A minha nova criação - MANGUEZAL do Rio Plantado !


Pterois Volitans

Recommended Posts

Então basicamente, o que me sugerem é que faça mais ou menos isto :

 

 

plant_editing.jpg

 

 

Não acham que desta forma as raízes perdem um pouco o elemento predominante? Então e o feto quando começar a crescer não me irá tapar a iluminação causando sombra em quase todo o aquário ?

 

Digam lá, na vossa opinião, o que ficará melhor ou qual será a melhor solução.

 

Abraço

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 61
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Hehehehe, olha que os Monodactylus não ficam a dever nada aos Escalares, e o link do speedgupy é formidável para este desafio, só não sei é se será fácil encontrar estas espécies.

 

Bem, pareçe-me uma boa ideia essa dos fetos mas acho um exagero colocares fetos nos topos de todos os troncos...

podes também "amaciar" esses cortes com musgo e com alguma paciência também uma anúbia petit poderia ser eficaz...

Quanto á questão da luz, não acho que num mangueiral ela seja muito abundante, até porque a agua deve estar carregada de sedimentos e não será certamente das mais cristalinas, ou seja, quebra naturalmente alguma luminosidade.

Ah e se em vez de amarrares os fetos em cima dos cortes os colocares uns 3 ou 4 cm abaixo, na frente dos troncos poderá ficar ainda mais dissimulado e "natural", nesse caso serão as folhas que taparão os cortes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hehehehe, olha que os Monodactylus não ficam a dever nada aos Escalares, e o link do speedgupy é formidável para este desafio, só não sei é se será fácil encontrar estas espécies.

 

Sim, realmente os monos são muito fixes ! Tenho facilidade em arranjar, tanto monos, como os scatos.. os balões é que é mais complicado... mas arranjam-se também ;)

 

Bem, pareçe-me uma boa ideia essa dos fetos mas acho um exagero colocares fetos nos topos de todos os troncos...

podes também "amaciar" esses cortes com musgo e com alguma paciência também uma anúbia petit poderia ser eficaz...

 

Pois, acho que tens razão, é capaz de ser um exagero colocar tanto feto no topo dos troncos... o melhor é meter mãos à obra, experimentar e ver como fica melhor. Se calhar ainda me viro é pra ideia do musgo no corte dos troncos.. vamos ver...

 

Quanto á questão da luz, não acho que num mangueiral ela seja muito abundante, até porque a agua deve estar carregada de sedimentos e não será certamente das mais cristalinas, ou seja, quebra naturalmente alguma luminosidade.

 

Sim, é verdade, a água nos mangais é carregada de sedimentos, folhas, lodo, etc, etc.. mas não é bem isso que eu pretendo... não quero fazer deste aqua um mangal :o quero mantê-lo com um aspecto tratado e limpo... isto do ambiente "mangal" serviu de inspiração ;)

 

Ah e se em vez de amarrares os fetos em cima dos cortes os colocares uns 3 ou 4 cm abaixo, na frente dos troncos poderá ficar ainda mais dissimulado e "natural", nesse caso serão as folhas que taparão os cortes.

 

Outra boa ideia ;):idea::idea: - Vamos ver... quando meter mãos à obra.. vou ver o que fica melhor... :)

 

Obrigado pelas sugestões ! #cool

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:lol: quero mantê-lo com um aspecto tratado e limpo... isto do ambiente "mangal" serviu de inspiração ;)

 

Pois foi isso mesmo que eu pensei que querias (pelo menos é o que eu também gostaria), apenas pretendi dizer que caso a luz não seja muito intensa não me parece grave e provavelmente a fauna até agradece.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se meteres os scatophagus vais deixar de ter plantas.

Com os mono não sei o que vai acontecer.

Mas que são peixes bonitos isso são.

 

Também podes optar por meter uns peixe folha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se meteres os scatophagus vais deixar de ter plantas.

Com os mono não sei o que vai acontecer.

Mas que são peixes bonitos isso são.

 

Também podes optar por meter uns peixe folha.

 

Para não me dar muito trabalho (por causa da água salobra)... já pus de parte os scatos, monos, etc...

 

Hoje já entraram (de urgência) no manguezal as seguintes espécies:

 

6 - apistograma agassizi (selvagens) - um tá defeituoso...

6 - otocinclus affinis

8 - rasbora arlequim vermelho - nunca tinha visto na minha vida !

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os primeiros habitantes entraram no aquário há 1 semana, por enquanto, nenhum morreu. Ainda não fiz nenhuma TPA.

As algas começaram a aparecer... filamentosas. Acho que tenho que ir comprar 1 epazelo siamensis ou kalliurus..

 

Fiquei na dúvida se serão apistogramas agassizi ou cacatuoides? O que acham ?

 

Aqui ficam algumas fotos (foi o que consegui.. os peixes são bué rápidos...)

 

DSC06614.jpg

 

DSC06617.jpg

 

DSC06626.jpg

 

DSC06620.jpg

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É isso não é ? Por favor dá uma resposta... porque eu não entendi muito bem o que quiseste dizer com disfarçar o corte dos troncos...

 

boas desculpa nao ter dado ainda uma resposta.

 

a planta amarras uns centimetros abaixo do corte e dificilmente fica com esse efeito que mostras :D fica muito diferente da foto da tropica dentro do aquario.

 

a melhor seria a primeira opçao que te dei a "Microsorum pteropus 'Narrow'" que acho mais bonita e depois o efeito dentro de agua é excelente e as folhas tapao essas imperfeiçoes " corte" dos troncos.

 

tens aqui uma ideia de como colocar e como fica a planta em uma das fotos do Filipe Oliveira "FAAO"

exemplo1

 

mais uma para veres o efeito na base dos troncos

exemplo2

 

abraços.

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...

Está bonito, mas parece um comunitário e não biotopo de Mangal...

 

Por várias razões:

 

- Demasiado Plantado, nomeadamente com plantas oriundas de outros continentes (anubias e musgo) - Aqui podias aproveitar a tua Echinodorus que faria um vistaço!

- As raizes não estão nas posições naturais, com isto quero dizer que se conseguisse coloca-las na vertical, presas na parte de tras do aquário ou em cima, dava um efeito mais real...

 

Mas como aquário em si, está bem conseguido, não sei é se corresponde aos propósitos pensados...

 

Existe no Vasco da Gama e no Oceanário belos exemplos de mangais :smile2:

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.