Baltasar

Membro
  • #Conteúdo

    100
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

2 Seguidores

Sobre Baltasar

  • Aniversário 09/13/1969

Formas de Contacto

  • Website URL
    http://www.aqualed-light.com
  • ICQ
    0

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Sintra (Lisboa)
  • Localização
    Quinta da Beloura

Baltasar's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

1

Reputação

  1. Bem, à muito tempo que não actualizava este projecto e gostei de ver que ao fim de tanto tempo ainda há visitas neste post, como tal deixo o aspecto da versão mais recente e final do controlador: Board principal: Com o LCD encaixado: Agora a board principal tem todas as ligações directas não necessitando de ligações por fios soldados, a alimentação liga directo de um qualquer transformador de 7V a 12V (ideal 9V) e a saída PWM de controlo leds azuis e brancos e feita por uma vulgar ficha stereo 3,5mm tipo dos headphones. A navegação nos menus no LCD embora a board suporte ainda usar os vulgares botões trabalha agora com um rotary enconder (joystick tipo como agora os carros mais modernos trazem para se navegar nos menus e etc.). Também existe uma ficha de 6 pinos (header) lateral para encaixe directo do FTDI (interface USB) de forma a ligar ao PC e fazer as actualizações de software. Muita novidade ainda foi também implementada a nível do software como por exemplo agora tem fases reais de Lua (Moonlight) baseadas no calendário real e a possibilidade de especificar os valores máximos de intensidade de cada canal para a iluminação do dia.
  2. Eu diria mesmo mais 80 a 90lm por watt para ter no mínimo uns SPS dos não muito exigentes tipo algumas montiporas, pociloporas,etc. , não falando que esse tipo de leds não tem penetração praticamente nenhum verticalmente na coluna de agua, logo depende muito da aplicação que se quer dar, mas para crescimentos é muito fraco mesmo. Depois a componente actinica se é que assim se pode chamar pois são uns meros 4 leds azuis mesmo (460nm) e nada de comprimentos de onda mais abaixo na casa dos 440-450nm para ficar mais perto possível do pico actinico dos 420nm é muito fraca mesmo. Mais grave ainda o interruptor de ligação é único o que só permite ter todos os leds ligados ou azuis sozinhos o que vai dificultar a possibilidade de controlar com timers no arranque somente ligar os azuis e um pouco mais tarde os brancos e ao desligar o contrario como é requerido normalmente em aquario salgados.
  3. Olá, depende o que queres fazer com elas, se for somente para iluminação e entenda-se ter luz dentro do aquario ou decoração tanto essas como qualquer fita de leds daquelas com capa plástica a prova de agua do chinês ou outro lado qualquer serve perfeitamente, agora para crescimentos e principalmente de plantas exigentes nem que tenhas a tampa do aquario toda tapadinha com essas/outras poderás ter algum sucesso, mas lá está conforme mesmo a aplicação e necessidade que se tem e principalmente altura da coluna de agua, pois esse tipo de leds não tem penetração praticamente nenhuma verticalmente.
  4. Boas, para se ter crescimentos e plantas mais exigentes tem de ser LEDs de alto rendimento como este exemplo (aquario de 50x35x25): Para estas dimensões tem uma única barra de 65cm com 6 leds de 5W cada, para aquários maiores mais barras ou barras mais compridas consoante o caso. Mais um exemplo em um aquario maior (120x40x50): Aqui já leva duas barras de 1,20m cada com 10 leds de 5W.
  5. Pois, montes delas... eheheh... um exemplo:
  6. Em led não existe uma regra, quanto mais perto dos 100 lumens ou mais 1W de um led der, mais eficaz é ele. Sobre a quantidade de lumens irá depender muito como sabem do tipo de plantas e etc. que têm dentro do aquario, mas sabendo quantos lumens querem podem depois ver quantos leds são precisos para ter isso e de que forma a sua distribuição e aplicação será melhor pois devido a terem um feixe de luz muito focal para não haver zonas de sombra (pois para penetrar colunas de agua altas esqueçam a utilização sem lentes que não vai dar em nada).
  7. Existe N soluções simples e fáceis para temperaturas de cor até 10000K. Os leds não fundem a não ser que muito maltratados ou indevidamente ligados. Optem por sistemas modulares, assim em qualquer altura podem adicionar mais calhas caso achem que o que têm não é suficiente para o crescimento das plantas que têm . O importante não é a sua potencia, mas sim a relação watt/lumen ou seja para 1 watt quantos lumens produz sendo que quantos mais o led é mais eficaz pois consome pouco para os lumens que consegue produzir. Procurem bem pois existem controladores capazes de facilmente controlar as calhas simulando nascer, por do sol, nuvens, fazes da lua reais em função da data de calendário, etc.
  8. Ptuga, mesmo assim acho esses valores que falas um pouco altos para esse tipo de produto, existem boas soluções qualidade/preço muito económicas. Parece-me é que a maioria dos lojistas ainda praticam é grandes margens de lucro e principalmente nesses produtos devido a ser novidade, pois os custos de produção a nível de fabricantes já não é nada de especial. Posso dizer que no aquario que apresentei a solução instalada ficou em cerca de +/- 330eur, mas com a entrada do novo ano essa mesma solução e produtos irá ter pelo menos uma redução de custo na casa dos 10% a 20% ehehehh...
  9. Existem muitas provas por ai, actualmente é muito simples iluminar aquários de água doce/plantados com leds sem grandes despesas. Poderá ser inicialmente um investimento um pouco mais elevado mas a curto/médio prazo temos estas vantagens: - Menor consumo de energia do que a iluminação convencional para a mesma ou maior emissão de lumens/luz - Não precisam de trocar lâmpadas pelo menos em 8 a 10 anos, numa calha convencional por exemplo e mesmo que só troquem as lâmpadas ao final de 12 meses (sendo o recomendado 6 meses) estamos a falar em cerca de pelo menos 40eur a 60eur cada HQI e +/- 20eur cada T5 - Não provoca qualquer aquecimento da água logo não necessitam de gastar dinheiro nem energia extra com aparelhos de refrigeração - 100% eficaz, ou seja a luz que produz é toda aproveitada dentro do aquario ao contrario da iluminação convencional que mesmo considerando equipamento bom e não de topo pois ai ficam ainda mais caro que leds, tem percas nos reflectores ficando com a luz produzida pela lâmpada na casa dos 50% a 80% e de energia eléctrica nos balastros e etc. na casa dos +/- 10% a 15% - Tem um espectro de cor sem UV nocivos, pouco vermelho e amarelo o que provoca muito menos todo o tipo de algas que se alimentam nesta faixa Mais um exemplo e prova de um aquario somente iluminado com duas barras de 10 leds a 6500K em cada uma:
  10. Ok, ai vai... Foto numero 169 - 30 pts Foto numero 276 - 29 pts Foto numero 242 - 28 pts Foto numero 272 - 27 pts Foto numero 268 - 26 pts
  11. O que posso dizer e se procurares vais descobrir muitas opinioes diversas por aqui, mas a principal é que essas fitas nao servem para nada pois sao demasiado fracas e terias de por muitas mas muitas mesmo. Se queres meter leds, ou fazes um DIY com leds de alta potencia a serio e para essas medidas poderás usar cerca de 18 a 24 leds conforme caracteristicas deles ou compras uma calha já feita. Mas como disse tens por aqui muitos exemplos no forum e topicos sobre esse tema, procura que vais encontrar.
  12. Certo embora esses também não seja dos mais eficazes seriam mais simples de usar tirando somente um grave problema que é a dissipação esses leds aquecem muito mas muito mesmo se não são bem aplicados com um bom dissipados como já aqui referi noutro tópico eles queimam rapidamente. Dá uma vista de olhos aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=188330
  13. Humm com dimensões dessas acho que no mínimo umas 6 ou mais, de qualquer forma mais uma vez essas lâmpadas não são muito eficazes em termos de consumo eléctrico, pois produzem poucos lumens para o que gastam, mas poderá funcionar com a quantidade certa delas, agora se calhar com leds de alto rendimento e um bom DIY fazes a festa a mesma com 6 leds e tens uma relação Watt (consumo) /lumen muito superior. Não te esqueças que essas lâmpadas tem lá dentro pelo que indicam 80 leds normais e convencionais cada uma para conseguir dar 360lm. Se poderes fazer o teste e dependendo do preço delas compra uma coloca por cima do aquário e vê o que te ilumina em termos de "footprint" que a luz marca no fundo do aquário depois consegues facilmente calcular quantas delas vais precisas de forma a teres pelo menos as áreas do aquário preenchidas que pretendes. Quanto aos Kelvins que referes deve-se a que como interiormente tem 80 leds, alguns deles serão azuis que estando todos acesos juntamente com os brancos vai dar esse temperatura de cor mais azulada acima dos 10000K. Não existe um único led a produzir branco superior a 10000K devido a limitação dos semicondutores usados para dar a luz. Quando os leds referem temperaturas superiores é porque interiormente embora não se note é mais que um led no mesmo invólucro e a mistura de dois ou mais é que produz essas temperaturas.
  14. Duas só parece mesmo muito pouco não pelo tipo de seres vivos que vais ter dentro, mas mais que esse tipo de lâmpadas são um pouco focais e de ângulo estreito o que irás ter muitas zona do fundo por iluminar e preencher. Quais são as dimensões exactas do aquário em si?
  15. Devido as características em termos de voltagem/amperagem que esse tipo de leds usam terás de usar um driver (fonte de alimentação que mostram) por cada led mesmo. O problema desse tipo de leds é que geralmente não são muito eficazes consumem muito para o que produzem, depois é o factor de dissipação dos mesmos pois aquecem mesmo muito e terão de estar bem ligados a um bom dissipador.