Ricardo Moreira

.Membro Ausente
  • Content Count

    28
  • Joined

  • Last visited

  • Country

    Portugal

Community Reputation

1 :)

4 Followers

About Ricardo Moreira

  • Rank
    Super Recém Chegado
  • Birthday 01/24/1987
  • Age 33

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Vila Nova de Gaia (Porto)
  • Localização
    Vila Nova de Gaia

Recent Profile Visitors

3,460 profile views
  1. Ricardo Moreira

    Ricardo Moreira

  2. É normal nos primeiros dias os camarões mais tímidos permanecerem escondidos. Mas, como no aquário também tens mollys, poderá estar aí a causa do desaparecimento.
  3. Boas, Mudam regularmente o exosqueleto. É bom sinal. Já há alguma fêmea ovada?
  4. Estes camarões têm a sua graça. Em que rio foram recolhidos? Se o camarão que morreu era o maior da foto, talvez tenha sido a fêmea. Os restantes parecem-me machos. Aguentaram-se no aquário?
  5. É precisamente isso, tal como o j-santos, disse. E mesmo quando lavas as cerâmicas em água do aquário, quando há necessidade, se estiverem muito sujas, este processo deve ser o mais rápido possível e nunca deixar secar. Para o tapete de riccia fluitans ou outro, poderás utilizar chapinhas em aço-inox no fundo do aqua para prender a planta. Ou, aplicas riccia fluitans nas pedras e com uma rede a envolver para prender. Ao fim de umas semaninhas, poderás gostar do resultado. Qual a água que utilizas para as TPA's?
  6. Tens hipótese de colocar um filtro de mochila? Aconselho sempre um filtro externo ou de mochila, dependendo da volumetria do aqua.
  7. Viva Rui, Temo que essas pedras por serem brancas possam eventualmente promover algum desenvolvimento de algas, pela luz reflectida. Mas, talvez não... Aquando das mudas de água, convém aspirar os detritos acumulados no fundo. Diminui a matéria orgânica, diminuindo os nutrientes disponíveis para as algas se desenvolverem. Cuidado com as quantidades de comida... não exagerar. Poderás tentar umas plantas de crescimento rápido, se tiveres para aí virado. Não sei se estás a pensar colocar mais plantas... Que tipo de lâmpadas são, características? Para ajudar a controlar as algas, po
  8. Boas, O tom de "chá" (taninos) da água não tem influência na alteração da cor com o reagente de qualquer parâmetro químico da água. A cor da água com o reagente muda independentemente dos taninos presentes na água. Cumps
  9. Boas, Partilho precisamente da mesma opinião do JoaoRRM. Nem mais. Uso Siporax nos filtros externos e de cascata, devido à excelente superfície para desenvolvimento saudável de colónias de bactérias. Tem uma excelente capacidade para as colónias de bactérias crescerem. Se o filtro interno ou cascacta for pequeno, realmente será melhor usar o Siporax mini, tal como disse o JoaoRRM. Cumps
  10. Boas, Gostava de utilizar pedras de xisto preto de tamanhos variados para decorar o aqua. Mas não sei onde há. Alguem sabe onde se costuma encontrar? Onde há com fartura pela zona norte (grande Porto)?
  11. Boas. Estou indeciso com a escolha da Akadama, entre as conhecidas: - Akadama Shohin (grão 2-3mm) - Akadama Hard Quality (grão até 4mm) Segundo o que ouvi dizer, por quem já experimentou a Akadama Hard Quality, é uma boa Akadama e mais barata, mas que larga bastante pó e acumula no filtro. Relativamente à Akadama Shohin, nunca ouvi opiniões. Alguém já experimentou? Qual destas será a melhor para manter o pH estável (neutro), mais duradoura e melhor para o crescimento das plantas tendo em conta a granulometria e quantidade de micros e macros?
  12. Desde já, obrigado Luís. Bem,realmente, lembro-me de ver alguém daqui do forum que, enquando foi de férias, durante 15 dias, deixou o musgo de java agarrado a uma queda de água de um reacho lá perto de casa, e quando voltou, aquilo tinha crescido imenso. Será que a corrente de água mais ou menos forte influência?
  13. Queria ver o meu musgo a crescer rápido e bonito por todo o aquário. Está preso a troncos. O Aqua tem apenas substrato inerte, tem 2x24w 6500k e temperatura a 24ºC. CO2, é importante ou desnecessário? É melhor usar fertilizante sólido ou líquido, e qual? Que me aconselham?