Bettas


Sportinguista

Recommended Posts

(desculpem, não sei se é aqui que se põe duvidas de Bettas, se não for digam, por favor :?: )

 

Ok, sou nova aqui neste fórum, participo na Arca de Noé (conhecida de alguns membros e do próprio administrador), tenho 14 anos e gostava de ter um Betta.

 

Já há muito que gostava, mas só agora é que me decidi, e vou falar com "expert's", pesar prós e contras, falar com os meus pais, arranjar tudo e comprar o peixinho, depois de tudo pronto.

 

Tenho um aquário de plástico, com as seguintes medidas:

34.5 de comprimento

19 de largura

16 de altura

(possivelmente com 14cm de altura da água)

(capacidade 12L)

 

o que eu gostava de saber era:

- não tendo filtro, como faço em relação ás mudas de água? (de x em x de tempo, e onde ponho o peixe durante as mesmas?)

- que comida lhe posso dar?

- o aquário é suficiente para ele? (sempre é melhor do que tê-lo naqueles copinhos! )

- vou por areão e duas plantas de plástico, ele não se importa?

- qual o melhor sítio para ele?

- tem de apanhar sol de uma janela, ou uma lampada normal de quarto é suficiente?

- o aquário pode ser totalmente aberto, ou deve ser fechado?

- ele não se importa de ter, na próxima semana, sempre uma pessoa no quarto?

- de x em x de tempo é que lhe dou de comer? e quanto?

- posso trazê-lo logo (ou no mesmo dia) que chegue á loja, ou devo esperar?

- é preciso aquecer a água, ou eles dão-se bem em água fria?

- porque é que tenho de tapar o aquário, se eles respiram "fora de água"?

- porque é que eles não podem apanhar sol?

 

desculpem, mas eu não percebo muito de aquarofilia, mas gostava de me iniciar neste Hobby tão bonito e interessante, mas não queo fazer asneirada... :?:

 

aqui vai o link da Arca, onde estão duas fotos do aqua, e esqueçam o sítio da segunda :D

 

Obrigada pela vossa paciência. :D

Lobita do Sporting.

 

Sporting na cabeça e Portugal no coração.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, bem vinda ao fórum, bem vou tentar responder a todas as perguntas,

não precisas de ter filtro, mas é acoselhavel. Trocas parciais de semana a semana 40% do volume de água. Tens que ter termóstato, abaixo dos 25º pode aparecer o ictio doença do ponto branco, não que eles não aguentem temperaturas baixas. Comem de tudo mas sobretudo larvas e comida viva pois realçam as cores. Podes colocar plantas pois vais simular melhor o seu habitat, por isso eles não gostam de muita luz, valisnéria por ex. de plástico não, não vai trazer nada de benefico, e são mais caras. O melhor sítio para coocar qualquer aquário será uma zona da casa que seja reservada, e longe da janela, no verão tens luz mas no inverno podes não ter por isso deves controlar a luz artificialmente. Podes ou não colocar uma tampa isso vai depender da luz, eles dispõem de um orgão que se chama labirinto que lhes permite respirar em água pouco oxigenada, por isso dispensa a bomba, usa plantas. Quanto ao numero de refeições os peixes de devem comer duas a tres vezes por dia pequenas porções de comida que devem comer em dois minutos, e devem variar no tipo de comida. Quanto aos peixes que podem fazer companhia nunca colocar dois macho no mesmo aqua e deves ter em conta que eles tem barbatanas longas e por isso mesmo são muitas vezes molestados por outros peixes mais vivos no comportamento. Resta-me dizer que eles não se sentem intimidados por pessoas e até gostam de alguma atenção, os meus gostam até de me mosder os dedos e passar por entre eles.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde!

 

Coloquei um topico no forum Equipamentos e Manuenços com o assunto aquario para betta!

 

MAs visto que um utilizador disse-me que ja havia alguns topicos decedi colocar aqui a minha duvida que é a seguinte:

 

Eu tenho um aquario de 20 litros (por motivos monetarios e por motivos da escola, nao posso monta-lo ja so para Junho, mas até lá quero tirar algumas duvidas) e gostaria de saber se posso colocar um/a betta splenders?

 

abraços e beijinhos

mini

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelas vossas respostas, e acho que vou comprar um daqueles aquas que já têm tudo, o que é que acham?

 

Posso juntar um ou dois Limpa-Fundos (crescem muito?), alguns Guppy's e Platy's com o Betta? (isso dos machos lutarem até á morte já sabia)

 

Acho que me estou a viciar antes mesmo de experimentar :?::?:

 

Vou tentar falar com o meu padrinho...

 

Bigada! :D :D

Lobita do Sporting.

 

Sporting na cabeça e Portugal no coração.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para um aquario de 12 litros não te aconselhava por tantos peixes....

só o betta chega a ter 7cm

 

para além disso se não vais ter filtro o melhor é mesmo não por mais peixes.

 

deves é por plantas :?:

 

Saudações

Sérgio Leal

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, Minidiogo assim abordamos a mesma questão, e mais pessoas podem colocar as suas dúvidas. Pela regra (regra de ouro podes calcular assim quantos peixes podes colocar no aqua) de um cm de peixe adulto por cada dois litros de água, podes manter um betta, mas apenas um mesmo sem a fêmea.

 

Sportinguista apessar de estes peixes terem sofrido uma alteração do seu aspecto no seu habitat natural, são peixes aos quais se fazem selecções para desenvolver o seu aspecto como peixes ornamentais, mas contudo são provenientes de biótopos distintos, por isso acho que se devem selecionar os peixes a ter mum aqua por regiões, e tentar recriar ao maximo o seu biotopo. Ou seja inves de teres um aqua com peixes, terás uma reprodução do seu habitat.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para um aquario de 12 litros não te aconselhava por tantos peixes....

só o betta chega a ter 7cm

 

para além disso se não vais ter filtro o melhor é mesmo não por mais peixes.

 

deves é por plantas :lol:

 

Saudações

Sérgio Leal

 

eu não os vou por todos no de 12L! :lol: (deus me livre!!!)

 

vou tentar comprar um aqua maior

 

 

Vetrano (Sérgio :lol: ) mas então não posso juntar essas espécies porque têm biotopos diferentes, certo?

 

mas pelo que percebi têm nessecidades parecidas, e todas gostam de aquários plantados... estou a pensar plantar o meu aqua, para os fazer mais "felizes"...

Lobita do Sporting.

 

Sporting na cabeça e Portugal no coração.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais