Arlindo

Membro
  • Tópicos

    870
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    8
  • Country

    Portugal

Arlindo last won the day on Novembro 9 2020

Arlindo had the most liked content!

4 Seguidores

Sobre Arlindo

  • Aniversário 07/03/1973

Informação de Perfil

Quem visitou o meu perfil

5528 visitas ao perfil

Arlindo's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

  • First Post Rare
  • Collaborator Rare
  • Posting Machine Rare
  • Week One Done Rare
  • One Month Later Rare

Recent Badges

42

Reputação

  1. Esse filtro é silencioso. Os filtros externos para funcionarem sem barulho (ou quase sem barulho) tem de ser ferrados, i.e., têm de ter ausência de bolhas de ar. Se o filtro for novo, não deve de apresentar quase ruído. ( Eu por exemplo tenho um 2211 à entrada do meu quarto. Aquilo que deves ouvir é o barulho do motor que é quase imperceptível). O que pode estar a acontecer.... Ele tem ar e faz um barulho permanente na parte superior do copo, ou então, pode fazer barulho por ciclos, por ter bolhas de ar. Eu tenho torneiras no inflow e outflow nos meus filtros para facilitar o fecho do circuito e poder retirar e limpar os filtros de forma rápida. O que deves fazer, encher o copo do filtro com a água até à borda e colocar a tampa, de modo que a água saía pelo tubo. Dessa maneira, em princípio não terá ar, dentro do copo. Poderá ter na tubagem. Se não tiveres as torneiras de segurança, coloca o copo cheio de água e efetua a ligação das tubagens ao aquário. Antes põe toalha e alguidar ao lado porque pode vazar água. Se não sair água tens de fazer o método do sifão ( vais ter de tirar gasolina do teu aquário 😂😂) Liga o outflow e suga água pelo inflow (com o alguidar ao lado). Quando a água estiver a sair pelo tubo faz a ligação e já está. Não sei se expliquei bem. Espero que sim. Boa sorte.
  2. Boa tarde J. Carlos, Acho que nunca tive essa planta pelo que não sei se esse encaracolamento das folhas é normal. Aquilo que li não é assertivo, i. é, pode ocorrer por variadíssimas razões: aptação, no caso de ser uma planta nova, alteração de ph, temperatura, água, deficiência ou excesso de algum nutriente (cálcio, potássio, magnésio, etc.). Como é difícil identificar, de forma clara a causa, sugiro que não stresses e deixa correr. Cumprimentos. Arlindo
  3. Como a Vera referiu, estes são os básicos, não existe necessidade de teste de CO2, fe, cloro, etc. E pouco adianta "inventar"... Explico: Se tens água com ph 7,4, por exemplo, é queres baixar o Ph, podes colocar solo tipo Amazónia, aumentares o co2, pedras decorativas neutras, troncos que acidifiquem a água mas... a água que colocares vai ter sempre um gh, kh elevado e consequentemente um ph elevado ou oscilante, em função da percentagem de troca de água que façam. Não sei se explico bem. A minha água tem mais ou menos esse valor e consigo andar entre os 6,8 e os 7 ph. O pior a fazer, na minha opinião e experiência pessoal, é utilizar químicos, tipo kh - ou kh+. Porque são difíceis de ajustar e quando fores medir... poderás ter muito menos ou a mais do que desejas...podendo existir muita flutuação de ph, kh e gh. Passando aos Nitratos (no3) , essencialmente, com espécies como Discus e alguns camarões, quem se dedica à criação usa RO, para manter a água com ph baixo, kh 0 ou perto desse valor e gh baixo . Por isso é que utilizam cálcio e magnésio para nutrir os bichos e para encontrarem o valor de kh e gh que os seres vivos necessitam. E, para além disso, para reproduzirem e aqui entra um parâmetro importante: Nitratos. Quem tem discus é camarões sabe que nitratos pode ser igual a menos reprodução, doença e fatidicamente morte. Daí as constantes trocas de água, para tentar zerar os nitratos. Nos plantados, nitratos qb é igual a plantado e o estarem a zero é sinal que tens de colocar mais nitratos. Um plantado devora nitratos, claro depende do plantado, eheheh. O importante, é perceber a relação e não inventar. Pelo exemplo que falei acima, a água já tem magnésio, cálcio, etc, portanto, dosear com estes vai levar a um ph, kh e gh mais elevado, com muitas vezes malefícios para as plantas e restantes seres vivos. Desculpa, ocupar o teu tópico....como te disse não tenho tido pachorra. Não tenho Co2 desde final de Dezembro, mais ou menos altura que deixei de fertilizar. Mas o meu solo é de Agosto,estava bem saturado e coloquei pastilhas por Janeiro. Quanto a mudas de água , não faço desde essa altura (só acrescento a que evapora). A luz é a que conheces (pensei aumentar por causa de fechar mais o tapete e obter vermelhos mais proeminentes que quase não tenho) Estive para colocar fotos do estado atual para veres... está um mato a todos os níveis 😂😂😂 o tapete perdeu-se quase todo porque tenho Fetos, musgo plantas de caule a fazerem sombra. Não consegui colocar foto devido ao tamanho Estou no trabalho e pronto.... à excepção da bucephalandra aquilo que falamos mantém-se. 👍 Para finalizar, não estou a seguir nenhuma corrente de, ter aquário sem trocar de água, sem co2, etc.... é mesmo preguiça. Não tive nenhum morto e tenho bastantes peixes (pequenos) .. os valores atuais que tenho não sei (tenho testes mas também não faço análises desde Janeiro...) mas, acredito estar tudo bem. Boa sorte. ... Consegui... as fotos da preguiça...
  4. Viva J. Carlos, Acho que teste de CO2 é diferente do teste de kh. No entanto, sem saberes exatamente o valor que tens de Kh , pelo Ph podes ter uma ideia aproximada. Podes ver pela tabela.
  5. Pessoalmente, não desgosto do resultado das Blyxas. No entanto, estão grandes demais. Se as cortares, acho que te vais arrepender. Já colocaste hipóteses à atual situação. A primeira seria tirares a planta mãe e ficares com os rebentos mais pequenos. Ou, poderás substituir a Blyxa por outra planta: acicularis mini, LILAEOPSIS brasiliensis, etc. Acho que já tinha comentado que, na minha opinião, a Blyxa é uma planta que deve ser usada em aquários de tamanho igual ou superior a 120 cm porque para além do tamanho em altura que pode ser muito grande, também pode ser evasiva. Penso que é uma planta para um apontamento e que tem de ser controlada pelas razões atrás enunciadas. Boa sorte com isso. 👌👌👌
  6. Olá J.Carlos, A instalação dos termostátos externos devem ser utilizados, na vertical, no outflow. Nunca o fiz de maneira diferente. Tive um hydor a funcionar num 120 p sem qualquer problema. Instalei-o no 80 p, mas por falta de espaço ele tinha o tubo muito curto, e estava sempre a ligar e desligar o termostáto de forma irritante. Não sei se por este motivo ou se estragou desliguei-o. Não tenho de momento termostáto s nos Aquas. Está um frio do caneco para mexer na água. Por esse motivo, não faço podas vai para 2 meses.... Wild thing 😂😂😂😂 Boa aquariofilia.
  7. Uma foto do estado wild... Estou para fazer muda de água vai quase para um mês!?! Vai ter de levar uma tesourada e limpeza, acompanhada por uma troca de água.
  8. Olá boa tarde, Penso que Proaquarium é Paulo Vieira é a mesma coisa. É de facto, parece ter alguma variedade e preços algo convidativos. Acho que no total tem 3 lojas na região norte.
  9. Partilho da mesma opinião do Alvaro. A única coisa que teria feito diferente era ter elevado mais o solo. Quanto à composição e fundo gosto muito ; vais ter muito trabalho com a tesoura, no seguimento do que já foi dito.
  10. Eu acho que sim... Nunca li nada na net sobre isso, só sobre fake rocks DIY, com cimento, esferovite e afins.
  11. Não... Viste a cor original quando fiz a montagem.? Eram de um cinza rato. Só uma (a mais pequena) é que tinha algo de branco. Não parecia do mesmo tipo mas, como a cor era igual trouxe. Eu vi a descrição mas, todas elas, à excepção da que referi, não tinham qualquer laivo branco. Vou ser sincero.... isto parece pedras, com também já havia referido, fabricadas. E com este lote.... algo correu mal. Parecem pedras tipo cristalizadas cobertas com uma espécie de barro.... Não vou dizer que é culpa da loja mas foi um barrete. De qualquer forma, já me habituei a elas, ao seu amarelo e branco. Mas preferia a cor delas, no momento que as comprei.
  12. Ora, sem mais desenvolvimentos, a não ser pequenos pontos de bbas espahlados pelo hardscape e algumas plantas. Aqui ficam algumas fotos. O pormenor da folha nova, num tom vermelho / acastanhado que, acontece durante o crescimento de novas folhas. Outras fotos do aquário antes da poda e troca de água.
  13. Tem atenção aos materiais a utilizar por causa do aquecimento. Existem perfis no Leroy que podes utilizar para fazer a moldura. O melhor seria em metal / alumínio. Há uns anos utilizei pvc, de cor preta, para fazer uma moldura para um fundo DIY exterior em pvc para uma composição que efectuei de rochas em esferovite. Atualmente, tenho pvc nos dois aquários porque tem tampas (por causa do gato), para deslizar os vidros. Eles são de cor branca. Já me lembrei de passar no Leroy para comprar em preto porque não gosto em branco... mas sou mais um afetado pela perguicite, até me inconformar.... Ahahhh Podes ver as fotos (desculpa a qualidade mas acabei de acordar). É só para teres uma ideia. A única ferramenta que precisas para além de uma boa cola é (eu tenho por aí mas também se compra no chinês) um "aparelho" para efetuares o corte nos cantos em esquadria. Boas manualidades 👌👌👌
  14. Tens uns truques que podes fazer mas, terias de cortar um pouco mais para ficares mais ou menos com a altura do corte atual.... Não, não estou a falar da poda invertida nem tão pouco divertida mas da poda"entre molhos" (sim... Estou eu a inventar... 🤣🤣😂😂👌👌) Eu sei é que, tal como eu... não sei se te vais dar ao trabalho. Resulta com plantas de caule. Quanto a ser saudável é questionável mas, como a parte de baixo destas tende a apodrecer, chega a um ponto que tens de as replantar de novo. Fica aqui um vídeo.. Também já vi a equipa da Green Aqua utilizar este método.