Morte e alucinamento de camaroes


Recommended Posts

Boa tarde ppl hoje a tarde quando mudei 10 litros(Tpa) do meu plantado como tenho feito desde o inicio da montagem notei que os camaroes tanto as caridina japonica como os sp. tiger comecar a ficar loucos, muitra agitaçao etc, a esta hora ja me morreu um e ainda ha alguns com pancada.

 

Parametros do aquario dps tda Tpa:

 

ph:6.8(Hagen)

Temp:24º a 26º

Nh4: 0 (jbl)

Gh:(jbl)5 gotas ate ficar verde que corresponde a 5º de titulo hidrotimetrico alemão

 

 

Sinceramente nao sei o que se passa, todos os dias faço tpa's de 10 litros a uncida diferença de a dois dias para ca foi a adiçao de 1 floco de comida shirakura por dia retirado de manha (pois como é relatado no outro topico nao o comem)

 

abraços

 

p.s apos ver as "gambas" aos saltos e cairem de costas sai a rua comprei Sera Aquatan para tirar o cloro e reduzir metais pesados

Editado por Filipe Saraiva

Cumprimentos

Filipe Saraiva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece envenenamento! Teras posto fertelizante na agua?

 

tratei do assunto por msn com o trocado, envenenamento por cloro, a epal deve ter decidido subir para tratar algo na central e ardi com 3 camaroes ate agoar =/ vamos la ver o desenrolar!

 

 

a partir de hoje tpa só com acondicionadores de agua!!

 

Já agora qual é que acham o mais eficaz o 1ºSera Aquatan ou 2º Tetra Aquasafe?

 

Abraços

 

 

p.s. envenedados por cloro e cloromina devido ao seu corpo ficar opaco (totalmente brancos) quando mortos =/

Editado por Filipe Saraiva

Cumprimentos

Filipe Saraiva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não deixaste a água em repouso ?

 

 

sempre foi o chamado "puro e duro" pra dentro do aquario mas nunca notei qualquer alteraçoes mas agora com camaroes mais "maricas" ate dá geito para abrir os olhos pra proximas aventuras =P

Cumprimentos

Filipe Saraiva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu cá chamo a isso andar a fazer as coisas á toa ::D: desculpa a sinceridade.Eu cá de prevenção é sempre 48h de repouso em vez das 24 que dizem chegar ::D:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu cá chamo a isso andar a fazer as coisas á toa ::D: desculpa a sinceridade.Eu cá de prevenção é sempre 48h de repouso em vez das 24 que dizem chegar ::D:

 

pá foi coisa que nunca liguei muito pq ja tinha reparado que a gua aqui tinha muito pouco cloro mas agora os gajos da epal na estaçao de tratamento em alcantara estão em obras deve ter acontecido algo aumentaram drasticamente so isso

Cumprimentos

Filipe Saraiva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu cá de prevenção é sempre 48h de repouso em vez das 24 que dizem chegar ::D:

 

Isto tb não é 100% seguro, o cloro evapora mas a cloromina não evapora e fica lá a não ser que se retire com outro produto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existe um produto bom e barato,o AquaPlus da Nutrafin.É mais barato que o AquaSafe por ex..Elimina cloro,cloramina e metais pesados.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existe um produto bom e barato,o AquaPlus da Nutrafin.É mais barato que o AquaSafe por ex..Elimina cloro,cloramina e metais pesados.

 

A questão de tirar o cloro com produtos ou com carvão activo é mesmo em eliminar os micros nutrientes só isso... mas vamos la ver como reage a evoluçao do plantado com a ajuda dos produtos a eliminar os cloros etc abraços e obrigado

Cumprimentos

Filipe Saraiva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Filipe, aproveito o teu tópico para tentar desfazer uma duvida.

 

A cloramina é usada na desinfecção da agua em Portugal?

Ou a cloramina pode aparecer quando, existe amónio no aquário e a agua das tpa’s vem com cloro?

 

Num site diz que usar produtos anti-cloro para tratar a cloramina, elimina o cloro e fica o amónio no aquário.

 

Estive a pesquisar e não encontrei referencia á utilização de cloramina na agua da torneira, apenas em produtos para piscinas.

No entanto já li que se estava a utilizar cloramina em alguns municípios em Portugal.

 

Alguém tem informações concretas sobre isto?

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A cloramina é usada também na água da rede,isto porque em combinação com a Amonia o Cloro fica muito mais estável,permanecendo mais tempo na água e não se escapando tão facilmente,sendo uma substância usada para controlo de bactérias.

 

Se é comum usarem este composto na água da rede publica em Portugal não tenho a certeza absoluta,mas é bastante provavel.Em outros paises é pratica comum.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vocês bebem água da torneira?

 

Eu bebo, sempre. Só o meu puto é que bebe de garrafão.

 

E ao beber água da torneira, noto perfeitamente os dias em que está "pior"

 

Habituem-se a fazer isto.

Encham um copo de água, esperem uns segundos... e provem, e cheirem.

Com o hábito, vão perceber claramente quando a água está impossível para TPA's

 

Há quem prove vinhos... (cheios de sorte) ... nós temos que provar águas...lol

 

 

 

Em Vila Franca de Xira, e por experiência própria, nunca faço TPA à 6ª Feira.

 

Quando fazia, notava sempre agitação nos peixes, mesmo sendo só 15 / 20% de 250 litros.

 

O melhor, nesta zona é à 5ª feira, se 6ª não for feriado.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Aconteceu-me exactamente o mesmo hoje...

 

Fiz uma TPA de +- 30% e passados uns segundos os camarões começaram a ter "espasmos", a cair de costas e a ter movimentos bruscos, de um lado para o outro.

 

Por sorte vi este tópico e fui comprar anti-cloro. agora parace-me que estão melhores e acho que não tive baixas (OBRIGADO :music_singguitar: )

 

Problema: apesar de ter recolhdo a água da torneira e de a ter deixado 36 horas em repouso como faço sempre, desta vez fi-lo à sexta-feira! (tal como disse o Slowmottion)

 

Parece que à 6ª pôem cloro para o fim-de semana todo...

 

Aproveitou-se a lição... e oxala não venha a descobrir mortes, com a brincadeira.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveitou-se a lição... e oxala não venha a descobrir mortes, com a brincadeira.

 

 

Afinal já houve uma baixa ;)

 

E apesar do aquatin um dos camarões que não morreu continua com os mesmos sintomas. Que é que será que estou a fazer mal? Hoje quando o vi todo aos saltos fiz mais uma TPA de 20% de água decididamente sem cloro... mas parece na mesma! só consigo ver esse, os outros estão escondidos desde ontem e não os tenho visto sequer a comer.

 

O que se passará?

 

Obrigado desde já.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se continuam com os sintomas é porque o que afectou os camarões continua na agua. Pode não ser cloro...

Experimenta meter carvão activo no filtro.

Qual é o tipo de substrato que tens no aquario?

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é o tipo de substrato que tens no aquario?

 

Cump.

 

 

tenho JBL aquabasis plus coberto com areão tipo de rio comprado numa loja e aplamente lavado... Será do substrato? Acho que tinha restos de substrato em cima das plantas, que ficaram lá desde a plantação, e que eles comiam alegremente. Será isso que os está a envenenar?

 

Experimenta meter carvão activo no filtro.

 

Cump.

 

Boa ideia ;) Tenho um saco de carvão activado, vou por...

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Falei no substrato, porque tive uma experiencia menos boa com substratos porosos, só depois de trocar o substrato é que me deixaram de morrer os camarões.

 

A minha teoria é que nestes substratos porosos que baixam os GH KH e que metem a agua mais macia ect. quando existe um problema na agua ele (substrato) absorve o que há de mau na agua (podem ser metais pesados) nunca cheguei á conclusão de qual foi o problema mas é ciclico aqui na minha zona. Mesmo que faça TPA's o problema mantem-se, e só quando meti carvão activo no aquario é que melhorou mas tinha de o mudar de 2 em 2 semanas.

 

Mete os parametros do aquario.

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este substrao acho que não é poroso... pelo menos não parece nada, tem uma granulometria muito fina (menos de 1 mm). Por isso é qu pus o areão por cima. o GH e o KH costumam estar baixos, de facto... mas acho que já vêm baixos da torneira... :)

 

O aqua:

 

Dimensões: 40x20x20 (16L)

Iluminação: Arcadia Original tropical lamp (14W)

Aquecimento: Aquapor, 50W

Filtro: Hydor Cristal Filter Mini (max: 170L/h)

Substrato: JBL aquabasis plus, coberto com areão (granulometris +- 2/3 mm)

 

Flora:

Microsorum pteropus (feto de java) (2)

Eleocharis acicularis (+-10)

Cladophora aegagrophila

Anubias barteri var. nana (2)

Vesicularia dubyana (musgo java)

Sagittaria platyphylla (2)

 

Fauna:

Red Cherry (4)

 

Parâmetros (agora):

NO3: 25

NO2: 2 (!) (fiz uma TPA de 20% ainda não há 12 horas!!!)

 

GH: 4

KH: 3

pH: 6,8

 

Parâmetros (H2O torneira)

NO3: 0

NO2: 0

 

GH: 4

KH: 3

pH: 6,8

 

 

Depois de ver isto começo a achar que é por causa do NO2... mas eu tenho feito TPA's diárias de pelo menos 10%, e o aquário ciclou durante 2 semanas antes de meter os camarões, duarnte as quais os elementos do ciclo do azoto não passaram de 0!

 

Devo fazer outra TPA agora?

 

Quanto aos camarões, estão melhores desde que pus o carvão... mas ainda não estão muito activos, e há 1 que ainda não vi...

 

Obg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sem duvida que o problema é do NO2, quando os aquários são muito pequenos, as variações nos parâmetros são mais rápidas, vai ser difícil baixar esses valores só com TPA, se tiveres outro aquário (já ciclado) faz TPA com essa agua.

Se não tiveres outro aquário, e fizeres uma TPA muito grande vai atrasar o ciclo, se for muito pequena não vai baixar esses valores. Existe um produto da Sera é o Toxivec que baixa o valor do NO2 e também da amónia.

 

O carvão não faz nada ao NO2, e os valores do Ph Kh e Gh estão bons.

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hum... ok :P

 

Estive agora a olhar bem para os camarões e estão assim um bocado para o lento, muito menos activos que há uns dias... mas MUUUUUITO melhores em relação ao que estavam hoje à tarde e ontem! Já se alimentam e tal, e já saem do meio das "ervas" ;)

 

Ontem tinham mesmo espasmos! Andavam aos saltos e depois caiam de costas tipo tolinhos... Por isso se calhar tinha 2 problemas, por um lado o químico que os punha aos saltos que entretanto já resolvi e agora o NO2 que os está a deixar calminhos... vou ver se compro o Toxivec.

 

Sharpple, eu fazia TPA's com água da torneira, mas deixava-a 36 horas a repousar... o mesmo que fiz agora! Só que desta vez devia vir um químico qualquer a mais... :) enfim...

 

A minha teoria é que nestes substratos porosos que baixam os GH KH e que metem a agua mais macia ect. quando existe um problema na agua ele (substrato) absorve o que há de mau na agua (podem ser metais pesados) nunca cheguei á conclusão de qual foi o problema mas é ciclico aqui na minha zona. Mesmo que faça TPA's o problema mantem-se, e só quando meti carvão activo no aquario é que melhorou mas tinha de o mudar de 2 em 2 semanas.

 

Como resolveste esse problema, então? Cada vez que aparece poes carvão no filtro?

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sim, quando ponho o carvão noto logo de seguida melhoras no comportamento deles.

 

Se tens duvidas na qualidade da agua da torneira, sempre podes fazer as TPA's com agua engarrafada, o garrafão custa entre 35 e 50 cêntimos e evita chatices, num aquário dessas dimensões um garrafão por semana dá para a TPA e para a agua que evapora. Por outro lado já compras-te o anti-cloro, faz como achares melhor.

 

Podias ter os dois problemas que falas, mas pela minha experiência, eles movimentam-se mais é quando existe uma variação repentina na agua, depois até podem ficar calmos, tão calmos que podem morrer de "pé".

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Fui ver o folheto do toxivec e não faz menção a utilizar ou não carvão.

 

Cump

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais