subzer0

Membro
  • #Conteúdo

    69
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por subzer0

  1. subzer0

    Agua Branca

    Tens a superfície da água agitada? Do video parece que não e pode ser uma das causas. Além disso, que tipo de filtragem tens? Se for a água toda leitosa e branca é devido à morte em massa das bactérias no filtro. Basta lavares o filtro com água da rede ou estar mais de 20m parado e sem oxigenação para matar as bactérias. Não te ponhas já a comprar uv's sem detectar o verdadeiro problema. Descreve mais o aquário, filtro, espécies, plantas e a forma de manutenção, talvez o problema venha daí.
  2. Tenho dois discus em comunitário (com mais 4 discus e outros peixes) que já fizeram pelo menos 3 posturas ultimamente, mas comeram os ovos passado poucas horas. Não sei é se são duas fêmeas ou um casal. Antes das posturas têm um comportamento extremamente violento entre eles, causando diversas feridas e uma algazarra no aquário. Acabaram de fazer outra postura numa folha, tenho um aquário parado de 60cm. Vale a pena cortar a folha e mudar os discus para o outro aquário, isolados? Não tenho bomba de ar nem filtro de esponja, o que será um problema a considerar... Gostava de saber se são mesmo casal. Opiniões e dicas? Obrigado desde já por qualquer ajuda.
  3. Aspira normalmente e na ponta da mangueira que vai para o esgoto (no meu caso uso o bidé), põe uma caixa de decantação (eu uso uma daquelas caixas da vodafone, mas qualquer tupperware com mais de 10cm de altura serve). Assim perco muito pouca areia a cada limpeza. A areia que fica na caixa, lavo-a muito bem e posteriormente reponho-a no aquário.
  4. 80L... está no outro tópico...enfim
  5. subzer0

    1º Aqua

    Essa goma que vez nos troncos é normal (são fungos, inofensivos) e desaparece com o tempo, não é necessário tirar para lavar. Não coloques já peixes, espera 3 semanas a um mês, vai colocando pouca comida todos os dias que o ciclo estabelece-se sozinho.
  6. Tens que eliminar hipóteses. Pede emprestado ou utiliza um termostato que tenhas por aí durante uns dias e vê se continua a existir esses ataques. Depois tentas fazer o mesmo com o filtro (muda as matérias filtrantes de um para o outro). Assim sabes qual é o equipamento que está a dar problemas, mas a grande probabilidade deve ser o termostato. Tem cuidado, não coloques as mãos na água sem esse equipamento desligado, para não seres tu a dares piruetas... Boa sorte e vai dando updates.
  7. Precisamos de mais dados para te ajudar: tamanho do aquário? companheiros de aquário? houve introduções recentes? rotinas de manutenção/limpeza? Ph,temperatura, nitratos,nitritos e outros testes? Há fezes brancas? Há quanto tempo está assim? Tem alguma descoloração ou pintas brancas nas escamas? Para já, faz uma TPA com água bem repousada e à mesma temperatura do aquário e sobe a temperatura para 30/31º e aumenta a oxigenação da água. Dá uma olhadela neste tópico, vai ajudar a diagnosticar o problema: http://www.aquariofi...showtopic=33199
  8. Podes encontrar imensos viveiros de marisco na zona de Olhão. Porém, se lá fores, certifica-te que pedes autorização aos viveiristas. Muitos fazem daquilo o modo de vida e como é óbvio são altamente protectores dos viveiros. Se fores na maré vazia irás por certo encontrar alguém com quem possas falar e muito por onde escolher!
  9. Não quero ser "fundamentalista" mas um aquário de 80l não é um aquário próprio para discus, nem sequer para ter um casal para criação! Cada discu, em adulto, precisa de 50l de água. Para os discus viverem bem, uma vez que são peixes sociais e de cardume, precisam de pelo menos 5 a 6 indivíduos no aquário. Ou seja, um aquário de discus deve começar nos 250l para cima. Pode não ter sido isso que o matou, até porque são aquisições recentes e é sempre chato investir num peixe para depois o mesmo vir a falecer. Porém, há que adaptar os peixes que escolhemos ao aquário que temos e não esperar que os peixes se adaptem a condições menos boas! Quanto ao outro discu, vai fazendo TPAs regulares e se gostares mesmo da espécie tenta investir num aquário maior (um feito por medida não é assim tão caro) e vais ver que são peixes muito gratificantes de ter!
  10. Depende da qualidade e quantidade de substrato. Depende das plantas inseridas, da luz disponível e CO2 (mais luz, maior taxa de crescimento). Depende também se fertilizas...as variáveis são imensas, mas por aquilo que os prós dizem por aqui, numa montagem de consumo de nutrientes intensivo, dura entre 6 meses a um ano. Quem tem olho para a coisa, nota pelo desgaste do substrato quando após o aquário estabilizado e fertilizações constantes, tem que alterar as quantidades de fertilização devido às plantas demonstrarem carências.
  11. Os nitratos deviam estar a 0. Faz TPAs de 20% diárias, tenta perturbar pouco os peixes no processo, com água pré aquecida, sem cloro (descansar durante 24h). Aumenta a temperatura para 30º, está atento aos sintomas dos peixes. Se se coçarem pode ser, como já te foi dito, fungos, parasitas exteriores ou oodinium. Uma foto ajuda sempre... Tens o aquário sobrepopulado, 3 discus, 3 escalares, mais um faca é peixe a mais para um aquário tão pequeno. A continuar com esse setup vais ter que fazer escolhas relativamente aos teus peixes, ou a natureza encarregar-se-à de as fazer por ti...
  12. Só após o aquário estar estabelecido e o ciclo do azoto estar terminado é que pode, repito pode, ser necessário limpar o filtro. A melhor maneira de ver isso é olhar para o caudal de saída do filtro, quando começar a diminuir, está na altura da limpeza. Há também quem limpe todos os meses, mas a meu ver, quanto mais estabilidade no filtro, mais o aquário tem a ganhar.
  13. Porquê esse design em concreto e não uma coluna seca ou o aquário furado no vidro de fundo ou traseiro? Não me parece muito sólido, juntando o peso do vidro sem apoio e o peso da água...
  14. Podes precisar em que sítio e quando foram +-? Este é um dos melhores tópicos do fórum, parabéns! No pico do inverno, qual é a temperatura da estufa? Não tens qualquer tipo de aquecimento, certo?
  15. subzer0

    Calha LED's

    O que te levou a escolher esses Leds, ao invés das fitas, por ex? Ando a pensar há imenso tempo num projecto de uma calha de led e a tua construção deixou-me ainda mais motivado nesse sentido. Talvez tenta arrancar com isso em setembro...
  16. Só substituindo o vidro, qualquer outra solução é meio caminho andado para encheres a casa de agua... Podes comprar um vidro e tentar um diy, não é assim tão complicado, ou procurar alguém que te faça isso (dá uma olhadela pelos patrocinadores do fórum...).
  17. subzer0

    Calha LED's

    Boas, DIY soberbo. Excelente qualiadade! Obrigado por partilhares. Onde é que compraste o alumínio e quanto custou?
  18. Não te esqueças que se encomendares na allpond solutions vem com ficha do reino unido. Além disso, tem atenção ao preço dos portes, que acho que é na casa das 20£ Os sunsun consomem um bocado de electricidade, mas fora isso, apresentam um preço/qualidade bastante apetecível. Encontras também bastantes peças de substituição pela net...
  19. tens também a secção de vendas onde habitualmente há sempre alguém que tem musgo de java e podes colocar um anúncio na área do "procuro".
  20. podem ser planárias. procura aqui no fórum, há várias maneiras de as identificar. Podem ter vindo agarradas em substrato ou algo que tenhas usado de outro aquário, como plantas. Quanto ao resto, provavelmente são só fungos...
  21. Mais espantoso ainda! Continua o bom trabalho!
  22. Alguém sabe onde comprar (na zona de lisboa) e qual o respectivo custo de uma chapa de alumínio? Estava a pensar em algo na ordem do 1m20cm por 50cm, de talvez 1mm de espessura. Obrigado!
  23. Assim por alto, tens falta de luz e falta de CO2, Além disso, que plantas mantens?
  24. subzer0

    Serão algas?

    Isso é normal acontecer em troncos recém introduzidos no aquário, é um fungo, inofensivo para a fauna ou flora. Remove o que puderes à mão, o resto vai saindo com o tempo. Se perdurar, depois do aquário ciclado, introduz peixes que comem isso. Penso os bótia te comam isso em dois dias...
  25. Em primeiro lugar lamento a perda do peixe! Talvez seja algum parasita das guelras... Convém adicionares mais dados, como por exemplo: testes, temperatura, introdução recente de algum peixe. Faz uma boa TPA ao aquário. Se ao fazeres TPAs frequentes tudo corria bem e ao alterares o esquema de manutenção do aquário as coisas começam a correr mal, acho que é melhor voltares à rotina antiga. Abraço