Tipo de Conteúdo
Perfis
Fóruns
Eventos
Galeria
Downloads
Loja
Classificados
Community Map
Vídeos
Books
Tudo publicado por sTeVe-
-
Pois estás como eu, tenho o equipamento todo preparado à um mês mas nada de conseguir montar a coisa por causa do substrato, acho que vou desistir e acabar por mandar vir diretamente da ADA Iberica , já alguém usou este site?
-
Eu tinha ideia de usar esta espécie na montagem do 60P que vou fazer, mas acho que mudei de ideias, para já estão extremamente tímidos sempre escondidos nas plantas, até mesmo na hora da refeição ficam muito retraídos, contudo e apesar de ainda serem muito pequenos as cores começar a aparecer e são lindíssimos.
-
Pois foi a mesma conversa que me fizeram, eu para ser sincero nem sei de onde é a loja.
-
Segue um pequeno update. Pelos vistos o nosso Shrimp Shrine recebeu mais qualquer coisa hoje 😛 Alguns Galaxy Rasboras ainda muito pequeninos 😛
-
Opaaaa esquece.... Li "ver uma vide montagem" ahahahaha Não, a loja contactou-me e a ADA ainda não fez a entrega.
-
Não tive paciência 😛 mas prometo que faço, algo curto claro 😛
-
E pronto.... Tanta coisa e o aqua para servir de hospital deixou de o ser 🤣🤣🤣🤣🤣. https://youtu.be/BCU20Gwx0CU?si=vWKu-htfPIDsaDq1 Se não conseguirem ver avisem que tento meter isto noutro local.
-
Whattt 😱 Que tipo de alga é essa? Filamentosa? Devo admitir que tem um aspeto porreiro e melhor cor do que as Litorella Uniflora que meti no meu primeiro aquário, que simplesmente se recusa a desenvolver em condições 🤣
-
Yup, mas não é, é bem o tipo de tapete que queres 🤣🤣🤣
-
Está mesmo muito bonito @Bruno R. Carvalho parabéns pelo teu trabalho! Um bom ano!
-
Nova no mundo dos peixes
sTeVe- respondeu a Patricia Luna Ferreira num tópico de TÉCNICAS E DISCUSSÃO
Antes de mais sê bem vinda ao forum, Tal como foi dito pelo Sr @Alvaro Silva , o ciclo do azoto é algo muito importante e completamente ignorado por muitos iniciantes, muitas vezes também é algo que não é explicado nas lojas onde as pessoas adquirem o seu primeiro aquário. O meu conselho para ti, sendo que se trata de um aquário de apenas 20L, deves manter apenas o Betta, todos os outros para além de não terem espaço de natação suficiente provocam uma carga biológica, (ex: fezes), enorme para um aquário tão pequeno, tenta saber um pouco mais sobre o filtro, ou seja, saber quantos litros ele faz por hora, é um dado importante para saber se o filtro dará conta do recado ou não, para o teu aquário o filtro deve fazer no mínimo 100L/h. Se quiseres tornar o aquário mais bonito à vista opta por removeres decorações artificiais, arranjar algumas rochas/troncos, (atenção que algumas rochas ou trocos alteram a química da agua, por exemplo, por norma os troncos tornam a agua mais acida, abaixo de 7Ph), opta por plantas fáceis de manter num aquário sem CO2, como por exemplo: Lilaeopsis brasiliensis - Para a frente do aquario para poderes formar uma "carpete" Limnophila sessiliflora - Para o fundo... O que referi acima são apenas exemplos, podes explorar o site da Tropica onde irás encontrar muita informação, na seleção de plantas para procurar basta meter "Easy", pois essas não exigem CO2 e vão tornar o teu aquário muito bonito. Para manteres plantas tens que ter em atenção a luz que usas no aquário, uma Aqua Lux Led ou Twinstar Light 20B II, faz bem o serviço, entre outras claro, isto são apenas exemplos. Espero ter ajudado. -
E eu a achar que tinha azar.... mas isso bate tudo, nesse mesmo dia puz-me a fazer manutenção aos aquas para ir de férias com a esposa e visitar a família, estou eu no esfrega esfrega e pumba a calha para dentro de água, desmontar tudo meter sob o desumidificador e a coisa safou-se, como se isso não basta-se montei o meu feeder automático para ir descansado de ferias... esqueci-me foi da janela que dispensa a comida totalmente aberta 😫.... enfim.... mais uma troca de agua para tentar aspirar ao máximo o que estava no substrato, mas era um trabalho inglório pois a comida ja tinha começado a entrar no substrato. Disse para a esposa, "não quero saber, ade ser o que Deus quiser", quando regressei, para meu espanto estava tudo vivo e sem algas, verdade que baixei a luz para o mínimo e para um fotoperíodo de 6h apenas. Mas pronto, acho que este tipo de coisas faz parte 😛
-
A forma como comecei a ver o aquascaping mudou muito desde que me aventurei nestas andanças, percebo agora que o aquário é nada mais nada menos que a tela utilizada pelo artista, para representar um estado de espirito ou uma visão que apenas ele conhece, cada pessoa irá interpretar aquilo que está a ver de forma diferente, é certo que existem os "estilos que tomamos como base", mas ao longo dos anos eles têm evoluído e têm-se transformado, por isso quem sabe o que sairá dessa tua visão. Simplesmente segue o teu instinto, o que importa é gostares do que estas a fazer. Abraço e Feliz Natal para todos!
-
Semanas mais tarde de ter tido problemas com o aqua de 30L e de ter refeito o mesmo por completo, voltei a testar o substrato com um aqua mais pequeno que tinha lá em casa, (até porque só já tinha uns 4L de Tropica), basicamente meti o substrato e umas podas que tinha feito, acabou quase tudo por derreter, não sei que se passa com esse substrato, não volto a utilizar isso é certo, prefiro ir pelo seguro e usar ADA.
-
Sim eu gosto bastante das plantas deles, mas infelizmente não têm algumas plantas que acho porreiras e que são fornecidas por outras marcas. Quanto ao substrato não foste só tu, aquele meu aqua de 30L foi inicialmente montado com substrato da tropica, e por algum motivo o meu PH passava dos 9 o que é absurdo para um aquário com substrato fértil, já para não falar que me derreteu as plantas todas que tinha no aqua.
-
Bem vindo @Douglas Santos! Sê bem vindo ao forum. Aquário com muito bom aspeto 👏, a unica observação que irei fazer ao teu post é a capacidade do Filtro que estas a usar, 300 L/h não é o ideal para a quantitate de água que tens, sendo que o filtro deveria ter a capacidade de pelo menos fazer 5x o total de litros por hora, assim sendo 70Lx5= 350L, (fica um pouco à justa), de resto já foi tudo referido pelo @C Mocho e pelo @Alvaro Silva, posso dizer que tal como tu sou bastante novo no hobby e tenho aprendido muito com todos os membros que por aqui passam, seja pela matéria que apresentam vinda de diversas fontes, seja pelas experiências passadas, aproveita para conhecer e absorver todo o conhecimento que está explanado neste forum e vai partilhando a tua experiência. PS: se por acaso estiver errado peço que me corrijam, contudo a relação que falei acima é o que tento aplicar no mínimo, se bem que os meus filtros são bem mais potentes que o mínimo necessário.
-
Na verdade tenho apenas uma loja que se dedica à aquariofilia e que é revendedora oficial da tropica, o que limita um pouco as escolhas das plantas, de resto o que não consigo arranjar por aqui, (que é muito pouco pois eles têm praticamente tudo), mando vir pela net.
-
Tenho uma espécie de acordo com o rapaz da loja, vou trazer uma carrada de pedras, depois o que não usar devolvo à loja e pago apenas o que usar 😛 por isso vai ser já dentro do aqua que vou trabalhar a coisa.
-
Depende do que pretendes fazer, se for Iwagumi está porreiro como está, se fores mais para o brasileiro, as plantas fazem o resto do trabalho por ti. De resto gosto bastante do aspeto, agora é a foto dentro do aqua 😛
-
Good luck with the mosses I kinda started hating moss, because everytime we start trimming them all the loose parts just sank 😛
-
Claro, não me esqueci. O que entendi em conversa, tanto com os meus fornecedores locais, como com lojas ai do continente é que a ADA em vez de mandar Amazonia ver. 2 para as lojas mandou foi a versão 1, e agora têm que esperar que chegue esta nova remessa do Japão.
-
Da experiência que tenho, (que é muito pouca), esperava mais um tempo, pois o ecossistema ainda é muito recente e poderás ter oscilações nos valores da água.
-
Existem formas automáticas de fazer isso, mas não compensa o investimento apenas para um aquário, já para não falar que esses sistemas apenas mudam a água, contudo existe um série de tarefas que temos sempre que ter em conta, segue uma checklist pela qual me guio, pode ser que te ajude: LISTA DE VERIFICAÇÃO DE MANUTENÇÃO GERAL Realize uma avaliação geral: verifique odores, algas, saúde das plantas e hardscape. Resolva as causas raízes. Remova algas dos vidros com esponja GA e raspador. Verifique de lado. Remova plantas/folhas infestadas por algas. Limpe as bordas de silicone com uma escova de dentes/escova plástica. Trate BGA no substrato. Remova detritos. Garanta água cristalina. Se estiver turva, use ADA Clear Water: 1 ml/20L para aquários novos, 1 ml/40L para antigos. Não exceda a dosagem. A areia deve estar uniformemente fina ao longo do vidro frontal, sem pontos de colagem visíveis. Remova partículas de substrato da areia com ferramenta magnética ou mangueira de sucção. Partículas de substrato são mais leves que areia. Remova areia acumulada em plantas/hardscape com um ventilador. Limpe pedras infestadas de algas com uma escova metálica. VIDA SELVAGEM Verifique os animais; devem se mover normalmente, ter apetite e não apresentar sinais visíveis de doenças. Remova folhas mortas. Substitua plantas pouco atraentes por novas similares. Pode plantas que toquem o vidro. Faça podas regulares conforme o conceito do layout. Remova partes mortas de plantas e alimentos não consumidos do substrato e das plantas. A decomposição pode causar algas. Remova partes de plantas da superfície e dos cantos com uma rede, papel toalha, pincel e pinças. Remova caracóis indesejados com mangueira para troca de água, pinças ou capturador de caracóis. EQUIPAMENTOS Limpe o skimmer e ajuste sua posição. Certifique-se de que camarões ou plantas não estejam presos dentro ou ao redor dele. Encha os contadores de bolhas de CO2 até 2/3. Verifique a cor do Drop Checker e recarregue a solução se necessário. Limpe o vidro externo para remover marcas d'água. Use Cleanex e papel toalha. Certifique-se de que o vidro interno acima do nível da água esteja sem manchas. Verifique o nível da água. Mantenha o interior do gabinete limpo e organizado. Verifique a garrafa de CO2 e a contagem de bolhas. Monitore a pressão, que aumenta antes do esgotamento. Escute possíveis vazamentos de gás. Mantenha as luminárias limpas, sem marcas de respingos de água, livres de poeira e devidamente alinhadas. Recarregue dosadores automáticos de fertilizantes e alimentadores automáticos, caso os níveis estejam abaixo de um quarto. Inspecione a limpeza do filtro observando o fluxo, procure vazamentos, confira o log de limpeza e plataformas digitais. Limpe os vidros, o filtro, mangueiras de CO2 e dosadores. Verifique mangueiras dobradas e substitua as velhas ou descoloridas. Certifique-se de que o UV está ligado, o aquecedor está ajustado corretamente e o computador de pH é calibrado regularmente. Verifique os registros. Eu faço apenas uma muda por semana, de 50%, por exemplo o meu domingo à tarde é para tratar dos aquários, durante a semana se vir folhas mortas vou retirando, ou se vir algo que precisa de atenção imediata resolvo na hora. Quando estou a iniciar um aquário as formas que me dei melhor foram: Iniciar o aqua já plantado: Troco 50% de água de 2 em dois dias na primeira semana; Segunda e Terceira semanas: 2x A partir da quarta semana, troco 50% apenas 1x Darkstart (método menos trabalhoso); monto apenas o hardscape, coloco água e deixo o aquário a marinar por duas semanas sem fazer qualquer troca de água; terceira semana, troco 50% e deixo mais uma semana; Ao fim de 4 semanas retiro toda a água do aquário e planto tudo o que tiver para plantar, volto a encher e passo a fazer 50% de TPA 1x semana Este método ajuda também com as plantas, pois naquilo que observei há menos probabilidade de "melt" uma vez que já não vai haver picos de amónia.
-
Sim os Nitratos só saem da agua através de TPA. O Ph está ótimo, esse valor deve-se ao substrato fértil e não ás pedras, as pedras vão levar muito tempo a decompor para poderem já estar a afetar a agua, se tivesses CO2 nesse aqua a conversa podia ser outra, mas não havendo injeção de CO2 não há problema, e o que a pedra iria fazer era elevar o nível de PH e não o contrário. Espero ter ajudado.
-
Infelizmente está a demorar mais do que pretendida pois o substrato da ADA Amazonia ver. 2 encontra-se esgotado nos meus fornecedores habituais.
