ismael_figueira

Moderador GERAL
  • Tópicos

    1362
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    48
  • Country

    Portugal

Tudo publicado por ismael_figueira

  1. Nada disso, estava a usar a expressão com um leve toque de ironia! 😅 Nem pensar em retirar o que quer que fosse de dentro do aquário, cada peça é suporte de uma outra, portanto mexer ou retirar algum elemento pode comprometer toda a estrutura criada.
  2. Mais um dos rookies do desafio, mas que não deixa nada a desejar perante todos os outros, pelo contrário. Luis, apresentas aqui um aquário bem trabalhado quer em escalas como profundidade, agora vamos ver como te portas com a tesoura. O papel predominante agora é manter a tesoura afiada para a flora ser controlada sem engolir esse layout tão bem elaborado. Vai com tudo!
  3. Mestre Fernando, mais um ano e é um prazer partilhar a tela de artista contigo! Bit@# WTF! Mais um belo Nature, com a nuance da elocharis na traseira vai ter um destaque especial garantidamente. Só dou o contra nessa altura de substrato na frente do aquário. A acompanhar o desenvolvimento desse menino!
  4. Bem Gabriel, mais um aquário que dava um filme, registaste a quantidade de km's que fizeste na sala? Pela quantidade de vezes que vieste até à minha beira, diria que gastaste um bom bocado das solas. Sim também estava com vista privilegiada para este aquário. Vocês não estão bem a ver o drama do homem com elevação das rochas do lado direito, que maratona! No fim ficou um aquário bem conseguido, no entanto essa areia branquinha só na lateral dá um efeito estranho e pouco natural, talvez com outra cor de areia e gravilha a coisa homogeneizasse mais um pouco, falta-te também algum verde nessa areia, um apontamento aqui e ali de elecharis mini com uma marsileia hirsuta ficava top. Bora Gabriel!!
  5. Assisti à construção deste aquário na primeira fila e digo-vos, que filme! O Woody Allen tinha aí enredo para no mínimo 2 oscars, o drama, a comedia e o terror regado com suspense tudo no mesmo filme! Zé, a tua ideia inicial estava a ser bem concebida, faltava volume mas ias lá garantidamente mas via-se que sentias que algo estava a chamar-te e era aquela ROCHA que te sussurrava ao ouvido, por algum motivo ela estava arrumadinha atrás de ti. A ROCHA escolheu-te e agora tens de cuidar bem dela e dar-lhe carinho, escovadela nas beiças de 2 em 2 dias, banho de imersão em carbo ou excel. Quanto ao plantio, aposto avidamente em que uses as rotalas na traseira da rocha, vão dar um efeito brutal espelhadas na lateral criando um efeito de continuidade e sobretudo um contraste de cor acentuado. Sou suspeito para falar de rotalas mas a versatilidade deste tipo de planta permite-nos transformar o aquário no que quisermos. Só complementava com alguma planta de transição para a cuba, uma UG ou uma gratiola viscidula por exemplo. Força nisso Zé!!
  6. João, meu caro João! Ainda bem que te puxei para esta trupe de crentes da Nª Srª do Aquascaping. Aquilo que aqui apresentas é algo que sofreu uma tremenda alteração desde a estrutura inicial e ainda bem que seguiste avidamente os conselhos que te foram sendo dados. Acredito que tens aí um layout com imenso potencial, um Nature que depois de maturado vai dar uma bela peça de arte e onde quer que esteja vai embelezar o espaço envolvente. Mesmo com a escolha de plantas arrojada creio que consegues aí algo digno e prazeroso de se ver. Agora mãozinhas nisso e alguma coisa estamos cá para ajudar! Força nisso
  7. Mr. Pumpkin! Ora cá vai um aquário ao estilo Old School! Das várias vezes que passei perto do teu aquário, questionava-me sempre sobre a forma subtil com que estavas a trabalhar no mesmo. Quem te conhece e já te acompanha nestas lides dos desafios sabe que a espuma PU é um requisito minimo garantido, por isso para surpresa de todos trazes-nos um back to the basics, e isso não é mau, de todo, tenho a certeza que nos vais trazer um belo plantado cheio de textura e volume. Agora gostava de ver aí alguns detalhes trabalhados, entre eles a existência de uma transição ainda que suave da rocha com a areia através da adição de algum tipo de gravilha. Outro ponto que poderá favorecer a estética final, será uns apontamentos de uma mistura de elocharis mini com monte carlo para dar aquele toque mais natural. Vá, bora lá puxar por isso!
  8. Ora aqui está um iwagumi, que se for bem mantido tem tudo para ser um poço de serenidade. Realmente a anubia é um pouco desproporcional, considera substituir por exemplo por uma pangolino, mais pequena e bicuda. A acompanhar
  9. Vasco, sempre na vanguarda da inovação! Começo a achar que tu fazes aquários para serem avaliados ao vivo, pois a foto não faz jus à dimensão e perspectiva desse aquário. Pessoalmente não aprecio essas elevações de substrato tão proeminentes no vidro frontal mas posso estar enganado e que isso não influencie o resultado final. É desta que vamos todos em excursão de máquina em punho até tua casa para fazer um registo digno desse trabalho.
  10. Meus caros, a todos vós muito obrigado pelas palavras de apreço e de apoio, é um orgulho enorme ler o que escreveram e o carinho demonstrado. Agora é assim, acabo por entender e compreender o ponto de vista do Vasco, é preciso inovar e arriscar, só assim se consegue evoluir, experimentando novos desafios. Compreendo também o José no ponto em que diz que devo aperfeiçoar a técnica e especializar-me num determinado estilo, claro que sim! Bons trabalhos exigem rigor e repetição, com a devida experiência acaba por trazer bons resultados. No fundo creio que o melhor é mesmo juntar inovação à experiência adquirida e trazer ideias novas! Ainda assim num aquário de 45, com as suas naturais limitações dentro dos trâmites do desafio acabam por ser pontos a ter em consideração pois temos de perceber que o aquário vai ter de se sujeitar a vários transportes, por isso é para garantir que tudo corre bem há que garantir que a estrutura criada possa suportar essas provações. Além de tudo isto, fico fascinado por ver e saber que a malta elevou este desafio a uma qualidade incrível, é possível ver trabalhos incríveis a nascer naquela sala mesmo de pessoas que à partida têm pouco conhecimento ou experiência. "Só" isso já faz do desafio um sucesso e sabe-se lá para que patamares este desafio pode ir e a meu ver isso só é possível se cada um de nós der o melhor de si! Esta é uma das razões pelas quais me dá tanto gosto andar pela sala a ajudar como consigo mesmo sabendo que também tinha o meu aquário por fazer. Uma outra palavra José, Na minha opinião só há uma pessoa responsável por este tamanho acontecimento e chama-se @Tozé Nunes, sem ele e a sua ideia tresloucada de andar com isto para a frente, talvez estivéssemos só no conforto dos nossos lares a apreciarmos os nossos aquários e a assobiar para o lado no que ao Aquascaping Nacional diz respeito!
  11. 1 - Nome do Aquário Will Have a Name 2 - Data da montagem 28/09/2025 3 - Dimensões do aquário ILA 45x30x30 extra-claro 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Filtro Fluval 207 4.2 - Termostato Sera 4.3 - Iluminação/Foto-período Twinstar Light 450EC 4.4 - Sistema de CO2 Sistema pressurizado com difusor da NEO. 5 - Substratos & Hardscape 5.1 - Substrato 2Hr APT Feast Aquasoil Gravilha de lava para as elevações. 5.2 - Hardscape Strideways Riouh stone, Black Slim Wood 6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) Será para seguir a linha de fertilizantes da 2Hr 7 - Fauna Ainda por decidir 8 - Plantas Eleocharis minima Rotala Yao Yai Rotala H´Ra Hemianthus callitrichoides 'cuba' Monte carlo Pinnatifida Bucephalandra 'Catharina' Didiplis diandra Utricularia graminifolia Potamogeton gayi Vesicularia montagnei 'Christmas' Staurogyne species Anubias barteri var. nana 'Pangolino' Bem vamos lá a mais uma voltinha naquele que é já o maior evento de aquascaping presencial em Portugal. Ano após ano, vejo a qualidade dos participantes a aumentar exponencialmente, só significa que este evento tem muito peso a nível nacional e que efectivamente segue no bom rumo que merece. Sobre o dia, são poucas as palavras para descrever o que ali se passa dentro daquelas 4 paredes, o ambiente, a interação e a partilha que retiramos dali é impagável, vim de lá cansado mas de coração cheio. Tenho realmente pena que tenham sido poucas as pessoas que se deslocaram lá para nos visitar! Sim pasmem-se, é um evento aberto ao público, no ticket a lot of fun!! No que diz respeito ao aquário, nada de novo, nada de arrojado, apenas algo com que me identifico! Não levava planos na cabeça nem esboços do que iria transpor para dentro dos 5 vidros, ainda assim elaborei algo dentro do meu género de aquário, e como me disse um dos participantes do desafio, o @João Abóbora e passo a citar "Este é um aquário à Ismael". Posto isto não podia ficar mais orgulhoso com o que acabara de ouvir, no meio de um mundo em que muitas vezes seguimos algo que vimos, sem um toque nosso, ter um estilo vincado é bom e gratificante ao mesmo tempo. Por isso João, OBRIGADO por estas palavras, que embora não tenha tido capacidade de as processar no dia, ficaram a ecoar na minha cabeça e creio só lhes ter dado o devido valor já em casa. Deixo aqui umas fotos do aquário, digam-me de vossa justiça! Bem haja!
  12. Boa noite a todos, Fica aqui a minha modesta contribuição para o IAPLC deste ano, 308° lugar.
  13. Ora viva meus caros! Pois é, MIDGARD cá continua a sobreviver! Já longe dos dias gloriosos e da constante atenção que me exigia a mim próprio para ter este menino imaculado para apresentar na pet, este aquário cá vai andando sem grandes requisitos. À exceção do desiquilíbrio causado pelo bendito apagão, mea culpa, que nada fiz para que o aquário não sofresse tanto pela ausência prolongada de energia. Ainda assim sem perdas nos vivos mas a colónia de bactérias no filtro foi notoriamente afetada e isso refletiu-se dias depois no equilíbrio do ecossistema. Daí para tem sido uma tentativa constante de estabilizar as coisas. Trocas de água mais frequentes, horas de luz reduzidas para as 8h (sempre estive com 10) e agitação da superfície da água por forma a promover as trocas gasosas. Felizmente já estabilizou e tudo voltou ao normal, no entanto ficaram algumas mazelas. Aquelas rochas sempre limpinhas deixaram de o ser, por consequência também os vidros têm tido alguma GDA, já as minhas queridas amigas staghorn vieram para ficar, ando a tentar a remoção mecânica única e exclusivamente por forma a não tornar a cair no desiquilíbrio. A ver se o moço aguenta até Setembro... Fica aqui o registo fotográfico do estado do menino de momento. Aquele abraço
  14. Vasco, quem pôde contemplar este aquário ao vivo, com toda a certeza saiu de queixo caído com a complexidade e qualidade com que se apresentava. Os meus parabéns pelo que conseguiste dentro desses 5 vidros! Não foi à toa que este aquário foi o mais votado do público, que isto te sirva de motor para fazeres ainda mais e melhor! Agradeço as tuas palavras no que a mim diz respeito, há no entanto um longo caminho a percorrer e é sempre um prazer partilhar deste caminho contigo. Quanto ás redes sociais, já estou a trabalhar nisso mas não é o foco principal. Bora Vasco, é só resolver a questão da fotografia e o próximo caneco é teu, tal como já disse anteriormente, já seria mais que merecido! Aquele abraço
  15. O Ismael é o moço ao lado do Tozé na foto acima!
  16. Bom tanto por dizer mas mais um tanto para levar na bagagem! Que viagem! Pois bem, este foi o aquário vencedor do V Desafio de Aquascaping do Aquariofilia.net, não sinto mais do que orgulho e o sentimento de missão cumprida. Fui chamado a participar de emergência, um dos participantes estava em risco de não conseguir garantir a participação e não podíamos deixar que isso comprometesse o progresso do desafio, as coisas alinharam-se e lá fui colmatar essa falha, sem nada definido nem pensado do que iria fazer. Falha que felizmente se veio a confirmar como presença e ainda bem, todos ficámos a ganhar em todos os sentidos. Conseguimos assim garantir 16 aquários para expor na PetFestival, um feito histórico, as participações até então foram de 12 elementos mas desta vez éramos 16!! No meio disto há a registar 2 derrotas, a derrota de termos um elemento que nem sequer trouxe o aquário para a Pet, bem como infelizmente 2 dos participantes não conseguiram a foto final a tempo da avaliação dos juizes.... Facto que lamento pois, este evento já tomou dimensões que vão além do imaginável e do que seria possível! Peço no entanto o foco para o que de bom isto traz, e não se trata do facto de ter ganho o desafio, a projeção e a qualidade das participações no Desafio atingiram um nível brutalíssimo. Isso para mim é a maior das vitórias, ganhamos nós com a experiência e ganha o Aquascaping Nacional em qualidade, e que belos trabalhos que foram apresentados na FIL, estou abismado! À parte dos agradecimentos ao patrocinadores e aos companheiros desta jornada, não poderia deixar passar a oportunidade de deixar um agradecimento MUITO ESPECIAL a este Homem, mentor do Desafio de Aquascaping! Ao @Tozé Nunes um Grande OBRIGADO por tudo, pela dedicação e entrega a este projeto que é parte integrante do Fórum. Não me vou esquecer das tuas palavras aquando da "cerimónia" da entrega de prémios, em que eu intervi a dizer que estaria excluído de participar em edições futuras pois já era o meu bicampeonato, ao que ele responde e passo a transcrever "Logicamente, tu abrilhantas isto" Que vitória maior podia eu querer do que estas palavras? Tozé és o MAIOR! Deixo-vos a foto final submetida a concurso e avaliação dos juizes. Que venha a próxima edição!! Um grande bem haja! Aquele abraço
  17. Boas MALTA!
  18. Queria deixar-vos também um registo fotográfico mais em detalhe já que ontem estive de máquina na mão e aproveitei para tirar o pó da lente. Creio que ainda não tinha mencionado, os peixes que escolhi para serem o cardume e peça principal deste aquário foram umas belas rasboras espei. Abraço
  19. Entretanto esqueci-me de mencionar que a continuidade dos Blue Bolt disponibilizados pela Shrimpbox está garantida neste pequeno aquário. Durante a sessão dei conta de uns minúsculos seres a vaguear na frente do aquário, nunca os tinha visto nem nunca vi sinais de alguma fêmea ovada! Abraços
  20. Vasco, este é daqueles aquários que quero muito ver ao vivo e vamos ter esse privilégio na fil! Estou impressionado com o trabalho que fizeste aí, e como o Bruno disse e bem, o arrojo de fazer algo tão complexo e fora do que os outros participantes fizeram, acaba por ser e ter outro destaque no meio dos restantes 15. Eu também fugi ao meu habitual estilo, mas nem se compara na complexidade e o quão completo está esse aquário. Só é pena, de facto, que não consigas transmitir o registo fotográfico que esse aquário merece, se fosses de mais pertinho era gajo para te ir ajudar dentro daquilo que sei e com o equipamento que tenho, ainda que com conhecimentos parcos mas seria sempre uma mais valia. Á semelhança das edições anteriores, tem sido um elevar de patamar a cada novo ano, neste V Desafio não é exceção à regra! May the Aquascaping God be with you!
  21. Gabriel, com jeito conseguiste trazer esse aquário a bom porto! Concordo com o Tozé, algo ali naquele pequeno maciço era de valor acrescentado. Mais, quando tirares a foto tenta iluminar o fundo, vais ver que o aquário vai ganhar outra dimensão no seu todo. Força nisso.
  22. Obrigado Carlos, mas consigo apontar aqui uns quantos erros, coisas a melhorar da próxima vez. O caminho demasiado reto sem grandes curvas, a questão das plantas desproporcionais e transições entre plantas do plano frontal para o traseiro no lado esquerdo também não estão bem como esperava. Olha, quem nunca! Tudo é hipótese neste mundo tão vasto! Até mesmo um tanque do Malawi com hipopótamos e tudo! Ao nível da fotografia, pasme-se, já está feita uma sessão de backup e não é que consegui sombras, sem truques nenhuns a não ser a calha mais puxada atrás possível! Máquina com velocidade de obturador a 125, abertura a 16 e ISO a 1600 (sim, um exagero, mas foi necessário, mesmo sabendo que ia ter mais grão na imagem não podia comprometer a velocidade do disparo). Fica a prova! Edit, a UG nunca viu as pontas da tesoura só umas festinhas de vez em quando com a pinça para a pentear. Abraço
  23. Bom, entre aventuras e desventuras o que tenho para apresentar é nada mais nada menos do que o que me foi possível conseguir. Como sempre disse acerca deste aquário, tem sido fácil de manter, já no que toca a controlar a flora já não tem sido assim tão simples. No entanto creio que consegui o que pretendia para este desafio, ainda que dê conta de erros (como sempre) entre os quais, plantas completamente fora de escala como é o caso da staurogyne e da helferi. Acaba por ser uma misturada de plantas dentro daquilo a que estou acostumado mas num layout exclusivamente só de rocha. Não desgosto mas continuo a reconhecer que tenho de me deixar da velha mania de onde cabe um alfinete, cabe mais um pé de planta. Bom entretanto sai a tão ansiada foto final mas para já ficam com este panorama geral da coisa. Abraço
  24. Quando eu ainda tinha tempo para fazer umas coisitas... Já vamos na 5a edição e era de valor fazer algo do género mas com muito mais qualidade de imagem.
  25. André, que tudo se reponha pela normalidade e que seja apenas uma fase menos boa. Força aí!! Quanto ao aquário está a precisar de algum trabalho de moldagem das moitas. Do lado esquerdo as rotalas precisam de volume e do lado direito a linha de poda está irregular, vá afina lá isso que ainda vais a tempo. A areia ajeitas isso para a foto, não é crítico. Abraço