Twist

.Membro Ausente
  • Content Count

    122
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

0 :)

3 Followers

About Twist

  • Rank
    Membro Júnior
  • Birthday 09/21/1988

Contact Methods

  • Website URL
    http://
  • ICQ
    0

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  1. Muito obrigado pela ajuda. Amanha começo já a fertilizar. Já agora como deve ser feita a fertilização? Diariamente no inicio do fotoperiodo e disponibilizar apenas o suficiente para ser assimilado durante o fotoperiodo ou deve haver sempre um valor de PO4 disponível na coluna de água? Quanto deve estar no inicio e fim do fotoperiodo? Só mais uma pergunta, qual o fotoperiodo ideal para um aqua densamente plantado? Obrigado desde já. Comentem à vontade.
  2. Em relação aos "bichos" na lilaeopsis ninguém sabe o que é? Apareceram me agora algas tipo cabelo finas verdes, e estou com fosfatos a zero e nitratos entre 5 e 10, no meu caso devo fertilizar fosfatos certo? Fiquei a pensar que podiam ser excesso de nutrientes na coluna de água do substrato fertil mas este não contém nitratos nem fosfatos, só se o excesso fosse de ferro ou micros. Estou certo?
  3. Boas Muito sucintamente. O meu aquário tem 1 semana, supostamente em ciclo mas os testes nesta semana deixam me preocupado em alguns sentidos, passo a explicar à frente. Setup: Aquario 60x30x30 (54L) Iluminação 3x18W Filtragem Eheim Liberty 2041 Substrato Fertil JBL Aquabasis Plus Substrato Inerte Akadama Especial CO2 Caseiro Flora Eleocharis Acicularis Cryptocoryne wendtii "green" Cryptocoryne wendtii "tropica" Hydrocotyle Verticillata Rotala Rotundifolia Valisneria Nana Lilaeopsis novae-zelandiae Fauna CAE Testes: PH: 6.0 KH: 4 NH3/NH4: 0 NO2: 0.05 NO3: 10 PO4: 0 As minhas preocupações: - Ainda não há produção de amónia embora já tenha um peixe para acelerar. É normal? -NO3 altos? -PO4 a zero e começaram a aparecer algas verdes tipo cabelo. Tudo indica escassez de PO4 certo? Devo fertilizar? -Esta semana o aquário teve um fotoperiodo demasiado elevado pelo que apenas agora me dei conta. Tem estado 10h-12H ligado. Posso baixar bruscamente o fotoperiodo para as 8h? Ou qual o fotoperiodo ideal? Agradeço desde já.
  4. Boa Tarde Recorro a vocês para darem uma opinião pois não consigo mesmo descobrir a causa e solução para a situação. Apareceram me estas algas no aquario que apenas tem 3 dias de vida, portanto, a iniciar o ciclo do azoto. Na pedra difusora do CO2 caseiro parece uma alga tipo nuvem esbranquiçada e comprida. Acho estranho pois esta alga é comum em troncos novos mas no tronco tem muito pouco e de resto só tem no difusor de CO2, porque será? Entretanto nas lilaeopsis, eleocharis e rotala rotundifolia apareceram me uns pontos escuros que não sei se será alga ou algum parasita. Eu arriscaria num bicho qualquer embora não consiga fotografar melhor, a mim parece me um parasita qualquer. Deixo aqui o setup e testes feitos ontem. Setup: Aquario 60x30x30 (54L) Iluminação 3x18W Filtragem Eheim Liberty 2041 Substrato Fertil JBL Aquabasis Plus Substrato Inerte Akadama Especial CO2 Caseiro Flora Eleocharis Acicularis Cryptocoryne wendtii "green" Cryptocoryne wendtii "tropica" Hydrocotyle Verticillata Rotala Rotundifolia Valisneria Nana Lilaeopsis novae-zelandiae Fauna CAE Testes: PH: 6.0 KH: 4 NH3/NH4: 0 NO2: 0.05 NO3: 10 PO4: 0 Também acho estranho o facto de não ter ainda qualquer amónia apesar de já lá ter um peixe e ter no entanto nitritos e nitratos. Desculpem pelo testamento, fico à espera de ajudas...
  5. Bem, apesar do pessoal ainda nao ter tido paciencia pa responderem a estas duvidas basicas, admito que podem nao ter grande interesse mas nao consigo obter uma resposta objectiva a estas duvidas. no entanto coloco mais umas duvidas que me surgiram. Em relacao ao CO2 caseiro, sei que baixa o ph e que durante a noite baixará mais ainda, a pergunta é, devo retirar durante a noite? ou não é assim tão perigoso? O facto de ser co2 caseiro e como não há controlo do fluxo, isso dificulta a fertilização certo? Que tipo de fertilizantes devo ter para já? npk mais micros e ferro? E a questão que ja coloquei, fertilizar durante o ciclo? O facto de não haver nitratos durante o ciclo faz me pensar se se deve fertilizar ou deixa se estes se produzirem naturalmente? as plantas não acusarão essa carência? Desculpem la a insistência mas são duvidas que ainda tenho. cumps
  6. Boas Estou a acabar de preparar um projecto mais sério para marcar o meu regresso a este hobbie com o que espero ser um bonito plantado. Muito rapidamente deixo um pouco do setup e as minhas dúvidas para quem puder as puder esclarecer...algumas dúvidas poderão ser básicas mas depois de tudo o que já pesquisei e li ainda tenho umas incertezas. Setup: Aquario 60x30x30 (54L) Iluminação 3x18W Filtragem Eheim Liberty 2041 Substrato Fertil JBL Aquabasis Plus Substrato Inerte Akadama Especial CO2 Caseiro (Para já) Flora Eleocharis Parvula Blyxa Japonica Cryptocoryne wendtii "green" Cryptocoryne wendtii "tropica" Hydrocotyle Verticillata Rotala sp green Rotala Rotundifolia Valisneria Nana Agora as minhas dúvidas... Como não tenho filtro já ciclado ou outro aqua quero fazer o ciclo estilo "old school", bem devagar. Queria evitar aceleradores. Assim, e com substratos JBL e Akadama quanto tempo depois da montagem devo iniciar a fertilização líquida? Sei que cada caso é um caso, mas por exemplo, como tenho de fazer o ciclo, até este estar completo não terei níveis de nitratos, é necessário fertilizar com nitratos, ou primeiro deixo ciclar normalmente até os nitratos aparecerem por si? Para além de Elos Terra Zero, há algum suplemento para juntar ao JBL para maximizar o substrato ou JBL já é aceitável? Peço desculpa pois acabou por ficar um grande testamento. Agradeço desde já as ajudas.
  7. Pois, estou a pensar fazer como deve ser e fazer o ciclo bem devagar sem aceleradores. Realmente uma das minhas preocupações é perceber as necessidades do aqua em relação à fertilização líquida. E quando começar a fertização. Há alguma regra geral?
  8. Mas como em princípio será um aqua densamente plantado não é essencial fazer tpa's para eliminar excesso de nutrientes?
  9. Boas Não dá para arranjares uma foto de como tens na realidade? Ou alguém que tenha o seu liberty "quitado". É que também tenho um e acho muito pouco essas esponjas, não acredito muito nisso e queria melhorar a filtragem biologica com umas ceramicas e assim. Cumps
  10. Boas Claro que estava a falar ligar o filtro e ir ciclando a agua e depois esvaziar td e colocar substratos e td com ele vazio obvio. Mas mesmo que faça tudo apenas quando tiver todo o material, devo fazer tpa's durante o ciclo regularmente ou simplesmente esperar até os nitratos subirem? E limpeza de filtro não devo fazer até as bactérias se terem reproduzido o suficiente?
  11. Boas Após longo período fora deste mundo decidi e voltar e para não chatear ninguém sobre coisas básicas já li tudo o que podia mas ainda assim contínuo com pequenas dúvidas talvez óbvias mas que queria ter a certeza. -Então cá vai, já tenho quase todo o material para iniciar o aqua excepto substrato fertil e plantas. -Valerá a pena encher o aqua só com agua, ligar o filtro e termoestato para ir criando bacterias e quando receber tudo colocar o filtro já parcialmente iniciado e água? -Deve ser usado carvão no ciclo? Mesmo com substrato fertil e plantas? -Quando fazer tpa´s? Só após terminado o ciclo? Só passado quase um mês quando o nivel de nitratos for elevado? Até lá nada de tpa´s? Mesmo com plantas já plantadas e hardscape? (segundo o que aqui está, http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html , a mudança de água aparece apenas depois do ciclo feito. Desculpem lá mas mesmo depois de ler tudo o que existe não fiquei esclarecido sobre isto. Se puderem mandem respostas. Cumps
  12. Mais uma dúvida... Será possivel em vez de areão colocar como fundo APENAS o fertilizante?? Comprei um "Vulcanit", vale alguma coisa?
  13. Boas Estou com uma dúvida que preciso de resolver. É possivel manter plantas e estas crescerem como deve ser apenas com areão? Ou é mesmo indispénsavel aquele fundo (tipo fertilizante) por baixo do areão? Cumps
  14. A luz tinha pouca mas aumentei. O aqua tem cerca de 100 litros e tem 70W de luz mas daquelas lampadas fluorescentes normais. O que acho estranho é o facto de não ter plantas e ter algas. Só se não limpei o aqua devidamente, mas não sei que mais fazer. Vou pesquisar um pouco para ver se encontro alguma solução.
  15. Boas caros amigos, O meu problema é o seguinte, estou com o meu aqua cheio de algas. Já fiz um reset anteriormente e lavei o aqua todo mas 2 semanas depois voltaram a aparecer algas. O que posso fazer para matar estas algas todas? E como devo limpar o areão para não voltarem as algas? Agradeço desde já a ajuda, estando certo que me irão dar bons conselhos. Cumps