ano para colocares mbunas? :idea::idea:

 

Já pensaste em manter uns kribensis? Penso que será uma boa opção, são africanos, são ciclideos, mas não são dos lagos!!

 

Pois, é outra opção! Em vez de arriscares e colocar (para morte certa) ciclideos dos lagos, porque não tentas uns africanos anões?

Tens dezenas de espécies! 8)

Um conselho: os kribensis já são demasiado banais, e infelizemente perderam muita qualidade. Tenta antes uma espécie mais estranha e rara, embora tão "fácil" como os kribensis, pertencente ao mesmo tipo (Pelvicachromis, Nanochromis, Steatocranus, Hemichromis de pequenas dimensões...). Vais ver que são muito bonitos! :lol:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Em 42 litros eu não colocaria qualquer tipo de ciclideos africanos, quando muito um casal de conchiculas dos mais pequenos.

Um aquário desse tamanho, e eu sei muito bem o que isso é, são os que eu uso para crescimento dos alevins, e nunca os tenho lá acima dos 2 a 3 cm.

Eu até penso que um aquário desse tamanho só deveria ser usado para um peixe de água fria ou então colocar um beta.

Se colocares os caeruleus nesse tacho vais ter grandes dissabores...e com a ideia que havia há uns anos atrás: que os m'bunas eram a pior praga do mundo...e são! desde que mantidos em aquários com uma fachada com menos de 1m.

Luis, quando se começa, deve-se começar bem...pode não ser o óptimu, mas pelo menos o mínimo :idea: e o minimo no caso dos mbunas são os 200 litros.

 

Cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

42 litros nao da pra malawi´s.... é a mm coisa que meteres 10 leoes dentro de uma dispensa com 1 metro quadrado! Lol

 

Acho que deves continuar com a ideia dos malawi´s...mas nunca num aquario desses,minimo um aquario de 1 metro pra poderes manteres mais que um trio de peixes..

Claro que malawi´s nao é a mm coisa que kribensis nem outros africanos de outros lagos... sao peixes mto mais evoluidos..

Tens +e que lhes dar as minimas condiçoes e um aquario de 100 Litros pelo menos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é estou a ver que estou a fazer tudo errado.

Disseram-me que com um aquario destas dimensões não teria problema em ter Labidochromis caeruleus , porque são calmos e muitos sociaveis.

De facto estranhei quando sobe o tamanho deles (12 cm).

Mas sempre pensei que 2 não haveria problema.

Mas se so tiver uma femea o macho não a larga, com uma segunda fica tudo muito apertado.

Agora fico com um aquario quase com o ciclo feito, com areao(esqueleto de coral) e rochas sem saber o que meter la dentro.

Acho que vou dedicar-me aos Guppyes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

luis ja que ja tens o aqua ciclado coloca ai apistogramas, tens bastante variedade :idea:

 

Qto aos Malawi´s nao desistas! :idea: ja sabes que pelo menos e se vais kerer ter uma coisa como deve ser vai pra um aqua de 200 litros se possivel.:lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem duas nem uma ...

 

Se pedes ajudas e conselhos penso que deverias prestar um pouco de atenção ao que te foi dito anteriormente.

 

Esse aquário não dá para teres dignamente nenhum ciclideo do Lago Malawi e do Tanganyika só te aconselhava um ou outro shell dweller como os multifasciatus ou os similis.

 

Quanto ao comentário do Baboon também discordo, não é de facto aquário para apistogrammas.

 

Tens duas hipóteses, ou compras um aquário maior ou então ajustas as espécies aquilo que tens!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

num aquario tao pequeno.. mm 2 femeas vao acabar por começar a crescer e acabam por nao ser felizes num volume de agua tao reduzido.

 

Eu na tua situaçao e estando interessado em malawi´s, mm com um orçamento reduzido consegues montar um aquario com um bom volume sem gastares mto.

Substrato e Decoraçao apanhas na praia e na natureza..iluminaçao eles sao pouco exigentes.... gastas dinheiro num aquario e em filtragem

Aki no forum na parte dos particulares as vezes consegues arranjar material em bom estado e a preços acessiveis :idea:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei bem se concordo com essa do orçamento reduzido :idea:

 

Ora vejamos o meu caso.

 

Aqua de 100x45x45.

 

Vidro: 70€

Silicone: 16€ (duas bisnagas mas uma só era suficiente)

Móvel em ferro: 95€

Tampo contraplacado de 2cm: 32€

Filtro: 130€

 

Total: 343€ ! (se comprasse um aqua de 200L em kit gastaria perto de 200€ só no aqua, fora o móvel e o filtro)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprei aqua 100x30x40, com calha de iluminacao 2 lampadas, com filtro eheim 2226 exterior, com todos os tubos, 2 bombas de água e diversos acessorios por 160 euros a um bacano aqui do forum. E tudo em estado novo/como novo. Se procurares bem encontras bons negocios aqui na secçao Particulares...

 

Um abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo que procurando se fazem bons negócios. Eu mesmo tinha acesso a aqua de 120L + móvel por 150€.

Mas 120L não são 200L.

 

E embora eu gaste bastante mais com um aqua de 200L sei que ao fim e ao cabo os peixes vão estar bem e isso é o que importa acima de tudo.

 

Claro que a pessoa queixa-se sempre, custa um bocado dar grandes somas de dinheiro por qualquer coisa, mas se pensarmos que é para o bem estar dos bichos a gente acaba por esquecer os custos.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num aquário de 60 cm (56 litros) já se conseguia fazer alguma coisa com mbunas? Vi uns muito engraçados (não sei o nome, mas são todos amarelos e com uma risca preta ao longo da barbatana dorsal) e pensei comprar... mas não queria, para já, investir num aquário muito grande... :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Num aquário de 60 cm (56 litros) já se conseguia fazer alguma coisa com mbunas?
Provavelmente sim, mas o mais provável era teres apenas o macho no aquário já que a fêmea (ou melhor, as fêmeas) para além de ser perseguida infernalmente, passaria o tempo todo com ovos na boca tendo de ser retirada.

O tamanho ideal serão perto dos 80-100 litros (80-100cm, mas quanto mais comprido melhor). :oops:

 

Vi uns muito engraçados (não sei o nome, mas são todos amarelos e com uma risca preta ao longo da barbatana dorsal)

 

São Labidochromis caeruleus "lion's cove" certamente, pois são dos mbunas mais fáceis de encontrar. São também dos menos agressivos e que toleram melhor uma alimentação mais "proteica". :twisted:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É pouco agressiva para os padrões dos ciclideos do lago malawi.

 

Num aqua comunitário de outros peixes que não mbunas ou ciclideos do lago malawi não estaria bem pois na altura da reprodução iria aterrorizar o resto do aquário e possivelmente provocar algumas mortes.

 

Alem disso são peixes para águas alcalinas e duras e isso é algo que não existe num aquário comunitário.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigada pelos esclarecimentos.

Isso levanta outra questão, de carácter mais geral...

Tinha ficado com a ideia de que era preferível manter ciclídeos em aquários apenas de ciclídeos, devido às necessidades específicas em termos de parâmetros da água. No entanto, uns amigos mantêm pelo menos um desses ciclídeos (os tais amarelos da risca preta) num aquário comunitário de 80 cm, com peixes variados, incluindo botia palhaço, ramirezi, coridoras e até uma carpa (de água fria)...

A minha pergunta é: os tais parâmetros de pH e dureza são condições necessárias, ou preferenciais? Isto é, tomando como exemplo os ciclídeos, eles dão-se melhor em pH e durezas altos, mas toleram pH e dureza mais baixos? Ou o pH e a dureza altos são obrigatórios? E, nesse caso, qual é a esperança de vida do peixe dos meus amigos num aquário comunitário? :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os ciclideos africanos são peixes muito robustos e muito tolerantes com os parametro da água em termos de ph e dureza mas algumas espécies são pouco tolerantes com a qualidade da água por exemplo.

 

É possivel ter estes peixes num comunitário com outros não ciclideos mas não é aconselhavel quanto a mim dadas as diferenças existentes.

O facto de 1 ou 2 pessoas terem essas misturas não quer dizer que elas sejam benéficas ou que vão resultar bem comnosco se tentarmos o mesmo.

 

Os ciclideos são peixes territoriais e agressivos por natureza. Se forem bem alimentados e tiverem bastante espaço provavelmente essa agressividade natural é diminuida mas não deixa de estar lá e pode ser só uma questão de tempo até despontar e termos de um momento para o outro um peixe terrorista no aquário comunitário.

 

No caso dos teus amigos trata-se de um peixe solitário por isso totalmente desenquadrado. Pode até (sobre)viver algum tempo mas não será feliz :lol:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma dúvida...

Se os aquários de ciclídeos não levam plantas, é preciso ter uma bomba de ar a introduzir oxigénio na água, certo? E, por outro lado, num aquário com plantas, a bomba de ar torna-se desnecessária?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Se os aquários de ciclídeos não levam plantas, é preciso ter uma bomba de ar a introduzir oxigénio na água, certo?
Errado...

A bomba de ar é um objecto que já não se usa em aquariofilia, excepção feita ao funcionamento de alguns escumadores e como emergência em casos em que seja necessária. De resto é perfeitamente dispensável, sendo até desaconselhada em aquários com plantas. :cry:

A introdução do oxigénio não se faz apenas com as plantas, mas principalmente com um movimento á superficie da água. Um bom filtro a "mexer" a superficie é suficiente... 8)

Como achas que se faz a oxigenação dos aquários de água salgada? Aí não há plantinhas pa ninguém! :wink: :D

 

E, por outro lado, num aquário com plantas, a bomba de ar torna-se desnecessária?

 

Num aquário com plantas é muito desaconselhado o uso de bombas de ar, já que estas têem tendência a retirar o CO2 (dióxido de carbono) da água. Como sabes, as plantas necessitam deste gás para sobreviver. :D

 

Convém ter sempre uma bomba de ar de "reserva" para algum descuido por parte de quem cuida do aquário, pois por vezes (talvez por excesso de matéria orgânica ou falta de movimento á superficie) os peixes sentem "falta de ar". :arrow:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais