ismael_figueira

Moderador GERAL
  • Tópicos

    1403
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    50
  • Country

    Portugal

Tudo publicado por ismael_figueira

  1. Boa noite a todos! Por aqui tudo rola na comum normalidade, apesar de alguma GDA nos vidros que já seria expectável com o aumento da intensidade de luz e o começo da fertilização. As rotinas continuam a bom passo com a TPA semanal de cerca de 40/50%. Quanto ás podas, ainda ando a tentar acertar as coisas, mas por norma estou a podar as rotalas semanalmente, as restantes vou avaliando conforme necessidade. As podas de molde já começaram, agora é ir compondo a coisa com tempo e tentar não pisar muito o risco. Quando digo pisar o risco estou a referir-me especificamente às horas e intensidade de luz, neste momento estou a fazer 8h a 100% e 45min. no inicio e fim do fotoperiodo a 75%, tudo somado quase 10h de luz. @Vasco Ferreira, @Fernando Freire e @gjsilva OBRIGADO pelas vossas palavras e peço DESCULPA pela minha tardia resposta! Deixo aqui o antes e depois da manutenção desta semana. Ainda estou a estudar se atenuo a presença da gravilha tão evidente ou se deixo assim. Um bem-haja
  2. Nando, não estou a gostar de ver esse paredão de ludwigias aí no meio. Espero mesmo que a helferi suba o suficiente para quebrar um pouco esse efeito. Quanto à rotundifolia ela é naturalmente mais "envergonhada" que h'ra por isso ou começas a dar forte na tesoura para estimular a planta ou então mistura um pouco de h'ra lá no meio, corres o risco de tornar monótonas ambas as laterais traseiras.
  3. O homem apanhou-se no Ferrari a dar voltas ao autódromo e não há quem o pare. Foi a receita dele o ano passado e resultou, portanto não há como falhar. Efetivamente está com bons desenvolvimentos e bom preenchimento da flora! Carlos viste o filme do Edward Scissorhands? Acho que tens de arranjar um kit igual ao dele, essas rotalas não te vão dar tréguas.
  4. Zé Pedro, aos poucos isso está a encarrilhar. As plantas estão a responder bem às trocas de água, estás a fazer a coisa certa! Se tiveres oportunidade experimenta agora a replantar uma pequena porção de UG, vais ver que ela agora já dá um ar da sua graça. Sim, TDS tão elevados como os que ele está a registar e muito por culpa daquele belo calhau, inibem e atrofiam o crescimento das plantas. Por isso mesmo a osmose tornou-se a maior aliada da malta que habita naquela zona do país em que a água sai da torneira quase em blocos de pedra.
  5. Luis, aquário bem saudável o teu. Muito resultado da dedicação que pareces mostrar para com ele, além disso o olho clínico é o nosso melhor aliado. Não me canso de dizer, 5 minutos por dia a olhar para o aquário servem para observar muita coisa e prevenir atempadamente males maiores. Quanto à tesoura já sabes a minha opinião, bota carecada! Força nisso!
  6. Tozé, isso vai com bons modos!! Plantas com bons desenvolvimentos, presença de algas diminuta como se quer, maravilha! Só não está maravilha esse arbusto de buces à esquerda e a anubia a espreitar atrás da rocha lá bem atrás, quase photobomber! Avalia isso depois das eleições do presidente do MAIOR sff.
  7. Efetivamente o aquário ganhou muito com a remoção das epífitas. Estavam a rebentar a escala e com a sua saída é notório que outra dinâmica se instalou. Maia, calma com a cuba, ela leva o seu tempo a espalhar, não gosta muito de sombra mas aos pouco ela vai ocupar o seu espaço. Siga!!
  8. Hello darkness, my old friend! O nome agora encaixa que nem uma luva! Essas diatomáceas já devem ter ido à sua vida! Como está a coisa a desenvolver? Zimbora Pumpkin Man!
  9. Kire, The tank is doing great! Did you already filled it or still going on dry start? The method, normally works pretty fine but when the flooding time comes, brings also the adaptation problem of the plants. Probably you already know, but just give them higher levels of co2 and should be enough for the transition. Keep it up mate!
  10. Soma e segue! A coisa lá se vai compondo por aqui, só não te esqueças de afiar a tesoura que isso já está a precisar e o tempo não perdoa!
  11. Gil, definitivamente isso tem ponta por onde se pegue! O layout tem potencial e isso não se nega, só com plantas rasteiras então ainda melhor! Agora o desafio é meter isso nos eixos e creio que já estejas a seguir os passos habituais, luz a "menos", co2 a "mais", zero fertilização e água benta para as TPA! Alguma coisa que me esteja a esquecer? Ahh já sei, mede lá o TDS e vê como está. A malta que está com aquários só de rocha estão a sofrer um pouco mais para desenvolver os seus aquários, ao que parece essa rocha está alcalinizar um "pouco" a água. Força nisso! Keep your sleeves wet!
  12. Ora Zamba para aqui, Zamba para ali e este meu Amigo lá desencanta mais um layout de se lhe tirar o chapéu! Sempre com enorme atenção ao detalhe e á profundidade na construção da composição dos elementos. Digo-te sinceramente para quem estava com ideia em fazer algo simples e menos trabalhoso, fico sem saber em que paradoxo te perdeste porque de simples não tem nada e acabas por te apresentar com uma montagem com notória assinatura de Ricardo Correia. De cada vez que passava por ti sentia-te inseguro com o que estavas a fazer, mas não era insegurança, o que estava a acontecer era pura e simplesmente a tua vertente do Micro Paisagismo a entrar em ação e tu a queres inegavelmente contrariar essa tendência natural. Agora pensavas que eu vinha só falar bonitinho e não te fazia apontamento nenhum, nem penses!! Que monstro de feto é esse no tronco central, tira isso daí e queima com gasolina sff!! Isso pede aí algo de folha mais pequena, um feto trident iria trazer mais textura e ao mesmo tempo volume sem comprometer a escala. Vá força nisso, que garantidamente será mais um belo aquário a apresentar e a representar o Aquascaping na PET.
  13. Meu caro Zé Pedro. Parece que as coisas por aí não abonam de boas andanças mas não é razão para desespero! Primeiro que tudo e pegando no que o Abóbora te disse, procura a estabilidade. Ao que parece a tua água está com demasiados sais dissolvidos, esse calhau garantidamente é um dos responsáveis e água da tua zona também não abona a teu favor, posto isto creio que a água de osmose é o caminho, se tiveres oportunidade é claro. Com isto aconselhava que aumentasses as frequências de TPA pelo menos umas 2 vezes por semana mas apenas uns 20/30%, mais TPA mas menos quantidade de água trocada de cada vez. Com o incremento das TPA vais precisar de começar a fertilizar ainda que de forma leve, 2ml de APT1 no dia da troca de água. Carbo todos os dias 3ml perto do fim do fotoperíodo. No que toca a luz, não baixes dos 50%, a calha é forte mas não é um Rolls Roice, tens de dar oportunidade às plantas para terem quantidade de luz suficiente que lhes dê a força que precisam para lutar. Quanto às plantas, visto que tiveste muitas percas, não hesites em colocar massa vegetal o quanto antes nesse aquário. Em detrimento da cuba já em mau estado considera a hipótese de plantar monte carlo, sim eu sei que é uma planta de folha ligeiramente maior mas com podas regulares ficará compacta o suficiente para se dissimular com uma cuba. Ao resto da malta que estiver a ler isto, POR FAVOR, se eu estiver a dizer alguma barbaridade corrijam-me o quanto antes, este homem tem que levar o aquário impec para a PET! Letis Gouuuu! Força nisso que ainda há muita estrada para andar!
  14. Zé Pedro, CALMA! Isso vai aos eixos! Obrigado Zé Carlos! Não é de todo a minha intenção, nem quero que ninguém desista, só quero dar mais força para que consigam ultrapassar as provações que têm tido com os seus aquários. A ti Ricardo, muito obrigado pelas tuas palavras, pelo apreço e apoio sempre demonstrado! O que referes relativamente ao dia da montagem, para mim só assim faz sentido, que haja a partilha e entreajuda. Sem isto seria apenas mais uma competição como tantas outras e realmente o que diferencia este EVENTO de tantos outros é isso mesmo, o ambiente que se vive dentro daquela pequena sala serve de gatilho para que cada um se sinta à vontade e dê asas à sua criatividade. Mesmo quando ficam bloqueados, vem sempre aquela palavra que ajuda a dar continuidade na montagem. Fico feliz por saber que também a ti que já andas nestas lides há algum tempo, te sirvo de inspiração para que faças mais e melhor!
  15. Isto é tudo muito bonito quando se anda a namorar as primeiras semanas de vida do aquário e qualquer detalhe é motivo de registo. Neste caso o crescimento das rotalas que já deixam antecipar a trabalheira que me vão dar... Por outro lado a Cuba que me estava a preocupar, mostra-se a cada dia que passa mais agarrada à vida que nunca. Mesmo assim devo ter que dar uns retoques pois ela está crescer colada nos troncos, nunca tinha utilizado esta planta e arrisquei logo por este método ao invés do convencional plantio no substrato, vamos ver como evolui.
  16. Todos estávamos receosos do solo, só que alguns não o admitiram!!! Afinal não é só a minha água que está kitada, a tua também parece estar a trazer bons resultados! Vá tesoura nisso!!
  17. Ora aí está o homem! Fui dando um olho no teu aquário, como sempre na tua calma foste empilhando e trazendo um estilo a que já nos acostumaste, que claramente é diferente do habitual. Sempre com estruturas mais complexas e com bastantes sombras. Estou curioso por ver esse aquário com o preenchimento das plantas. A acompanhar!
  18. Welcome back Grande Mestre! É bom ver-te de volta por estes lados, como sempre a trazer-nos a qualidade a que estamos acostumados da tua parte. Essas rochas são qualquer coisa! Que te parece a textura do grão desse substrato? Eu achei o grão muito duro em comparação com os substratos a que estamos acostumados, até a absorção da água é mais demorada. Acredito que seja talvez um processo de cozedura mais forte por forma a preservar uma carga nutricional mais rica durante mais tempo.
  19. Rapaziada o que vocês não sabem é que tenho duas Solar RGB da ADA em modo Full Power, andam a competir as duas que nem o Niki Lauda e o James Hunt, já as avisei um dia destes alguma delas pega fogo.... Segredos à parte, creio que muito do segredo possa ser a água efetivamente em toda a sua composição pouco dura e relativamente generosa em nitratos(dH entre 5º a 6º e kH entre 3º a 4º, já o pH deve andar a rondar os seus 7º que com a adição de co2 a coisa tende a baixar). Além disso a amónia gerada pelo ciclo do azoto é uma mais valia para as plantas, se elas estiverem bem saudáveis e relativamente bem adaptadas então mais facilmente serão capazes de assimilar os nutrientes disponíveis. Além disso e também não é segredo, normalmente no arranque do aquário meto "pé a fundo" no co2, o drop checker habitualmente está sempre amarelo, na minha forma de ver as coisas, as plantas vêm de um meio emerso e por si só estão acostumadas com recurso a co2 de forma infinita. Como tal, quanto mais co2 eu proporcionar às plantas, mais depressa elas vão ser adaptadas ao meio aquático, claro que terei de fazer essa descida gradual para tornar o aquário habitável. Imaginem um avião a descolar, o gasto que ele tem no arranque é muito grande mas assim que atinge a altitude pretendida, a zona onde se encontram as condições ideais para que possa entrar em modo "cruzeiro". Quanto ao aquário, Domingo habitualmente significa dia de TPA. Tudo dentro da normalidade, algum biofilme nos troncos mas nada demais, uma escovadela e siga. As moitas foram podadas na 5ª à noite e já noto algum efeito do que era pretendido com o corte, as rotalas já "perceberam" qual é o caminho, sempre em direção à luz. Vamos para a 3ª semana de aquário e a calha vai estar a trabalhar nos 65%, se eventualmente começar a notar sinais de GDA voltamos aos 50% da potência atuais. Toda esta informação e mais alguma podem encontrar na darkweb, basta acederem a www.otozééomaior.org.pt.lx Bem Haja
  20. Ora cá vamos continuando na rotina mais apertada, eis que chegou a altura de dar uso à tesoura! Podia deixar passar mais uns dias mas as rotalas já estavam a fazer o seu crescimento na horizontal e não é isso que pretendo de todo. Portanto vamos lá a umas tesouradas para contrariar essa vontade e promover um crescimento mais homogéneo. Todos os topos foram replantados por forma a preencher espaços vazios e garantir uma moita mais densa e consistente. Nesta altura do campeonato ainda não é importante começar a dar forma às plantas de fundo, pelo que a poda é feita sem grande critério de profundidade. É primordial que se comecem este tipo de intervenções o quanto antes, assim continuamos a garantir uma grande massa vegetal a consumir nutrientes que possam estar em excesso numa fase em que já estou a abrandar as trocas de água. Deixo aqui o registo do resultado da poda e uma foto geral que já deixa antever o objetivo a nível de preenchimento no plano traseiro. Abraço
  21. @JoseCarlosMarques e @Luis Ruivo obrigado pelas vossas palavras mas ainda há um longo caminho a trilhar, tudo pode acontecer e à semelhança das minhas participações anteriores, o meu desejo é que o aquário esteja impec na exposição. Zé, esqueci-me de mencionar e a pergunta é pertinente. O Carbo é adicionado diariamente.
  22. Calma Zé, umas diatomáceas para o pequeno almoço dão uma cremosidade extra no café! Todo esse processo é natural como bem sabes por isso dá atenção às plantas que essas sim, quase precisam que lhes troques a fralda cada vez que olhas para o aquário.
  23. Vera, de facto foi uma pena o que te aconteceu mas facilmente deste a volta e conseguiste replicar com uma exatidão quase eximia o trabalho que fizeste na FIL. Sobre a montagem, efetivamente vejo-te sair um pouco das tuas linhas tradicionais, estás a jogar com rochas mais em altura e não tanto em patamares como já habitual da tua parte. Apesar de habitualmente apresentares um aquário que transmite uma simbiose entre plantas e rocha, neste aquário o elemento predominante é a pedra. Só por isto estou curioso como te vais comportar com o molde das plantas ao layout, garantidamente será mais um belo aquário para apresentar na exposição. Força nisso!
  24. Carlos, o bichinho pegou e nunca mais largou! Menos arrojado este ano, menos planeado mas não necessariamente menos em tudo, pelo contrário. Vejo aqui um layout bem executado e denota-se que há atenção ao detalhe, não sei se foi propositado ou não mas vou salientar o reflexo da lateral esquerda, se for bem trabalho com as plantas irá dar um prolongamento brutal ao aquário, mas para isso já sabes que tens de manter a tesoura afiada. Do que sei de ti, teremos mais um belo aquário para apresentar na pet! Siga com tudo!!
  25. Ora cá vamos nós em mais uma voltinha ao centro de Portugal! O nosso belo país está cheio de encantos só é pena que as autoridades competentes permitam a impunidade com que se fustigam estas regiões com incêndios e mais incêndios, mas essa parte não é para ser discutida aqui. A ti, Tozé, um Grande OBRIGADO por continuares a acreditar e a levar isto para a frente, a conseguir patrocinadores ano após ano que continuam também eles a acreditar e apoiar ativamente no projeto. O Aquascaping Nacional precisa disto, creio que o evento está bem cimentado e com bons alicerces portanto vamos lá!! Sobre essa tua montagem, não olhemos vagamente para ela, existe cuidado, rigor e propósito. Existe atenção ao detalhe no posicionamento e fluxo das texturas das rochas. Os pormenores menos bons que podemos apontar tais como a cor da areia e até mesmo o caminho potencialmente centrado, serão pontos passiveis de serem melhorados com o tempo, alguma adição de gravilha em certos pontos do caminho irão criar curvaturas e por sua vez eliminar a linearidade com isto até se consegue puxar um pouco mais de profundidade. Acho a areia demasiado branca mas talvez com o preenchimento das plantas tudo se torne mais integrado. Se adicionares algum tipo de verde nas rochas (sem ser verdete de algas) vais ganhar mais naturalidade no global do aquário, pensa nisso 😉 Agora nada de mandriagem, toca a puxar por isso.