Ricardo81

Membro
  • #Conteúdo

    96
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por Ricardo81

  1.  

     

    Eu já usei esponja, daquela dos filtros de esponja a ar, mas a divisão onde fica o inlet do filtro externo fica com o nível consideravelmente mais baixo, um terço mais ou menos. E quanto mais vai entupindo, pior. O que obriga a constante manutenção.

     

    Lembrei-me agora foi daqueles sacos de rede fina que se usa para colocar o carvão activo num filtro externo. Esse tecido pode estar no aquário de certeza. Será que são muito caros?

  2.  

     

    Ok, e essa malha foi comprada no chinês? Onde comprou essas?

    A água ser considerada boa para beber não me deixa muito descansado, confesso... pois a água da torneira também o é e no entanto não é aconselhável usar directamente nos aquários.

     

     

     

    Ok, e onde arranjou o dito véu, Álvaro?

     

    Deram-me um pedaço de tecido a que chamam "véu de noiva", mas é um tecido que se usa na construção civil em estuque (se não estou em erro).

    A pessoa que mo deu também teve aquários em tempos e usava este tecido todo dobrado, no filtro externo, como esponja. Ele trouxe-me um pedaço nunca usado e um que esteve em uso no filtro, para eu ver como ficava. O novo é branco, mas o que ele já tinha usado estava cor de rosa. Isto parece-me ser um indicador de que deve ter havido ali alguma reação química, ou então ele usou algum medicamento que tingiu o tecido.

    Será que este tecido é seguro para usar em aquariofilia?

     

     

     

    Ahahhahaha.. Bruno, já ganhou! =D

  3.  

     

    Pois, o inox tem o problema de ser uma liga e quanto mais "manhosa" for mais probabilidade tem de oxidar, desconfio que isso não seja muito bom para os peixes.

    Rede mosquiteira, ainda só vi de plástico, e nem sei de que polímero se trata.

    A meia de senhora é uma opção, mas tem aquele problema de começar a desfiar com qualquer toquezinho. E será que solta algum químico na água? Especialmente se usar preta?

     

     

     

    Bem lembrado, Álvaro. É de certeza mais resistente que a meia de senhora, mas fico com a mesma questão se soltará algum químico nocivo na água. E será que encontro preto?

    Já que as tampas são pretas, ficava mais estético.

     

    Agradeço a ambos pela atenção!

    A ver se surgem mais ideias...

  4. Boas

     

    Tenho umas divisórias com furação de 50 mm, e quero colocar alevins e camarões numa das divisórias sem que passem para o outro lado.

    Tenho as peças que aparecem na foto abaixo, mas a grelha é demasiado espaçosa para impedir que os referidos atravessem.

    Alguém tem sugestões?

     

    Pensei nas seguintes:

    - As peças da foto cobertas com meia de senhora - não sei se este tecido é seguro para aquário, mas é tão frágil e desfia-se tão facilmente que creio que não será eficaz, também existem uns camaroeiros que têm uma rede fina, mas não onde encontrar baratos e parece-me um desperdício de material;

    - Grelha fina de inox - difícil de encontrar fina o suficiente, e como se trata duma liga metálica, creio que pode oxidar e ser prejudicial ao aquário;

    - Esponja de filtro de ar - dificulta a boa passagem de água e passado pouco tempo começa a entupir, pelo que requer muita manutenção;

    - Rede mosquiteira - ainda não encontrei uma que fosse suficientemente fina para impedir que crias de camarão passem, nem sei se é de um material seguro para os peixes.

     

    Desde já agradeço a atenção.

     

    Foto da tampa da divisória:

    gallery_64862_3993_409597.jpg

  5. Boas,

     

    Acabei agora de ver o tópico na integra, bom trabalho!!

    Seria interessante umas fotos gerais também.

     

    Questão para enriquecer mais o tópico (e se já foi respondida e me escapou, as minhas desculpas). Qual a matéria filtrante usada e a manutenção dada?

     

    Parabéns pelo trabalho!

  6. Boas,

     

    Bem-dita a hora que ressuscitei este tópico.. muito interessante!

     

    Agradeço as respostas!

     

    Algum tempo atrás fiz uma pesquisa sobre os paus de canela e fique a saber que existe dois tipos de paus de canela, CASSIA e o CEYLON

     

    Pedro A Santos, excelente trabalho! Bastante útil a informação.

    De facto, parece-me que a canela que se vê com mais frequência por aí é a CASSIA, e desconhecia sequer a sua hepatotoxicidade para humanos. Desconhecia também que havia outro tipo.

     

    tenho 2 pauzitos por áqua (25 litros reais). pela foto do primeiro link parece-me a cassia, mas a foto do 3.º link é da outra e parece-me também ser dessa, fico na dúvida.

     

    A. Ferreira, há quanto tempo usa?

     

    Realmente todas as fontes dizem que a CEYLON é a indicada, mas quando vamos a ver as fotos dos sites que vendem para uso em aquas de camarões, na foto parecem CASSIA.

     

    Deixo uma foto com as diferenças visíveis:

    Cassia_and_Ceylon_Cinnamon_3.jpg

  7. Viva, Bruno.

     

    Com certeza vou seguir este tópico! Muito bom!

    Creio que não sou o único cheio de curiosidade para ver o que vai sair daí.

    Aguardamos......

     

    "o tubo de ar como não tinha outra forma de tapar a entrada liguei aquele tubo a uma pedra difusora"

     

    ruisjz, já tive de fazer algo semelhante na entrada de um filtro de cascata, a diferença é que na entrada de ar, coloquei uma ponta de mangueira de ar selada num dos lados, a quente, com os dedos.. siiiim, queima!

    • Votar + 1
  8. Boas, Fábio.

     

    Li agora este tópico completo, agradeço por partilhares. Os meus sinceros parabéns, é impressionante, continua!

     

    Aproveitando, a páginas tantas, li alguém a perguntar: "como é feita a filtragem em sump? Entrada e saída de agua nos aquários? Algum truque para não entupir a saída e que não aspire as crias?"

    Ao que respondes: "A filtragem é feita de uma forma muito simples como mosto na primeira página, a água sai para a sump e o filtro retira da sump e repõe em todos os aquários. A saída está protegida por uma rede de inox isolada com lycra."

    Na primeira página não consigo encontrar o referido, terá sido editado?

    Gostava de perceber melhor esse sistema e ver como funciona, seria pedir muito umas fotos da entrada e saída, e da sump? Ou mesmo um link com algo semelhante..

     

    Força nisso.

    Abraço

  9. Boas, Alexandre.

     

    Li agora o tópico completo, os meus parabéns e agradeço por partilhares!

     

    Já agora aproveito a deixa para perguntar, imaginando que estavas a usar a sump, como farias para os camarões não irem lá parar?

    Tendo camarões de espécies das quais não queremos cruzamentos, seria mau se eles se encontrassem na sump..

     

    Força aí.

    Abraço

  10. Boas,

     

    Pelo que está documentado neste tópico, a postura foi a dia 16 de Out. e começaram a nadar a dia 22 Out. Comecei logo a dar infusório nessa altura.

    Eu optei por infusório por duas razões, dá muito menos trabalho que a artémia e porque eles são realmente pequenos e acho que a artémia, mesmo recém-eclodida, é grande demais para eles.

    (A não ser que tenhas uma maternidade de rede, até é provável que eles passem pelos buracos.)

    Sinceramente, não sei até que ponto a artémia é mais nutritiva que o infusório ou os microvermes - e se alguém souber, diga - mas ambos dão muito menos trabalho, tanto a criar, como a manter e a separar para alimentar os alevins depois. Não sei como recolhes habitualmente a artémia, mas será boa ideia introduzir a água (salobra) onde ela foi criada, no aqua dos alevins? Fica a questão..

     

    Boa sorte

  11. Boas,

    Diz-me uma coisa, todos juntos no comunitario... tudo pacifico? não há tareias entre eles?

    So far, so good.. sem problemas.. já alevins ou camarões..petisco!

     

    Nasceram no comunitário e estiveram 3 dias à guarda do pai... depois resolvi passá-los para a maternidade. Alguma dica?

    Parabéns, e a foto está espectacular!

    Na segunda postura que tive, fiz o mesmo, coloquei na maternidade com ar a ser bombeado lá para dentro, para ajudar a oxigenar.

    Depois alimentei com infusório, mais tarde seguido de microvermes.

     

    Entretanto, não tive mais posturas com sucesso, acontece sempre algo.. :confused4: