Classificação

Popular Content

Showing content with the highest reputation since 04/09/24 Em todas as areas

  1. Olá Pedro S. Pinto, bem-vindo(a) ao fórum! Pedro S. Pinto juntou-se à nossa comunidade no dia 04/16/2024. View Member
    1 point
  2. Após uma longa paragem neste hobby, decidi voltar. Decidi aproveitar ao máximo o que já tinha. Falta-me apenas colocar um novo tampo em acrílico (que irei hoje encomendar) e colocar uma nova luminária. Bom para começar vou usar o meu velho aquário da Sun-Sun de 250L +-. Ontem coloquei 2 tipos de substrato, por baixo coloquei um granulado castanho da JBL e por cima uma mistura de pedrinhas pretas e brancas, que comprei na Fish Planet de Coina. Tenho um filtro JBL Crystal Profi Green Line, não sei mais sobre este filtro porque já não tenho a caixa, mas é igualzinho a este: Coloquei 2 termostatos um em cada ponta do aquário, para manter a água sem oscilações de temperatura, também não sei muito mais sobre eles porque tal como o resto do material é tudo coisas que sobraram de outras instalações 😃 fauna: ainda não há, talvés daqui a umas 3 semaninhas. flora: ainda não há... vou ver o que arranjo aqui pelo forum 😃 Aqui ficam algumas fotos do aquário tal como está agora:
    1 point
  3. Chegou a equipa de limpeza... vamos lá ver se é desta que acabo com as filamentosas e consigo manter as pedras um bocadinho mais limpas. Comprei 30 Amanos e 15 Otocinclus, na Solaqua. Com exceção de um Oto que não sobreviveu à viagem, todos os animais parecem com boa saúde e já começaram a trabalhar. Engraçado ver a variação de preços destas duas espécies ao longo dos anos... já comprei Amanos a 2€, e agora a 4. Os Otos custaram-me 2€ cada, mas lembro-me de já os ter comprado a mais de 5. Aqui na zona Norte, procurei em várias lojas e as duas espécies estavam esgotadas.
    1 point
  4. Entretanto já coloquei plantinhas tal como disse anteriormente: - 3 porções de de Riccia - tamanho de cada porção ( 5 x 5 cm) - 3 pés de Foxtail - 3 pés de Ludwigia Super Red - 3 pés de Lindernia Rotundifolia Variegated - 2 pés de Alternanthera Reineckii Pink - 1 pé de Hygrophila Corymbosa - 2 pés de Cryptocorynes - 2 porções de musgo Pelia (5 x 5 cm) - Salvinia Natans Quanto à fauna comprei numa lojinha muito porreira aqui na Amora, meio escondida mas valeu a pena. Chama-se AkuaDream! Fica aqui a minha recomendação. Para já apenas adequiri 4 Rasboras Harlequim e 3 caracois capacete preto, seguem-se as imagens:
    1 point
  5. Está impecável Bruno. Que bom é poder acompanhar os teus momentos menos bons aqui no aquário e depois dares a volta e apresentares isto tão bonito. Para não dizer só bem 😆 não gosto dos "riscos pretos" nos reflexos, podes sempre melhorar isso com a colocação de plantas mais altas a tapar. Abraço
    1 point
  6. Boa tarde pessoal, tenho este aquário de 60L há já alguns meses (a colónia em si já está comigo há cerca 5 anos) neste momento tenho cerca de 100/150 camarões, mas sinto que chegando a estes valores a colónia pára de crescer embora ainda veja fêmeas ovadas etc, parece que chegando a uma determinada quantidade a colónia estagna, alguém sabe o porquê disso acontecer? Enviado do meu 22011119UY através do Tapatalk
    1 point
  7. Porque parecem muitos mas não são e se os conseguir manter sem pôr em causa a qualidade da água então gostaria de ter mais, a sugestão que o Álvaro deu eu espero resolver ainda esta semana, em relação à comida eu tento ter calma com a alimentação muito por conta de não deixar sobras e o aquário tem sempre algas nos vidros, algumas folhas a morrer, madeira, há sempre algo extra para comer mas pode de facto não ser suficiente tenho de prestar atenção a isso, as trocas de água acredito que o problema não esteja na água mas sim nas ecdises antecipadas por conta de "grandes" trocas de água (20% por exemplo já é muito) no entanto talvez devesse fazer mais trocas diárias ou bi-diarias de 1,5L ou 3L Enviado do meu 22011119UY através do Tapatalk
    1 point
  8. Mas para que queres mais camarões? Eu acho que uma colónia de 100/150, num aquário desse tamanho já é mais que suficiente 🙂 . De qualquer maneira, faz isso que sugeriu o Álvaro, e diz-nos o que acontece. Poderá ter haver com falta de comida? Estou a especular, apenas... não percebo muito de camarões. Mas falta de comida pode leva-los a comer os recém-nascidos. Ou até fazerem isso por falta de espaço. Outra coisa que mencionaste...se as trocas de água fazem com que alguns camarões morram, então tens algum problema na água que introduzes no aquário... tenta analisá-la. Mas se com trocas de água pequena eles aguentam-se, também não é caso para preocupações... faz aquilo que melhor serve o teu propósito.
    1 point
  9. O que isso já foi e naquilo que se tornou, Bruno! Tens mesmo mãos para a coisa. E também ainda tens mais um mês e meio para ir preparando a fotografia final. Eheh. Não desesperes. O pior já vai longe. Este projecto é um exemplo e uma inspiração para todos.
    1 point
  10. Boas, pessoal. Há muito tempo que eu andava para vos apresentar uma foto deste aquário. O meu problema é que não consigo que as plantas estejam nas condições que eu quero, em simultâneo! Ou é a Blyxa que cresce demais, ou é a ‘deccanensis’ que paralisa, ou a 'Super Red' que não está com “aquela cor da semana passada”, ou a ‘wallichii’ que resolveu ficar a dormir numa semana e entrou em completa histeria de crescimento numa outra!... Enfim, nunca está tudo como nós gostaríamos, por isso, há que agradecer por não estar como nós não queríamos. LOL Neste momento já tenho há algum tempo a fauna que pretendia para esta montagem e estou muito contente com o equilíbrio alcançado. Primeiro entraram os Amano e os Clithon, depois vieram as Neocaridinas e os Kubotai, passado um tempo adicionei os Galaxy e por último os Yunnanilus. Todos juntos interagem uns com os outros e ocupam todos os níveis do tanque, sendo rara a zona em que não há um bicharoco engraçado para observar. A minha luta com as filamentosas terminou com a ajuda do Rui Alves (Aquaeden), que depois de me ouvir descrever toda a montagem e a rotina de fertilização, me fez acreditar que o problema era falta de nitratos! Sim, com menos de 4 meses, e sistema de solo da ADA, efetivamente estava com falta de nitratos! Já tinha desconfiado disso quando me apareceram umas tímidas ciano que erradiquei com nitrogénio, mas não previa que a minha montagem requeresse tanto nitrato, tão cedo! A Montevidensis desapareceu (estava num local com pouca luz, e os Juncus comeram-na). A Guyana não vingou, ainda para ali anda um pezito ou dois, mas não têm expressão nenhuma (é pena porque tem um efeito visual muito bonito). Desisti das Buces ‘needle leaf’, pois se as primeiras morreram supostamente devido à amónia do substrato, as segundas devem ter morrido “afogadas”… LOL! No lugar delas acabei por colocar a pimatifida, embora seja uma angústia mantê-la com um tamanho apropriado para o local. A Ricardia foi quase toda arrancada, devido às filamentosas, ficaram as partes que estavam efetivamente fixadas nos trocos e seguramente acabará por voltar a fazer jus à sua extraordinária beleza… Inicialmente punha a Salvinia e a Limnobium na sanita, mas depois descobri que as minhas galinhas gostavam muito delas!... Globalmente estou satisfeito, não está muito longe do que imaginei, mas ainda está a dar luta! Continuo a ter a ambição de um dia ter um holandês, mas com a minha incapacidade de controlar o ritmo de crescimento de cada uma das plantas, acho que irá ser uma humilhação!
    1 point
  11. Caro Cabozinho como moras em Cascais o sitio indicado para devolver peixes de augua doce ou salgada e ate tartarugas é o Aquario Vasco da Gama eu proprio já o fiz é só agendar com os biologos para a entrega. De resto sou totalmente contra retirar animais da natureza. Espero ter ajudado.
    1 point
  12. Boa noite Francisco, bem vindo ao forum, se percebi bem queres construir um aquário da nossa costa, tens alguma experiencia em aquarios de água salgada? pelo que me apercebi parece que não. O Luis Fortunato já te deu uma ideia do que necessitarias, e muito bem. Perguntas por kit's de agua salgada? Mas hit´s de 100litros é uma coisa que é capaz de encontrar nas lojas , agora kit's de água salgada para 500L, 1000L e por aí fora não existem. É uma pesquisa que terás de fazer tu e veres na net o que para ti é melhor, para o teu bolso, não sabemos quanto queres gastar sequer, ainda não percebi que tamanho de aquário pretendes? Com certeza que não vais por sargos em aquarios de 100 ou 200litros, é impensável, tens de ter sump, etc, Tens capacidade de ir buscar agua ao mar ás centenas de litros como fazia um colega meu em Peniche?? para os aquas dele da costa portuguesa?? Para aconselharmos melhor tens de nos dizer o que pretendes a começar pelo tamanho do aquário, no mínimo 2m, não??? Portanto primeiro lês o a resposta do Fortunato, depois decides o tamanho do aquário, fazes a tua pesquisa de equipamento e preços e quanto muito depois colocas aqui o que te agradou mais e logo vez se é a melhor escolha ou não. Inclusivamente o Fortunato até colocou tópicos para pesquisares... Já sei que se calhar vais dizer que a resposta não foi muito construtiva, mas é a melhor resposta que tenho para te dar e com a melhor das boas intenções. Primeiro á que pesquisar, e depois sim tomar decisões e saber se há condições para se manter os peixes que queremos, afinal são seres vivos, e os da costa portuguesa são selvagens, portanto mais responsabilidade se tem que ter. E também há a questão legal da coisa, é proibido manter ou criar certas espécies apanhadas do mar, portanto é uma questão complicada.
    1 point
  13. @cabozinho Devolver peixes ao mar, pode não ser a melhor solução ( peixes que nunca de lá deveriam ter saído). Mas é só a minha opinião. Vais acabar por domesticar peixes que quando forem devolvidos não se vão saber alimentar/ fugir de predadores. Quantos aos kits, nunca comprei nenhum não faço ideia do preço. Terás de fazer uma pesquisa no Google sobre kits de aquários salgados. Cumprimentos Cats
    1 point
  14. Olá. Antes de mais, bem vindo ao Fórum. Em relação às tuas dúvidas, realmente um aquário de água salgada da nossa costa não é muito comum, no entanto, não signifique que não se consiga fazer. Primeiro de tudo, tens de perceber que há certos equipamentos e técnicas essenciais para a manutenção de ambientes aquáticos em cativeiro. O mais importante de todos, será o efeito de diluição. Qualquer aquário que seja, mesmo o tanque central do Oceanário de Lisboa, é um infinitésimo daquilo que é a natureza. Daí que seja quase que obrigatório, "proteger" o nosso aquário de tudo o que advém de trabalharmos com sistemas fechados e de volumes pequenos. Bem... mas vamos lá tentar despachar isto, que é como quem diz, explicar-te sucintamente o que necessitas para manter um aquário de água salgada, seja ele da nossa costa, ou tropical: - Volume de água: aqui é fácil, quanto maior, melhor. Não só tens mais espaço para os peixes e demais animais nadarem e crescerem, como o efeito de diluição é maior, e logo, o aquário tornar-se-á mais estável. O grande senão, é que quanto maior o aquário, mais caro se torna. - Equipamento essencial: há muita gente que não usa A ou B, e prefere usar C ou D, ou trocar mais água, ou ter menos peixes, ou evitar certas espécies... mas na minha opinião, há certos equipamentos que são essenciais: 1) Iluminação. Aqui é um mundo. Podes ter desde a coisa mais fraquinha que serve só para veres os peixes, como podes optar por iluminação bastante forte e específica para manter certos tipos de corais. Para o caso do aquário da nossa costa, recomendo-te usares luzes fracas com temperaturas de cor a rondar os 10000 Kelvin e optares por corais mais fáceis como anémonas. 2) Circulação. Tudo bem que vais optar por espécies inter-tidais, mas não deves descurar esta parte. Recomendo-te usares uma circulação, de pelo menos 10x o volume do aquário. 3) Escumação. Este é dos factores que mais gente descura. Gostam muito de usar "desculpas" como: não tenho grandes corais, só tenho peixes resistentes, dou pouca comida, isso vai lá só com trocas de água, etc... Para mim, a escumação é das partes do equipamento mais importantes para um bom sucesso do aquário. Com isto também não quero dizer que ou compras logo um escumador de 1000€, ou não vai funcionar. Dependendo do aquário, tens escumadores desde 100€, e estou a falar de preços de material novo. Se conseguires comprar em 2ª mão em bom estado, os preços então caiem por aí abaixo. 4) Temperatura: Aqui é o grande busilis da questão... Apesar de haver muita gente a manter cabozes, camarões, às vezes até nudibrânquios e lebres do mar em aquários com temperaturas acima dos 15º C, não quer isso dizer que seja o ideal para eles. Até podem sobreviver durante anos... mas será que é o ideal para eles? Não se esqueçam que lá por os animais ficarem horas a temperaturas acima dos 30º C, não quer dizer que fiquem lá eternamente. No teu caso, o ideal seria tentares manter o aquário enter os 17 e os 20º C. No verão vai ser complicado :/ 5) Osmorregulação: Este é daqueles que a maior parte, principalmente ao início, gosta de descurar um pouco. "Ah, e tal... isso eu reponho todos os dias". Tudo bem... e quando quiseres ir de fim de semana? Ou de férias? Compreendo que ao início, estar a investir num osmorregulador, para fazer uma tarefa tão simples, possa parecer um gasto desnecessário. Mas 99% das pessoas após colocarem o sistema a funcionar, e verem que a única coisa com que têm de se preocupar é manter o depósito com água... te vão dizer o mesmo: "um osmorregulador vale todos os cêntimos que paguei por ele. É um descanso". No teu caos, podes pensar: "mas eles nas poças, à medida que a água vai evaporando, a salinidade aumenta". Certo... mas nós temos várias marés por dia, e também ninguém te garante que os animais que ficaram nas poças nesta maré baixa, sejam exactamente os mesmo que irão ficar na próxima... A salinidade não é tão importante em relação aos peixes... mas já com os invertebrados, recomendo-te em pensares a médio/longo prazo em teres uma solução automatizada para o controlo da salinidade. - Aditivos: Aqui, acho que devias pura e simplesmente cingir-te às trocas de água (de preferência com água do mar) e a alimentares os animais. - Trocas de água: Neste capítulo, vai depender muito... de muitos factores!! Basicamente, de tudo o que te escrevi em cima: Da quantidade e tipo de animais no aquário, do equipamento, etc... Para teres uma noção, o que te recomendaria, seria trocares a água numa base de 15~20% semanais. Mas esse é um capítulo, que eu costumo mais dizer: "não se ensina, aprende-se..." E a nível do básico... acho que já te expliquei o essencial. A partir daqui, tens de ser tu a "queimar pestanas", que é como quem diz... tens de pesquisar por ti próprio. Lê muito, não leias só uma coisa e penses que é a verdade absoluta. Não sabes... pergunta. Mesmo que te respondam "não", ou "não sei". Em aquarioiflia, mais vale levares uma nega e não fazeres, do que inventares e correr mal... Bem... a única coisa que te queria só dizer, é que deves pesquisar mais. Dizes que procuraste e só encontraste a falar sobre aquários tropicais. Eu em menos de 1 minuto encontrei diversos tópicos aqui no Fórum, sobre aquários da nossa costa: Infelizmente, muitas das imagens têm os links quebrados, mas ainda consegues retirar muita informação. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato
    1 point