nunomatias

Membro
  • #Conteúdo

    57
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por nunomatias

  1. Foto 50 - 30 pontos Foto 51 - 29 pontos Foto 45 - 28 pontos Foto 46 - 27 pontos Foto 48 - 26 pontos Foto 53 - 25 pontos Foto 52 - 24 pontos
  2. Só uma nota e uma pergunta... Esse filtro vai consumir-te cerca de 40€ por ano de electricidade... um Eheim Ecco Pro 130 (de 500 L/h) gasta uns módicos 5w ou cerca de 5,5€/ano. Como é com ruído?
  3. Qualquer aparelho de ar condicionado faz, na sua essência, de desumificador. É precisamente no processo de retirada de humidade do ar que é feito o arrefecimento do ar e o contrário também é verdade... experimenta colocar a mão na saída de ar de um desumificador: logo notas que o ar sai substancialmente mais frio. Continuo é na minha: não faz sentido nenhum ligar um desumificador dentro de uma fishroom, a não ser para se ter trabalho adicional a repor água evaporada.
  4. É melhor repensares o projecto num pequeno aspecto: retirar humidade? Qualquer aparelho que uses para o efeito vai estar simplesmente a tirar água dos aquários; quem quer uma sala sem humidade simplesmente não coloca aí aquários. :D :D
  5. Curioso... eu acho que TODOS os membros deviam discordar? Quais dos teus peixes nadam em água perfeitamente desadaptada? Os Malawi que querem pH acima de 8 ou o botia que o quer abaixo de 7? E não digas que a diferença entre 7 e 8 é pequena...
  6. Um oscar nesse aquário...
  7. A que é que chamas uma aquário comunitário? Eu tenho dois, que não deixam de ser comunitários, um com ciclídeos do Tanganyika e outro com ciclídeos do Malawi; diria que para o primeiro um pH de 9 seria óptimo e para o segundo 8,5 também... Deves ponderar esse assunto de outra forma: a) que pH tenho na água? b) quero fazer alterações químicas à água? c) que peixes se adaptam à água que vou ter no meu aquário? Abraço Nuno
  8. Obviamente que sim... mas não ao abrigo da garantia, que vai cobrir provavelmente apenas a reparação/substituição do aquecedor. De qualquer forma, tenho dúvidas quanto a tua essa intenção, pelo simples facto de que se pode argumentar, na minha opinião bem, que se o aquecedor cozeu os peixes e o aquário tem uma manutenção dita normal (ao menos olhar para ele uma vez ao dia) é porque estava sobre dimensionado para o aquário onde estava. De quantos litros é o aquário e de que potência era o aquecedor?
  9. Fazes bem em investigar! Qualquer desses lagos tem peixe fascinantes, mas como já te terás apercebido, esse tamanho de aquário não é adequado para ciclídeos do Malawi; poderia sugerir um trio de Pseudotropheus saulosi, mas mesmo assim o aquário é um pouco estreito. Já quanto ao Tanganyika, podes perfeitamente avançar. Uma espécie de rock dwellers num canto e uma de shell dwellers noutro, mas sempre com alguma parcimónia na escolha dos mais pequenos. Dificilmente haverá espaço para uma espécie de meia água, mas há quem tenha tido sucesso com a introdução de paracyprichromis em 100 cm.
  10. Esse esbranquiçado não é mais do que ar dissolvido na água, que rapidamente desaparece. Quanto à questão em concreto, e não fazemos todos as TPA's com água temperada?
  11. Isso não é aldrabice nenhuma; aliás, essa é a forma dita normal de construção dos circuitos eléctricos nas casas: um determinado número de tomadas no mesmo circuito, montadas em paralelo e comandadas por um disjuntor.
  12. Já para não falar nas terras que são encharcadas em água em dia de certificação...
  13. A diferença está na capacidade específica desses produtos, de maior porosidade, em permitirem maiores superfícies de contacto com a água e portanto maiores quantidades de bactérias. As esponjas acabam por ter "muitos buracos" mas pouca superficie para as bactérias se fixarem.
  14. Boas, Se queres ter a água cristalina... esquece o tronco. Por mais que fervas ou troques água, ele vi sempre libertar alguns taninos que te vão torna a água amarelada; não tem problema nenhum nem é considerado mau sinal ou erro de manutenção. Abraço Nuno
  15. Só agora vi este post, mas cá vai; a ajuda que de facto precisavas, ninguém te deu... Ciclídeos do Malawi num aquário de 70 cm? Ainda po cima 20 peixes? Esse aquário não serve nem para manter um casal de LABIDOCHROMIS, portanto todos esses peixes devem estar em muito más condições. Por isso não é de espantar o aparecimento desse tipo de pragas, sempre associadas a má qualidade da água. Se pesquisares um pouco vais concluir que esse biótipo necessita de pelo menos 120 cm de frente e uma filtragem de grande capacidade, acima das 3 ou 4 vezes litragem do aquário; os teus 20 peixes, prsumindo que se tratem todos de ciclídeos do Malawi necessitariam aí de 140 cm.
  16. Olá, Assim de repente, estou como o Severum: sump... e quanto maior melhor; parece-me no entanto é que a disposição vertical das massas filtrantes, dando mais trabalho na sua colocação, coloca grandes entraves à manutenção/limpeza. Porque não o filtro de barrica? Porque a sump será sempre uma opção melhor para a colocação de massas filtrantes, até tendo em conta que o aquário está na garagem e não se colocam quaisquer problemas de ruído. De qualquer forma, a optares pela barrica, o teu desenho tem um problema: dificilmente vais conseguir manter a barrica livre de ar e portanto a bomba não pode estar nessa posição, senão vai acabar por deixar de puxar a água; tens de a colocar em baixo.
  17. Também envia para todo o país via Expresso!
  18. Boas A Primefish funciona sim; o site de facto está em manutenção há muito tempo, mas podes contactá-los pelo email primefish@netcabo.pt ou via telemóvel 917257070. Costumam ter algum stock e fazem importações da Verduijn com regularidade, aceitando encomendas. Encomendei pela primeira vez o mês passado e correu tudo conformeo planeado. Podes ver algumas disponibilidades aqui. Recomendo!
  19. Eu volto à carga com a minha ideia, apesar de estar longe de pretender impor a minha vontade Decide-te apenas por um dos tipos de rocha e dispõe-as naturalmente, isto é, ao calhas. Não te preocupes que eles vão escavar e remexer para criarem as suas tocas e territórios. Se quiseres umas dicas acerca de layout's porreiros, diz que eu mando-te MP
  20. Pois são 360 litros... Mas porventura já leste alguma ficha de um ciclídeo do Malawi? Essa quantidadade de água na minha opinião não diz muito, não só porque seja qual for a quantidade, vais é necessitar de filtragem acima da média, e o problema essencial que vais ter (mas há quem não considere isso um problema) é teres os peixes em monte, sem que possam interagir de uma forma minimamente natural. Corres de qualquer forma o risco deles se virarem à pancada e teres mortes, já que o aquário é curto.
  21. Esses peixes todos num aquário de 1 metro, que daria para fazer um mono-espécie? Não te parece demasiado?
  22. Temos opiniões bem distintas sobre aquriofilia, por isso não vamos continuar a debatê-las... Sobretudo porque 21 anos dela só nos podem dar conhecimentos, nada de asneiras contínuas... e eu não posso de facto competir nesse aspecto porque não faço aquariofilia há tanto tempo. Quando sei, dou é opiniões minimanente adequadas... não ando com rodeios a dizer que dá, ajeita-se, etc...
  23. Esse aquário não leva mais do que um casal Malawi... juvenil Daqui por 1 ano estão mais do que adultos... não vais ganhar experiência, vais cometer um erro.
  24. Esse é um bom número de peixes! Mas parece-me que se cuidares e melhorares a filtragem podes sempre ir para mais 3 ou 4 casais...
  25. É apenas uma questão de gosto teu... tendo em conta que não existem preocupações com o facto de poderem ser calcáreas. Ciclídeos do Lago Malawi num aquário de 60 cm? Esquece isso! Se procurares bem, ninguém te aconselha esse tipo de montagens em menos do dobro disso, ou em 100 cm para um mono espécie... O pH não subirá demais, não te preocupes!