''Azinhaga dos Anjos''


Vasco Matos

Recommended Posts

Boas,

 

Eu tenho-os com Tiger e Blue, e é o peixe que me dá mais confiança para ter com camarões.

Acredita que tambem queria arranjar femeas mas não consegui.

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 99
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Acho que o aquário está bastante agradável, não fiquei convencido foi com as plantinhas da frente penso Hydrocotyle Verticcilata, não acho que fiquem muito bem, mas é uma opinião, mas de resto acho que ficou 5*.

 

 

 

Francisco Ramalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Parabens pelo aquario, era só para comentar quando tivesses os camarões, mas como pedis-te a opinião sobre que peixes meter, pela minha esperiencia sem duvida que metia Iriatherina Werneri.

 

Cump.

 

Eu tenho algumas duvidas que as werenias não comam pelo menos os camarões mais pequenos se os apanharem a jeito.

Efectivamente qualquer peixe come camarões se eles lhe couberem na boca (excepto alguns dos peixes gato - otos e corys pigmeus por exemplo são bons peixes para ai por). E é ai que as werenias, microrasboras e afins são bons, porque têm a boca pequena que baste para apenas comerem os mais pequenos camarões. Mas peixes 100% shrimp-safe, só otos!

 

Vasco, o aquario está espetacular... coloca só camarões de inicio, deixa-os reproduzir e depois logo equacionas um pequenino cardume :music_singguitar:

Um abraço

Editado por Diogo HC Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Diogo! Também pensei em Corydoras Pigmaeus(as minhas Corys favoritas)! Vamos ver.Também não me tinha lembrado que está dificil arranjar fêmeas de Iriatherina...

 

Uma pergunta, alguém sabe onde arranjar Monosolenium Tenerum?

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Em relação ás corys num aquario de camarões, eles vão disputar a comida de fundo com os camarões, meto aqui a fraze que a minha mulher utilizou quando os viu a comer com os camarões "parecem Pitbull".

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Andred,estive lá no site da JS e nem reparei.

 

E sim António,pode existir essa concorrência pela comida,mas as Pigmaeus são mais timidos,poderia acontecer mas de forma mais suave.E depois há que colocar a comida em sitios estratégicos de modo que toda a Fauna dos diferentes extratos do aqua comam.

 

Já agora aquele teu camarão,do possivel cruzamento dos Reds com CRS mais parece um Tiger...não poderá ter vindo de um aqua com Tigers,na rede por ex. e tu não teres visto?

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

 

Eu disse que eram de um aquario com Red's e CRS, não disse que achava que havia cruzamento, pelo menos não é plausivel.

E não devem ser Tiger, as riscas são diferentes.

 

Deves estar em pulgas, vão chegar amanhã não é?

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha que já li em diversos sites que não é impossivel o cruzamento de CRS com Reds,sendo que muitos criadores optam por não os manter juntos.

 

É verdade, se tudo correr bem amanhã já vão dormir na Azinhaga! Os Anjos são eles próprios! :thumbup3:

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha que já li em diversos sites que não é impossivel o cruzamento de CRS com Reds,sendo que muitos criadores optam por não os manter juntos.

 

Já li que se tivermos num aqua crystal red apenas femeas ou machos e reds femeas ou machos, exemplo crs machos e reds femeas, pode haver cruzamento, como na natureza também pode acontecer isto... Apenas li num site que encontrei no ;)

 

Cumps :D

Editado por andred
CAI_logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Com essa é que voces me kilaram.

São duas especies diferentes, um é neocaridina o outro caridina, onde leram isso?

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Com essa é que voces me kilaram.

São duas especies diferentes, um é neocaridina o outro caridina, onde leram isso?

 

Cump.

 

Agora já não sei onde li, mas penso que tem lógica! A natureza faz o seu trabalho, penso que as próprias espécies, que até são bastante parecidas, para não deixarem de existir criam entre si...

 

Cumps :D

CAI_logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho algumas duvidas que as werenias não comam pelo menos os camarões mais pequenos se os apanharem a jeito.

Efectivamente qualquer peixe come camarões se eles lhe couberem na boca (excepto alguns dos peixes gato - otos e corys pigmeus por exemplo são bons peixes para ai por). E é ai que as werenias, microrasboras e afins são bons, porque têm a boca pequena que baste para apenas comerem os mais pequenos camarões. Mas peixes 100% shrimp-safe, só otos!

 

Vasco, o aquario está espetacular... coloca só camarões de inicio, deixa-os reproduzir e depois logo equacionas um pequenino cardume :music_singguitar:

Um abraço

 

Viva Vasco,

 

De acordo com o que o Diogo referiu, o único peixe "shrimp-safe" é o oto. Não te sei dizer a fonte mas, recordo também ter lido na net sobre isso.

 

De qualquer das formas, porque não deixas o aqua só com CRS e com um ou dois caracóis???? Se o teu intuito é a reprodução seria uma aposta melhor.....

 

Um abraço.

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto li isso na net,António, mas não sei onde.Não é nada comum,mas há essa minima hipótese,pois sendo li já aconteceu.

 

E sim Arlindo,para já ficarão só os CRS,os peixes era para colocar na pintura outro tipo de movimento.Porém,um peixe num aqua de camarões inibe sempre este de ser comportar de uma forma mais desinibida.

 

Quanto aos Caracois,neste momentop tenho lá uma pequena Colónia de Anentome Helena,com dois pequeninos que já nasceram do outro aqua.

O problema é que tenho receio de colocar outras espécies de Caracois junto com as Anentome Helena...neste momento tenho lá apenas Physas e daqueles caracois pequenos.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto li isso na net,António, mas não sei onde.Não é nada comum,mas há essa minima hipótese,pois sendo li já aconteceu.

 

E sim Arlindo,para já ficarão só os CRS,os peixes era para colocar na pintura outro tipo de movimento.Porém,um peixe num aqua de camarões inibe sempre este de ser comportar de uma forma mais desinibida.

 

Quanto aos Caracois,neste momentop tenho lá uma pequena Colónia de Anentome Helena,com dois pequeninos que já nasceram do outro aqua.

O problema é que tenho receio de colocar outras espécies de Caracois junto com as Anentome Helena...neste momento tenho lá apenas Physas e daqueles caracois pequenos.

 

Entao e umas fotos para o pessoal?? :microwave:

CAI_logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os novos habitantes deste aqua chegaram e estão bem de saúde.Vinham bem condicionados, e o melhor é que as grades correspondem ao pretendido, aliás até veio um camarão que é SS, o que é optimo em termos de futuro apuramento da espécie. Têm os brancos sólidos e os vermelhos bem definidos,,por isso tudo de bom a apontar à Jardim Submerso.

 

Quando chegaram coloquei-os num pequeno alguidar de plástico,com a água com que vinham. De 10 em 10 minutos,sensivelmente, adicionei um pouco da água do aquário, operação que demorou 1 hora. Isto é extremamente importante e por vezes é negligenciado.A aclimatização às novas condições é um passo essencial. Pois para além da temperatura não ser a mesma, o PH e GH também não o deverão ser, e estes pequenos Camarões são deveras sensiveis a mudanças bruscas.

 

O aqua já estava bem maturado,estava a ciclar à muito tempo,e os niveis de Amonia e Nitrito estavam a zero,sendo que os Nitratos estavam a 10ppm. O PH está um pouco baixo,6.0,o ideal seria 6.5, mas mais importante que esta pequena diferença é a estabilidade do PH,que tentarei manter.O GH está a 4 +-.

 

Como já tinha dito,estou a adicionar CO2 ao aquário.O ritmo a que saiem as bolhas é lentissimo,pois fiz uma receita com gelatina,o que faz com que o CO2 sai a um ritmo mais lento. O CO2 por si só não afecta minimamente nem põe em risco a vida dos CRS (nem de qualquer outro animal).O excesso de CO2 é que é letal,principalmente com esta espécie,mais sensivel.

 

Por vezes há a ideia que o CO2 retira Oxigénio ao aquário, que muito CO2 é sinal de pouco O2,pode acontecer,porém não é assim tão linear. Os niveis de CO2 e O2 são independentes um do outro,podendo haver uma grande concentração de CO2 na água e ao mesmo tempo uma grande concentração de O2.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por vezes há a ideia que o CO2 retira Oxigénio ao aquário, que muito CO2 é sinal de pouco O2,pode acontecer,porém não é assim tão linear. Os niveis de CO2 e O2 são independentes um do outro,podendo haver uma grande concentração de CO2 na água e ao mesmo tempo uma grande concentração de O2.

 

Verdade e mentira, Vasco.

Pode sim existir uma grande concentração de CO2 na água e ao mesmo tempo uma grande concentração de O2, mas no entanto a água não é um solvente universal e como tal tem uma capacidade limitada para incorporar solutos. Assim sendo, ao aumentares a concentração na água de um dos gases estás a diminuir a solubilidade do outro nesta.

Isto ganha especial importância porque salvo erro, o CO2 tem uma solubilidade superior ao oxigénio, no entanto devido à maior concentração de oxigénio na atmosfera isto geralmente não tem problema. Mas para valores abaixo de 20 ppm de CO2 não devem ser suficientes para limitar a dissolução de O2, e logo não deve ser prejudicial para os camarões.

Alias, o FAAO tem o aquario de 60 cm com co2 a dar-lhe com força e uma colónia enorme de red cherrys e CRS.

 

Agora faltam as fotos dos bichos! ;)

Editado por Diogo HC Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

''... mas no entanto a água não é um solvente universal e como tal tem uma capacidade limitada para incorporar solutos. Assim sendo, ao aumentares a concentração na água de um dos gases estás a diminuir a solubilidade do outro nesta...''

Sim,exactamente.O que queria dizer é que pode haver um e outro, e que a presença de um não invalida a presença do outro.

 

Por ex. o ''pearling''´basicamente indica que o limite de solubilidade de O2 na água foi atingido,por isso é que vemos as bolhas de O2 a sair das plantas,pois este já não se consegue dissolver. Contudo pode haver na água um bom nivel de CO2,pelo menos foi o que o meu teste permanente de CO2 disse. :)

 

As fotos é já a seguir! :music_singguitar:

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto promete.

 

Está espectacular.

 

Sobre os caracois, no meu de 60L tenho 2 neritinas, 4 rubins adultos, 3 ou 4 buzios tipo praga e 2 helenas.

 

As helenas não tocam nestes, mas ajudam a controlar a população, os pequeninos são todos papados.

 

Tenho 4 corry anaeus, 5 werenias, 2 kullis, 2 ottos.

 

Uns 12 CRS's, 3 CBS's, 4 yellos, 3 tygers.

 

São todos juvenis, ainda não vi nenhuma femea ovada,

Isto para dizer que os peixes que cá tenho, até agora, me parecem completamente inofensivos para os invertebrados.

 

Os rubins contrastam muito bem com o fundo preto e com as plantas verdes, se quiseres, e passares em Santa Apolónia, dou-te 3 ou 4.

 

Estou desejoso de ver os teus CRS's, mas não posso pedir fotos...porque tb ainda nem uma meti...é uma trabalheira...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Slowmotion! Isso era fixe,trocavamos umas caracoladas! Eu passo muitas vezes em Santa Apolónia! Também te posso arranjar plantas,vou fazer uma poda,posso arranjar-te Rotala Green, HZ, Glossostigma. De Caracois posso arranjar-te Planorbis Corneus e Lymnaeas sp.

 

E eu uso o photobucket, até é simples pôr fotos, gostava de ver esse teu aqua.

 

Aqui vão as fotos:

 

Aqui os CRS estavam a aclimatizar,mal os tirei dos sacos da viagem,ainda estavam de mau humor,pouco coloridos,mas já se notava bem a solidez das cores.Aqui na foto estão 5 dos 10 que vieram:

 

immmm1.jpg

 

1mmmmm2.jpg

 

immmmm3.jpg

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem bonitos, tens uns excelentes exemplares, muito bom para começares a apurar!

Acho que vou desde já reservar os primeiros descendentes desses CRS :medieval_mace:

 

Boa mariscada :shocked028:

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vasco,

 

Isso está a avançar a bom ritmo.

Os camarões parecem ser de boa qualidade mas só quando estiverem bem aclimatizados, no aquário, é que se poderá realmente dar um parecer fiel do quão boa é a sua qualidade. No entanto, para esse tipo de " grade", seria de esperar que viessem com marus na zona da cabeça, tal e qual como aquele que está situado mais acima na foto. Ficamos à espera de umas fotos já com os bichos bem ambientados. :photo:

 

Alias, o FAAO tem o aquario de 60 cm com co2 a dar-lhe com força e uma colónia enorme de red cherrys e CRS.

 

Diogo, não é bem assim... O problema não é injectar CO2 com força mas antes as oscilações de pH que podem ocorrer em kHs baixos e que fectam, sobretudo, os camarões recém-nascidos. Realmente o Filipe injecta uma quantidade substancial de CO2 no aquário mas, em contra-partida, não se vêm CRS recém-nascidos ou mesmo juvenis no aquário. Os camarões acasalam e as fêmas ficam ovadas mas a taxa de sobrevivência dos pequenos é muito reduzida ou, possivelmente, nula. Mesmo que o problema não seja o CO2 e as oscilações daí derivadas, há sempre um outro factor preponderante que é a fertilização líquida. :confused4:

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André! Sim,realmente eu já os tive a ver,um por um, e dos 10 tenho dois que apontam mais para grade A, embora haja um que me parece SS, embora eu até prefire os S que os SS.

 

Agora o que me esqueci na primeira análise que fiz,foi ver se são todos os que me parecem grade S são V-band, mas pronto isso fica para mais tarde. Por agora o que quero é tentar mantê-los saudáveis e sempre férteis, mais tarde,quando tiver mais experiências com este tipo de camarões,me concentro nesses pormenores,que contudo são muito importantes,pois definem a qualidade das futuras gerações.

 

E este aqua é mesmo 100% para eles, o CO2 está a bombar tão lentamente que não afectará nem os mais jovens,quanto à fertilização...é que se calhar, inconscientemente vou começar a colocar cada vez menos...

 

O meu primo há-de vir ai com a Japonesa dele tirar umas fotos de qualidade a este aqua! :confused4:

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo, não é bem assim... O problema não é injectar CO2 com força mas antes as oscilações de pH que podem ocorrer em kHs baixos e que fectam, sobretudo, os camarões recém-nascidos. Realmente o Filipe injecta uma quantidade substancial de CO2 no aquário mas, em contra-partida, não se vêm CRS recém-nascidos ou mesmo juvenis no aquário. Os camarões acasalam e as fêmas ficam ovadas mas a taxa de sobrevivência dos pequenos é muito reduzida ou, possivelmente, nula. Mesmo que o problema não seja o CO2 e as oscilações daí derivadas, há sempre um outro factor preponderante que é a fertilização líquida. :music_singguitar:

 

 

Abraço,

André

 

Tens razão André, a reprodução realmente não fica fácil quando os parâmetros não ajudam. Isto aplica-se a qualquer espécie animal, seja ela um peixe, um invertebrado ou mesmo um mamífero em terra bem firme.

Creio que o problema será mesmo essas oscilações de pH especialmente na transição noite-dia. Não faço ideia se o FAAO deixa o CO2 ligado noite e dia, mas ao desliga-lo à noite é normal que se verifique uma subida de pH seguida de nova descida quando volta a ligar que deve ser suficiente para liquidar os frágeis mini-CRS. Também não esqueçamos que a competição pela alimentação num aquário com o nicho reservado aos camarões tão ocupado por red's não deve ser favorável aos pequenos CRS que são mais sensíveis que os red's e logo temos a lei da selecção natural a funcionar.

 

Mas vejamos que desde que estes valores sejam mantidos dentro de um nível minimamente aceitável para a sobrevivência dos CRS ai não haverá problema :shocked028:

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais