Identificação caracóis


carolinambs

Recommended Posts

Boa tarde pessoal, à muito tempo que não publico aqui nada.

Para além de estar a combater um gigantesco surto de algas filamentosas verdes e umas algas pretas nojentas que já me estão a tirar a paciência, agora apareceram me estes fantásticos inquilinos que não conheço, possivelmente vieram numa planta nova que comprei à uns meses.

Neste momento já são pelos menos uns 5 ou 6 e estes são os maiores.

Alguém sabe que espécie são? 7a1bad00e6973269fbf44bd1d68bca85.jpg

 

Enviado do meu MAR-LX1B através do Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá Carolina! 

Em relação aos caracois, não sou nenhum perito no assunto, mas, parecem-me ampulárias ainda bastante jovens. 

Em relação às algas, convinha que mencionasses mais detalhes do teu aquário. Parâmetros da água, filtragem, fertilização, etc, etc. Há várias causas para o aparecimento de algas, normalmente, por desequilíbrio de nutrientes. As algas pretas(BBA), por exemplo, surgem devido a excesso de matéria orgânica em decomposição, flutuações de CO2. Talvez o teu aquário esteja a necessitar de uma filtragem eficiente e de algumas aspirações do fundo, para recolher detritos acumulados. Mas, para entender melhor oque se passa, só de facto sabendo mais pormenores do teu aquário para detectar as causas do problema, porque torna-se necessário resolver essas causas de raiz, para eliminar as algas com eficácia e impedir que surjam novamente. 

Algumas causas do surgimento dessas algas: 

Algas pretas (BBA) que na verdade pertencem ao grupo de algas vermelhas: 

Flutuação dos níveis de CO2 no tanque.
Grande quantidade de lixo orgânico/tanque sujo.
Plantas estressadas/crescimento antigo.
Instabilidades que levam ao estresse da planta; má qualidade da água, uso severo de biocidas, etc.
Fluxo excessivo com névoa pesada (observe se o BBA desova em áreas que estão diretamente no caminho do fluxo), especialmente em produtores lentos/musgo/hardscape.

Como resolver: 

Dose pontual de "carbono liquido", por exemplo, Excell da Seachem,  diretamente no BBA na primeira aparição para evitar a propagação. É altamente eficaz contra BBA. 
Poda e replantio de copas saudáveis , corte e descarte o crescimento antigo.
Encontre maneiras de equilibrar o fluxo excessivo. Em muitos tanques, apenas diminuir o fluxo pode impedir o acionamento do BBA.
Encontre maneiras de estabilizar os níveis de CO2. De um modo geral, taxas de injeção mais altas criam níveis de CO2 mais estáveis, portanto, geralmente é recomendado aumentar a injeção de CO2.
Aspire regularmente a superfície do substrato enquanto agita os detritos com pasta de peru (veja abaixo) para reduzir os detritos orgânicos - isso causa um grande impacto.

 

 Algas filamentosas: 

 Causas: 

Plantas insalubres, deficientes ou estressadas (CO2 abaixo do ideal, problemas de nutrientes, superlotação, choque de transplante, danos físicos, estresse de poda excessiva, parâmetros de tanque instáveis ou extremos).
Abundância de crescimento antigo e deteriorado.
Pico na fonte de amônia/uréia no tanque. (osmocote terrestre, tanques não ciclados, alimentação pesada, fórmulas de nutrientes que contêm uréia/amônia, gado morto)

Soluções: 

Replante os topos saudáveis e descarte os fundos velhos - continue fazendo isso até que não haja mais algas visíveis no crescimento antigo. Podar o crescimento antigo gravemente afetado
Os casos leves geralmente desaparecem por si mesmos à medida que a saúde da planta e a estabilidade do tanque melhoram.
Casos graves podem ser eliminados com "carbono liquido" e outros algicidas comerciais, mas as causas básicas precisam ser abordadas ou as algas podem retornar.
Resolva os problemas subjacentes de saúde das plantas - esta alga raramente ocorre naturalmente sem um gatilho.
Mudanças de água, limpeza de detritos, crescimento antigo.
Plante plantas maiores, mais robustas e mais fáceis de aumentar a massa da planta no tanque.

 

Fonte: https://www.2hraquarist.com/blogs/algae-control?fbclid=IwAR3F0sLioLs6vMS1Zvy7OKAQMuYMALJo1dFTa5BhBGh1tP7U1i3TVzQKfUQ

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carolina! 
Em relação aos caracois, não sou nenhum perito no assunto, mas, parecem-me ampulárias ainda bastante jovens. 
Em relação às algas, convinha que mencionasses mais detalhes do teu aquário. Parâmetros da água, filtragem, fertilização, etc, etc. Há várias causas para o aparecimento de algas, normalmente, por desequilíbrio de nutrientes. As algas pretas(BBA), por exemplo, surgem devido a excesso de matéria orgânica em decomposição, flutuações de CO2. Talvez o teu aquário esteja a necessitar de uma filtragem eficiente e de algumas aspirações do fundo, para recolher detritos acumulados. Mas, para entender melhor oque se passa, só de facto sabendo mais pormenores do teu aquário para detectar as causas do problema, porque torna-se necessário resolver essas causas de raiz, para eliminar as algas com eficácia e impedir que surjam novamente. 
Algumas causas do surgimento dessas algas: 
Algas pretas (BBA) que na verdade pertencem ao grupo de algas vermelhas: 
Flutuação dos níveis de CO2 no tanque.
Grande quantidade de lixo orgânico/tanque sujo.
Plantas estressadas/crescimento antigo.
Instabilidades que levam ao estresse da planta; má qualidade da água, uso severo de biocidas, etc.
Fluxo excessivo com névoa pesada (observe se o BBA desova em áreas que estão diretamente no caminho do fluxo), especialmente em produtores lentos/musgo/hardscape.
Como resolver: 
Dose pontual de "carbono liquido", por exemplo, Excell da Seachem,  diretamente no BBA na primeira aparição para evitar a propagação. É altamente eficaz contra BBA. 
Poda e replantio de copas saudáveis , corte e descarte o crescimento antigo.
Encontre maneiras de equilibrar o fluxo excessivo. Em muitos tanques, apenas diminuir o fluxo pode impedir o acionamento do BBA.
Encontre maneiras de estabilizar os níveis de CO2. De um modo geral, taxas de injeção mais altas criam níveis de CO2 mais estáveis, portanto, geralmente é recomendado aumentar a injeção de CO2.
Aspire regularmente a superfície do substrato enquanto agita os detritos com pasta de peru (veja abaixo) para reduzir os detritos orgânicos - isso causa um grande impacto.
 
 Algas filamentosas: 
 Causas: 
Plantas insalubres, deficientes ou estressadas (CO2 abaixo do ideal, problemas de nutrientes, superlotação, choque de transplante, danos físicos, estresse de poda excessiva, parâmetros de tanque instáveis ou extremos).
Abundância de crescimento antigo e deteriorado.
Pico na fonte de amônia/uréia no tanque. (osmocote terrestre, tanques não ciclados, alimentação pesada, fórmulas de nutrientes que contêm uréia/amônia, gado morto)
Soluções: 
Replante os topos saudáveis e descarte os fundos velhos - continue fazendo isso até que não haja mais algas visíveis no crescimento antigo. Podar o crescimento antigo gravemente afetado
Os casos leves geralmente desaparecem por si mesmos à medida que a saúde da planta e a estabilidade do tanque melhoram.
Casos graves podem ser eliminados com "carbono liquido" e outros algicidas comerciais, mas as causas básicas precisam ser abordadas ou as algas podem retornar.
Resolva os problemas subjacentes de saúde das plantas - esta alga raramente ocorre naturalmente sem um gatilho.
Mudanças de água, limpeza de detritos, crescimento antigo.
Plante plantas maiores, mais robustas e mais fáceis de aumentar a massa da planta no tanque.
 
Fonte: https://www.2hraquarist.com/blogs/algae-control?fbclid=IwAR3F0sLioLs6vMS1Zvy7OKAQMuYMALJo1dFTa5BhBGh1tP7U1i3TVzQKfUQ
Obrigado pela ajuda.
Se realmente são ampularias estão a reproduzir que é uma loucura, pq era só 1 ou 2 e neste momento são pelo menos uns 6 ou 7

Em relação às algas, todo este problema começou quando deixei de fertilizar. Acabou o fertilizante e a loja onde costumo comprar esteve 2 semanas sem stock.

Voltei a fertilizar e comprei o Excell, as vallisnerias estão com menos algas, as filamentosas desapareceram mas as BBA continuam a atacar duas plantas que tenho (myriophyllum e elodea).

Aquário de 100L brutos
Filtragem 1000L/h (eheim 2217)
Fertilização tropica premium nutrition (2 dosagens todos os dias)
Tpa semanal

Parâmetros da água só tenho testes em tira
Gh >10
KH 6
PH 7
NO2 0
NO3 20

Fauna:
3 guppy (têm 4 meses talvez, são filhos da primeira fêmea que comprei)
3 molly
2 colisa
7 nariz de bebado
4 corydora albina
3 caridina japonica
3 neritinas
Estes novos habitantes que que não sei quê caracóis são

Quando começamos tínhamos um aquário pequeno, de 50L. Mas rapidamente quisemos montar um maior e surgiu uma fantástica oportunidade quando procurávamos um filtro com mais capacidade. Não é um aquário com muito tempo mas as plantas estavam todas lindas e bastante grandes, até começar este ataque de algas e neste momento as plantas estão muito recentidas e não sei mais o que fazer.

Enviado do meu MAR-LX1B através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As vallisneria estão a tomar conta do aquário todo e estou a pensar seriamente em reduzir a quantidade mas com isto das algas tenho medo de mexer e estragar ainda mais o aquário IMG_20230211_120456.jpgIMG_20230211_120449.jpg

Enviado do meu MAR-LX1B através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se os caracóis continuam a se reproduzir é porque há demasiada matéria orgânica disponível. Poderia apostar num exemplar de caracol predador para manter a população de ampularias sob controle mas o problema de fundo, que originou a explosão de algas mantém-se e precisa ser corrigido para que as coisas voltem a estabilizar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais