Os meus Discus - Nacionais


Manuel Carvalho

Recommended Posts

Grande Manuel.

 

Estava a ver que nunca mais pensava em mostrar a qualidade que aí tem! Esses yellow estão mesmo uma maravilha, e noto os gajos maiores desde a última vez que aí estive! Se soubesse o que sei hoje, não sei se teria comprado Solid Red.

 

Veja lá se qualquer dia pensa em mostrar o resto (o casal de "cabeçudos", merece destaque!). ;) Se não tiver paciência eu tiro umas fotos, não seja por isso! bigsmile

 

Abraço

 

Viva Rui

 

De facto eles têm crescido bem, e quanto aos "cabeçudos", estáo cheios de filhotes, um dia destes coloco fotos, só não coloquei agora pois não vinha a propósito, pois esses são Alemães, e o meu tópico era sobre "Tugas". (Sim tal como já disse antes também comprei Discus Alemães e Asiáticos).

 

Abraço

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 51
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Viva!

 

Parabens tens uns dicus muito bonitos e de muito bom tamanho, já tive disus, e eles adoram mundanças regulares de agua, uma boa alimentação é tudo o que eles precisam para crescer, claro para alem de muito espaço

 

parabens!

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bons esses discos e olha que para um aquário dessas dimensões acho que conseguiste um bom resultado, está aí um exemplo que muita aguinha faz milagres. O JPM tem bons animais é mais uma prova de que temos bons criadores nacionais, eu também tenho discos dele (quase todos) e são peixes formidáveis, por acaso dessa estirpe não tenho nenhum exemplar, mas os teus ficaram bem bonitos.

 

Quanto aos criadores nacionais e internacionais, acho que tem de se importar uns exemplares de vez enquando para diversificar, embora ache que se está a cair no exagero, mas isto é apenas a minha opinião. Quanto a preços acho que no final de contas a brincadeira fica mais ou menos pelo mesmo preço.

 

 

Francisco Ramalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Onde é que vão buscar tanta água para essas TPA's? a EPAL deve agradecer ou não?

 

Quem mora no campo, por vezes tem a vantagem de conseguir ter um poço em casa. bigsmile Eu por acaso não tenho a sorte que o Manuel tem, bem gostava. Mas a água no concelho de Alenquer não é muito cara.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quem mora no campo, por vezes tem a vantagem de conseguir ter um poço em casa. ::D: Eu por acaso não tenho a sorte que o Manuel tem, bem gostava. Mas a água no concelho de Alenquer não é muito cara.

Só queria acrescentar que a agua de um poço é muito diferente da agua canalizada, li um dia um post do JPM que a do poço tem uma condutividade diferente (mais elevada) e aí a razão de eles crescerem mais depressa, agora não tenho a certeza mas penso que é isso, perguntem ou procurem saber sobre este assunto.

Até Já...

Editado por lopes_v.real

Pedro Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só queria acrescentar que a agua de um poço é muito diferente da agua canalizada, li um dia um post do JPM que a do poço tem uma condutividade diferente (mais elevada) e aí a razão de eles crescerem mais depressa, agora não tenho a certeza mas penso que é isso, perguntem ou procurem saber sobre este assunto.

Até Já...

 

Sim de facto a água do meu poço vem com uma condutividade muito alta, de tal forma que tenhp de misturar alguma da torneira.

E sim de facto dá jeito o poço ou furo, pois é de borla, uma vantagem para quem mora nno campo, também não podem ser só desvantagens,

 

E também se sabe que águas duras ajudam no crescimento dos peixes.

 

Abraço

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas parabens pelos discus estao muito bonitos tambem tenho ca um desses deve e ser da criação anterior a essa e tambem esta a ficar um espectaculo so acho e que os teus estao a ficar com mais cor que o meu mas e necessario ter calma

José Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas parabens pelos discus estao muito bonitos tambem tenho ca um desses deve e ser da criação anterior a essa e tambem esta a ficar um espectaculo so acho e que os teus estao a ficar com mais cor que o meu mas e necessario ter calma

 

Viva

 

Quanto á côr só ao vivo é que se pode ter uma avaliação correcta.

De qualquer modo, também depende em parte da alimentação e da qualidade da água.

Não sei se é impressão minha mas desde que iniciei o uso da Folhas de Amendoeira da India, acho que todos os meus Discus têm as cores um pouco mais vivas, mas também pode ser sugestão, pois não deixei nenhum sem folhas para poder comparar.

 

Abraço

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bons esses discos e olha que para um aquário dessas dimensões acho que conseguiste um bom resultado, está aí um exemplo que muita aguinha faz milagres. O JPM tem bons animais é mais uma prova de que temos bons criadores nacionais, eu também tenho discos dele (quase todos) e são peixes formidáveis, por acaso dessa estirpe não tenho nenhum exemplar, mas os teus ficaram bem bonitos.

 

Quanto aos criadores nacionais e internacionais, acho que tem de se importar uns exemplares de vez enquando para diversificar, embora ache que se está a cair no exagero, mas isto é apenas a minha opinião. Quanto a preços acho que no final de contas a brincadeira fica mais ou menos pelo mesmo preço.

 

 

Francisco Ramalho

 

Viva

 

De acordo em tudo, principalmente na qualidade dos Discus do João, e na questão da água, de facto muita água é meio caminho para menos doenças, maior e mais rápido crescimento, enfim só vantagens, para quem tem um poço ou um furo, então ainda mais, pois não se reflecte no bolso.

 

Quanto ás importações, não estou de modo nenhum contra elas, mas concordo contigo acho que se está a exagerar um pouco, óbviamente que isto é só uma opinião pessoal.

 

Abraço

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

os teus yellow estao muito bonitos, também tenho um "mano" dos teus aqui em casa, e não esta tão grande, deve rondar os 10 cm...

mas quanto a cores, esta um amarelo bem bonito... tal como os teus

 

abraço

http://magicdiscus.blogspot.com/

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

os teus yellow estao muito bonitos, também tenho um "mano" dos teus aqui em casa, e não esta tão grande, deve rondar os 10 cm...

mas quanto a cores, esta um amarelo bem bonito... tal como os teus

 

abraço

 

Viva

 

De facto os Yellow do João, são muito bonitos.

Boa sorte para o teu, e faz mais umas TPA's que ele cresce mais, para além de muita comidinha variada.

 

Abraço

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Quanto á côr só ao vivo é que se pode ter uma avaliação correcta.

De qualquer modo, também depende em parte da alimentação e da qualidade da água.

Não sei se é impressão minha mas desde que iniciei o uso da Folhas de Amendoeira da India, acho que todos os meus Discus têm as cores um pouco mais vivas, mas também pode ser sugestão, pois não deixei nenhum sem folhas para poder comparar.

 

Abraço

Boas tudo bem quanto a essas folhas isso da mesmo resultado ouvi dizer que escurece muito a agua do aquario . São postas dentro do filtro ou dentro mesmo do aquario tenho reparado que a uma grande procura dessas folhas achas que devo experimentar e para um aquario de 1.20 quantas folhas devo por e como posso adequirir . Um abraço

José Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tudo bem quanto a essas folhas isso da mesmo resultado ouvi dizer que escurece muito a agua do aquario . São postas dentro do filtro ou dentro mesmo do aquario tenho reparado que a uma grande procura dessas folhas achas que devo experimentar e para um aquario de 1.20 quantas folhas devo por e como posso adequirir . Um abraço

 

 

Viva

 

Quanto ás folhas, a minha experiência é muito positiva, desde que as utilizo, não tive ainda necessidade de fazer tratamentos/desparasitações, nos adultos e pré-adultos, só as faço por precaução nos pequenos. Também verifiquei que os Casais apreciam o ambiente criado pelas ditas.

De facto a água fica com uma côr semelhante a chá, há quem não goste.

Eu utilizo directamente no áqua, mas também se podem uzar nos filtros.

Quanto a qunatidades, normalmente é utilizada a seguinte proporção: 1 folha para 40/50 litros, e dura, (dependendo das TPA's) entre 2 a 3 semanas.

 

Abraço

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim de facto a água do meu poço vem com uma condutividade muito alta, de tal forma que tenhp de misturar alguma da torneira.

E sim de facto dá jeito o poço ou furo, pois é de borla, uma vantagem para quem mora nno campo, também não podem ser só desvantagens,

E também se sabe que águas duras ajudam no crescimento dos peixes.

 

Abraço

 

Sem discussão em tudo, principalmente na qualidade dos Discus do João, na questão da água, de facto muita água nova (t.p.a.) é meio caminho para menos doenças, mais crescimento, etc .........enfim só vantagens???, "para quem tem um poço ou um furo, então ainda mais, pois não se reflecte no bolso" depende porque ou já se refletiu ou vai refleter-se, ou seja um furo (ou poço) hoje em dia é muito dispendiosso, é necessário ver se é rentavel e se existe agua em abundancia. Não vamos fazer um furo só para gastar 50lts semanais em tpa e 200lts nos gastos da casa. Nada é de borla...tem os sem custos iniciais.

Quanto à dureza da agua do poço...atenção que não podemos geralizar...ou seja a agua do João realmente é muito dura, segundo ele por volta dos 1200ms, mas isto não será porque se encontra a +/- 500mts do mar e numa falécia rochosa??? de certeza que a maioria dos furos no interior a agua é mole. Na minha zona a agua dos poços é muito mole assim como a agua da companhia e a diferença é minima.

 

Um dia também coloco aqui os meus Yelow made by JPM.

 

Cumps,

Editado por Máquina

João Gonçalves

 

nada2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem discussão em tudo, principalmente na qualidade dos Discus do João, na questão da água, de facto muita água nova (t.p.a.) é meio caminho para menos doenças, mais crescimento, etc .........enfim só vantagens???, "para quem tem um poço ou um furo, então ainda mais, pois não se reflecte no bolso" depende porque ou já se refletiu ou vai refleter-se, ou seja um furo (ou poço) hoje em dia é muito dispendiosso, é necessário ver se é rentavel e se existe agua em abundancia. Não vamos fazer um furo só para gastar 50lts semanais em tpa e 200lts nos gastos da casa. Nada é de borla...tem os sem custos iniciais.

Quanto à dureza da agua do poço...atenção que não podemos geralizar...ou seja a agua do João realmente é muito dura, segundo ele por volta dos 1200ms, mas isto não será porque se encontra a +/- 500mts do mar e numa falécia rochosa??? de certeza que a maioria dos furos no interior a agua é mole. Na minha zona a agua dos poços é muito mole assim como a agua da companhia e a diferença é minima.

 

Um dia também coloco aqui os meus Yelow made by JPM.

 

Cumps,

 

Boas

 

Vivo na Zona de Alenquer, a água do meu poço (centenário), sai com 1100 mS estta zona conhecida por Zono Oeste, as águas são muito duras, até as da torneira, quanto a faltar água neste poço, segundo os habitantes mais velhos desta Aldeia, nunca tal aconteceu, nem nos anos de maior seca, quanto a investimento só tive de comprar uma Bomba de Balão e canalizar a água para os locais que pretendia.

 

No meu caso este poço rega todos os dias a relva, encheu a piscina, e vai acrescentando quando necessário, e ainda lava tudo o que é terraços rega horta , flores, e ainda lava os carros,e faz as TPA's dos áquas, tem sempre, uma altura de água de cerca de 2,50 m e quanto mais gasto mais ele enche.

 

Portanto e espero que assim continue, não fiz grande inc«vestimento, (quando comprei a casa o poço já existia), e tem sido uma grande poupança.

 

Abraço

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Vivo na Zona de Alenquer, a água do meu poço (centenário), sai com 1100 mS estta zona conhecida por Zono Oeste, as águas são muito duras, até as da torneira, quanto a faltar água neste poço, segundo os habitantes mais velhos desta Aldeia, nunca tal aconteceu, nem nos anos de maior seca, quanto a investimento só tive de comprar uma Bomba de Balão e canalizar a água para os locais que pretendia.

 

No meu caso este poço rega todos os dias a relva, encheu a piscina, e vai acrescentando quando necessário, e ainda lava tudo o que é terraços rega horta , flores, e ainda lava os carros,e faz as TPA's dos áquas, tem sempre, uma altura de água de cerca de 2,50 m e quanto mais gasto mais ele enche.

 

Portanto e espero que assim continue, não fiz grande investimento, (quando comprei a casa o poço já existia), e tem sido uma grande poupança.

 

Abraço

 

No teu caso é muito rentavel...utilizas muita agua, agua essa que se fosse da torneira€€€€€€, e pelo que dizes não falta. Ainda bem que é assim...continua.

Não fizestes o investimento inicial, mas alguem o fez.

 

Mas cada caso é um caso e cada localidade cada tipo de agua, certo

 

 

Os poços quando tem água boa são sempre uma mais valia para o aquariofilista, para não falar na poupança de custos

 

Depende...do custo do furo, da qualidade da agua da torneira, da quantidade etc...

João Gonçalves

 

nada2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os poços quando tem água boa são sempre uma mais valia para o aquariofilista, para não falar na poupança de custos

 

Boas

 

Concordo, principalmente hoje em dia quando as empresas que distribuem a água, são autenticas máquinas de explorar o consumidor, pois o que se consome de água, custa sempre mais ou menos o dobro com as taxas de esgotos, residuos sólidos, etc.............

 

Portanto se a água do poço for boa, para além de não gastares com esses individuos, tens a vantagem de teres água sem cloro ou cloramina, e outros quimicos que normalmente saõ adicionados á água da rede pública.

 

No meu caso como disse foi sorte ter comprado a casa com terreno, onde já existia este poço, em boas condições e com boa água.

 

Abraço

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No teu caso é muito rentavel...utilizas muita agua, agua essa que se fosse da torneira€€€€€€, e pelo que dizes não falta. Ainda bem que é assim...continua.

Não fizestes o investimento inicial, mas alguem o fez.

 

Mas cada caso é um caso e cada localidade cada tipo de agua, certo

 

Viva

 

De facto cada caso é um caso, e aliás hoje em dia acho que já nimguém investe em poços, fazem furos, que para além de terem a possibilidade de irem mais fundo captar a água, sai bem menos oneroso que cavar um poço de cerca de 8/10 metros de fundo (caso do meu) com um diâmetro de uns 2,50 metros, é muita terra e pedra para escavar e transportar, por isso o furo é o que hoje em dia compenssa.

 

Seja como for, óbviamente se o dito furo/poço tiver água em quantidade e boa, é uma mais valia para qualquer propriedade, mesmo que o proprietário não seja aquariofilista.

 

Abraço

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Manuel, quanto a questão poço ou furo é clarissimo que é furo.

 

No meu caso furo está fora de questão...vivo num apartamento, por isso torneira "quem não tem cavalo anda com burro" e a agua é excelente.

 

Tenho colegas que pediram preços dos furos e bateram mal, fizeram contas e dava-lhes para gastar agua da companhia para a vida toda deles e dos peixinhos e quando a nossa agua da companhia é excelente e não muito cara comparada com os municipios...

 

por isso digo cada caso é um caso e cada cabeça a sua sentença.

 

 

 

cumprimentos e muita agua é que é preciso,

João Gonçalves

 

nada2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belos peixes...os meus parabens......!!!

 

Os peixes vindos de criadores nacionais costumam ter uma resistencia mt boa....eu qd posso prefiro....

 

Boas

 

Concordo inteiramente, quanto á resistência dos Peixes Nacionais.

 

 

Abraço

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu costumo chamar-los de discus "Rambo".

 

Fora de brincadeiras...os nacionais já estão preparados "habituados e adaptados" as nossas aguas e se forem da mesmas região ainda melhor.

 

E depois como a viagem é menor facilita a adaptação...muitas vantagens e poucas desvantagens.

 

Já dizia a minha avó "o que é nacional é bom"

João Gonçalves

 

nada2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Manuel.

 

Bonitos peixes...onde os compraste? :dry:

 

Excelente trabalho efectuado em "Alenquer" que os está a transformar em LINDOS exemplares.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais