discobulo

Membro
  • #Conteúdo

    28
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por discobulo

  1. A ilumibação está muito fraca para esse aqua. Eu punha pelo menos mais 2 lampadas com 1 temperatura de cor que complemente essa. Se o barulho não passar e for forte, eu desmontava e tornava a montar a turbina.
  2. Em princípio parece-me suficiente, é uma questão de esperar mais algum tempo que a água deve clarear.
  3. Acho que a principal dificuldade é fazer uma decoração com 2 faces.
  4. Interessa não apenas o caudal mas tambem o volume de massas filtrantes...
  5. Eu tambem pefiro um filtro exrernao pequeno, a única questão é não criar demasiada corrrente.
  6. A iluminação é que me parece muito fraca, não tens plantas?
  7. discobulo

    Ajuda planta

    Os "fios" deviam ser algas filamentosas, não há problema.
  8. Eu punha sempre algum material específico para filtragem biológica em ambos os filtros (estou a usar o Matrix da Seachem com bons resultados com volumes pequenos nos filtros) e fazia a limpeza aos filtros intervalada para ter sempre uma boa filtragem. Essas algas podem ser 1 sintoma de iluminação deficiente em qualidade e/ou quantidade.
  9. Acho que primeiro tens que determinar em que proporção precisas de filtragem mecânica, biológica e eventualmente química, o que vai ddpender do aqua e habitantes e do tipo e frequência de manutenção.
  10. O aqua está bastante bem conseguido. Parabéns.
  11. Fixe. Parabéns pelo aqua bem conseguido.
  12. eh, eh, agora é que li melhor e vi que queres eliminar. Se puseres 1 folha de alface ao fim de umas horas eles estão agarrados à folha e é só retirá-la do aqua e deitar fora. Reduz muito o nº deles.
  13. Se estou a perceber bem, tu não queres eliminar os caracóis mas sim alimentá-los. Folha de alface , espinafre, bocadinhos de cenoura , tudo isso dá, eles não são exigentes. Só é preciso ter cuidado e a quantidade não ser excessiva, pôe só o que eles comerem ao fim de umas horas.
  14. Eu tenho um aqua de 120 litros com um Eheim ecco 2231 e é mais que suficiente tanto a nível de volume como de caudal, mas obviamente que a escolha do filtro também depende do tipo e quantidade de fauna e flora no aqua. Cumps.
  15. Viva, Estou a pensar fazer uma adaptação deste género, obrigado pela descrição detalhada que é muito úutil. Só 1 questão: Se bem percebi as PLL que instalaste são todas de 6500ºK. Qual é a temperatura de cor das T8? Cumps.
  16. Exactamente, tenho um assim e nunca tive problemas.
  17. ... e a melhor altura para erradicar é quando começam a aparecer, visto que já não é só um.
  18. Estava para comprar um, obrigado por esta solução.
  19. Eu tenho JBL porque já vinham instaladas (2x solar ultra tropic 54W/4000K e 2x solar ultra natur 54W/9000K numa overtank luminaire da Arcadia, mas realmente acho que têm um preço inflacionado. Mais dia menos dia vou ter que mudar as quatro, essa dica da Phillips pode vir a fazer muito jeito. Já agora que modelos é que estás a usar e aonde encontrate? Cumprimentos, Nuno
  20. Realmente a lampada é pouco potente, mas acho que o problema tambem pode estar no tipo de lâmpada, parece-me que uma com espectro e temperatura de cor mais adequaoa para flora seria melhor. Existem váaeios modelos T8 da Sera, Hagen e outras marcas apropriados , embora num aqua só com uma lâmpada é sempre necessário um compromisso entre a estética e a eficiência da iluminação...
  21. Depende do nº de horas /dia e do tipo de lâmpada, mesmo nas fluorescentes as T5 duram muito mais que as T8: Acho que como em tudo estas regras são apenas indicacativas, o que interesa são os resultados. Pessoalmente só mudo as lâmpadas quando noto uma degradação na qualidade de iluminação ou no comportamento da vegetação, p. ex. crescimento e aspecto das plantas mais exigentes, aparecimento de algas. ... e tenho lampadas T5 da JBL a funcionar há mais de 2 anos 6horas/dia e não há diferença sensível na qualidade da iluminação.