Rodrigo de Oliveira

Membro
  • #Conteúdo

    21
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Brazil

Tudo publicado por Rodrigo de Oliveira

  1. Os dois tipos de areia que citei, pelo menos os que conheço e uso aqui, são absolutamente neutras, não influenciando em nada o pH da água. Mas talvez isso possa variar com a procedência do material! Elementos calcários sempre elevam o pH e a dureza da água, por isso, quando se trata de aquários de água doce, prefiro utilizar areia de rio!
  2. Creio que se estivermos falando de um tanque sem nada dentro, a não ser água, o ciclo não se completa pelos motivos citados anteriormente (fonte regular de amônia).
  3. Há uma série de produtos indicados para acelerar a ciclagem do aquário, um dos mais conhecidos (aqui no Brasil) é o Cycle, da Azoo. Porém não acho necessário, há menos que se tenha pressa em adicionar os peixes. Prefiro sempre o jeito mais natural possível! Sobre as TPA's, quanto mais se fizer, mais lento será o processo de ciclagem, mas não chega a ser significante. Se for necessário fazê-las para controle de algas, por exemplo, não chega a ser inconveniente. Há quem use amônia pura, comprada em farmácias, usam pedaços de carne, ração, etc... mas como disse, prefiro que flua de forma natural, como a partir de folhas mortas de plantas, por exemplo. Abraços!
  4. Olá Marcelo! Muitas pessoas usam areia de filtro de piscina, eu particularmente uso areia fina de rio. Não há problema nenhum! Só não te aconselho usar essas placas pretas no fundo do aquário, esses filtros de fundo só juntam sujeira sob o cascalho e com o tempo pode desestabilizar o sistema todo. Prefira apenas os filtros externos, que são de fácil manutenção! Abraços!
  5. Olá! Na minha primeira montagem, adicionei apenas um betta pra ajudar na ciclagem, mas o aquário era pequeno, 60 litros. No segundo aquário, de 200 litros, usei a água desse primeiro aqua, além de alguns troncos e plantas que estavam lá. Abraços!
  6. Olá João! Ramirezis são mesmo lindos, mas muito chatinhos... muito suceptíveis à infestações por endoparasitas, são tão sensíveis quanto os Discos. Há quem diga que não se adaptam bem à ração industrializada, mas esse problema eu nunca tive, embora eles realmente prefiram alimento vivo, claro. Na bacia amazônica, são encontrados nos rios Amazônas, Negro, Solimões e seus afluentes, onde alguns dos parâmetros da água variam bastante. O pH por exemplo, vai de 4,5 a 6,5. Dureza muito baixa e tonalidade escura tbm são outros aspéctos observados na agua da região. A temperatura varia entre 28º e 30ºC. É isso! Abraços!
  7. Olá! Perdoem-me, acho que não me expressei bem... o termo "planta genuínamente aquática" realmente pode acabar causando alguma confusão, já que plantas como a Vesicularia Dubyana, a que me referi, embora seja popularmente conhecida no mundo todo como "Musgo de Java", pode ser cultivada na forma emersa, desde que sob intensa umidade. É assim inclusive, que é encontrada na natureza, principalmente em Singapura. Já a Taxiphyllum barbieri, encontrada na ilha de Java, não é muito comum aqui no Brasil, por isso, não tenho maiores informações a respeito. Tudo o que sei é que há quem diga que sejam o mesmo musgo. O mesmo acontece com as anúbias, que são geralmente encontradas às margens dos rios, parcialmente emersas, bem como a maioria das outras integrantes da família das Araceae. Isso não significa que não possam ser mantidas na forma emersa, mas o que eu quis dizer com "genuínamente aquáticas" é que são capazes de extrair todos os nutrientes de que necessitam via sistema foliar, não necessitando de substrato fértil, são pouco exigentes com relação à iluminação, e não necessitam injeção artificial de CO2, mas não significa que não se beneficiam deste. Já as ludwigias e rotalas, que citei como exemplo, evidentemente precisam dessa injeção artificial do gás para se desenvolver, indispensávelmente. Quanto à necessidade de luz, nutrientes, oxigênio, etc... isso já é outra questão! Sobre o fotoperíodo, é difícil dizer, cada aquário tem necessidades diferentes, acho que só se sabe experimentando, mas concordo que 10 horas é um bom começo. Usei injeção caseira de CO2 por muito tempo, e regulava a fluxo do gás com um válvula plástica, nunca tive problemas com relação a isso. Atualmente troquei por um sistema que eu mesmo montei, com um cilindro de extintor de incêndio. Preço baixo e muita comodidade, já que o cilindro de 4kg está ligado há uns 5 meses sem ser preciso recarregar. Desculpem se me extendi muito! Abraços.
  8. Olá! A injeção do CO2 se faz necessária dependendo das espécies de plantas que pretende manter. As plantas genuínamente aquáticas, como Anúbias, Microssorum, Vesiculária Dubyana não requerem esse procedimento, mas a grande maioria das plantas usadas no aquarismo, como rotalas, ludwigias, eleocharis, glossostigma, etc, são bastante exigentes nesse quesito. Quanto ao fotoperíodo, é mais recomendável que mantenha as luzes ligadas durante o dia, principalmente pelo fato de que existe luz natural no ambiente, assim você terá o período noturno totalmente escuro, o que é importante para os peixes! Abraços!
  9. "se juntares um cão e um gato pequenos eles crescem juntos e ficam amigos, se forem adultos tens serias hipotases de dar para o torto ......". Concordo, meus escalares tem cerca de 10-12cm e vivem com meus neons desde pequenos... nem se dão conta um da presença do outro! Mas claro que os escalares ainda hão de crescer, e não sei o que vai ser... Por isso, prefiro não recomendar que se mantenha as duas espécies juntas! Abraço.
  10. Olá! Os Escalares (ou Bandeiras, como os chamamos aqui no Brasil) são encantadores não? Eles vivem na bacia amazônica, em cardumes, margeando os rios onde a água é mais calma. No seu habitat natural há muitos troncos sobre um fundo de areia fina (argila, na verdade), com plantas como nymphoides aquática, echinodorus, limnobium, ceratophyllum, etc... A água desses rios são geralmente bem ácidas, com pH variando entre 4,5 e 6,5. Temperatura alta, entre 28 e 30ºC. Na natureza, vivem entre cascudos, corydoras, uma grande diversidade de tetras e outros ciclídeos americanos. No seu tanque de 100 Litros, eu recomendaria ter apenas 2 exemplares, que não precisam necessáriamente ser um casal, mas é interessante que você os adquira ainda bem jovens, assim não terá muitos problemas com possíveis disputas de território, tão comuns entre ciclídeos. Acho que corydoras e otocinclus vão ajudar na limpeza do aquário, e complementaria a fauna com dois pequenos cardumes: rodóstomus (Hemigrammus rhodostomus) e mato-grossos (Hyphessobrycon eques)! O que acha? Esses são os meus: Abraços!
  11. Eu gosto muito dos camarões fantasma (Macrobachium lar.) para esse trabalho, não têm problemas com os peixes e fazem uma bela faxina! Abraço.
  12. Você já os viu comendo as plantas? Tem certeza de que não são os camarões??? Não é comum esse comportamento por parte de Tetras...
  13. O Neon Cardinal (Paracheirodon axelrodi), encontrado no Brasil está longe da extinção. São capturados aos milhares na bacia amazônica e, como sempre, a grande maioria deles não chega as lojas, em virtude da situação precária em que são transportados. Não sei aí em Portugal, mas aqui no Brasil, são encontrados nas lojas pelo equivalente a U$ 0,40. Já o Neon Verdadeiro (Paracheirodon innesi), no Brasil é protegido pelo IBAMA, e não pode ser capturado ou comercializado, por se tratar de espécie ameaçada, a exemplo do Neon Negro, Neon Chocolate, entre outros... É fácil difereciar o Cardinal do Verdadeiro Abraços
  14. Olá! Tenho um ramirezi macho há uns 4 meses. Tenho notado que não está se alimentando bem, embora ataque vorazmente a comida (color bits, spirulina, artêmias) solta boa parte pelas guelras, e parte devolve pela boca. Está muito magro, com o ventre retraído e verifiquei que as fezes estão muito longas e esbranquiçadas. Fora isso, se comporta normalmente, com coloração intensa. Tentei tirar fotos mas não ficaram boas... Ainda não iniciei nenhum tratamento porque estou em dúvida. Não se trata-se da sindrome do emagracimento (tuberculose ou barriga seca) ou se está com endoparasitas.... O que pensam? Obrigado.
  15. Obrigado pessoal! Já estou curtindo demais!!!! Apesar de algumas diferenças na lingua, estou aprendendo muito com tanto material de qualidade! Abraços!
  16. Se forem muito jovens fica realmente difícil identificar o sexo, mas em geral, os machos tem as primeiras ramificações da barbatana dorsal mais compridas e pontiagudas, além de ter uma coloração mais amarelada na região frontal. Costuma ter também, quando adulto, o corpo mais alongado, mais delgado e um forte contorno vermelho nas barbatanas. As nadadeiras "peitorais" também são um pouco maiores e com colorido mais intenso nos machos. As fêmes tem a barriga bem rosada (quando adultas), são normalmente mais gordinhas e arredondadas. Abraços!
  17. Olá! Eu aposto todas as minhas fichas que são mesmo um casal! A coloração deles é infalível, a barriga rosada é a principal característica da fêmea e o macho, apresenta a parte dianteira do corpo, incluindo a cabeça, bastante amarelada. Fora isso, já é possível distinguir também pelo formato do corpo, mais alongado e pontiagudo no macho (que tende a ser mais magro naturalmente) do que a fêmea, que tem o corpo mais roliço e arredondado! Embora os machos sejam mais magros como já disse, esses peixes são muito suceptíveis à parasitoses do trato gastrointestinal, como barriga seca (ou tuberculose), por exemplo, por isso, certifique-se de que ele esteja realmente se alimentando bem, e fique atento às suas fezes, que devem apresentar coloração semelhante à dos alimentos e soltar-se fácilmente do corpo. Fezes esbranquiçadas e que ficam muito tempo ligadas ao peixe indicam presença de patógenos! Abraços!
  18. Olá! Me chamo Rodrigo, tenho 25 anos, sou brasileiro de São Paulo e estou muito feliz em fazer parte dessa grande família! Sou aquariófilo há algum tempo, mas os aquários que tenho atualmente são recentes, um nano de 20 litros com um betta e um plantado comunitário (meio amazônico) de 200L. Espero contar com a ajuda de todos aqui que, pelo que já constatei, são muito experiêntes. E quero dizer também que estou a disposição pra ajudar em tudo que puder! Um grande abraço à todos, e um ótimo ano novo!
  19. Olá Karla! As corydoras realmente apreciam muito a areia fina, que é comum no fundo dos rios da bacia amazônica. Pode usá-la sem medo, ok? Quanto à alimentação, realmente vão precisar de uma ração de fundo de boa qualidade, em tablets ou granules, pois não se alimentam de legumes como os ottos e cascudos, já que não tem a boca em forma de ventosa. Sua preocupação com os detritos que se depositarão sobre o substrato é importante, mas isso não será resolvido com qualquer espécie de fauna. A sifonagem é um procedimento muito interessante nesse sentido, a não ser que o aquário seja densamente plantado. Porém, o Eheim 2213 é um excelente filtro e será mais que suficiente para manter a qualidade de água no seu tanque, mas vale lembrar que isso não minimiza a necessidade das trocas parciais de água! Sucesso na sua montagem! Abraços.