C Mocho

Membro
  • Tópicos

    778
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    53
  • Country

    Portugal

C Mocho last won the day on Fevereiro 3

C Mocho had the most liked content!

1 Seguidor

Sobre C Mocho

  • Aniversário 02/11/1964

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Azambuja (Lisboa)
  • Localização
    Aveiras de Cima

Quem visitou o meu perfil

19079 visitas ao perfil

C Mocho's Achievements

Community Regular

Community Regular (8/14)

  • Very Popular Rare
  • Conversation Starter Rare
  • Reacting Well Rare
  • Dedicated Rare
  • First Post Rare

Recent Badges

236

Reputação

  1. Sim, agora já funciona!...
  2. C Mocho

    Aquário Manacapurus

    Antes de mais, devo esclarecer que não sou Geólogo nem Biólogo, logo aquilo que aqui afirmo é uma opinião pessoal formada em resultado de pesquisas e reflexões que fui fazendo ao longo do tempo. Pode sempre estar em falta alguma informação importante que me venha a alterar a atual opinião… Se não estou em erro, a mídia biológica que normalmente acompanha o FX4 é a Biomax (anéis de cerâmica). A Fluval recomenda substituir metade a cada 6 meses, embora tenhamos de dar um desconto pelo interesse comercial de qualquer marca, mesmo que 6 meses seja um tempo de vida demasiado reduzido, pelos vistos este material não é eterno. Se considerarmos a Matrix, a Seachem afirma que é eterna, o que me parece o exagero oposto. Teoricamente é uma pedra porosa altamente selecionada para garantir as condições ideais para o alojamento das bactérias, mas... Nada é eterno e inevitavelmente, com o tempo, os poros do material acabarão por ficar parcialmente obstruídos diminuindo a eficácia da sua capacidade de alojamento bacteriano (isso não é Biologia nem Geologia, é talvez Física (mecânica). Se nos focarmos na Neo Media Premium, da Aquario, com três tipos de mídias biológicas, que apresentam talvez a maior área de superfície funcional do mercado (3200 nm²). O fabricante recomenda a sua substituição “Geralmente, de 1 a 2 anos. A substituição parcial (30 a 50%) é mais estável do que a substituição total". A meu ver, faz sentido a recomendação de substituição parcial ao fim de algum tempo, mas volto a frisar, não sou Geólogo nem Biólogo! É evidente que podemos "esticar" o tempo de vida útil de qualquer tipo de material, e um filtro biologicamente maduro é muito mais eficiente que um filtro com material novo, mas nada é eterno.
  3. C Mocho

    Aquário Manacapurus

    Olá Emen. Muito bonito. Um clássico muito elegante... Eu, que já sou bem crescido, adoro ver um aquário assim! Tens uma montagem com 2 anos, pelo que já está bem madura, contudo esses picos de nitritos e nitratos são estranhos. Sobretudo os nitritos! Supostamente tens poucas plantas para os consumir, mas como tens as flutuantes, elas também dão uma ajuda e com cerca de 8 vezes de renovação da bomba relativamente ao volume total, deveria ser suficiente. Os outros parâmetros da água estão dentro dos valores normais? Tens a certeza que ainda aí estão os 20 sweglesi? Podes ter perdido algum(s) e não tenhas visto o corpito em decomposição... Tens feito a manutenção do filtro? Efetivamente só pode estar bem maduro, mas talvez já não esteja tão eficiente como deveria (os ciclídeos gostam de água muito limpa). Ao fim de 2 anos talvez devesses pensar em substituir, aos poucos, a média filtrante. Mesmo as mais eficientes vão ficando com as porosidades entupidas, perdendo parte da capacidade de alojamento das bactérias. Umas mais rapidamente que outras, mas nenhuma é eterna (talvez isto não se aplique ao K1, mas nunca usei, desconheço). Se fossem outro tipo de peixes, não deverias estar a dar por isso, mas os ciclídeos, como sabes, são particularmente sensíveis (embora os Escalares até nem sejam dos piores). Supostamente ao fim de dois anos tens bastante matéria orgânica acumulada no substrato, embora pelas fotos a areia pareça relativamente limpa, ou será apenas à superfície? Embora o próprio substrato deva ter bastantes bactérias para efetuar a desnitrificação, elas não consomem os nitratos (isso só com plantas ou TPA's). Contudo como tens aí um pico de nitritos, algo não está a funcionar a 100%. Poderá ser algo que não me ocorra, mas o mais sensato será ir descartando as hipóteses, uma a uma. Não entres em desespero que com calma e método, isso deverá ir ao lugar. A montagem é linda... Parabéns!
  4. Muito bem. Não se vê uma única alguinha!... 😁 Parabéns pelo teu trabalho e pela resiliência. Agora concentra-te no casório e daqui a uns tempos mostras-nos outra vez o que andas a fazer com esse caixote. Sê feliz!
  5. Olá Luís, primeira questão, tanto os neon normais como os negros não formam cardumes compactos como aqueles que se veem nos filmes da Ocean Geografic. São peixes que se agrupam e só se sentem bem quando existem vários outros da mesma espécie (ou semelhantes)... Daí, é provável que acabem por funcionar de forma integrada, ou seja misturados. Duvido que formem dois cardumes, a não ser que tivesses um aquário bastante grande. Quanto aos Neocaridina, eles são efetivamente uma pequena ajuda para a manutenção de um sistema limpo, mas para serem realmente efetivos terão de se reproduzir muito. Ele fá-lo-ão, se as condições forem propícias, caso contrário se se mantiverem num número estável já não é mau. Compreendo esse pretensão de adicionar um peixe de destaque. Claro que fica um sistema mais interessante. Procura por ciclídeos anões, talvez os Boreti fossem a melhor opção para o teu aquário... Pesquisa primeiro e depois logo decides! Por enquanto, acho que estás a fazer tudo muito bem. Continua e boa sorte!
  6. Olá Luís, está descansado que não te vou "cascar". É óbvio que estás apenas no início, contudo, noto aí uma sensibilidade estética que me faz lembrar isto: LESS IS MORE?! | Building a MINIMALIST NATURE Aquarium with Fabian Beck(‪@scapeling‬ ) - YouTube Agora é só dar tempo ao tempo para que as coisas se componham. Evidentemente deves ver muitos vídeos e ler muitos artigos sobre aquariofilia, mas temos uma vida inteira para nos irmos aperfeiçoando... Bem vindo!
  7. Muito bonito. Parabéns!...
  8. Eu se tivesse Glosso nos Tupperwares nem pensava 2 vezes... mas acho que com esse tamanho de caixote e Glosso, os Chilli vão ficar a nadar! Quanto ao resto, já sabes, a Cuba fica sempre bem em qualquer lado e a Monte Carlo é ligeiramente mais fácil de manter. A Glosso pede talvez uns peixinhos maiores e num ponto ou outro pode precisar de uma acompanhante: (Blixa? / Ranunculus? / quiçá?)! Também ficaria formidável com Utricularia, mas como essa tem "mau feitio" é melhor deixar isso para outra ocasião.
  9. É muito o estilo JoseCarlosMarques! 👍 As rochas são giras, mas o canto posterior direito ainda não me parece bem esgalhado! Tens ali atrás dois cumes à mesma altura... Ou sobes, ou desces, mas à mesma altura não me convence... e a ti?
  10. Está muito giro. Um bocadinho wild, mas com muito movimento (que suponho era o que tu pretendias). Só os peixes é que têm falta de destaque no meio dessa selva! Foi pena não teres editado a primeira publicação para lá colocares a configuração, pois seria mais fácil lembrar de imediato tudo aquilo que tens aí dentro. Não me lembro que peixinhos são esses (Tetra ???), mas definitivamente parece-me que lhes falta escala e sobretudo cor, no meio desse verde intenso!...
  11. Obrigado pela partilha. Vai ser um prazer acompanhar a sua evolução... 😍
  12. Está giro isso. Tens aí uns pezinhos de Helianthium a aparecer no meio da Glosso que, se não os travas já vão acabar por provocar o mesmo que fizeram os outros um pouco mais atrás!... A Eleocharis, por enquanto não me parece provocar muito desconforto, mas se lhe quisesses fazer frente, possivelmente terias de limpar completamente toda a zona e replantar bem densamente a Glosso. Eu não lhe mexeria ainda. O verde nas rochas, quanto a mim apenas reflete um aquário amadurecido, mas pelo que sei de ti deve ser um tormento ver as rochas "todas esverdeadas"!... LOL Nada que tu não resolvas com a maior das facilidades.
  13. C Mocho

    Stepback

    Negligenciado @JoseCarlosMarques, julgo que chegou ao fim mas ainda não o desmontei... Agora tenho de pensar noutra montagem, mas ando um bocado calão!
  14. Olá, o que eu encontrei, para além do nome, cor e textura foi isto: "A pedra é ligeiramente calcária, o que pode endurecer um pouco a água. Isso significa que a dureza carbonatada (KH) aumenta. Portanto, é aconselhável verificar a dureza carbonatada uma vez por semana e, se necessário, regulá-la trocando parcialmente a água." No site https://www.theseafarm.be/product-page/pierre-rock-gray-mountain-le-kg
  15. Bela foto. As pedras são lindas, o tapete podia estar mais curto à frente. O Betta é formidável, o problema é que sempre que vêem a lente de uma câmara, costumam parar à frente dela, a tremer de excitação!... 🤪