ferdimar

Membro
  • #Conteúdo

    59
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por ferdimar

  1. Viva, Pela minha experiencia não são tóxicas. Cheguei a ter ramos de Hera em aquarios sem qualquer problema e no meu laguito de quintal está cercado de eras tambem sem problemas. nas rochas circundantes tambem podes usar avencas.
  2. Boas, só para dar uma ajuda. A primeira foto é de um jack dempsei, ciclideos americano por sinal muito bonito. A segunda foto é de um ciclideo do Malawi parecido com a um Afra with top, mas não é um lombardoi de certeza. Também me parece bem bonito mas tem necessidades totalmente diferentes do primeiro. cump e espero ter dado uma ajuda.
  3. Viva, estive a ver as fotos e antes de mais aproveito para te dizer que tens peixes muito bonitos. Essa femea saulosi está sem duvida em incubação e a estheraer também. Quanto aos supostos afras ou haras a mim não me parecem nem uma coisa nem outra. Já viste se não serão kingsizei. Os hara que eu conheço não tem o preto nas barbatanas que o teu macho apresenta. Eu já tive as duas espécies e esses parecem-me mais serem Kingsizei do que Haras. cump e boa aquariofilia.
  4. Viva, vi agora as fotos do teu lago e acho sinceramente que está muito bom. Está muito natural e enquadrado no jardim. A cascata também gosto muito. Eu tambem tenho um pequenino e gostava de vir a aumentar mas o preço da tela é proibitivo por enquanto. Já agora nã otens percas de água na cascata? cump.
  5. Viva, É normal as (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] nesta altura do ano estarem a definhar devido às descidas de temperatura e às geadas. Se lhe colocarem um plástico por cima para as proteger elas aguentam-se e na Primavera começam de novo a desenvolver. Nos Invernos quase as perco mas basta ficar um pontinha verde que assim que as geadas acabam e a temperatura começa a subir elas reagem de imediato. cump.
  6. Viva, estes peixinhos maravilhosos são muito fáceis de reproduzir. basta deixares os casais num aqua sózinhos com bastante musgo e alguma plantas flutuantes que eles não comem as próprias crias. Ao fim de algum tempo começam a aparecer pequeninos minusculos no meio das plantas flutuantes e rápidamente se desenvolvem ficando muito bonitos. Ao fim de um mês já tem a risca e nessa altura é muito brilhante parecendo azul, daí lhe chamarem neon chines. Ao crecerem perdem essa intensidade. Não podes é ter outros peixes misturados porque como as crias são tão minusculas são logo comidas por qualquer outro peixe. espero ter ajudado. cump.
  7. Viva. Por acaso esses peixinhos nã osão africanos mas sim americanos e são conhecidos da maioria dos amantes dos ciclideos. São os Archocentrus nigrofasciatus. Conhecidos por muitos como ciclideos Zebra ou simplesmente nigros. Se procurares na Net pelo nome cientifico encontras muita informação. cump.
  8. ferdimar

    Labeotropheus?

    Amigo Zé, labeotropheus não é de certeza. É um OB, até me parece uma aulanocara mas não é certo. Existem alguns metriclimas também malhados mas pela forma do corpo não me parece ser um. Pode ser que algum dos entendidos aqui do forúm te digam com certeza que espécie é. Até domingo. cump.
  9. Obrigado. Para os meus lados não conheço ribeiras depois se me conseguires algumas diz... cump.
  10. As gambuzias são terriveis. São excelentes para comerem larvas de mosquito mas são muito chatas para os outros peixes. Uma boa solução é colocares alguns chanchitos para controlar o desenvolvimento das gambuzias. Já agora aproveito para te perguntar se não me podes arranjar alguns girinoos de rã. Gostaria muito de colocar nos meus laguitos. cump.
  11. Mais uma vez, o meu obrigado a todos pelas simpáticas opiniões. Numa tentativa de dar resposta às várias questões que foram sendo postas neste tópico, começo por dizer que tenho um sistema de filtragem que tem sido muito eficaz apesar de não ser muito comum. Utilizo um balde normalissimo de 10 litros de plastico preto onde coloco no fundo uma bomba de 2000 l/h com bastantes biobols em volta e em cima. Sobre as biobols coloquei uma camada de ceramicas e sobre isto tudo uma camada de lã plástica com uma pedras por cima. Mais ou menos mensalmente tiro o balde para fora do lago e lavo a lã. Esta lã é tipo plástica verde com muitos fios entrelaçados e dá bem para lavar voltando a ficar ok. Com este sistema simples tenho mantido uma qualidade de água muito boa com a ajuda de bastantes plantas para oxigenar. Quanto aos nenufares tenho-os plantados em vasos mas totalmente submersos no lago. assim as raizes absorvem os nutrientes da terra existente no vaso. Para o membro TMAster posso confirmar que os tacnictis não tem qualquer problema em sobreviver aos invernos mesmo aos mais duros desde que se coloque um plástico sobre o lago nos meses mais rigorosos tipo Dezembro e Janeiro. As reproduções dão-se com muita facilidade. Os camarões é que vamos a ver. Já me disseram que não tem problemas mas de facto estou curioso. Por acaso os exemplares que levei já eram muito fraquitos e bastante pequenos mas como precisava de despejar o aqua onde os mantinha decidi levá-los para o lago. Para a Nuchinha se ela quiser gambuzias terei todo o gosto em lhe arranjar as que quiser. Só quero alertar que de facto são excelentes comedoras de larvas de mosquito mas são uma praga, dada a resistencia a todo o tipo de água e de ambiente. Se estiverem juntas com peixes mais sensiveis elas são muito agressivas acabando com eles, pelo que só aconselho para lagos com carpas, barbos, pimpões, percas ou chanchitos. Todos os peixinhos tropicais resistentes às nossos agua são muito frágeis para estarem com gambuzias. Os chanchitos são optimos para estarem juntos porque são predadores e mantem a população controlado. A minha ideia de impermeabilizar a cascata é fazer como o Costa Azul sugeriu com a tela por trás. Neste momento já tem uma tela mas não deve ter ficado com inclinação suficiente. A minha ideia era vir a desmontar a cascata e voltar a colocá-la. Um pequeno lago é sem dúvida uma mais valia para qualquer quintal ou jardim não dando nenhum trabalho adicional significativo. Mesmo sem filtragem desde que se mantenha uma boa quantidade de plantas a água mantem-se oK. Um alguidar grande ou apenas um buraco no chão forrado a plástico forte, desde que este seja coberto com pedras para não ser requeimado pelo sol dá para manter uns quantos peixinhos em condições muito mais naturais do que em qualquer aqua de interior. A luz natural do sol conjugada com a alimentação natural que surge em qualquer depósito com água fazem maravilhas para os peixinhos.
  12. Pela foto parece ser uma carpa de rio. São optimas para lagos grandes. cump.
  13. As plantas que mantenho não precisam de nenhuns cuidados especiais. Nos lagos desde que mantenhas peixes e os mesmos estejam ao ar livre existe ums quantidade de detritos que são mais que suficientes para alimentar as plantas. Eu tenho nenufares plantados em dois vasos pequenos com terra de jardim coberta com areao de rio. coloquei tambem num tabuleiro a mesma terra e plantei velisnérias. As elódeas e as demersuns prendo em molhos a uma pedra e deixo crescer livremente. As flutuantes são as que crescem mais que são aguapés(tipo jacintos) e (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]. Gostava de arranjar mais algumas variedades porque acho um riqueza a multiplicidade de vida quer animal quer vegetal. Em termos de fauna tenho neste lago, carassius(pimpões), espadas(xiphophorus), meridionalis e zebras(danios). Num outro laguito tenho chanchitos e gambuzias e num outro tenho barbos titeia, tanictis, coridoras e estou a tentar arranjar alguma variedade de guppis tipo endler para ver se sobrevivem ao inverno. Neste ultimo tambem introduzi alguns camaroes red mas não sei ainda da capacidade de sobrevivencia. cump.
  14. Obrigado pelo simpatico comentário. Infelismente não consegui tirar umas fotos no ultimo fim de semana para mostrar as actualizações dos laguitos. Lá para Setembro no fim das férias vou tratar disso. Quanto ás plantas, principalmente as flutuantes vão-se um bocadinho abaixo com o frio, principalmente as geadas. Mas se tiver o cuidado de colocar um plástico a tapar parte do lago elas sobrevivem bastante bem e assim que chega a primavera é uma explosão de crescimento. Eu este ano já mandei plantas para lagos de Norte a Sul do país. Depois em Setembro quando eu regressar diz qualquer voisa que terei muito gosto em te arranjar algumas, é só pagares os portes.
  15. Aproveitando este meu tópico antigo, venho infortmar de que no presente já tenho mais 3 laguitos pequenos ligados ao mais antigo. Os meridionalis que vieram do membro Severum estão lindissimos mas não sei se terão reproduzido. os espadas continuam a sobreviver bem ao invernos. Nos laguitos adjacentes tenho 2 casais de Chanchitos e muitas gambuzias e num ultimo estou a tentar colocar uns Red e queria arranjar uns guppis Endler ou desse tipo assim como um cardume de tanictas que desapareceram dos outros lagos ceramente predados pelo chanchitos. Vou ver se consigo umas fotos para colocar aqui. Obrigado a todos
  16. Viva, parabens pelo belo lago. Gostaria de ver mais umas fotos e de saber alguns detalhes. A cascata tens as rochas coladas com cimento ? cump.
  17. Viva, Amigo que comida está a dar ao peixe? Os caeroleus assim como a maioria dos mbunas são vegetarianos maioritariamente. Comidas muito ricas em protainas normalmente provocam doenças. Aconcelho a não dar comida durante dois a tres dias e depois colocar uma folha de alface esmagada com a mão. eles normalmente devoram a alface rápidamente. Como é de fácil digestão se ele tiver algum problema digestivo isso resultará. Depois é escolher um tipo de comida rico em spirulina e pobre em protainas. espero ter ajudado.
  18. Amigo os dois primeiros são alaunocaras sem dúvida e também são do malawi apesar de que certamente já serão hibridos como é caracteristico desses peixes quando aparecem no mercado sem identificação. Quanto ao terceiro quase garantia que era um ciclideo da america do sul. Não me parece que seja africano nem dos lagos. Vou procurar identificar nos meus manuais e mais tarde digo alguma coisa. Julgo que terias feito melhor comprar aos vendedores aqui do forum ou nalguma loja mais especializada em ciclideos africanos. Se não conhecemos bem o que estamos a comprar por vezes compramos animais incompativeis e que nos vão dar problemas. Outra sugestão é não comprar nunca apenas um exemplar de cada espécie. Cump.
  19. Tenho um bichinho desses vai para treze anos. Nos ultimos cinco ou seis tem estado num aqua de Ciclideos africanos estando impecável. Não faz mal a ninguem, nem ninguem lhe faz mal a ele. Muito resistente à qualidade da água.
  20. ferdimar

    Riachos Malawi

    Sim senhor. Está bem agradável e natural. Os peixitos estão bem gordinhos. Gostei. Um abraço
  21. Amigo, Espera pelo desenvolvimento. Acho que não deves fazer nada a não ser retirar algumas algas mais densas de forma manual. Vais ver que o tempo faz isso passar. Se poderes mete mais plantas tipo elodeas e demersuns. Fazes pequenos molhos atados a uma pedra e atiras para o meio do lago. Essas plantas são excelentes oxigenadoras e comedoras de nitritos que alimentam as algas fazendo com que estas deminuam. Se colocares mais plantas flutuantes também ajuda. Umas flutuantes muito boas para filtrar isso são os jacintos. Assim que estes se adaptarem crescem desalmadamente e depois em vez de algas começas é ater plantas para dar e vender. Não sei se já espreitas-te o meu laguito. Infelismente é pequenote mas dã-me muito gozo. Procura aqui por lago do membro ferdimar. Cump.
  22. Um trabalho excelente e muito bem documentado. Gostaria de lhe perguntar de quanto em quanto tempo tem de limpar o filtro e os pre filtros? Cump e vá adicionando mais fotos.
  23. Caro Pedro quem me dera ter uma coisita dessas... sem qualquer problema que podes fazer dai um excelente lago para carpas, peixes vermelhos (Carrassius auratus) e outros. Aconselho a colocares muitas plantas tipo elodeas e demersuns e até uns vazos com nenufares. Podes arranjar uns jacintos para flutuantes. para embelezares o exterior podes forrar as paredes com pedras empilhadas coladas com cimento ou com espuma de poliester. Ficas com um lago e peras... Força nesse projecto. Se por acaso desistires e quiseres vender a piscina baratita diz. Cump.
  24. Caro João, ai tens as tuas criações de Malawi... Aguarda duas semanas e depois colocas a fêmea noutroa aqua mais pequeno com agua igual ou s não poderes arranja uma maternidade grande para a pores lá dentro. É bom teres muitos esconderijos no aqua para o macho não a andar sempre a perseguir. Se não conseguires apanha o macho para outro lado para ela ficar mais calma e levar a postura avante. Se precisares de alguam coisa diz. Cump.
  25. de facto o aqua não é muito grande para manter espécies do malawi. Eles gostam de pedras calcáreas que ajudam a aumentar a dureza da água. Se só quiseres manter nessa aquario um trio de caeruleus acho que não vais ter problema. Colocas areia da praia, umas pedras calcáreas esburacadas com umas anubias e um trio ou uma quadra de 1 macho e duas ou três fêmeas de caeruleus e ficas com um aqua á maneira. Se quiseres colocar mais espécies é que não aconselho. Aí ficas melhor se fizeres um fluvial com muitas plantas e espécies mais pequenas como Kribensius ou até uns Bimaculatos ou uns casuaris acompanhados com uns tetras do congo. Tens várias possibilidades. tanbém podes optar por conchicolas do tanganika que são peixes menos exigentes em termos de espaço. Pensa bem antes de avançares para depois não teres desgostos e provocares a morte ou os maus tratos aos bichinhos. Se avançares com calma e estudares um pouco na Net encontra coisas que te agradaram. Cump. Fernando maria