Boas,
Após muita pesquisa, de ler o que aqui foi escrito (e que muito me ajudou na minha decisão!), cheguei à conclusão que o problema não está no filtro em si, mas no facto de o mesmo não estar dimensionado para o aquário que tenho actualmente, daí a ter tantos problemas!
Quando comprei o filtro externo JBL CristalProfi e900, foi para um aquário de cerca de 80 litros. Como este filtro debita 900l/h, reduzindo em cerca de 40%, devido às massas filtrantes, à quantidade de peixes e matérias em suspensão, o mesmo passa a debitar cerca de 400l/h, o que é era suficiente para o aquário na altura (ainda que já se encontre no limite!).
Os problemas surgiram quando eu montei o JBL CristalProfi e900 num aquário de 180l. Na altura eu apenas tive em atenção o débito máximo do filtro (900l/h, sem massas filtrantes e sem as mangueiras). Como a capacidade do filtro baixa drasticamente com as massas filtrantes, as mangueiras e a fauna e flora que se coloca do aqua, como já demonstrei, o filtro não foi capaz de fazer uma filtragem correta, o que me trouxe imensos problemas.
Procurei em lojas fisicas; na net; aqui no forum e em outros e acabei por me decidir a adquirir o novo JBL CristalProfi e1901. O filtro foi comprado numa loja "online", a https://www.aquaplante.fr/, do domingo passado e na terça-feira estava já em minha casa! Foi a loja onde o encontrei mais barato!
A força deste filtro é brutal, como os seus 1900l/h, reduzindo o caudal por causa das massas filtrantes e das mangueiras, ainda assim o filtro debita cerca de 1100 a 1200l/h, o que é já muito bom!
Os dois "se não" que encontrei foi as dimensões do filtro; 20(L)x238©x58(A) cm, que o dificulta a ocultação do filtro na maioria dos móveis do aquários (no meu caso, o mesmo teve que ficar do lado de fora!) e depois as mangueiras; com um diâmetro de 19mm e muito rígidas, não são nada fáceis de trabalhar, tive de as cortar ao mínimo possível e mesmo assim tive muitas dificuldades em as posicionar.
Vem equipado com 4 cestos de filtragem; 1 pré-filtro JBL CombiBloc, 2 cestos JBL UniBloc e 1 cesto JBL MicroMec (ainda que este ultimo venha preenchido em apenas 50% da capacidade do cesto).
O sistema de arranque funcionou na perfeição! Bastou carregar duas vezes e o filtro encheu-se rapidamente.
Devido ao peso que o filtro pode atingir, cerca de 9,8kg, o mesmo vem equipado com rodas para facilitar a deslocação.
É extremamente silencioso, apenas se ouve um ligeiro ruído no arranque, mas depois nem se nota pela presença.
Uma novidade, em relação à geração anterior da gama CristalProfi, é que já não vem equipado com a junta que existia entre a cabeça e o pré-filtro; a mesma foi substituída por um encaixe, o que veda por completo, evitando que a agua que entra se misture com a agua que sai (problema que encontrei no e901).
Por agora não encontro qualquer problema com este filtro. Se alguém precisar de mais alguma informação/opinião sobre o desempenho deste filtro, estarei à disposição para qualquer esclarecimento.
Hoje, fiquei a saber que no mês de Abril irá sair para o mercado o novo JBL CristalProfi e1902!
Um abraço e obrigado a todos que me ajudaram a tomar a minha decisão.