jorge_rc

Membro
  • #Conteúdo

    63
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por jorge_rc

  1. Acredito que para um aqua de 75l, de inverno, o termostato de 100w não seja suficiente para essas temperaturas, ainda para mais sem tampas. se consiguir tapar o aqua, possivelmente será suficiente.

     

    Não esquecer que agora de inverno, querendo a agua a 31ºc facilmente se tem um diferença de 15º em relação à temperatura da sala, o que é muito...

  2. porque não abrir apenas uns quadradinhos no chão para a estrutura assentar directamente no betão?

     

    a marca que ficará no soalho deve ser muito parecida com a que os pés da estrutura farão, e é bem mais seguro.

     

    Acho que com um berbequim e um dremel isso se faz bem.

  3. Um aquário dessas dimensoes nao é adequado nem para um desses "peixes de água fria", eles preciam de um aquário muito maior ou melhor ainda um lago.

     

    Num aquário de 55L o mais adequado seria deixares apenas para o betta, um cardume que gostes e umas corydoras ou assim.

     

    Cumps

  4. Boas, se para já nao vais pensar em plantas, basta qualquer iluminaçao que te chegue para ver os peixes. e praticamente so com isso ja tens varias coisas que se vao dar bem e dar um ar muito mais natural ao aquario.

     

    Sobre filtração, aí e inevitavel gastares algum dinheiro, para essa litragem, filtros internos comuns sao para esquecer. O mais economico que deves conseguir arranjar é comprar uma bomba de retorno e tornar um bidon qualquer estanque num deposito de paterias filtrantes. existe na secção do DIY um topico sobre isso, dá la um sato.

     

    Vais tambem precisar de um termostato (ou dois para facilitar o aquecimento). aponto para 300 a 500W de aquecimento.

     

     

     

    Cumps

  5. Eu optaria sempre pelo 700! tenho um e estou muito satisfeito com ele!o unico problema foi ter-me sido vendido para um aqua de 200L, mas isso é outra questao. Sobre funcionamente, facilidade de manutençao, etc etc, estou muito satisfeito.

     

    Sobre "excesso" de caudal, acho que nao vai notar isso, no entanto caso achas demasiada corrente, basta-me controlar nas torneiras do filtro e tens o problema resolvido. Ou seja, se a diferença de preço for pequena opta pelo 700 desvantagens não te traz nenhuma.

     

     

    Cumps

  6. ora bem...

     

    Primeiro que nada escolheste fitas led que nem sao isoladas, a não ser que tenhas um vidro/acrílico entre a fita e a água pode durar pouco tempo.

     

    Depois, e nao falta de outra informaçao, vamos comparar a "intensidade luminosa" (lumens), cada lampada t5 de 39w da sylvania por exemplo tem perto de 3000lm, se tens 3 no aqua, tens cerca de 9000lm (contas redondas). e nas fitas de led, na 1ª opção temos quase 500lm/m se tiverem 5m que é a totalidade do rolo, tens perto de 2500lm o que nem chega a 1 das t5 39w.

     

     

    Resumindo, se achas pouca luz mais vale tentar perceber como adicionar mais umas lampadas t5 39w do que inventar com fitas led.

     

    Se for para ir mesmo para leds nao ha muito a fazer a nao ser investir em bons led's, lentes, fontes de alimentação, dissipadores, etc.

     

     

    Cumps

  7. Primeiro certifica-te que o filtro agita a superficie da agua para haver oxigenação, e verifica os niveis de co2, caso nao tenhas como medir, eu optava por reduzir ligeiramente.

     

    Sem saber mais parametros diria que uma tpa pode ajudar, caso seja alguma desregulaçao na qualidade da água.

     

     

    cumps

  8. Boas!

     

    Um sistema de arrefecimento por ventoinhas apenas é eficaz caso a temperatura do ar seja inferior à daa agua, que pode estar mais quente por causa da iluminaçao do aquario, por exemplo.

     

    Caso o aquario esteja a 29º e o ar à sua volta tambem, um sistema de ventoinhas nao vai arrefecer nada...

     

    As ventoinhas geralmente trabalham a 12v (as de pc) ou 5v (se for de ligaçao usb) sabendo isso, as ligaçoes em si são fáceis e posso dar depois uma ajuda.

     

     

    Cumps

  9. Boas!

     

    Antes de mais os meus parabéns pela montagem!

     

    Vou em breve remodelar o meu aqua de 120cm e gosto muito do conjunto que criaste!

     

    daqui a um mes mais ou menos, se tiveres algumas crias ainda (e se quisesses vender) ficava com algumas! já vi que somos os dois de Loures, se precisar de ajuda vou chatear-te um pouco, espero que nao te importes!

     

    Outra coisa, daqui a 2 ou 3 semanas nao se arranjam por ai umas quantas podas a preço simbolico?

     

     

    Cumprimentos

  10. Desenho de momento nao tenho possibilidade, mas imagina o seguinte: o relogio tem 8 terminais, correcto? vamos admitir que teem a seguinte disposiçao:

     

     

    1 2 3 4

     

     

    5 6 7 8

     

    (considerando da esquerda para a direita e de cima para baixo)

     

    e que de alimentaçao tens os cabos A e B, e nas tres lampadas tens os cabos A1, B1, A2, B2, A3, e B3. Sendo que cada par é formado por um A e um B.

     

     

    Vais juntar os cabos A, A1, A2 e A3, e vais ligar esse conjuntos no terminal 6. Nos terminais 1, 3, 5 e 7 vais ligar o cabo B (podes ir passando de um para o outro com pontas de fio). Depois nos terminais 2, 4 e 8 vais ligar os cabos B1, B2 e B3 (pela ordem que tu quiseres).

     

    Em seguida apenas te fica a faltar a programaçao propriamente dita do relogio, mas segundo o manual has de chegar a essa parte.

     

     

    Abraço

  11. desenho de momento nao tenho possibilidade, mas imagina o seguinte: o relogio tem 8 terminais, correcto? vamos admitir que teem a seguinte disposiçao:

     

     

    1 2 3 4

     

     

    5 6 7 8

     

    e que de alimentação tens os cabos A e B, e nas tres lampadas tens os cabos A1, B1, A2, B2, A3, e B3. Sendo que cada par é formado por um A e um B.

     

     

    Vais juntar os cabos A, A1, A2 e A3, e vais ligar esse conjuntos no terminal 6. Nos terminais 1, 3, 5 e 7 vais ligar o cabo B (podes ir passando de um para o outro com pontas de fio). Depois nos terminais 2, 4 e 8 vais ligar os cabos B1, B2 e B3 (pela ordem que tu quiseres).

     

    Em seguida apenas te fica a faltar a programaçao propriamente dita do relogio, mas segundo o manual has de chegar a essa parte.

     

     

    Abraço